Ultima atualização: 3 de fevereiro de 2021

Como escolhemos

17Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

68Comentários coletados

Seja bem-vindo! O universo digital já é uma realidade para grande parte dos brasileiros. Tanto que o consumo de vídeos na internet é cada vez maior. Por essa razão, quem trabalha com esse tipo de conteúdo precisa considerar comprar uma câmera para Youtube.

Afinal, o Youtube é a mais acessada das plataformas de vídeo. E quanto maior for a qualidade da gravação, mais público você vai atrair para o seu canal. Por isso, a seguir, vamos mostrar como escolher a melhor câmera para gravar vídeos do Youtube.




Primeiro, o mais importante

  • Empresas e influenciadores digitais cada vez mais utilizam o Youtube para publicar vídeos e atrair seguidores.
  • Por isso, é importante contar com vídeos de alta qualidade.
  • Para tanto, uma das principais ferramentas que você vai precisar é uma boa câmera para gravar para o Youtube.

Melhores câmeras para Youtube: Nossas recomendações

A melhor câmera filmadora para Youtube

A filmadora Sony Hdr-Cx440 é compacta e tem resolução Full HD e 8GB de memória interna. Essa câmera também possui um sensor CMOS Exmor R e uma lente grande angular com zoom óptico de 30x. Com Wi-Fi, esse modelo é ótimo para fazer lives.

A melhor câmera DSLR para Youtube

Do tipo DSLR, a câmera EOS Rebel SL3 da Canon possui lente EF-S 18-55mm IS STM. Com a capacidade de gravar vídeos em 4K, essa câmera possui tecnologia de foco Dual Pixel AF e tela LCD.

A melhor câmera de ação para Youtube

Se o objetivo é filmar aventuras ao ar livre para o Youtube, a Gopro Hero 8 Black é ideal porque grava em 4k e é à prova d'água. Além disso, essa câmera de ação tem detecção de cena e iluminação e é capacitada para fazer transmissão ao vivo.

Guia de Compra

A escolha de uma câmera para gravar vídeos para o seu canal no Youtube é uma das etapas da produção que merece mais atenção. Afinal, existem muitas opções à venda.

Nesse Guia de Compra, nós vamos mostrar quais os principais modelos, quanto custa, com usar e onde comprar uma câmera para Youtube.

Dois homens gravando um programa.

Para gravar para o Youtube, uma boa câmera é fundamental. (Fonte: Austin Distel/ Unsplash.com)

Por que você deve investir em uma câmera para Youtube?

O Youtube é a plataforma de vídeos mais acessada na internet. Lá você encontra videoaulas, webinars, tutoriais, entrevistas, transmissões ao vivo, documentários e até filmes.

Por isso, essa plataforma é o local perfeito para atrair e engajar o público de diferentes segmentos. Para começar a gravar no Youtube é bem verdade que a maioria das pessoas utiliza recursos simples, até mesmo a câmera do celular.

Mas, à medida que o canal cresce, apresentadores e Youtubers percebem a importância de investir em equipamentos de ponta. Entre eles: Câmera, microfone, tripé e iluminação.

Câmera filmando cenário com pessoa ao fundo.

Para garantir imagens e áudios de qualidade é preciso uma boa câmera. (Fonte: StockSnap/ Pixabay.com)

Com os equipamentos certos, a qualidade dos vídeos é maior e, com isso, o engajamento do público também cresce. Daí a importância de se ter uma boa câmera para gravar vídeos para o Youtube.

Mas como existem diversos modelos, tamanhos, configurações e recursos, é preciso saber escolher a ideal de acordo com o formato de vídeo que você produz.

Quais os tipos de câmera para gravar para o Youtube?

Se você está começando a trabalhar com vídeos no Youtube agora, ou mesmo se já tem um canal, mas deseja aprimorar a qualidade do material apresentado, o primeiro passo é definir o tipo de câmera.

E as opções são muitas. Com a alta tecnologia disponível hoje em dia, é possível, inclusive, gravar vídeos de boa qualidade utilizando a câmera do smartphone. Mas, além disso, você também poderá filmar com câmeras fotográficas.

Agora, se a ideia é atingir o máximo do profissionalismo, o melhor é mesmo comprar uma câmera de filmar profissional. Mas cada uma tem prós e contras. Confira a seguir:

Câmera de smartphone

Se você ainda não pode investir em uma câmera semi ou profissional, uma boa alternativa é utilizar a câmera do celular para gravar vídeos no Youtube. Mas é claro que, para isso, você precisa ter um smartphone de boa qualidade.

A boa notícia é que, com o avanço da tecnologia, hoje a maioria dos celulares já grava em Full HD.

Além disso, uma das principais vantagens de gravar para o Youtube com o smartphone é o fato de poder baixar aplicativos no próprio aparelho para tratar as imagens gravadas.

Câmeras compactas

Outra opção de equipamento para filmar vídeos para o seu canal do Youtube é utilizar câmeras fotográficas compactas, que possuem recurso de gravação. Por serem pequenas, elas são fáceis de operar e podem ser transportadas para qualquer lugar.

Porém, como não oferece tanta qualidade para gravação, o ideal é utilizar esse tipo de câmera para gravar vídeos caseiros e em locais com melhor iluminação.

Câmeras DSLR

A DSLR (Digital Single Lens Reflex) é uma câmera de fotografia que também permite gravar vídeos mais profissionais.

Essa câmera é mais robusta e conta com muitos recursos e funcionalidades, que melhoram a qualidade das imagens. Justamente por isso, também é mais complexa de se trabalhar.

Câmeras filmadoras

Já a filmadora é um tipo de câmera profissional para gravar para o Youtube. Tanto que é a melhor opção para as transmissões ao vivo.

Com lentes integradas e zoom potente, alguns modelos ainda têm entradas de áudio e fone de ouvido, além de suportarem várias horas de filmagem.

No entanto, essa é a câmera mais cara e que demanda uma maior habilidade para ser operada.

Câmeras esportivas

Se o seu canal no Youtube tem vídeos de aventura ou gravados ao ar livres, vale considerar uma câmera esportiva, como a GoPro. Essas câmeras são pequenas, práticas, versáteis e à prova d’água.

Como gravar vídeos para Youtube de qualidade?

Independentemente de você optar por um smartphone, filmadora ou câmera fotográfica para gravar vídeos para o Youtube, é preciso planejamento e conhecimento.

Antes de mais nada é fundamental pensar no conteúdo, roteiro e cenário. Com esses três tópicos definidos, você deve partir para a análise da iluminação, que muitas vezes é solucionada com um ring light, e também considerar a captação de áudio.

Em seguida, você precisará entender as funções e os recursos que a câmera oferece. Falaremos sobre alguns deles logo mais.

Por fim, considere como e onde será feita a edição das imagens que serão filmadas com a câmera para Youtube. Para resumir, siga o passo a passo abaixo para otimizar o seu trabalho:

  • Defina roteiro, conteúdo e cenário;
  • Prepare a iluminação;
  • Garanta uma boa captação de áudio;
  • Use um tripé para a câmera;
  • Saiba usar os recursos da câmera;
  • Defina a plataforma para edição das imagens.

Como usar os controles da câmera de gravar a seu favor?

Se você optar por uma câmera ou filmadora para gravar vídeos para o Youtube é preciso entender como o aparelho funciona e quais são os principais recursos que vão lhe ajudar.

Confira a seguir os controles mais populares que você vai encontrar na câmera Youtube:

  • ISO: Trata-se da sensibilidade do sensor da câmera à luz. Quanto mais luz disponível no cenário, menor deve ser a sensibilidade do sensor e, consequentemente, menor o valor do ISO. Para ambientes com uma boa iluminação, é ideal que o ISO esteja definido entre 100 e 800;
  • Abertura do diafragma: Um diafragma mais aberto permite a passagem de mais luz para a câmera e isso gera imagens mais claras. Mas, como esse ajuste é feito de forma diferente em cada tipo de câmera, consulte o manual do equipamento;
  • Foco: Algumas câmeras de filmar permitem que você ajuste o foco de forma manual ou automática.

Quais as vantagens e desvantagens da câmera para Youtube?

A grande vantagem em investir em uma boa câmera para gravar vídeos para o Youtube é que, com ela, você garante imagens de alta qualidade.

Além disso, as melhores câmeras de filmar oferecem recursos que otimizam a iluminação, o foco, e aumentam os detalhes e definições das cores e da imagem.

Outra vantagem é que atualmente existem diversas opções. Você pode gravar vídeos para o Youtube no smartphone, com câmeras compactas, semi ou profissionais, além das tradicionais filmadoras.

Homem gravando com filmadora.

Uma boa câmera fará toda a diferença na qualidade dos vídeos no seu canal no Youtube. (Fonte: StockSnap/ Pixabay.com)

E o fato é que, quanto melhor o conteúdo, a imagem e o áudio dos seus vídeos, mais pessoas irão assisti-lo. Se esse é o seu trabalho, as vantagens poderão ser altíssimas.

Por outro lado, uma câmera para Youtube pode demandar conhecimento, técnica e prática para saber utilizar os recursos e ajustes. Além disso, nem todas as filmadoras vêm com os equipamentos extras necessários como tripé, microfone e iluminação extra.

Confira abaixo a tabela que mostra as principais vantagens e desvantagens de uma câmera para Youtube.

Vantagens
  • Imagens de alta qualidade
  • Mais funções e recursos
  • Várias opções de aparelhos, dos amadores aos profissionais
  • Pode ajudar a atrair e manter mais audiência
Desvantagens
  • É preciso conhecimento e técnica para manusear
  • Pode ser cara

Qual o preço de uma câmera para Youtube e onde comprar?

Se considerarmos tanto os smartphones quanto as câmeras filmadoras profissionais, é possível encontrar aparelhos que custam entre R$ 1 mil e mais de R$ 20 mil.

Para comprar, você vai poder escolher entre lojas especializadas, de departamento e alguns hipermercados como Lojas Americanas e Extra.

O melhor local para comprar a câmera para Youtube é na internet.

Mas, atualmente, o melhor local para comprar a câmera para Youtube é na internet.

A Amazon, por exemplo, é uma das lojas que oferece uma grande variedade de modelos, marcas e preços de câmeras para gravar vídeos.

Além disso, quando você compra online, você recebe sua câmera no conforto da sua casa.

Critérios de Compra: Como comparar as câmeras para Youtube

Depois de definir o tipo de câmera para Youtube, é hora de escolher as melhores configurações do aparelho. Veja a seguir as que merecem a sua atenção:

Abaixo, nós vamos mostrar como analisar com um desses itens.

Resolução de imagem

Um dos aspectos mais importantes em uma câmera para Youtube é a qualidade da imagem. Por isso, quanto maior for a resolução com a qual o aparelho consegue filmar, melhor.

Nesse quesito, o ideal é optar por uma câmera Full HD ou Ultra HD (4k). Em ambos, o seu público terá acesso a vídeos com imagens de altíssima qualidade, com maior definição de detalhes e cores.

Redobre a atenção no caso das câmeras de ação e dos smartphones para garantir a máxima resolução das imagens.

Lentes

Na hora de analisar as lentes, vale considerar o tipo de câmera para Youtube. No caso das filmadoras, são poucos os modelos que possuem a opção de trocar a lente. Esse recurso é mais presente nas câmeras de fotografia profissionais.

Microfone

Na maioria das vezes será necessário comprar um microfone para otimizar a captação do som durante a gravação.

No entanto, alguns modelos de câmera para Youtube contam com um microfone de alta qualidade já embutido. Isso pode ser bastante útil, principalmente se o local da gravação não interfere tanto na captação do áudio.

Você sabia que hoje existem diversos aplicativos para smartphones que reproduzem as configurações e os ajustes de uma câmera profissional?

Entre eles, você poderá ter acesso a funções como: Ajuste de foco, grid, ISO, velocidade do obturador e abertura do diafragma.

Transferência de arquivos

Outro aspecto importante que você deve observar na hora de escolher a melhor câmera para Youtube é a forma de transferência de arquivos.

Por exemplo, alguns modelos de câmeras DSLR contam com um sistema de Wi-Fi, que acaba sendo bastante útil na hora de transferir arquivos para outros dispositivos.

(Fonte da imagem destacada: Jesus Loves Austin/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas