Imagem de leitores de cartão de memória e outros acessórios.
Ultima atualização: 28 de junho de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

10Horas investidas

3Estudos avaliados

87Comentários coletados

O cartão de memória é colocado em um smartphone, tablet, câmera fotográfica ou gravador de voz para salvar mídia digital como fotografias, vídeos, músicas, arquivos em áudio ou em texto. Para acessar o conteúdo do cartão de memória em um computador ou notebook, você precisa de um leitor de cartão.

Mas para encontrar um leitor de cartão adequado, você precisa estar atento à compatibilidade entre os dispositivos eletrônicos, especificações do gadget e informações relacionadas a transferência de dados como tecnologia e velocidade. Continue a leitura e aprenda mais sobre o leitor de cartão.




Primeiro, o mais importante

  • A principal função de um leitor de cartão é transferir dados do cartão de memória de um smartphone, tablet, gravador de voz ou câmera fotográfica para um computador. É fundamental que o leitor de cartão seja compatível com o cartão de memória, caso contrário, não será possível acessar e transferir os arquivos.
  • Um leitor de cartão é um gadget com diversas entradas que é compatível com diferentes formatos de cartões de memória que podem ser conectados a diferentes equipamentos através das entradas USB ou Micro USB nas versões 2.0 ou 3.0.
  • A velocidade de transferência de arquivos do cartão de memória para o dispositivo principal é determinada pela tecnologia de conexão do leitor de cartão e velocidade de transferência. Um modelo com conexão USB 3.0 e 480 mb/s é ideal para a maioria das pessoas.

Melhores modelos de leitor de cartão: nossas recomendações de compra

Um leitor de cartão de memória é um equipamento funcional que atua na leitura e transferência de dados entre o(s) cartão(ões) de memória e outros dispositivos eletrônicos que não possuem entrada para este dispositivo de memória. Para ajudá-lo a encontrar o melhor modelo de leitor de cartão, preparamos algumas sugestões de compra abaixo:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre leitor de cartão

Embora você possa salvar seus arquivos digitais utilizando um sistema de armazenamento de mídia online, chamado nuvem, a ausência de conexão com a internet pode impossibilitar o acesso e compartilhamento dos arquivos, e existe o risco de vazamento de dados. Por esses motivos, aconselhamos que você utilize uma forma de armazenamento mais segura, como um cartão de memória e um leitor de cartão, sendo este o tema deste guia de compra.

Imagem de uma pessoa utilizando um leitor de cartão de memória.

O leitor de cartão de memória serve para acessar e transferir arquivos de dispositivos móveis para o computador. (Fonte: Karolina Grabowska/ Pexels.com)

Quais dispositivos utilizam um cartão de memória no armazenamento de mídia?

Alguns dispositivos eletrônicos utilizam o cartão de memória em formato SD, Mini SD, Micro SD ou similar para armazenamento de arquivos em diferentes formatos como imagem, som, texto e vídeo em aparelhos eletrônicos como smartphones, tablets, gravadores de voz e câmeras fotográficas.

O cartão de memória é uma opção segura de armazenamento de dados e o leitor de cartão  serve para acessar e transferir esses arquivos.

Qual a função de um leitor de cartão de memória?

Não é possível conectar o cartão de memória diretamente em seu notebook ou desktop, pois o computador não possui entrada para este dispositivo. Mas com um leitor de cartão você consegue não apenas acessar os arquivos do cartão de memória, como transferir esses documentos de maneira segura e eficiente.

Mas existem diversos tipos de leitores para cartão de memória. Cada modelo possui entrada para diferentes padrões de cartões, oferece diferentes velocidades de compartilhamento de arquivos, recursos adicionais e padrões de hardware distintos. Escolher o leitor de cartão certo, é fundamental.

Quais são os prós e contras de um leitor de cartão?

Entre as vantagens de comprar um leitor de cartão, enfatizamos a possibilidade de acessar os arquivos deste cartão de memória em qualquer aparelho que não tenha entrada para este dispositivo de memória.

Como mencionamos anteriormente, um leitor de cartão oferece compatibilidade com diversos formatos de cartões de memória, ou seja, consegue acessar mídias de aparelhos eletrônicos um pouco mais antigos também.

Mas para algumas pessoas, o cartão de memória e o leitor de cartão etsão obsoletos, pois os arquivos podem ser salvos em nuvem ou transferidos através da conexão Bluetooth ou Wireless. Mas com a dupla leitor e cartão de memória, você sempre terá acesso a esses arquivos em suas mãos, literalmente.

Imagem de uma pessoa tirando um cartão de memória de uma câmera digital.

Com um leitor de cartão, você consegue acessar arquivos de mídia de diferentes dispositivos. (Fonte: Manuel Chinchilla/ Unsplash.com)

Quais são os diferentes modelos de leitor de cartão?

Você sabia que existem diferentes modelos de leitor de cartão? A diferença entre esses modelos está nos formatos de cartão de memória lidos, que vão além de cartão SD, mini SD e Micro SD, que são os mais conhecidos.

Caso você esteja se perguntando como saber qual leitor de cartão você precisa, indicamos que você cheque quais são os formatos de cartão de memória utilizados em seus dispositivos eletrônicos e encontre um leitor de cartão compatível. Siga a tabela de referência abaixo:

Modelo de leitor de cartão Formatos lidos
Oito em um Lê cartões nos formatos SD, Mini SD, Micro SD, CF, MS, MD, SM e XDP
Leitor de cartão 15 em 1 Lê cartões nos formatos SD, Mini SD, Micro SD, CF I, CF II, SDHC, Micro SDHC, UHS I, UHS II, UDMA, MS Pro, MS Duo Pro, XDP e Micro SDXC
Leitor de cartão universal Todos os tipos de cartões

Critérios de compra: Como encontrar o melhor leitor de cartão do ano

O leitor de cartão é um gadget indispensável para quem utiliza um ou mais cartões de memória para armazenar arquivos de mídia do smartphone, tablet, câmera e outros dispositivos eletrônicos. Mas para investir no melhor leitor de cartão, você precisa encontrar um modelo compatível com os dispositivos armazenadores de mídia, além de analisar os critérios de compra abaixo:

Velocidade de transferência de arquivos

Um leitor de cartão de memória tem capacidade de transferir os arquivos mais rapidamente de um dispositivo eletrônico. Nesse sentido, um leitor de cartão compatível com USB 2.0 não é tão veloz quanto um modelo compatível com USB 3.0.

Além da conexão Bluetooth, você deve conferir a velocidade de transferência de arquivos. Embora a maioria dos modelos ofereçam 480 megabytes por segundo, outros oferecem velocidade inferior a essa, portanto, não esqueça de analisar a ficha técnica do produto.

Compatibilidade com o sistema operacional do computador

Outra característica que você deve estar atento é a compatibilidade do leitor de cartão não apenas com o cartão de memória propriamente dito, mas com o notebook ou computador desktop que receberá a transferência de arquivos.

Não esqueça de checar a versão do sistema operacional e se o aparelho vem atualizado para as versões mais modernas do Windows, iOS ou Linux. Poucos modelos ainda são compatíveis com as versões mais antigas desses sistemas operacionais, então fique atento.

Para acertar neste critério de compra, recomendamos que você analise qual dispositivo receberá o leitor de cartão com mais frequência e verifique a compatibilidade entre eles.

Imagem de uma pessoa usando um notebook.

O leitor de cartão também precisa ser compatível com o sistema operacional do computador. (Fonte: cottonbro/ Pexels.com)

Dimensões e portabilidade

Embora a maioria dos modelos de leitores de cartão de memória possuam dimensões reduzidas que possibilitam que esses dispositivos sejam transportados com facilidade, modelos multifuncionais ou universais geralmente possuem hardwares maiores.

Sugerimos cuidados redobrados com seu leitor de cartão, para não perdê-lo. Quem é desatento, pode perder um leitor de cartão pequeno com muita facilidade, portanto, recomendamos um modelo mais robusto, nos formatos de pendrive ou roteador de internet, por exemplo.

Outras funções

Quem trabalha na área de informática, com programação ou edição de imagens e vídeos, gostará de saber que alguns leitores de cartão são considerados multifuncionais, pois contam com outras funções como Hub USB e estação para disco rígido.

Para quem não conhece, o hub USB ou concentrador USB possui várias entradas que permitem a conexão de diversos dispositivos eletrônicos simultaneamente, enquanto a estação para disco rigido atua no processamento, formatação, recuperação de dados e backup dos arquivos de mídia.

Mas um modelo com essas funcionalidades extras é muito maior do que um leitor de cartão tradicional. Quem apenas deseja um leitor de cartão para uso pessoal, não precisa investir em um modelo com tantas funções.

Resumo

Depois de conhecer as características e funcionalidades de um leitor de cartão e entender que elas mudam de um modelo para o outro, será muito mais fácil escolher um leitor de cartão compatível com seus dispositivos eletrônicos.

Não deixe de analisar e comparar cada um dos critérios de compra listados acima para decidir qual a opção ideal para você. Não esqueça que preparamos uma lista com diversos modelos de leitores de cartão, de diferentes marcas e faixas de preço, aproveite. Qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo.

(Fonte da imagem destacada: photovs / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas