Ultima atualização: 29 de julho de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

17Horas investidas

6Estudos avaliados

80Comentários coletados

Ao procurar opções ao comprar um novo laptop, em algum momento do processo, nós consideraremos um Apple MacBook. Estes computadores são famosos por sua potência e duração da bateria. Mas não apenas por isso. Nós estamos realmente falando da cultura "Pense diferente " da Apple, que torna diferente possuir um desses computadores.

A maioria de nós já ouviu falar da Apple e Steve Jobs, seja desde os seus primeiros dias em uma garagem do Vale do Silício ou do seu fim, após a sua morte em 2011. Em qualquer caso, uma vez que nos aprofundamos em seus produtos e nas características que eles oferecem, somos prejudicados pela escolha. Diante de tantas opções, no entanto, podemos nos sentir sobrecarregados. É por isso que neste artigo nós explicamos tudo o que você precisa saber sobre MacBooks, para fazer a sua escolha da forma mais simples e precisa possível.




As coisas mais importantes a saber

  • Dentro da gama de produtos Apple temos seus computadores notebook, o MacBook, elegante e poderoso ao mesmo tempo. A Apple começou a incorporar o novo chip M1, desenvolvido pela empresa, em alguns de seus modelos. Nos próximos anos ele substituirá os processadores Intel, para que os MacBooks sejam totalmente projetados pela Apple.
  • Os modelos MacBook são feitos sob medida para as necessidades do usuário. Se você vai usá-lo para trabalhar, estudar, navegar na web e redes sociais, ou para o desenvolvimento e edição de imagens, há um MacBook para você.
  • Em nosso artigo, nós quebramos as informações que você precisa para aprender mais sobre os novos MacBooks e escolher aquele que melhor se adapte ao que você está procurando.

MacBook: nossas recomendações

Guia de compras: O que você precisa saber sobre MacBooks

Como existem vários modelos de MacBook no mercado com especificações diferentes, aqui estão as respostas às perguntas que você pode ter ao escolher o melhor MacBook para você.

chica usando macbook

O tipo de processador é a escolha mais importante que você fará ao selecionar seu novo MacBook. (Fonte: Kaspars Grinvalds: 94154150 / 123rf.com)

Que tipos de MacBook existem?

Existem 3 tipos de MacBook no mercado, que, dependendo da memória e do tamanho da tela, estão divididos em diferentes modelos. Abaixo está uma tabela comparativa onde você pode encontrar as especificações de cada modelo, para ajudá-lo a decidir qual deles melhor se adapta às suas necessidades.
Display Processador Memória Capacidade Duração da bateria Peso
MacBook Air M1 2020 13.30'' 8-core com M1 Chip Até 16GB Até 1TB 18 horas 1.29kg
MacBook Air Retina 2020 13.30'' 4-core, Intel Core i7 Até 16GB Até 2TB 20 horas 1.29kg
MacBook Pro 13'' 2020 dual-port 13.30'' 4-core, Intel Core i7 Até 16GB Até 2TB 10 horas 1.4kg
MacBook Pro 13'' 2020 4 portas 13.30'' 4-core, Intel Core i7 Até 32GB Até 4TB 10 horas 1.4kg
MacBook Pro 16'' 16'' 8-core, Intel Core i9 Até 64GB Até 8TB 11 horas 1.4kg

Qual MacBook comprar, dependendo de como você vai usá-lo?

Se você é um estudante universitário que gosta de levar seu laptop com você para tomar notas nas aulas ou se você é um vendedor que passa mais tempo fora do escritório do que dentro, o MacBook Air é o modelo para você. É compacto e leve, pesando apenas 1,29 quilos. É um caderno que cabe dentro de um envelope, como a Apple demonstrou em sua revelação. Dependendo de sua memória e das necessidades de multitarefa, você precisará de diferentes capacidades.

MacBook Air oferece duração da bateria que varia de 12 a 20 horas, dependendo do modelo. Isto lhe dá alta performance sem a necessidade de carregar acessórios como um carregador.

E se você vai usar seu MacBook para uso doméstico, como navegar na web, fazer streaming de vídeos, assistir filmes e séries de TV, usar e-mail e processamento de texto, o MacBook é o dispositivo perfeito para você. Sua tela de retina lhe dará uma qualidade de imagem muito alta, e sua duração de bateria significa que você pode usá-la por horas sem a necessidade de carregá-la.

chico trabajando en macbook

Com MacBook nós temos um laptop poderoso com grande autonomia de bateria. (Fonte: Grzegorz Galczak, yoIIPcrWhjI, unsplash)

Para um uso mais profissional do MacBook, nós recomendamos o modelo Pro de 13'', tanto de 2 portas como de 4 portas. E se nossas necessidades profissionais são mais exigentes, o MacBook Pro 16'' é o laptop para você. Nós temos as características do MacBook Pro 13'' em um ambiente maior, o que nos oferece maior conforto ao trabalhar. Além disso, seu processador Intel Core i9 e placa gráfica (o único MacBook que o inclui) tornam o Pro 16'' ideal para profissionais de design gráfico que precisam de energia, memória, tamanho e capacidade.

O único caso em que MacBooks não é recomendado é para usuários de jogos, tanto consumidores quanto profissionais. Menos jogos são compatíveis com o sistema operacional MacOS Big Sur do que com o Windows. Além disso, os gráficos oferecidos pelo MacBook são limitados em comparação com o que podemos encontrar em outros laptops com placas gráficas mais poderosas.

Quais são as vantagens dos cadernos MacBook?

Ao escolher um notebook, há muitas variáveis a serem consideradas, tanto em termos de especificações técnicas e usos, quanto de preço. Aqui estão os prós e os contras dos computadores MacBook da Apple:

Vantagens
  • Interface intuitiva e fácil de usar
  • Grande capacidade de armazenamento
  • Armazenamento em nuvem para uso com outros dispositivos Apple
  • Grande segurança contra malware e vírus
  • Boa autonomia
  • Design muito limpo
  • Excelente serviço ao cliente e pós-venda
Desvantagens
  • Eles começam com um preço alto
  • Dependendo do modelo, eles vêm com apenas duas portas USB
  • RAM e armazenamento em disco não são expansíveis
  • Eles não são para jogadores

Além das vantagens e desvantagens dos próprios modelos Apple, é importante considerar as vantagens que os laptops com sistemas operacionais Windows têm sobre a Apple:

  • Sistema operacional Windows: É mais difundido, por isso é mais familiar e mais fácil de usar.
  • Variedade de software: Há uma grande variedade de software Windows no mercado.
  • Sistema operacional ideal para jogos: Funciona muito melhor para os requisitos necessários para o uso de laptops para jogos.
  • Acessórios: Há uma grande variedade de acessórios no mercado e eles são mais baratos.
  • Familiaridade com Windows: Geralmente, o sistema operacional Windows é mais amplamente utilizado e, portanto, mais familiar para nós em seu uso.

Quais são as faixas de preço dos computadores portáteis MacBook?

Os computadores portáteis MacBook variam no preço de £1.129 para o MacBook Air 13'' de 256GB a £3.199 para o MacBook Pro 16'' de 1TB. Dependendo do modelo e das especificações de memória, o preço do nosso laptop variará.

O MacBook Air está disponível em três cores: cinza espacial, prata e ouro. E o MacBook Pro vem em dois: cinza espacial e prata. O preço é o mesmo, independentemente da cor.

Quais são os benefícios de macOS Big Sur?

MacOS Big Sur é o novo sistema operacional da Apple, incluído no MacBooks. Sem entrar em especificações técnicas, MacOS Big Sur oferece o seguinte:

  • Migrando do PC para Mac: Podemos mover todos os seus dados de um computador para outro, sem ter que desistir ou perder nenhum dado.
  • Use as aplicações de produtividade da Apple: Páginas, Números e Keynote nos ajudam a realizar nosso trabalho diário no escritório, assim como compartilhar tarefas e documentos.
  • Microsoft Exchange Server. Mas se preferirmos usar o pacote Office, ele nos permite conectar ao Microsoft Exchange Server, uma versão do Microsoft Office desenvolvida especialmente para Mac.
  • iCloud: Permite-nos acessar nossos arquivos de qualquer lugar, bem como fazer cópias de segurança para que não percamos nossas informações.
  • Conectividade do dispositivo: Seja via USB, cabo de áudio ou Bluetooth, o MacOS Big Sur oferece conectividade e compatibilidade com praticamente todos os nossos acessórios, tais como ratos, teclados e impressoras.

Quais são as alternativas para os computadores portáteis MacBook no mercado?

Com preço, dimensões e características técnicas similares ao MacBook Air 13'' e MacBook Pro 13'' nós encontramos o modelo XPS13 da Dell. Além disso, ele oferece duas portas USB, um slot para cartão microSD e um conector de áudio de 3,5mm. O XPS 15 da Dell tem características similares ao MacBook Pro 16'', com uma tela de 15'' e um preço mais baixo.

Além disso, outros modelos que oferecem características semelhantes às do MacBook- a um preço mais baixo incluem o seguinte:

  • Asus Zenbook UX333
  • Lenovo ThinkPad X1 Carbono
  • Microsoft Superfície Laptop 3

Critérios de compra

Ao escolher nosso novo MacBook, é importante considerar vários aspectos que irão determinar qual deles escolher.

Tipo de processador

O tipo de processador é a escolha mais importante que você fará ao selecionar seu novo MacBook. Processadores da Intel ou do próprio processador M1 da Apple estão disponíveis nos novos modelos. Os processadores Intel Core i5, i7 ou i9 são encontrados nos MacBook Pros de ponta superior.

Se você vai usar seu MacBook para uso doméstico, para estudar ou para atividades que não exigem muito desempenho, o MacBook Air será suficiente. Este modelo tem um processador de chip M1. Além disso, podemos aproveitar o novo processador desenvolvido pela Apple, que oferece melhor desempenho do que a Intel.

Se precisarmos de um computador para uso mais profissional, nós temos o MacBook Pro. Estes têm o processador Intel Core i7 ou Intel Core i9, que oferecem uma velocidade muito maior.

Memória

Novamente, há várias opções de memória dependendo do modelo e, mais uma vez, temos que escolher qual vamos usar dependendo do que vamos usar no nosso novo MacBook. No MacBook Air o mínimo é de 8GB.

Isto será suficiente se formos usá-lo para uso doméstico, para estudar, tarefas normais de laptop e até mesmo para edição com o Final Cut ou Photoshop. Nós também temos 8GB de memória no MacBook Pro de 13 polegadas. Em ambos os casos, no momento da compra podemos optar por atualizar esta memória para 16GB, a um custo adicional.

macbook con telefono apple

O novo processador M1 desenvolvido pela Apple dá muito poder aos MacBooks (Fonte: vida útil dos pixels, 7974 pexels)

Se o uso pretendido do seu MacBook requer memória mais poderosa, existe o MacBook Pro 13". Este modelo tem um processador Intel Core i5 e 16 GB de memória, que pode ser atualizado para 32 GB a um custo adicional.

Finalmente, o MacBook Pro 16'' oferece três opções de memória: 16 GB expansível a 32 GB ou 64 GB. Geralmente, este modelo MacBook é destinado a profissionais que usam seus computadores para edição de vídeo ou áudio, o que requer especificações muito mais altas.

Bateria

Outro fator a ser considerado para o seu notebook MacBook é a duração da bateria. Em média, MacBooks oferece 10 horas de duração da bateria, com exceção do MacBook Pro 13'' M1 2020. Ele oferece até 17 horas de navegação na web e 20 horas de reprodução de vídeo na Apple TV. Aqui está uma visão mais detalhada das opções de bateria encontradas no MacBooks:

Navegação sem fio Apple TV playback
MacBook Air M1 2020 15 horas 18 horas
MacBook Air Retina 2020 11 horas 12 horas
MacBook Pro 13'' M1 2020 17 horas 20 horas
MacBook Pro 13'' 2020, 2-portas 10 horas 10 horas
MacBook 13'' 2020, 4-portas 10 horas 10 horas

Peso

O peso do nosso laptop MacBook também é um fator importante a ser considerado. Dentro da linha MacBook Air e Pro, a Apple facilita, oferecendo modelos finos e leves com pesos que variam de 1,29kg a 1,4kg, tornando os MacBooks leves para carregar.

Você sabia que o primeiro caderno Macintosh da empresa pesava cerca de 7kg?

Tela

As telas de retina de 13'' ou 16'' no MacBooks são de excelente qualidade. Eles têm uma densidade de pixels tão alta que isso dá à imagem um nível muito maior de detalhes, melhorando a experiência MacBook. A tela retina torna o MacBooks uma ferramenta poderosa tanto para visualização de imagens quanto para uso profissional.

Você já notou que as fotos de produtos da Apple sempre mostram 9:41 da manhã? Quando Steve Jobs apresentou o primeiro iPhone e proferiu sua lendária frase: "Hoje a Apple vai reinventar o telefone", o iPhone apareceu atrás dele com a hora exata, 9:41. Desde então, sempre apareceu assim

Sumário

A própria Apple é uma cultura, combinando design elegante e produtos de alta qualidade. Se suas necessidades são mais "on the go" ou profissionais, há um MacBook para você. Os notebooks MacBook oferecem nova tecnologia aplicada tanto ao seu novo sistema operacional MacOS Big Sur quanto ao seu novo processador, o M1. Isto irá gradualmente substituir o Intel Core.

Ano após ano, a Apple melhora seus MacBooks para levá-los para o próximo nível. Os novos MacBooks incluem um teclado em tesoura que permite uma digitação mais rápida e silenciosa. A Barra de Toque permite que você controle a tela e o teclado, que varia dependendo do aplicativo que você está usando. Enquanto isso, o Touch Id permite que você entre e faça pagamentos seguros rapidamente.

Você achou este artigo útil? Se sim, compartilhe em suas redes sociais ou deixe-nos um comentário. Até a próxima vez!

(Fonte da imagem em destaque: Tianyi: WiONHd_zYI/ unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas