Imagem mostra um inversor de tensão em uso.
Ultima atualização: 1 de julho de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

77Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Você mora em um lugar com rede elétrica instável e está cansado de não ter seus eletrônicos à disposição? Viaja ou acampa com frequência e quer ter uma alternativa para carregar dispositivos ou ligar eletrodomésticos? Um inversor de tensão pode ser a solução!

Inversores de tensão conseguem converter a energia de baterias ou pilhas em eletricidade e, com isso, são salvadores em algumas situações. Fique conosco para aprender tudo que esses pequenos dispositivos podem te oferecer!




Primeiro, o mais importante

  • Os inversores de tensão são capazes de usar baterias de carros ou de outros tipos para gerar energia elétrica capaz de fazer eletrônicos como notebooks ou TVs e alguns eletrodomésticos funcionarem.
  • É fundamental que você não tente ligar em um inversor de tensão um eletrônico ou eletrodoméstico com potência maior do que a bateria é capaz de suportar.
  • Veja sempre qual é a eficiência do inversor de tensão escolhido. Ela indica o quanto da energia gerada pela bateria é, de fato, transformada em eletricidade.

Os melhores inversores de tensão: Nossas recomendações

Nós pesquisamos vários inversores de tensão e conversamos com especialistas em elétrica para elaborar a lista com os melhores modelos disponíveis no mercado. Você pode confiar em cada um deles:

Guia de compra: Tudo o que você precisa saber sobre inversores de tensão

Será que o inversor de tensão é uma solução para você? O guia de compra é o setor que traz respostas para as perguntas mais frequentes sobre o produto!

Imagem mostra uma pessoa despejando um líquido em uma xícara em um acampamento.

Quem gosta de acampar tem muito a ganhar com um inversor de tensão. (Fonte: Uriel Mont / Pexels.com)

O que é um inversor de tensão e para que ele serve?

Os inversões de tensão ou inversores de corrente, como também são chamados, são dispositivos capazes de converter corrente contínua, como a das baterias de dispositivos eletrônicos e de automóveis, em corrente alternada, a da rede elétrica.

Ligando as garras do inversor em uma bateria e plugando nele a tomada do aparelho, é possível fornecer energia para que tal aparelho funcione mesmo longe da rede elétrica.

Portanto, um inversor de tensão é uma solução rápida e não duradoura para situações nas quais é preciso fornecer eletricidade a aparelhos ou dispositivos eletrônicos sem disponibilidade de rede elétrica. O produto não consegue funcionar por muito tempo, uma vez que a bateria se esgota, mas tem enorme utilidade.

Você sabia que inversores de tensão já foram usados em jogos compatíveis com consoles da Nintendo, mas não autorizados, para burlar os chips internos e garantir o funcionamento?

Quando usar um inversor de tensão?

Afinal, para quem a transformação de corrente contínua em corrente alternada é útil? Você deve cogitar um inversor de tensão se costuma estar nas seguintes situações:

  • Acampamentos: Um inversor de tensão pode ajudar a ligar uma televisão ou um notebook em um acampamento ou um lugar isolado, ou talvez até um aquecedor de água ou um eletrodoméstico como sanduicheira ou cafeteria.
  • Longas viagens de carro: Pessoas que gostam de cruzar grandes distâncias em carros ou até trailers podem eventualmente precisar de algum eletrônico ou eletrodoméstico para conforto, diversão ou necessidade. Levar um inversor de tensão é uma ótima ideia.
  • Lugares com rede elétrica instável: A eletricidade cai com muita frequência onde você mora? O inversor de tensão é a solução para momentos de emergência nos quais é imprescindível ter algum eletrônico mas não há rede elétrica disponível.
  • Viagens de barco: Para quem gosta de pescarias e viagens de barco, ter um inversor de tensão à disposição também é muito útil.

Com quais aparelhos é possível usar um inversor de tensão?

Não existe uma regra universal que diz que é possível usar um inversor de tensão em determinado aparelho e não em outro. Para saber o que você consegue ligar com o seu dispositivo, precisa levar em conta algumas variáveis.

A voltagem e a amperagem da bateria definem o que será possível ligar no inversor de tensão.

A primeira variável é a bateria usada. Você deve observar a voltagem e a amperagem e multiplicar uma pela outra. É assim que se chega à potência máxima que ela consegue alcançar.

Depois, veja a potência do aparelho que deseja ligar. Será possível se a potência gerada pela bateria for superior à do aparelho. Leve em conta que quanto mais próximos os números, menor o tempo de funcionamento, e que a eficiência nunca é de 100%.

Uma bateria comum de carro conta com 12 Volts e 60 Amperes, o que daria a ela 720 W de potência. Você conseguiria ligar com tranquilidade o carregador de um notebook, com potência média de 100 W, ou uma televisão, que costuma ter cerca de 200 W. Um secador de cabelo, com média de 1300 W, já seria impossível.

Imagem mostra uma van azul na estrada.

Um inversor de tensão permite passar mais tempo na estrada. (Fonte: Free=Photos / Pixabay.com)

Quais as vantagens de um inversor de tensão?

A principal vantagem de um inversor de tensão é permitir o uso de aparelhos e dispositivos que precisam de eletricidade mesmo quando não há rede elétrica por perto. Ele é um companheiro capaz de auxiliar em momentos de diversão ou de aperto.

Por ser pequeno e fácil de usar, o inversor de tensão serve totalmente ao seu propósito. Não faz volume em carros ou barcos durante as viagens.

Você deve ficar atento ao fato de que o inversor de tensão é uma solução apenas provisória e que fará com que a bateria usada para conversão acabe rapidamente. Não adianta pensar que será possível usar um aquecedor elétrico por horas consecutivas em um acampamento.

Inversores de tensão são dispositivos entre os quais as diferenças de qualidade são enormes. Os melhores modelos são seguros e eficientes, enquanto os outros de baixo nível são capazes até de prejudicar as baterias e os aparelhos. Escolha com muito cuidado!

Veja uma tabela com as principais vantagens e desvantagens dos inversores de tensão:

Vantagens
  • Solução muito prática para momentos sem eletricidade
  • São portáteis e fáceis de usar
  • Possuem grande eficiência
  • Os melhores modelos são muito confiáveis
Desvantagens
  • Modelos ruins podem causar prejuízos
  • Não servem para funcionamento constante, apenas temporário

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um inversor de tensão

Precisamos debater agora os critérios técnicos mais importantes para a aquisição do inversor de tensão ideal. Fique atento na leitura e acerte no momento da compra!

Eficiência

A eficiência de um inversor de tensão indica o quanto da tensão contínua das baterias ele consegue transformar em tensão alternada para alimentar um eletrônico ou eletrodoméstico.

É impossível encontrar um inversor de tensão com eficiência de 100%, mas alguns modelos anunciam números como 85% ou 90%, o que é excelente.

Lembre-se de que a energia perdida se dissipa de outras formas e o calor é uma das mais comuns. Modelos pouco eficientes podem sofrer com superaquecimento.

Imagem mostra um inversor de tensão em destaque.

Os melhores inversores de tensão contam com alta eficiência. (Fonte: fahroni / 123rf.com)

Segurança

O primeiro ponto importante para a segurança de um conversor de tensão é o uso correto. Ligar aparelhos que exigem potências muito acima do que a bateria pode oferecer é uma terrível ideia e, além de estragar bateria e aparelho, pode levar a acidentes em casos drásticos.

Um inversor de alto nível usado de maneira correta é totalmente seguro.

A qualidade do dispositivo também é fundamental. Você deve optar por um produto bem-avaliado, de uma marca de confiança e, principalmente, com certificados de segurança. Proteções contra incêndios e curtos-circuitos são bem-vindas.

Com um inversor de tensão de alto nível sendo usado de maneira correta, não há nenhum motivo para se preocupar com possíveis problemas de segurança. O dispositivo te entregará o que é necessário sem oferecer riscos!

Recursos especiais

A maior parte dos inversores de tensão funciona de maneira bastante simples, mas alguns podem oferecer alguns recursos especiais que facilitam a experiência de uso e informam o status da conversão e possíveis problemas.

Um recurso de destaque é um visor que mostra a porcentagem ainda disponível da bateria usada e um sinal verde que indica se o uso está apropriado. Alguns modelos contam também com um alarme que toca quando a carga da bateria está muito baixa ou se há qualquer problema na conversão.

Entradas e conexões

Em alguns inversores de tensão, você pode ligar até mais de um aparelho. Para isso, é preciso que exista mais de uma entrada. É claro que você deve prestar atenção para não ultrapassar a potência máxima suportada pela bateria.

Verifique também se o formato da entrada é compatível com o plug dos seus aparelhos. Caso contrário, será preciso usar adaptadores.

Resumo

Inversores de tensão são dispositivos úteis para quem acampa, viaja de carro ou com barco com frequência ou mora em regiões com muita instabilidade da eletricidade. Eles conseguem converter a corrente de baterias e pilhas em corrente de alimentação própria para aparelhos elétricos.

Apesar de muito úteis, inversores de tensão precisam ser usados com parcimônia. Eles tendem a gastar rapidamente as baterias e não podem ligar equipamentos com potências muito altas. Escolher um modelo seguro é indispensável!

(Fonte da imagem destacada: Eagnarin Wanvong / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas