Ultima atualização: 22 de abril de 2020

Como escolhemos

8Produtos analisados

16Horas investidas

5Estudos avaliados

47Comentários coletados

Seja muito bem-vindo. Hoje vamos falar sobre o iPhone X, um dos modelos queridinhos da Apple, lançado em 2017 para comemorar os 10 anos de existência dos smartphones da marca.

Mas será que ainda vale a pena comprá-lo em 2020, quando novos modelos já foram lançados? A resposta a essa pergunta, você confere ao longo do nosso Guia de Compra. Vamos falar sobre os diferenciais deste smartphone, o que muda dessa versão para as atuais e muito mais.

Primeiro, o mais importante

  • O iPhone X é o primeiro modelo da Apple a receber tela OLED, com efeito de borda infinita e vir sem o botão redondo na tela, uma característica que marcou as gerações de iPhones por dez anos.
  • Esse modelo tem design premium, ultra fino, com moldura de aço inoxidável e revestimento em vidro, tanto na parte da frente quanto na de trás do aparelho.
  • O iPhone X também é o primeiro modelo de smartphone da marca a vir com Face ID, substituindo o leitor biométrico. Para ler a face do usuário, este aparelho utiliza a tecnologia TrueDepth.

Ranking: Os melhores acessórios para iPhone X

O iPhone X da Apple é um dos smartphones mais avançados e completos no mercado. Além do acabamento premium, este modelo tem excelentes requisitos técnicos e armazenamento superior.

Se você está pensando em comprar o seu, confira o ranking abaixo. Além do aparelho em si, selecionamos os melhores acessórios: película, case, carregador sem fio e até braçadeira.

1º - Iphone X Apple

O iPhone X da Apple tem tela Retina HD, com 5,8 polegadas e tecnologia OLED. O processador é A11 Bionic, com 64 bits, 3 GB de memória RAM e sistema operacional iOS 11. Esse aparelho tem capacidade de armazenamento de 256 GB, mas há uma versão com 64 GB.

A câmera traseira é dupla e tem resolução de 12 MP, a frontal tem 7 MP e os vídeos são gravados em HD (frontal) e 4K (traseira). O iPhone X tem alto-falantes com qualidade de som estéreo, desbloqueio de tela por Face ID e 3D touch.

Este aparelho é resistente à água com certificação IP67. Está disponível em duas opções de cores: cinza espacial e prateado. Tem um ano de garantia concedida pelo fabricante.

2º - Capa para Iphone X Herbor

A capa para iPhone X da Herbor protege seu aparelho contra impactos, quedas, sujeiras e riscos mantendo-o seguro e bonito (esse modelo é verde água, mas há outras cores disponíveis).

Além do design moderno e encaixe perfeito, que possibilita total acesso aos botões laterais e à câmera, essa capinha é feita em silicone de alta qualidade, com toque aveludado e que não amarela com o uso.

3º - Película Premium Curves para Iphone X Prime

A película protetora para tela do iPhone X é composta por três camadas: a primeira é de polímero termoplástico anti-risco, a segunda é de silicone e a terceira é de composto eletrostático.

Essa película é de fácil aplicação e você mesmo pode colocá-la, pois vem com flanela de microfibra, adesivo de remoção de poeira, flanela umedecida com álcool (para limpar a tela do celular) e cartão de aplicação.

4º - Carregador sem fio Multilaser

O carregador sem fio da Multilaser é um modelo universal, que também serve para carregar iPhone X. Ele tem potência de 5/10 watts, eficiência de carga de 75% e entrada 5V/2A.

O aparelho deve ficar a uma distância máxima de 8 mm do carregador, para que ele funcione corretamente. Esse modelo vem com cabo de um metro de comprimento.

5º - Braçadeira para Iphone X Ultimate

Para quem gosta de carregar o smartphone enquanto pratica esportes, uma braçadeira é essencial. Este modelo da Ultimate é compatível com diversos modelos de iPhone.

A braçadeira é resistente, ajustável, protege seu celular contra umidade e poeira, tem tela transparente para visualização e uso do smartphone e vem com bolsinho para guardar a chave da casa ou do armário da academia.

Guia de Compra

Para comemorar os 10 anos de lançamento do primeiro iPhone, a Apple desenvolveu um aparelho com o objetivo de elevar o nível dos smartphones produzidos pela marca.

Para isso, os desenvolvedores criaram um aparelho em que a frente é totalmente tela e que é tão inteligente que responde ao toque, voz ou mesmo o olhar: o iPhone X.

Imagem de uma moça tirando uma selfie com um iPhone X.

O iPhone tem tantos recursos interessantes na câmera frontal que você vai ter cliques com qualidade profissional. (Fonte: Rawpixel.com / Pexels)

Quais são os diferenciais do iPhone X?

O primeiro diferencial do iPhone X é o design deste modelo. A começar pelas dimensões ultrafinas: 143,6 mm de altura, 70,9 mm de largura, espessura de 7,7 mm e 174 gramas.

A tela é uma Super Retina HD, com efeito de borda infinita, 5,8 polegadas e densidade de 458 ppp (pixels por polegada), a maior proporção de pixels vista em um modelo da marca.

O iPhone X conta com tecnologia OLED, que oferece cores vivas, pretos profundos, excelente contraste e é ideal para quem utiliza o smartphone para jogar, assistir filmes, séries e partidas de futebol.

Outra mudança no design é o acabamento premium, todo em vidro (parte da frente e de trás). Mas fique tranquilo, pois a Apple garante que o vidro utilizado é bastante resistente e durável. A moldura do aparelho é arredondada e feita em aço inox.

Como a tela ocupa toda a parte da frente do aparelho, esse iPhone não vem com o famoso botão redondo da Home.

Qual o processador do iPhone X?

O processador do iPhone X vai surpreender você. O chipset A11 Bionic, tem 64 bits, 3 GB de memória RAM, 6 núcleos (4 para eficiência e 2 para performance) e coprocessador M11.

Esse chipset chama a atenção por dois fatores: desempenho superior ao processador anterior (A10 Fusion) e a adição da tecnologia de inteligência artificial Neural Engine.

Neural Engine é um hardware desenvolvido para aprender com o usuário, prevendo comportamentos, dando sugestões quando necessário e se adaptando ao seu estilo de vida, necessidades e preferências.

O iPhone X vem com tecnologia de realidade aumentada (ARKit), que oferece ao usuário uma experiência além da tela, possibilitando:

  • Que você veja a cena do seu celular em diferentes ângulos;
  • Participe ativamente dos jogos;
  • Redecore a sua casa, usando aplicativos.

Qual o sistema operacional do iPhone X?

O sistema operacional do iPhone X é iOS 12, mas essa versão foi remodelada, para se adequar à falta do botão central. Sem ele, você vai precisar aprender outras formas de acessar as diferentes páginas do dispositivo, confira algumas dicas abaixo:

  • Para abrir a Central de Controle, clique na extremidade superior do lado direito e arraste para baixo.
  • Para abrir a Central de Notificações, clique na extremidade superior esquerda ou no centro e arraste para baixo.
  • Para sair de algum aplicativo é só deslizar de baixo para cima.
  • Para ver quais são os aplicativos abertos em 2º plano basta arrastar de alguma das laterais da tela para o meio e soltar.
  • Para fechar os aplicativos, você precisa segurar neles na multitarefa e apertar o ícone minimizar para fechá-los.
  • Para despertar a tela é só dar um toque ou levantar o aparelho.

Se você não se adaptar à falta do botão, você pode ir em “ajustes”, clicar na opção “geral” e em “acessibilidade” para ativar o AssistTouch, que deixa um botão de início virtual na tela.

Imagem de um iPhone.

O botão de início foi removido no iPhone X. (Fonte: Torsten Dettlaff / Pexels)

A câmera do iPhone X é boa?

O iPhone X é equipado com câmera traseira dupla, ambas com 12 MP de resolução, lente grande-angular com abertura de f/1.8, e uma teleobjetiva de f/2.4, que vão deixar suas fotos ainda mais nítidas, realistas e detalhadas.

A lente grande angular cria vídeos e fotos impressionantes por projetar um círculo de imagem maior do que uma lente comum, possibilitando que mais partes do cenário caibam no enquadramento.

A lente teleobjetiva produz imagens ampliadas com um aparente achatamento, pois elas são feitas a uma distância maior, dando a sensação de que a distância relativa entre os objetos é menor.

As câmeras traseiras vêm com estabilização e zoom óptico de até 2x e zoom digital de até 10x, que permite que você se aproxime bastante dos objetos para fazer fotos macro.

O flash True Tone conta com 4 lâmpadas de LED. O modo HDR é bastante equilibrado e possibilita cliques mais nítidos, cores mais intensas e um bom nível de contraste.

Em relação à câmera frontal, a tecnologia é TrueDepth, que permite que você faça selfies profissionais, com você em primeiro plano e o fundo desfocado (efeito Bokeh). A câmera tem resolução de 7 MP, abertura f/: 2.2, flash retina e estabilização de imagem.

Imagem da câmera traseira do iPhone X.

A câmera traseira do iPhone X é dupla. (Fonte: Daniel Cañibano / Unsplash)

Outro recurso interessante da câmera frontal é a iluminação de retrato, que conta com cinco modos: luz natural, de estúdio, de contorno, de palco e de palco mono (preto e branco) e possibilita que você consiga mudar a iluminação da foto, deixando-a com efeito profissional.

Com a câmera frontal você também pode fazer Memoji (emojis de personagens) e Animoji, emojis de animais que se movimentam e até falam (basta fazer uma gravação com o microfone do celular) e adicioná-los às conversas do iMessage.

A câmera do iPhone X vem com sistema Live Photos, que permite tirar fotos em movimento com três diferentes efeitos: foto em Loop, Vai e Volta e de Longa Exposição.

Os vídeos podem ser gravados com duas qualidades de imagem: em HD
(1080 p) na câmera frontal ou em Ultra HD (4K) na câmera traseira. A câmera de vídeo também conta com recurso de estabilização óptica, zoom óptico 2x e digital 6x.

Tela OLED vale a pena?

O painel OLED é um dos grandes diferenciais do iPhone X, ao menos para os smartphones da Apple, já que esse tipo de tela é uma criação da Samsung. A tecnologia OLED substitui a tela IPS LCD.

A Apple aproveitou as cores vibrantes, bons níveis de contraste e pretos intensos, mas fez alguns ajustes, para deixar as tonalidades mais naturais. Além da qualidade de imagem, a tela OLED é mais econômica.

Imagem de um iPhone X.

A tela OLED tem uma qualidade de imagem e cores muito superior. (Fonte: Dhe Haivan / Unsplash)

Quais recursos interessantes o iPhone X oferece?

Além de tudo já mencionado, o iPhone X ainda apresenta muitos outros recursos que vão fazer você se apaixonar por ele. Confira.

TrueDepth

A tecnologia TrueDepth é composta por câmera infravermelha, projetor com 30 mil pontos e emissor de luz infravermelha que detecta as expressões faciais até no escuro. A TrueDepth só não funciona se você estiver com os olhos fechados.

Essa tecnologia tem algumas funções importantes, como desbloquear o smartphone através do recurso Face ID, detectar quando você está olhando para o aparelho para reduzir o volume das notificações e silenciar as chamadas.

Outro recurso interessante é que as notificações só são exibidas na tela se o usuário cadastrado no Face ID olhar para ela, garantindo segurança e discrição.

Desbloqueio da tela

O desbloqueio da tela do seu smartphone ficou ainda mais seguro com a tecnologia Face ID. A câmera frontal analisa o seu rosto e irá reconhecê-lo mesmo se você tiver mudado o corte de cabelo ou estiver de óculos.

Para configurar o Face ID basta acionar a câmera frontal do aparelho (TrueDepth), manter o smartphone parado e girar devagar o seu rosto em todas as direções para reconhecimento dos pontos faciais, esse procedimento deve ser realizado duas vezes.

Você também pode desbloquear o dispositivo através de um pin (senha de números).

Bateria e carregamento

A bateria do iPhone X tem 2716 mAh, leva cerca de 2h20 para carregar por completo e dura até duas horas mais do que o modelo anterior. Essa bateria tem capacidade para suportar o funcionamento de:

  • Até 12 horas usando a internet;
  • Até 21 horas de conversação usando os AirPods;
  • Até 13 horas em reprodução de vídeos usando os AirPods;
  • Até 60 horas de reprodução de áudio, também com os AirPods.

Graças à traseira de vidro, você pode recarregar o aparelho encostando-o na base AirPower, mas esse sistema de carregamento é mais lento. Você também pode usar o carregador padrão, ou conectar o aparelho ao notebook através do cabo USB.

Se você optar pelo carregador de 18 watts (ou superior), a recarga será rápida e em até meia hora, o smartphone vai atingir 50%. Esse carregador deve ser adquirido separadamente.

Conexões

O iPhone X tem diversas conexões: Wi-Fi, 4G, USB, Bluetooth 5.0, além do carregador sem fios (AirPower), AirPods (fones de ouvido sem fio, com conexão via Bluetooth) e conector Lightining.

Imagem de um iPhone X ao lado de um par de EarPods.

O iPhone X vem com AirPods, os fones de ouvido sem fios da Apple. (Fonte: Plush Design Studio / Pexels)

Recursos extras

O iPhone X também vem com alguns diferenciais interessantes:

  • Resistência à água doce, em profundidade de até 1 metro e por 30 minutos (classificação IP67).
  • Botão lateral maior para bloquear e desbloquear a tela (aperte o botão lateral e o de aumentar o volume, se for para desbloquear a tela) e chamar a assistente virtual da Apple: Siri.

Sensores

O iPhone X vem com os seguintes sensores:

  • Giroscópio de até três eixos;
  • Acelerômetro;
  • Sensor de proximidade;
  • Sensor de luz ambiente;
  • Barômetro.

Quais as vantagens e desvantagens de investir nesse iPhone?

Se você chegou até aqui já viu por si só as inúmeras vantagens. Mas pode estar se perguntando se existe alguma desvantagem. Para que você possa fazer essa comparação e decidir se o iPhone X é o modelo ideal para você, montamos uma lista. Confira:

Vantagens
  • Tela Super Retina com efeito borda infinita
  • Design premium: todo o aparelho é feito em vidro
  • Sistema operacional com excelente desempenho
  • Câmeras potentes
  • A ergonomia do aparelho facilita o uso com apenas uma das mãos
Desvantagens
  • É um aparelho caro
  • O acabamento em vidro não é o ideal se você deixa o aparelho cair demais
  • Fica com muitas marcas de dedos
  • O recorte no topo da tela (notch) dá uma sensação estranha quando o smartphone está na horizontal
  • A leitura biométrica faz falta em alguns momentos

IPhone X, XS ou XR: Qual devo escolher?

O iPhone X foi lançado em novembro de 2017. Menos de um ano depois, em setembro de 2018, a empresa não só havia lançado outros três modelos à linha X: XS, XR e XS Max, como descontinuou a venda do iPhone X em seu site oficial.

iPhone XS: Mantém a tela de 5,8 polegadas, tecnologia OLED, resolução de 2436 x 1125 e 458 ppp (pixels por polegada). O corpo em aço e vidro se mantém, embora este modelo seja 3 gramas mais pesado.

A grande diferença deste modelo é o processador A12 Bionic, superior no desempenho gráfico e do sistema, com 4GB de memória RAM (a do iPhone X são 3 GB), GPU quad-core e sistema operacional iOS 12.

O iPhone XS está disponível também na versão de 512 GB (ideal para o usuário avançado). Esse modelo tem a bateria ligeiramente inferior ao iPhone X, são 2659 mAh, comparados aos 2716 mAh do modelo anterior.

O iPhone XS permite o cadastro de dois usuários no Face ID, uma característica interessante se você costuma dividir o aparelho com outra pessoa.

iPhone XS Max: É maior, são 6,5 polegadas de tela Super Retina, OLED com resolução de 2688 x 1242 pixels a 458 ppp. Este aparelho apresenta resistência à água com classificação IP68 (resiste 30 minutos de água doce em até 2 metros de profundidade).

Imagem de um iphone X ao lado de um modelo XS Max.

Compare a diferença de tamanho entre o iPhone X e o XS Max. (Fonte: Monoar / Pixabay)

iPhone XR: Foi lançado por um preço menor do que os outros dois modelos (iPhone XS e XS Max), pois ele é inferior em algumas características, são elas:

  • A estrutura deste aparelho é de alumínio (os outros têm estrutura de aço inoxidável).
  • Este é o único modelo da linha X a contar com tela LCD, muito inferior à tecnologia empregada nas demais versões (OLED). A consequência é uma resolução menor (1792 x 828 pixels) e uma concentração de 326 ppp.
  • Este modelo não é equipado com o recurso 3D Touch.
  • A câmera traseira é simples, e não dupla como nos demais modelos.
  • Este modelo tem bordas mais largas, diferente da borda infinita, encontrada nos outros aparelhos.

Em contrapartida, esse modelo tem a tela de 6,1 polegadas e o chipset A12 Bionic, com 7 nanômetros, processadores dedicados a lidar com as redes neurais, imagens e vídeos e seis núcleos dedicados para os requisitos comuns do sistema.

IPhone X IPhone XS IPhone XR
Tela Super Retina HD 5,8 polegadas OLED Super Retina HD 5,8 polegadas OLED Liquid Retina HD 6,1 polegadas LCD
Processador e SO A11 Bionic, iOS 12 A12 Bionic, iOS 12 A12 Bionic, iOS 12
Opções de cores Prateado ou Cinza Espacial Prateado, Cinza Espacial ou dourado Branco, preto, azul, amarelo, coral ou vermelho
Vantagens Borda infinita, câmera dupla, tela OLED e preço mais baixo em relação aos outros modelos da linha X Processador mais avançado, três opções de armazenamento Resistência à água (classificação IP68), saídas de som melhores, pode cadastrar dois usuários no Face ID
Desvantagens Processador inferior Tela inferior (resolução HD), bordas maiores, perdeu uma das câmeras traseiras Bateria inferior (2659 mAh)

Quanto custa?

O iPhone X pode ser encontrado na versão com 64 GB de armazenamento por R$ 5.000 ou na versão de 256 GB por aproximadamente R$ 5.990.

As películas podem custar entre R$ 20 (de gel), R$ 30 (de vidro) ou R$ 40 (de vidro temperado). A case (capinha) de silicone custa entre R$ 30 e R$ 50 e os modelos anti-impacto entre R$ 120 e R$ 190.

Onde comprar?

Desde setembro de 2018, a Apple deixou de vender o iPhone X em sua loja virtual. Mas você ainda encontra este modelo em lojas físicas da Apple e em revendedores autorizados.

Dá para comprar em lojas de eletrônicos como Fast Shop, de departamento como Ponto Frio, Magazine Luiza e Americanas. Se preferir também dá para comprar pela internet, em sites como Amazon, Submarino e Mercado Livre.

Se você quiser aproveitar para comprar o aparelho e os acessórios que sugerimos no Ranking, é só clicar no link que antecede as características técnicas de cada produto, que você será redirecionado para a Amazon.

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de iPhone X

Quando for comprar um iPhone X você tem a possibilidade de fazer algumas escolhas, ou seja, características que mudam em uma mesma versão. São poucas, mas a possibilidade de escolha ajuda a proporcionar uma experiência mais satisfatória com o aparelho.

  • Armazenamento
  • Cor do display
  • Acessórios

Vamos explicar cada um desses itens e desejamos uma boa compra!

Armazenamento

Os smartphones da Apple não possuem um recurso que todas as demais fabricantes disponibilizam aos usuários: a possibilidade de extensão da memória do dispositivo através de cartões de memória.

Isso frustra a maioria dos consumidores, então como forma de “compensação”, a marca oferece aparelhos com capacidade de armazenamento maior. No iPhone X, por exemplo, você tem como escolher entre o modelo com 64 GB ou 256 GB.

É claro que se você optar pela versão de 256 GB vai pagar a mais por isso (uma bagatela de quase R$1000), mas vale a pena se você utiliza o aparelho para trabalhar ou estudar. Se não for o caso, opte pela versão de 64 GB.

Imagem de uma mulher utilizando um iPhone X.

Se você utiliza o iPhone como instrumento de trabalho, vale a pena adquirir a versão com 256 GB de armazenamento. (Fonte: freestocks.org / Pexels)

Você também tem a opção de armazenar os arquivos no iCloud, o programa de armazenamento em nuvem da Apple. Só de se cadastrar, você já ganha 5 GB de armazenamento gratuito.

Se isso ainda não for suficiente, você pode comprar armazenamento extra a partir de 50 GB por US$ 0,99 ao mês. Há também um plano familiar de 200 GB ou 2 TB, os preços variam de acordo com a região.

Cor do display

O iPhone X está disponível em duas opções de cores de display: prateado e cinza espacial. A tonalidade cinza espacial é uma opção discreta, por ser mais escura (próxima ao grafite), ideal para quem procura uma cor não muito chamativa, mas que mesmo assim seja bonita e elegante.

Por ser escura, torna-se mais difícil perceber marcas de sujeira. Entretanto, se o aparelho estiver riscado ou arranhado, será mais fácil perceber. A cor cinza espacial veio para substituir o preto.

A versão prateada, recebe um tom claro, que substitui bem os aparelhos na cor branca. Essa tonalidade é elegante, tem uma aparência realmente premium, mas é um pouco mais chamativa do que o cinza espacial.

Aparelhos nessa tonalidade deixam a sujeira mais notável, em contrapartida, as marcas de arranhões ficarão mais discretas.

Imagem de um iPhone X prateado.

O iPhone prata é uma alternativa elegante aos dispositivos na cor branca. (Fonte: Bagus Hernawan / Unsplash)

Acessórios

Na caixa do iPhone X você vai encontrar os seguintes acessórios:

  • Um carregador simples;
  • Cabo lightining;
  • Um par de fones de ouvido AirPods.

Se você quiser acessórios extras como cases (de silicone, couro ou antichoque), película (de gel, vidro ou vidro temperado), carregador sem fio ou mesmo um mais potente (de 18 watts ou mais), você vai precisar adquiri-los separadamente.

(Fonte da imagem destacada: Rob Eradus / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.