Ultima atualização: 22 de abril de 2020

Como escolhemos

9Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

52Comentários coletados

É um apaixonado pelo mundo da fotografia? Seja muito bem-vindo. Hoje vamos falar sobre a lente Sigma, marca japonesa que vem ganhando cada vez mais destaque entre os amadores e profissionais.

Existem diversos tipos de lente Sigma. Além de serem, é claro, compatíveis com a própria marca, a Sigma produz lentes para os grandes nomes da fotografia, como Nikon e Canon. Curioso para saber mais? Siga conosco!

Primeiro, o mais importante

  • A Sigma é uma marca japonesa no mercado desde 1961.
  • A marca é compatível com diversas câmeras, entre elas estão Sony, Nikon e Canon.
  • Existem lentes Sigma dos mais variados preços, e claro, com as mais distintas funções.

As melhores lentes Sigma: Um modelo para cada marca

Pegar o melhor clique é uma questão de segundo. E para registrar os melhores momentos nada melhor do que uma câmera e lentes de qualidade. Confira os melhores modelos de lente Sigma:

A lente Sigma para câmera Canon

Essa lente é exclusiva para câmeras Canon. Com abertura do diafragma f/2.8, distância focal de 17-50 mm e motor Hyper-Sonic da Sigma (HSM) - que oferece auto focagem rápida e silenciosa -, ela é ideal para paisagens e retratos.

Uma lente para câmera Nikon

Lente Art Sigma 85mm f/1.4 não é um dos investimentos mais baratos, mas promete os melhores cliques. O HSM AF integrado (Hyper Sonic Motor) proporciona uma autofocagem rápida, silenciosa e suave. Ela é ideal para câmeras de montagem em formato Nikon F-full-frame, mas também pode ser usada com modelos APS-C.

A lente Sigma para sua Sony

Com abertura do diafragma de f/1.4 e distância focal de 16mm, essa lente é capaz de funcionar em condições de baixa luminosidade e oferece maior controle sobre a profundidade de campo para controle de foco seletivo.

Guia de Compra

Interessado em investir em ótimos equipamentos sem pesar tanto no bolso? A lente Sigma é a solução perfeita, já que oferece alta tecnologia, modelos compatíveis com diferentes marcas e possui um preço mais acessível.

Para conhecer mais sobre as características de uma lente Sigma e saber fazer a melhor escolha, siga conosco nesse completo Guia de Compra.

 Homem fotografando prédio usando uma câmera profissional posicionada em um tripé.

A lente Sigma é fabricada no Japão. (Fonte: Pixel2013/ Pixabay.com)

O que é a lente Sigma?

A Sigma é uma empresa japonesa, fundada em 1961 que fabrica câmeras, lentes, flashes e outros acessórios do mundo da fotografia. A lente Sigma é uma das especialidades da marca.

São lentes para câmeras profissionais que vêm ganhando cada vez mais destaque por seu custo-benefício, ou seja, ótima qualidade por um preço mais acessível.

A marca fabrica lentes para suas próprias câmeras e outras marcas. Existem diversos tipos de lente Sigma, específico para cada clique que você queria capturar. Seja você um entusiasta da fotografia, ou um profissional da área, existe uma lente Sigma para sua câmera e seu bolso.

Autor desconhecido-

"Fotografar é conseguir captar o que existe atrás do que se vê com os olhos…é ver através de uma parede invisível"

Em quais câmeras posso usar uma lente Sigma?

Além de lentes, a Sigma possui suas próprias câmeras, mas não é somente para elas que a marca fabrica suas lentes. Os modelos ainda são compatíveis com os maiores nomes da fotografia no mercado. Você encontra diversas opções de lente Sigma para as marcas Nikon, Canon, Sony e Pentax.

Você encontra diversas opções de lente Sigma para as marcas Nikon, Canon, Sony e Pentax.

Cada lente possui uma especificação própria, isso quer dizer que você sempre deve checar, além das características técnicas, para qual marca e tipo de câmera ela é produzida.

Se você comprar uma lente Sigma para sua Sony, isso não quer dizer que ela seja compatível como todos os tipos de câmera da marca. O contrário também pode acontecer. Alguns modelos podem ser usados tanto em uma Nikon como em uma Canon, por isso o mais importante é sempre ler bem a descrição.

Tampa de uma lente Sigma.

A Sigma fabrica lentes para os grandes nomes da fotografia, como Nikon e Canon. (Fonte: analogicus/ Pixabay.com)

O que observar em uma lente Sigma?

Existem duas coisas que são determinantes da escolha da sua lente Sigma. A primeira é a distância focal e a segunda a abertura do diafragma, representada pela letra “f”.

A distância focal pode ter duas classificações: lente fixa e lente zoom.

. A distância focal pode ter duas classificações: lente fixa (não permitir variação) e lente zoom (permite fotografar a variadas distâncias). Ela é medida em milímetros (mm). Quanto maior a distância focal, mais limitado é o enquadramento. E quanto menor, mais ampla é a área de visão.

A distância focal é basicamente o que classifica uma lente. Você já teve ter ouvido falar em grande-angular ou teleobjetiva, vamos falar mais sobre isso na próxima seção. Ela determina o tipo de fotografia que você poderá fazer com sua câmera.

Já o diafragma se trata da abertura que a lente alcança para a entrada da luz. O diafragma pode ir de f/1.4 até f/16 e indica a abertura máxima de uma lente Sigma. Você encontra o valor máximo de abertura especificado na lente.

Quais os diferentes tipos de lente Sigma?

A Sigma possui sete tipos de lente. Elas são classificadas em grande angular, normais, teleobjetivas, multiuso, macro, olho de peixe e OS, que significa Optical Stabilization, ou estabilização óptica em português.

Cada linha possui diversos modelos com diferentes características técnicas, que podem variar em relação a câmera compatível, abertura do diafragma e distância focal. Ao todo, são mais de 80 lentes disponíveis no site da marca e seria impossível descrever todas aqui.

Criamos a tabela abaixo para você ter uma noção geral das características dos sete tipos mencionados. Assim poderá se aprofundar naquele que faz mais o seu estilo.

Quantidade de modelos Distância focal Diafragma Características
Grande angular 17 De 14 a 35mm De 1.8 a 5.6 Ideal para paisagem e arquitetura
Normais 21 De 56 a 800mm De 1.4 a 8.4 Parecido com o ângulo de visão humano
Teleobjetivas 21 De 56 a 800mm De 1.4 a 6.3 Ideal para fotografar o que está mais longe
Multiuso 5 De 18 a 600mm De 2.8 a 6.3 Leves, versáteis e eficientes
Macro 6 De 17 a 300mm De 2.8 a 8.4 Para explorar os detalhes de algo
Olho de peixe 3 De 4.5 a 15mm De 2.8 a 3.5 Podem distorcer a imagem dando efeito circular
OS 19 De 17 a 600mm De 2.8 a 6.3 OS é um sistema exclusivo da Sigma que ajuda a reduzir a trepidação

*Informações retiradas do site oficial da Sigma.

Quanto custa e onde comprar uma lente Sigma?

O preço de uma lente Sigma vai depender de fatores como tipo e distância focal. A boa notícia é que você encontra modelos para todos os bolsos, começando com cerca de R$ 500 e podendo chegar a mais de R$ 8.000.

Se você deseja comprar em uma loja física, procure lojas especializadas em fotografia, e mesmo assim não é garantia de encontrar a marca. Para maior comodidade e diversidade de ofertas, consulte na internet, indicamos a Amazon Brasil e as Lojas Americanas.

AltText: Lente Sigma conectada em uma câmera Sony

O melhor lugar para encontrar diversos modelos de lente Sigma é online. (Fonte: Leon Seibert/ Unsplash.com)

Pilares da fotografia: O que devo saber para fazer boas fotos com uma lente Sigma?

Se você já é um fotógrafo profissional, muito provavelmente já conhece todos esses termos. Porém, se você é um amador ou entusiasta da fotografia, alguns podem ser novos e confusos para você.

Obturador, diafragma e ISO são dados que mudam completamente o resultado das suas fotos, por isso você deve dominar cada um deles. Esses termos dizem respeito aos três pilares da fotografia, que são os princípios fundamentais:

  • Sensibilidade do sensor (ISO);
  • Quantidade de luz (Abertura do diafragma);
  • Tempo da luz (Velocidade do obturador).

Entenda agora um pouco mais sobre cada um deles, só dessa maneira você saberá fazer o investimento certo em uma lente Sigma para sua câmera.

  • ISO: A primeira dica que você precisa anotar é que quanto menor for o número do ISO, menor será a sensibilidade do sensor, e isso resulta em menos granulação na fotografia. Nas câmeras digitais, o sensor cumpre o papel do filme. O ISO pode ir de 50 a 25.600.
  • Diafragma: Já falamos um pouco de diafragma. Esse “f” indica fração, e se trata da abertura que a lente alcança para a entrada da luz. Ou seja, quanto mais aberto, mais luz entra pela lente Sigma, e isso pode influenciar a profundidade de campo da sua foto. Esse é o único valor variável em uma lente, por isso é importante observar bem antes da compra.
  • Obturador: Primeiro vamos esclarecer que o obturador faz parte da máquina e não da lente. Ele se refere ao tempo de entrada de luz e captura da imagem. Assim que você clica para tirar a foto, o obturador programado abre e fecha em determinada velocidade. Quanto maior o número do obturador, menos luz irá entrar porque mais rápido será o tempo de abertura. Eles podem ter velocidade lenta, média e alta e isso altera o resultado final da imagem.

Critérios de Compra: Fatores determinantes para escolher sua lente Sigma

Até aqui você já recebeu bastante conteúdo ao que diz respeito a lente Sigma, mas é normal que ainda esteja em dúvida, especialmente se for um assunto novo para você. Trouxemos alguns pontos que podem te ajudar e decidir de uma vez por todas:

Confira agora em detalhes cada um dos critérios mencionados.

Objetivo de uso

Você viu nas seções anteriores que existem diversos tipos de lente. E se tratando de uma Sigma são mais de 80 modelos disponíveis. Portanto, começar definindo seu estilo de fotografia pode ser um ótimo direcionamento.

Consulte a tabela de tipos de lente Sigma e reflita qual delas atende suas necessidades.

Características técnicas

Falamos de distância focal e abertura de diafragma. Esses são os dois pontos principais que você deve observar em sua lente Sigma. Fique de olho se ela possui distância fixa, ou se ela permite o zoom.

E lembre-se que são essas características que definem de fato o que sua câmera pode fazer, portanto, merece bastante atenção.

Medidas e peso

Esse critério pode ser fundamental para quem vive com sua câmera para todos os lados, especialmente aqueles que carregam os equipamentos no avião. Pode parecer bobeira se você possui apenas uma lente, mas é essencial para quem leva diversos tipos de lente em sua maleta.

Carregar uma lente grande ou pesada demais sem a menor necessidade pode ser um verdadeiro incômodo na hora de realizar seus cliques.

Mão masculina jogando uma lente para cima.

Prefira modelos leves, que não sejam incômodos para carregar e fazer seus cliques. (Fonte: Jakob Owens/ Unsplash.com)

Compatibilidade com a câmera

Já mencionamos aqui que a Sigma produz lentes para marcas como Nikon, Sony, Canon e Pentax. Seria uma verdadeira decepção descobrir que comprou a lente errada. Esse critério merece atenção especialmente de quem compra online.

Alguns modelos são compatíveis com diferentes marcas, outros são bastante específicos. Para evitar surpresas desagradáveis, confira sempre a descrição.

Orçamento disponível

Que tal começar definindo seu orçamento disponível? Esse pode ser um bom filtro de busca. Afinal, de nada adianta ficar procurando por câmeras de milhares de reais se você possuir apenas R$ 700, por exemplo.

No mercado você encontra lentes para todos os bolsos. Tente achar um bom equilíbrio entre a sua real necessidade e aquilo que você pode pagar.

(Fonte da imagem destacada: Positive_Images / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?