Imagem mostra uma pessoa apontando um celular com lente para uma paisagem.
Ultima atualização: 22 de julho de 2021

Como escolhemos

8Produtos analisados

10Horas investidas

3Estudos avaliados

74Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Fotógrafos, jornalistas e videomakers estão entre os grupos profissionais que eventualmente precisam transformar seus smartphones em aparelhos capazes de fotografar com qualidade. Um dos acessórios que ajudam nessa tarefa é a lente para celular!

Existem variados tipos de lentes para celular e elas podem ser úteis em situações diferentes. Se você quer aprender mais sobre tais acessórios, fique conosco! Nosso artigo trará a seguir todas as informações necessárias.




O mais importante

  • A diferença que as lentes para celular levam às fotos com dispositivos móveis é muito perceptível para profissionais e pessoas com conhecimento de fotografia, mas nem tanto para fotógrafos casuais.
  • Fotógrafos e jornalistas profissionais optam principalmente pelas lentes dos tipos grande angular e macro, mas a preferida do grande público é a olho de peixe.
  • Lentes mais simples são de fácil encaixe e compatíveis com a maior parte dos smartphones, mas modelos mais avançados são mais específicos. Tenha certeza de que a escolhida serve para o seu celular antes de fechar a compra.

Lente para celular: nossa recomendação dos melhores produtos

Nós conversamos com profissionais que usam as lentes para celular no dia a dia e preparamos uma lista com os modelos mais recomendados. Você pode confiar em cada um deles!

Guia de compra: O que você precisa saber sobre lentes para celular

Chegamos ao guia de compra, o setor do nosso artigo que responde às dúvidas mais frequentes sobre lentes para celular! Você descobrirá quando usá-las, quais suas vantagens, quais os tipos mais comuns e muito mais!

Imagem mostra uma pessoa guardando um celular com lente em uma bolsa.

Lentes para celular são ótimas para fotografias urbanas. (Fonte: Artem Beliaikin / Pexels.com)

Lentes para celular são uma boa para quais grupos de pessoas?

Mesmo as melhores câmeras de smartphones possuem sérias limitações. Muito disso tem a ver com o tamanho das lentes, que é minúsculo. Alguns grupos de pessoas podem ganhar muito com o uso de lentes especiais:

  • Entusiastas de fotografia: Mesmo que você não seja um fotógrafo profissional e tire fotos apenas por lazer ou hobby, uma lente para celular tem grande utilidade. A qualidade das imagens terá notável diferença.
  • Jornalistas e videomakers: Fotografias de esportes e de movimentos muito rápidos, por exemplo, são impossíveis com as câmeras originais dos smartphones. Quem precisa tirá-las com um celular, deve optar por lentes especiais.
  • Fotógrafos de áreas específicas: Além dos esportes, há outras áreas de fotografias que pedem por lentes especiais. As de alimentos, bebidas e decoração são os principais exemplos.

Mesmo não fazendo parte de um desses grupos, você pode comprar lentes para celular caso tenha curiosidade em usá-las!

Quais as vantagens das lentes para celular?

A lente para celular oferece uma melhora na qualidade das fotografias tiradas com o smartphone que é notável para quem tem um olhar treinado ou em situações específicas.

Lentes para celular abrem um universo de possibilidades para quem usa os dispositivos móveis para fotos. É possível alcançar imagens mais abertas, fechadas, mais próximas ou mais distantes. Várias técnicas inacessíveis apenas com o smartphone passam a estar ao alcance do fotógrafo.

Até mesmo questões simples como zoom e foco são de ajuste mais fácil com uma boa lente. Por outro lado, as diferenças dificilmente serão notadas por quem não é acostumado a tirar fotos ou a ler imagens. Por isso, a aquisição das lentes se torna realmente algo de nicho.

É preciso observar a compatibilidade das lentes com o seu smartphone e há muitos modelos, principalmente vendidos em fontes não confiáveis, que são de baixa qualidade.

Veja uma tabela com vantagens e desvantagens das lentes para celular:

Vantagens
  • Oferecem muitas novas possibilidades para a fotografia com celular
  • Melhoram consideravelmente a qualidade das imagens
  • Tornam mais fácil ajustar questões como foco e luz
  • São indispensáveis para alguns tipos de fotos
Desvantagens
  • São um produto de nicho, sem tanto uso para fotógrafos casuais
  • Há questões de compatibilidade com celulares de marcas e modelos diferentes
  • Alguns modelos são de baixa qualidade

Quais os principais tipos de lentes para celular?

As lentes mais usadas em celulares funcionam de forma semelhante àquelas que costumam ser compradas para as câmeras DSLR. Confira as principais:

  • Olho de peixe: A lente mais procurada para celular. Ela é uma super grande angular e deixa as imagens com uma característica distorcida e com um aspecto que lembra um olho de peixe, como diz o nome.
  • Grande angular: A grande angular é uma das lentes preferidas por fotógrafos profissionais em câmeras DSLR. Versões para celular também têm muita serventia, principalmente para quem procura imagens abertas. Excelente para fotos de paisagens.
  • Lente macro: É difícil fotografar objetos pequenos ou detalhes com o celular, uma vez que o zoom costuma ser de péssima qualidade. A lente macro é a solução para quem precisa fazê-lo!
  • Telefoto: Também relacionada ao zoom, a telefoto é ótima para aproximar objetos ou pessoas que estão a uma grande distância. É recomendada, por exemplo, para esportes ou paisagens com pessoas.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma lente para celular

Agora que você já conhece mais detalhes sobre lentes para celular, precisa entender como escolher o modelo ideal. Vamos discutir alguns critérios:

Individual ou kit

É possível encontrar lentes para celular vendidas de maneira individual ou em kits com diferentes tipos.

Caso você queira apenas uma lente específica, como olho de peixe ou macro, vale mais a pena fazer a aquisição individual. Procurar por um kit, porém, é mais interessante para fotógrafos, videomakers e para quem precisa fazer as trocas com certa frequência.

Comprar as lentes em conjunto tem melhor custo-benefício do que individualmente.

Imagem mostra uma pessoa usando uma celular com lente.

Kits de lentes podem ser úteis para fotógrafos profissionais. (Fonte: Artem Beliaikin / Pexels.com)

Compatibilidade e fixação

As lentes mais simples para celular são de fixação muito simples. Elas acompanham clips e suportes e basta fazer o ajuste na câmera para usar. É difícil que existam problemas de compatibilidade.

É preciso conferir a compatibilidade entre lente e smartphone.

Quando falamos em lentes mais caras e fabricadas por empresas com tradição na fotografia, porém, é preciso ter maior atenção. Há uma lista de smartphones com os quais cada modelo é compatível e você deve ver se o seu está presente.

Para ter a certeza da compatibilidade entre lente e smartphone, você deve também ver especificações como o diâmetro e o tamanho dos encaixes.

Procedência

São várias as fontes de venda de lentes para celular. Se você encontrar modelos vendidos na rua, com marcas desconhecidas, sem garantia e sem embalagem confiável, desconfie. Provavelmente a qualidade não é das mais altas.

Nós recomendamos que você compre lentes para celular em lojas de confiança, ligadas a marcas conhecidas. Também verifique se a fabricante do modelo é bem-avaliada na internet, sobretudo quanto ao funcionamento adequado e à durabilidade.

Resumo

Lentes para celular ajudam a melhorar a qualidade das imagens registradas por smartphones. Elas podem ajudar sobretudo entusiastas por fotografia, fotógrafos, jornalistas e videomakers.

Dentre os vários tipos de lentes para celular, grande angular, olho de peixe e macro são as mais famosas. É importantíssimo prestar atenção na procedência do modelo para não comprar um de baixa qualidade, incapaz de aumentar o nível das imagens registradas.

(Fonte da imagem destacada: Artem Beliaikin / Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas