Ultima atualização: 29 de setembro de 2021

Como escolhemos

19Produtos analisados

43Horas investidas

12Estudos avaliados

89Comentários coletados

Trabalho móvel e flexível em casa ou na estrada é uma prioridade máxima para você? Um PC desktop convencional é muito volumoso para você? E sua conta de eletricidade também sofre com o uso de grandes computadores desktop? Então é hora de você dar uma olhada mais de perto nas vantagens de um laptop!

Em nosso teste de laptop 2021 nós lhe damos muitas dicas e truques sobre que tipos de laptops existem e qual é o mais adequado às suas necessidades e exigências. Além disso, nós fornecemos a você conhecimento informativo sobre processadores ou placas gráficas, que você definitivamente deve pesquisar antes de comprar um laptop.




O mais importante

  • Laptops, agora sinônimo de notebooks, são a ligação entre PCs desktop e tablets. Se você quer permanecer móvel, mas ao mesmo tempo precisa de um dispositivo poderoso, um laptop vale a pena para você.
  • Dependendo do propósito, os laptops têm que atender diferentes requisitos, o que resulta em preços diferentes para os respectivos dispositivos. A qualidade do equipamento do laptop depende desses requisitos.
  • No mundo do trabalho ou para jogos, você depende de laptops mais potentes e, portanto, geralmente mais caros. Se, por outro lado, tudo o que você quer fazer é navegar na web, assistir filmes e salvar fotos de férias, um laptop mais barato geralmente será suficiente.

Laptop: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de comprar um laptop

O que é um laptop e como ele se diferencia de um notebook?

O termo laptop, que pode ser melhor traduzido como "lap-top computer", já dá dicas do que ele é. A principal característica de um laptop é que ele pode ser transportado sem grandes problemas. É dobrável, com a tela e o teclado dentro um contra o outro para que eles fiquem protegidos. Uma característica chave é a bateria integrada, que faz de um laptop um dispositivo móvel.

Um laptop é particularmente flexível e pode ser usado em qualquer lugar. (Fonte da imagem: unsplash.com / Sincerely Media)

Os termos laptop e notebook agora são usados como sinônimos. Entretanto, este nem sempre foi o caso. Originalmente, eram principalmente os "computadores dobráveis" mais leves e menores, como eles gostam de ser chamados em alemão, que eram chamados de notebooks.

Eles tinham menos recursos e podem ser comparados mais de perto com os netbooks atuais. Eles receberam seu nome devido ao seu tamanho, que era equivalente a um notebook.

Para quem é adequado um laptop?

Em princípio, um laptop é adequado para qualquer pessoa que pelo menos ocasionalmente utilize a internet. Ele pode ser usado móvel a qualquer hora e em qualquer lugar - assim você não depende de uma fonte de energia ou de um local de trabalho especial.

Você sabia que um terço de todas as pessoas navega na Internet até quatro horas por dia?

Para ser mais preciso, o número é de 32,2%. Apenas 15% sentam em frente ao computador por menos de duas horas.

Especialmente se você navegar ou trabalhar na internet por um tempo maior por dia, um laptop flexível é uma boa escolha para você.

Quais são as vantagens de um laptop sobre desktops, tablets e similares?

Como um dispositivo, o laptop tem que competir principalmente contra dois rivais: o desktop PC e o tablet. Mas por que o laptop é possivelmente a melhor escolha para você?

Provavelmente a maior vantagem do laptop em comparação com o PC desktop é sua mobilidade. Com um laptop você pode trabalhar e navegar em quase qualquer lugar - independente de uma fonte de energia.

Quer você esteja no trem ou em casa no jardim, com um laptop você pode se adaptar flexivelmente ao seu ambiente.

Ao contrário de um PC desktop, um laptop também ocupa muito menos espaço. Você só precisa de um dispositivo ao invés de um monitor, teclado, mouse e todas as outras partes de um PC autônomo.

Além disso, o uso de um laptop economiza eletricidade. Os laptops de baixo preço em particular têm essas características.

Se você comprar um laptop ao invés de um tablet, você terá um dispositivo muito mais poderoso. Você vai notar isso especialmente na velocidade de processamento. Você pode produzir quantidades maiores de texto muito mais facilmente, graças ao teclado do laptop.

Além disso, um laptop tem mais espaço de armazenamento para seus dados e às vezes é mais robusto do que um tablet. Isto é, naturalmente, ideal para trabalhar ao ar livre e na estrada.

Mais opções de conexão do que com um tablet garante que você pode usá-lo de várias maneiras e conectá-lo a outros dispositivos.

Quais marcas de laptop conhecidas existem?

Existem muitos fornecedores de laptops, mas as marcas mais conhecidas e populares são Lenovo, HP, Dell, Acer, Asus e Apple.

HP, Lenovo e Acer têm as maiores quotas de mercado, o que também se deve ao fato de que estas marcas oferecem laptops em diferentes categorias de preço com características diferentes. Essas marcas oferecem modelos sólidos de nível básico por pouco dinheiro, bem como laptops de alta qualidade e caros com uma ampla gama de características.

Os laptops da Apple também são muito populares. Os modelos são finos, leves e muito poderosos. No entanto, dispositivos desta marca são normalmente muito caros. Para uso profissional, no entanto, este investimento pode valer bem a pena.

Apesar de seu alto preço, os laptops Apple são muito populares. (Fonte da imagem: unsplash.com / Marcin Nowak)

Vale a pena comprar um laptop usado?

Em princípio, não há nada que o impeça de comprar um laptop usado. Você pode frequentemente comprar produtos de alta qualidade a um preço comparativamente baixo.

Entretanto, você deve ter certeza de que a oferta realmente cumpre o que promete.
De

vez em quando, o laptop só parece ser uma barganha porque ele tem defeitos graves. Estes estão, por exemplo, na área de desempenho da bateria.

Se, por exemplo, todos os componentes de um laptop muito barato são de altíssima qualidade, você deve desconfiar. Ao mesmo tempo, é importante ter em mente que os dispositivos são frequentemente anunciados como sendo de alta qualidade, embora apenas componentes de baixo desempenho sejam instalados.

Os produtos recondicionados, por outro lado, são laptops que são usados mas que foram recondicionados (muitas vezes vêm de contratos de leasing). Estas às vezes podem ser uma boa alternativa para um novo laptop.

O fator decisivo aqui é que os produtos reformados são cobertos por uma garantia de doze meses e um direito de troca de 14 dias. Este não é o caso da venda privada de equipamentos usados.

Tais notebooks reformados do zero são frequentemente oferecidos por revendedores ou mesmo por empresas. Eles foram limpos profissionalmente e verificados quanto a qualquer defeito técnico.

Quais alternativas existem para os laptops?

Uma alternativa clássica para o laptop é o tablet. Um tablet também é um computador portátil. No entanto, ao contrário de um laptop, ele consiste exclusivamente de uma tela sensível ao toque que ocupa quase todo o dispositivo.

Além disso, o tablet em si não tem um teclado adicional. Portanto, é mais parecido com um smartphone. Na próxima seção você descobrirá as vantagens que um laptop tem sobre um tablet.

Se você não consegue decidir entre um laptop e um tablet, um híbrido pode ser algo para você. Os chamados dispositivos 2-em-1, também conhecidos como conversíveis, têm uma tela rotativa flexível.

É daí que vem o nome: conversível significa "transformável". Com um laptop, a tela só pode ser dobrada no teclado.

Com um conversível, por outro lado, você pode virá-lo tanto para o teclado quanto para a caixa. Desta forma, ele pode ser usado tanto como um notebook quanto como um tablet.

Os destacáveis são uma forma especial de dispositivo 2 em 1 onde você pode remover o teclado completamente. O nome já dá isso, porque "destacável" significa "removível" em alemão.

Se o aspecto da mobilidade não for importante para você, você deve considerar um PC desktop clássico. No entanto, tal dispositivo só é adequado para você se você usá-lo quase que exclusivamente em um único lugar.

Decisão: Que tipos de laptop existem e qual é o mais adequado para você?

Qual laptop é adequado para você depende principalmente daquilo para que você quer usá-lo. Se você quiser usá-lo para trabalhar, por exemplo, você tem que olhar para critérios diferentes de alguém que quer principalmente jogar jogos nele.

Se você tiver um orçamento maior, é claro que você terá um dispositivo de maior qualidade. Para certas aplicações, tais como edição de fotos e vídeos, laptops poderosos no segmento de preço correspondente são indispensáveis.

Entretanto, não vale a pena para todos comprar um laptop caro. Para alunos e estudantes em particular, geralmente não é necessário gastar muito dinheiro.

Em princípio, os seguintes tipos de laptop podem ser distinguidos - de acordo com os segmentos de preço

  • Portáteis na faixa de preço baixo
  • Laptops de médio alcance
  • Portáteis na faixa de preço superior

A seguir, mostramos a você quais são as vantagens e desvantagens dos respectivos laptops.

O que distingue um laptop de baixo preço e quais são as vantagens e desvantagens?

Se você está procurando por um laptop básico ou casual, você não precisa gastar muito dinheiro por um dispositivo decente. Tais laptops são adequados para você se você precisar do dispositivo apenas ocasionalmente. Se você só usa o laptop para surfar esporadicamente, um laptop nesta faixa de preço é perfeitamente adequado.

Vantagens
  • Como pesos leves, eles são geralmente fáceis de transportar
  • Perfeitamente adequados para os propósitos mais simples, como visualizar fotos
  • Dispositivos usados e reformados muitas vezes oferecem pechinchas
Desvantagens
  • Muitas vezes não possuem um sistema operacional, o que torna necessário comprar um sistema adicional
  • A bateria de dispositivos usados às vezes não é mais boa
  • O teclado dos netbooks é frequentemente esmagado junto, o que aumenta a taxa de erros ao digitar
  • O tamanho pequeno da tela não é adequado para todos

Neste caso, você terá que aceitar déficits acima de tudo no tamanho da tela, no disco rígido e na RAM. Muitas vezes os laptops são chamados netbooks, que têm uma diagonal máxima de tela de 11,6 polegadas.

Mas dado o que você ganha com o dinheiro, você certamente pode conseguir uma grande barganha. Se você viaja muito e faz apenas tarefas simples no seu laptop, um modelo de baixo preço é uma boa escolha para você.

O que distingue um laptop de preço médio e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Laptops neste segmento de preço são adequados para você se você precisar de algo sólido, mas não o dispositivo mais poderoso. Alunos e estudantes em particular devem procurar nesta faixa. Você frequentemente obtém a melhor relação custo-benefício nesta faixa.

Você quer um laptop, mas não quer gastar quase quatro dígitos? Isso não é problema, porque há muitos laptops de boa qualidade por relativamente pouco dinheiro. Ao mesmo tempo, porém, você tem que ser particularmente cuidadoso nesta categoria. Há um grande perigo de que você gaste desnecessariamente muito por relativamente pouco desempenho.

Vantagens
  • Muitas vezes ofertas de bens de qualidade a preços baixos
  • Dificilmente há compromissos necessários em termos de disco rígido e tamanho de RAM
  • Tempo de duração da bateria mais longo possível em alguns casos
Desvantagens
  • Perda parcial de velocidade
  • Dificuldade de atualização posterior
  • Não é adequado para muitas profissões

Se você só usa seu notebook como um suplemento no trabalho, durante os estudos ou na escola, você encontrará o certo aqui. Mesmo que você só queira navegar na web e assistir filmes e vídeos, um laptop nesta faixa de preço é perfeitamente adequado. O mesmo se aplica se você usa seu laptop com freqüência, mas não exige as tarefas mais exigentes dele.

O que distingue um laptop de alta qualidade e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Qual laptop high-end é adequado para você depende do que você faz. Para designers gráficos, por exemplo, um display afiado e de alta resolução são essenciais para que eles possam trabalhar adequadamente.

Os técnicos valorizam a alta velocidade de processamento, os gamers também valorizam a exibição gráfica. Se você quer ser capaz de trabalhar com seu laptop em qualquer lugar, você precisa de uma bateria poderosa e, idealmente, de uma tela anti-refletiva.

Se você trabalha no setor de negócios ou multimídia, um laptop na faixa de preço superior é uma obrigação. Se você é um programador ou web designer, você também depende da qualidade do seu dispositivo. Se você quer jogar jogos exigentes no seu notebook, um laptop de alta qualidade também é a escolha certa.

Vantagens
  • A velocidade de processamento torna o trabalho mais fácil e aumenta a produtividade
  • Geralmente mais robusto e durável
  • Geralmente melhor garantia e suporte
Desvantagens
  • Preço alto
  • Pode exigir reparos caros
  • Geralmente, vida útil relativamente baixa da bateria
  • Geralmente, peso pesado dos dispositivos

Em geral, qualquer um que precise processar grandes quantidades de dados o mais rápido possível precisa de um dispositivo que o faça. Aqueles que fazem grande parte do seu trabalho em um laptop também são bem aconselhados a usá-lo.

Critérios de compra: Estes são os fatores que você pode usar para comparar e avaliar laptops

A seguir, gostaríamos de lhe mostrar os fatores que você pode usar para comparar e avaliar laptops. Isto tornará mais fácil para você decidir se um determinado laptop é adequado para você ou não.

Em resumo, estes são:

  • Tamanho e qualidade da tela
  • Dispositivos de entrada
  • Peso
  • Desempenho
  • Bateria
  • Conexões

Tamanho e qualidade da tela

O tamanho é dado em polegadas de acordo com a diagonal da tela. Um laptop deve ter pelo menos 15,6 polegadas se você não quiser especificamente comprar um netbook.

Um tamanho de tela que é muito pequeno dificulta o trabalho e a exibição do conteúdo.

Com uma pequena tela, você tem que rolar muito. Só vale a pena o esforço se você está frequentemente em movimento. Se você usa muito seu notebook para surfar, jogar jogos e afins, o tamanho pequeno vai incomodar você a longo prazo.

Quando se trata de qualidade de tela, você deve prestar atenção a duas características em particular: uma tela anti-refletiva e a resolução da tela.

Uma tela anti-refletiva é adequada para aqueles que frequentemente usam o laptop ao ar livre ou em outros ambientes brilhantes. Entretanto, deve-se ter em mente que as cores parecem um pouco mais embotadas.

Os fabricantes usam termos diferentes para descrever as propriedades anti-refletoras de seus displays. Alguns o chamam de "fosco", enquanto outros o chamam de "anti-ofuscante". É necessário, portanto, verificar exatamente com que tipo de exibição você está lidando.

A resolução, que é especificada em pixels, também desempenha um papel na qualidade da tela. Uma resolução de 1920x1080 pixels é padrão para laptops de alta qualidade.

Isto corresponde à chamada qualidade Full HD. Notebooks no segmento de média ou baixa faixa de preço geralmente conseguem com HD.

Entretanto, mesmo uma alta resolução não vale a pena se o tamanho da tela for pequeno. A nitidez de uma boa resolução não viria por si só nos netbooks, por exemplo.

Se você está no ramo gráfico, a resolução deve ser importante para você.

Dispositivos de entrada

Os dispositivos de entrada são todas as partes do seu laptop que você pode usar para entrar, mudar ou gravar algo - ou seja, o teclado, o touchpad e a webcam.

Um bom touchpad é especialmente importante para aqueles que querem ser capazes de trabalhar em qualquer lugar. Para laptops de jogos, isto desempenha um papel bastante subordinado, já que um mouse é normalmente conectado de qualquer forma.

Enquanto isso, alguns laptops estão até equipados com uma tela sensível ao toque, assim como os tablets. Se isso é necessário para o seu laptop depende inteiramente do seu gosto.

O tipo de teclado é influenciado principalmente pelo tamanho do laptop. Em netbooks em particular, o teclado é frequentemente tão apertado por razões de espaço que os erros rapidamente se infiltram.

Muitos laptops também carecem de um teclado numérico. Se um teclado completo é importante para você, você normalmente tem que ir para dispositivos maiores.

Se você quiser usar seu notebook em todas as condições de iluminação, você deve comprar um dispositivo com um teclado retroiluminado. Isso geralmente é mencionado na descrição do laptop. Se nada for mencionado, você deve assumir que não há iluminação de teclado.

Ao comprar um laptop, vale a pena escolher um dispositivo com um teclado maior. Isso torna a digitação muito mais fácil. (Fonte da imagem: pixabay.com / StartupStockPhotos)

Se você precisa de uma webcam depende inteiramente de suas necessidades. Na maioria dos cadernos, ele é automaticamente integrado de qualquer forma. No entanto, a qualidade da webcam pode variar muito.

Se você depende de uma webcam em seu local de trabalho, você deve comprar um laptop com uma webcam HD. O termo "VGA webcam" indica que a qualidade é baixa.

Também indica se a webcam tem um microfone integrado. Se este não for o caso, um microfone adicional é necessário. A conexão não é problema em vista dos soquetes padrão. O mesmo se aplica aos fones de ouvido.

Peso

Quanto mais leve for um laptop, mais você normalmente tem que economizar em desempenho. No entanto, se você viaja muito com seu laptop, vale a pena procurar por um peso mais leve. Entre os laptops de jogos, no entanto, você dificilmente encontrará pesos leves.

Normalmente, um laptop pesa entre 1,5 e 2,5 kg. Entretanto, você deve ter em mente que você provavelmente também estará carregando a unidade de fornecimento de energia e acessórios similares. Portanto, no final, não subestime o que você tem que carregar.

Se necessário, use uma bolsa ou mochilaespecial para laptop.

Desempenho

O desempenho do laptop pode ser medido por vários recursos. Estes incluem a RAM, o processador e a placa gráfica do dispositivo.

A memória principal, também conhecida como RAM, contém todos os programas, arquivos e similares que estão em execução a qualquer momento.

RAM muito pequena torna o laptop mais lento e pode até mesmo diminuir a velocidade do processador e da placa gráfica.

O tamanho da RAM é dado em gigabytes, abreviado GB. 8 GB devem ser o mínimo para atividades exigentes. Mesmo para laptops na faixa de preços mais baixos, a RAM não deve ser inferior a 4 GB.

Um processador, também chamado de CPU, é o coração de um laptop, por assim dizer. Ele determina em grande parte a velocidade do laptop.

Informações sobre um processador são dadas no número de núcleos e sua velocidade de processamento medida em gHz.

i3 i5 i7
Preço Barato Um pouco caro Caro
Desempenho Baixo Médio Alto
Descrição Este processador deve ser suficiente para um simples trabalho de escritório. Verificar e-mails, navegar na Internet e utilizar programas de escritório não deve ser problema o processador i5 é muito mais potente. Faz sentido se quiser editar vídeos ou jogar jogos de computador muito complexos o processador i7 é essencial para cada PC de alta gama/jogo. Lida com aplicações e jogos gráficos intensivos com facilidade. Também pode executar muitas aplicações em paralelo com desempenho total.

Para computadores portáteis, encontrará principalmente processadores dual-core e quad-core. No entanto, a velocidade do relógio é mais importante para cadernos de alta qualidade. Os bons processadores devem ter entre dois e três gHz.

Um bom processador é muito importante tanto para o trabalho como para o jogo. Primeiro e acima de tudo um processador Core i7, mas as variantes Core i5 também oferecem a qualidade apropriada.

Especialmente como jogador e como profissional na área gráfica, não se pode passar sem uma boa placa gráfica. A placa gráfica padrão incorporada no processador não é muitas vezes suficiente nestes casos.

No sector empresarial, contudo, a qualidade da placa gráfica desempenha geralmente um papel subordinado.

O mesmo se aplica aos computadores portáteis nos segmentos de preço médio e inferior. A placa gráfica interna é normalmente marcada com designações tais como "Intel HD Graphics".

Também é chamado um chip gráfico a bordo. Uma placa gráfica extra, por outro lado, tem normalmente nomes que incluem "Nvidia", por exemplo.

Disco rígido

Um componente mais caro, mas que vale a pena em um laptop, é um disco rígido SSD. Ele é significativamente mais rápido e robusto do que um HDD convencional. Por outro lado, este último geralmente tem mais memória devido ao seu menor custo.

Os notebooks na faixa de preços baixos geralmente têm o chamado disco rígido eMMC. Essas mídias de armazenamento mais antigas são similares aos cartões SD. Eles normalmente têm menos espaço de armazenamento.

Em cadernos menores, eles são usados principalmente para economizar espaço. Você tem que decidir se o espaço de armazenamento ou velocidade é uma prioridade maior para você.

Bateria

Particularmente em laptops mais caros, alguns componentes são guzzlers de energia, então você tem que reduzir a vida útil da bateria. Uma bateria poderosa, por outro lado, muitas vezes vem às custas do peso. O mesmo se aplica aos componentes de alta qualidade que tornam o laptop mais pesado.

Aqui, também, você tem que considerar se a maior duração da bateria ou o peso do laptop é mais importante para você. Se você usa muito o laptop na estrada, você deve comprometer a qualidade do processador, por exemplo.

Quando se trata da duração da bateria, você deve ter em mente que os fabricantes muitas vezes embelezam os números. É melhor confiar em portais de teste independentes.

Se você teme que a bateria do seu laptop não dure muito tempo, você deve considerar se ela é substituível.

Conexões

Especialmente nos negócios, mas também na educação, você deve prestar atenção à conectividade de um laptop. As conexões Bluetooth, WLAN e USB 3.0 e 2.0 são agora o padrão.

Uma interface HDMI e VGA deve ser integrada para conexão com outros dispositivos. Dependendo de suas necessidades, um leitor de cartões embutido também é recomendado. Para os jogadores em particular, a presença de um drive de CD ou DVD também é importante.

Fatos que vale a pena saber sobre laptops

A que devo prestar atenção ao usar um laptop?

Como faço para limpar meu laptop?

Com o cuidado certo, você pode estender a vida útil do seu laptop. Aqui nós dizemos a você quais aspectos você deve prestar atenção.

  • Assegure-se de limpar seu laptop regularmente. Isto é especialmente necessário se você o usa com freqüência. O teclado e a tela são particularmente suscetíveis a sujeira. Desligue o laptop completamente da rede elétrica antes de limpá-lo para que você não se machuque.
  • Para prolongar a vida útil da sua bateria, não deixe o laptop carregando continuamente. Se você preferir deixar o laptop conectado permanentemente, você deve pelo menos remover a bateria primeiro. No entanto, deixar o dispositivo completamente descarregado é igualmente prejudicial. Um nível de carga de cerca de 70 por cento é considerado ideal. Uma exceção são as modernas baterias de lítio, que são mais resistentes. Portanto, é uma boa idéia descobrir sobre a bateria do seu laptop.
  • Se você notar que seu laptop está ficando muito mais quente do que o normal, você deve levá-lo a um profissional. No mínimo, isto é necessário se você não se sentir confiante investigando o problema você mesmo.
  • Certifique-se de ter sempre a última versão de um programa antivírus instalada. Não se esqueça de se atualizar regularmente.

É realmente prejudicial ter um laptop em seu colo?

A questão de saber se é prejudicial ter um laptop em seu colo é assunto de debate acalorado. Primeiro, entretanto, uma distinção importante deve ser feita. O debate é menos sobre a radiação do que sobre o calor emitido pelo laptop.

Até o momento, não existe nenhum estudo que comprove sem dúvida que WLAN, Bluetooth e Co. podem ser perigosos para os humanos. Rumores de que isso aumenta o risco de câncer também não podem ser confirmados, dada a insignificância da radiação.

No entanto, há de fato indícios de que o calor produzido pelo laptop não é necessariamente benéfico para a saúde. Muitas vezes você nem percebe como a parte de baixo fica quente porque um efeito de habituação se instala.

Você sabia que 17% de todos os homens e mulheres levam seu laptop com eles para a casa de banho?

Inacreditável, mas verdade! Quer seja trabalho ou uma conversa empolgante que não pode ser interrompida, as pessoas às vezes levam seus laptops para o banheiro.

Os cientistas fazem a conexão que os homens que regularmente colocam seus laptops em suas voltas se tornam cada vez mais inférteis. Ao contrário das mulheres, elas estão em risco porque seus órgãos reprodutivos estão fora do corpo e não dentro dele.

Se você quer estar do lado seguro, coloque seu laptop em uma superfície, talvez até mesmo em uma mesa especial para laptop. No mínimo, você deve ter certeza de que há algo entre o laptop e seu corpo.

Quem inventou o primeiro laptop?

O primeiro laptop comercialmente disponível é chamado de Osborne 1, cujo nome vem de seu inventor, Adam Osborne, que o lançou na primavera de 1981.

O dispositivo dobrável, que se assemelhava a uma mala, pesava orgulhosamente onze quilos. O tamanho correspondia aproximadamente ao de uma máquina de costura. Foi em parte devido a tais aparências externas que o trocadilho "Schlepptop" se desenvolveu.

O Osborne 1 não tinha um disco rígido nem uma bateria. O processador operava a uma velocidade de quatro mHz, e a memória principal tinha uma capacidade de armazenamento de 64 KB.

Com um preço de 1795 dólares, o Osborne 1 foi uma pechincha para o seu tempo. Por esta razão, também, o laptop vendeu muito bem. No entanto, o sucesso só durou até que os desenvolvedores anunciaram o modelo sucessor. Rapidamente, eles ficaram presos com o Osborne 1, o que acabou levando à falência da empresa.

Fonte da imagem: Fabian Irsara / unsplash.com

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas