Ultima atualização: 22 de abril de 2020

Como escolhemos

6Produtos analisados

15Horas investidas

5Estudos avaliados

38Comentários coletados

A cada novo lançamento a marca americana Apple consegue chamar a atenção até de quem não é muito ligado em tecnologia. E foi no ano de 2017 que a empresa criou um burburinho para o iPhone 8, produto que será explorado hoje nesse review, seja bem-vindo!

O aparelho começou a ser vendido no Brasil no início de novembro do mesmo ano de lançamento e trouxe algumas mudanças bem interessantes. A geração 8 dos iPhones ganhou melhorias na câmera e tela, sistema de carregamento sem fio e poder de processamento 25% superior em relação ao modelo anterior.

É um aparelho que segue tendo uma ótima tecnologia e recursos e se você está dúvida sobre adquiri-lo veio ao lugar certo. Nesse texto apresentaremos todas as informações sobre o produto e ao final da leitura você poderá definir com certeza se ele é ou não o ideal para você. Vamos lá?

Primeiro, o mais importante

  • O iPhone 8 está disponível em duas opções de tamanho de tela, sendo a comum com 4,8 polegadas e a plus com 5,5 polegadas.
  • Há também duas versões de memória, tendo aparelhos com 64GB e outros com 256GB, e três opções de cores.
  • Os pontos altos desse aparelho são a câmera e a tela de alta qualidade e o processador mais rápido e eficiente.

Melhores iPhones 8 e acessórios: Nossos favoritos

Dentre as variações de memória, cor e tamanho de tela, surgiram os melhores modelos de iPhone 8 e junto com eles os melhores acessórios para o aparelho. E é para te mostrar quais são eles que fizemos essa lista, confira:

iPhone 8 Plus 64 GB Apple

Essa opção de iPhone 8 possui uma tela de retina HD com 5,5 polegadas, sendo a maior opção, e que conta com resolução de 1920 x 1080 pixels a 401 pontos por polegada. Ela é ideal para quem deseja um modelo de telefone maior, ótimo para assistir vídeos e ler conteúdos como livros e notícias.

O aparelho pesa 202 gramas, possui 64GB de memória e conta com câmera dupla de 12 MP com lentes grande-angular e teleobjetiva, zoom óptico de 2x e digital de até 10x.

iPhone 8 64GB Apple

Tendo 64 GB de memória e uma tela de retina HD de 4,7 polegadas com resolução de 1334 x 750 pixels a 326 pontos por polegada, esse modelo de iPhone 8 possui uma câmera de 12 MP e zoom digital de 5x.

O iPhone contém ainda estabilização óptica de imagem, lente de seis elementos, Touch ID com sensor de impressão digital, é resistente a água, respingos e poeira e pesa 148 gramas.

Carregador Wireless Belkin Charge up iPhone 8

Uma das grandes vantagens do iPhone 8 é o carregamento por indução e esse modelo de carregador é ideal para isso. Para usá-lo basta colocar o celular em cima do produto para que a recarga se inicie. O modelo possui 7,5w e oferece uma carga rápida.

O produto conta com indicador de carga de LED, proteção térmica para não superaquecer o celular, adaptador AC e possui 1,46 centímetros de altura e 11,86 centímetros de diâmetro.

Air pods Bluetooth Apple

Esse foi um lançamento que surgiu junto com o iPhone 8 e atingiu um grande sucesso. Basicamente é um fone de ouvido sem fio que se conecta ao celular via bluetooth, sendo ideal para ouvir músicas e fazer chamadas.

O produto se liga automaticamente ao celular no momento que é colocado no ouvido e quando é retirado dele entra no modo pausa. Ele tem uma bateria com duração de 5 horas em reprodução e de até 2 horas em conversação, está disponível na cor branco.

Capa para iPhone 8 Caseology Skyfall

Uma das melhores maneiras de evitar riscos e quebras do celular é apostando em capinhas protetoras. Esse modelo indicado para o iPhone 8 é uma boa opção pois possui traseira rígida feita de policarbonato e TPU.

Ela conta ainda com tratamento térmico, se tornando duas vezes mais forte, bordas elevadas em torno da câmera, portas e tela frontal visando maior proteção, design ultrafino com apenas 6,9 milímetros de espessura e está disponível em quatro cores.

Guia de Compra

Desde a sua criação, os iPhones são um dos modelos de celular preferidos dos usuários e normalmente quem utiliza os produtos Apple é fiel e sempre opta por novos modelos da mesma empresa na hora da troca.

A cada ano surgem novas opções de iPhone e modelo de número 8 teve seu lançamento em 2017. Ele ainda é muito vendido e bem avaliado pelos usuários e se você está interessado nele, mas tem algumas dúvidas, basta continuar lendo o nosso guia de compra que todas as suas perguntas serão respondidas.

Na foto um homem tirando uma foto com o seu iPhone em um estádio.

Uma das melhorias que o iPhone 8 recebeu está relacionada a sua câmera, que ganhou novas ferramentas e melhor resolução de imagem e zoom. (Fonte: Greyerbaby / Pixabay)

O que o iPhone 8 tem de diferente?

O iPhone 8 foi lançado juntamente com o modelo X, especial em comemoração ao aniversário de 10 anos da linha de aparelhos celulares da Apple.

Ele ganhou algumas melhorias se comparado ao iPhone 7 e está disponível na versão normal e na plus. A versão normal conta com uma tela de 4,7 polegadas e pesa 148 gramas, enquanto que na versão plus a tela é de 5,5 polegadas e o aparelho pesa 202 gramas.

Nesse lançamento a Apple manteve algumas características que fizeram sucesso no modelo anterior e somou a elas novas tecnologias, criando um aparelho ainda mais completo.

O grande burburinho na época foi o carregador por indução, que não pode ser utilizado nos modelos anteriores ao iPhone 8. Esse método de carregamento deu o que falar, mas infelizmente não acompanha os aparelhos Apple e precisa ser comprado separadamente.

Mas existem também outras características que foram agregadas no aparelho e te explicamos quais são elas abaixo:

  • Design: Com relação ao design, o aparelho manteve seus cantos arredondados e aparência das outras gerações, mas ganhou revestimento de vidro na parte traseira. As cores também sofreram alterações e ele está disponível nas cores cinza espacial, prata e dourado.
  • Bateria: A bateria do iPhone 8 tem uma duração de em média 12 horas com uso intenso e o tempo de carregamento está menor, sendo que segundo a marca o aparelho atinge 50% de carga com 30 minutos na tomada.
  • Tela: A tela de retina HD, por sua vez, ganhou uma resolução melhor, tendo 1920 x 1080 pixels a 401 pontos por polegada na versão plus e 1334 x 750 pixels a 326 pontos por polegada na normal. Houve também uma elevação do brilho e da fidelidade das cores e a criação de uma ferramenta chama TrueTone que regula a temperatura das cores.
  • Câmera: A câmera do iPhone 8 é um dos pontos altos do aparelho. Ele tem uma câmera traseira com lente de seis elementos de 12 megapixels e uma frontal de 7 megapixels, além de possuir um sensor maior e mais rápido. Ele ganhou uma melhoria no modo HDR e passou a combinar dois registros diferentes de um mesmo momento criando uma só foto perfeita.

Ela pode alcançar ainda um zoom digital de até 10x, tem estabilização óptica de imagem, sensor de retroiluminação, controle de exposição e flash de quatro LEDs com sincronização lenta. A câmera do aparelho trabalha bem em tanto em condições de luminosidade ideal, quanto durante a noite em ambientes com pouca luz.

Com relação ao flash, o aparelho tem o chamado “Slow Sync Flash” que deixa o obturador um pouco mais lento, dando tempo para a luz preencher todo o cenário ao invés de iluminar somente o rosto.

Processador: O aparelho ganhou um processador 25% superior em relação à geração passada. O chamado A11 Bionic conta com seis núcleos, dois para tarefas de alto desempenho e que consomem mais energia e quatro para poupar bateria quando não houver tanta necessidade de poder de processamento.

Quais as diferenças entre o iPhone 8 e os outros modelos de celular?

O iPhone 8 foi lançado intermediariamente ao iPhone 7 e o iPhone X e dentre essas duas opções ele possui prós e contras.

O iPhone 7 é o modelo anterior ao 8 e ambas as opções possuem um design muito parecido, já pensando no iPhone X, esse foi o grande lançamento do ano de 2017 e alia novas tecnologias com uma tela jamais vista nos celulares Apple.

Mas há também outras variações entre essas três gerações e você confere quais são elas na tabela abaixo:

iPhone 7 iPhone 8 iPhone X
Cores Preto mate, dourado, prateado e ouro rosa Prateado, cinza espacial e dourado Prateado e cinza espacial
Design Padrão de outros modelos de iPhone com botão frontal e bordas ao redor da tela Padrão de outros modelos de iPhone com botão frontal e bordas ao redor da tela Tela ocupando toda a parte frontal do aparelho, sem bordas ou botões
Medidas da tela Tela de retina HD de 4,7 ou 5,5 polegadas em LCD widescreen Multi-Touch Tela de retina HD de 4,7 ou 5,5 polegadas em LCD widescreen Multi-Touch Tela super retina HD de 5,8 polegadas OLED sem bordas Multi-Touch
Tamanho Modelo normal com 138,3 mm de altura, 67,1 mm de largura e 7,1 mm de espessura

Modelo plus com 158,2 mm de altura, 77,9 mm de largura e 7,3 mm de espessura

Modelo normal com 138,4 mm de altura, 67,3 mm de largura e 7,3 mm de espessura

Modelo plus 158,4 mm de altura, 78,1 mm de largura e 7,5 mm de espessura

143,6 mm de altura, 70,9 mm de comprimento e 7,7 mm de espessura
Acabamento traseiro Metal Vidro Vidro
Câmera 12 megapixels 12 megapixels com lente grande angular e teleobjetiva na versão plus 12 megapixels com lente grande angular e teleobjetiva
Desbloqueio Através do Touch ID Através do Touch ID Através do Face ID
Carregamento Através de cabo Através de cabo ou por indução Através de cabo ou por indução
Memória Modelos de 32 e 128 GB Modelos de 64 e 256 GB Modelos de 64 e 256 GB
Duração da bateria Modelo comum até 12 horas no 3G

Modelo plus até 13h no 3G

Modelo comum até 12 horas no 3G

Modelo plus até 13h no 3G

Até 12h no 3G

Quais as vantagens e desvantagens do iPhone 8?

Muitos especialistas da área citaram no lançamento que o iPhone 8 era um aparelho sem grandes pontos positivos e isso pode estar muito relacionado as novidades que vieram com o iPhone X que saiu na mesma época. Porém, o aparelho possui muitas vantagens.

A primeira delas está relacionada ao tamanho da tela da versão comum. Poucos smartphones no mesmo nível possuem uma tela com menos de 5 polegadas e isso dá ao modelo da Apple a vantagem de ser mais portátil e de uso confortável, visto que se ajusta perfeitamente na mão permitindo ao usuário digitar apenas com uma.

Ainda pensando em tela, o aparelho conta com uma resolução, brilho e fidelidade de cores de ótima qualidade. Sem falar que por estar disponível em duas versões consegue agradar diferentes tipos de pessoas.

A câmera do aparelho é outro ponto alto. Quem valoriza fotos de qualidade pode optar por esse modelo, já que sua câmera consegue captar imagens de maneira eficiente e com ajustes corretos de luminosidade, sem contar que ela conta com novas tecnologias que permitem uma foto perfeita.

Na foto um homem segurando um iPhone com a câmera ligada mostrando uma paisagem.

A câmera do iPhone 8 é um dos pontos altos do aparelho e consegue tirar fotos com qualidade profissional. (Fonte: Life of Pix / Pexels)

O vidro na parte traseira chegou a ser criticado, visto que é comum que fiquem marcados de dedos, deem a sensação de fragilidade e tornem o aparelho escorregadio. Porém, principalmente na cor prateado, os dedos não aparecem e o aparelho se mostrou resistente a quedas e sem o problema de escorregar.

As desvantagens ficam por conta do design do iPhone 8. Não há nesse aparelho muitos avanços se relacionados as outras versões do produto e ele perde no fato de que não possui a tela infinita, que muitos smartphones concorrentes possuem, e também devido ao seu touch ID, visto que vários outros já utilizam o face ID.

Outros pontos negativos estão relacionados ao fato de que só há uma entrada para o carregador e para o fone de ouvido, o que impossibilita fazer as duas coisas ao mesmo tempo, e o preço, que segue um padrão elevado que normalmente os produtos Apple tem no Brasil.

Vale destacar também que a durabilidade da bateria deixa um pouco a desejar, durando apenas cerca de 12 horas.

Vantagens
  • Câmera de excelente qualidade
  • Tela de tamanho que se adequa ao uso com apenas uma mão na versão comum
  • Duas opções de tamanho
  • Recarga rápida
  • Brilho e cores de qualidade na tela
  • Acabamento em vidro na parte traseira
  • Possibilidade de carregamento por indução
  • Processador mais rápido
Desvantagens
  • Design pouco diferente
  • Não possui novas tecnologias de desbloqueio
  • Preço elevado
  • Apenas uma entrada para carregador e fone de ouvido
  • Baixa durabilidade da bateria

Qual o melhor: iPhone 8 ou Galaxy S8?

Quem acompanha um pouco esse universo da tecnologia sabe que a Apple e a Samsung são concorrentes diretas, portanto, comparamos agora o iPhone 8 com o modelo mais similar da outra marca que é o Galaxy S8.

O resultado dessa “briga” você vê abaixo:

iPhone 8 Galaxy S8
Design Padrão dos iPhones anteriores tendo bordas na tela e botão frontal. A traseira é de vidro Possui bordas curvas na tela, não tem botão frontal, traseira em vidro
Tela Tela de retina HD de 4,7 ou 5,5 polegadas em LCD widescreen Multi-Touch. Resolução de 1920 x 1080 pixels a 401 ppp na versão plus e 1920 x 1080 pixels a 401 ppp na comum Tela de 5,8″ Quad HD+ com resolução de 2960 x 1440 pixels com 570 ppi
Cores Prateado, cinza espacial e dourado Prata, azul, dourado, preto e lilás acinzentado
Câmera Câmera traseira de 12MP com abertura de lente f/1.8 e frontal de 7 MP Câmera traseira de 12 MP com abertura de lente f/1.7 e frontal de 8 MP
Medidas Modelo normal com 138,4 mm de altura, 67,3 mm de largura e 7,3 mm de espessura

Modelo plus 158,4 mm de altura, 78,1 mm de largura e 7,5 mm de espessura

148,9 mm de altura, 68,1 mm de largura e 8 mm de espessura

Os preços não foram colocados na comparação porque há grande variação de valor em todos os modelos.

Quanto custa?

De acordo com o site oficial da Apple, o valor do iPhone 8 na versão normal é de R$ 3.999 e na versão plus de R$ 4.599. Porém, o produto pode ser encontrado por valores bem mais em conta em outras lojas e sites que sempre tem promoções.

Independentemente do valor inicial do produto, o que sempre altera o seu preço é a quantidade de memória escolhida e o tamanho da tela, sendo que a cor não provoca nenhuma variação.

Onde comprar?

Diversas lojas como Fast Shop, Magazine Luiza, Americanas, Casas Bahia, Carrefour, Extra e afins comercializam o iPhone 8.

Online também há uma extensa gama de site que vendem o produto como Amazon, Ponto Frio, Extra, Walmart, além do próprio site da Apple.

As opções de produtos que colocamos no ranking também estão à venda e para adquiri-los basta clicar no que mais gostou.

foco

Na hora de comprar o iPhone 8 é importante lembrar que o chip que o aparelho aceita é o Nano e não o micro, muito comum dos modelos anteriores. Para adquirir um desses basta ir até a sua operadora e solicitar a troca.

Critérios de compra: Fatores para comparar as versões do iPhone 8

Após ler todas as informações sobre o iPhone 8 você está decidido a adquirir um aparelho desses, porém ainda está em dúvida sobre qual versão escolher.

E para te ajudar nessa tarefa separamos abaixo os principais pontos a serem levados em consideração na hora de comparar os modelos e assim ficará mais fácil tomar uma decisão certeira. São eles:

  • Versão
  • Memória
  • Cor
  • Acessórios

Confira em detalhes como escolher seu iPhone 8.

Versão

Te contamos mais acima que o iPhone 8 está disponível na versão comum com tela de 4,8 polegadas e na versão plus com tela de 5,5 polegadas.

Definir qual é a ideal já é um bom passo para escolher o seu iPhone 8 e para isso você deve pensar no espaço que o celular irá ocupar e nas suas formas de uso.

O modelo padrão é menor que o plus, dessa forma, ocupa menos espaço e é mais fácil de ser utilizado apenas com uma mão. Além disso, cabe mais facilmente em bolsos e bolsas pequenas.

Já o plus não tem as vantagens do modelo anterior, porém por ter uma tela maior pode ser ideal para quem gosta de ler ou assistir vídeos no celular. Sem falar que o zoom da câmera do modelo plus é de até 10x, enquanto que na versão normal é de no máximo 5x.

Na foto um homem segurando um iphone com capinha preta na mão conectado a um fone de ouvido.

O ideal é escolher um aparelho que tenha um tamanho que não atrapalhe, podendo ser guardado nos bolsos e bolsas que você mais utiliza. (Fonte: i love simple beyond / Pexels)

Memória

A memória é outro ponto importante porque está diretamente relacionada a funcionalidade do seu celular durante o uso.

O iPhone 8 está disponível em versões com 64 e 256 GB.

Se você é uma pessoa que faz o uso de celular no dia a dia, sem precisar de softwares ou aplicativos mais pesados, a memória de 64 GB é uma excelente opção, visto que comporta uma grande quantidade de arquivos.

Já quem trabalha com o celular e tem a necessidade de uma grande extensão de memória o modelo de 256GB pode ser o mais indicado, visto que o celular precisa comportar todos os aplicativos e arquivos de forma eficiente.

Cor

Por mais que a cor do aparelho só fique evidente na parte de trás do celular é importante escolher corretamente para não enjoar.

O iPhone 8 está disponível no dourado, prateado e cinza espacial. Mas é de grande valia te informar que o cinza espacial lembra muito o preto e que o prateado é muito parecido com a cor branca.

Inclusive, quem se incomoda com as bordas brancas que o iPhone possui pode escolher o modelo cinza espacial, que tem a parte frontal preta que se camufla com a tela quando bloqueado.

A tela dos computadores pode mostrar as cores com certa variação e mesmo que você vá fazer a sua compra online vale a pena passar em uma loja e ver pessoalmente as opções existentes e escolher a que mais agrada.

Na foto a traseira de um iPhone 8 na cor cinza espacial sobre um fundo branco.

A cor mais básica do iPhone 8 é o cinza espacial, ele não enjoa e tem a frente na cor preta. (Fonte: Tuur Tisseghem / Pexels)

Acessórios

Quem está com mais dinheiro disponível e adora novas tecnologias pode aproveitar a compra do iPhone 8 e adquirir também os acessórios que são disponíveis para ele.

Os fones de ouvido sem fio são excelentes para quem pratica atividades físicas e não quer mais saber de fios atrapalhando e o carregador por indução também é muito interessante para quem vive quebrando os fios do iPhone.

Há também uma infinidade de capinhas e películas de tela que protegem e muito o aparelho nas quedas e podem ser essenciais para garantir a boa durabilidade do produto.

(Fonte da imagem destacada: PhotoMIX Ltd. / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Elen Gonçalves Graduada em Mecatrônica
Os anos morando e estudando na Europa ajudaram a despertar em Elen uma paixão pelos eletrônicos que a levou a estudar mecatrônica. Discutir assuntos relacionados a esse universo é o que ela mais gosta de fazer. Principalmente se for online, onde é possível compartilhar seu conhecimento com milhares de pessoas ao mesmo tempo.