Imagem mostra uma placa com os escritos "no wifi zone".
Ultima atualização: 15 de junho de 2021

Seja muito bem-vindo! Em uma época que vivemos conectados e que resolvemos muitos dos nossos problemas com os nossos dispositivos eletrônicos, a internet lenta pode ser um sério problema. Afinal, o que causa a lentidão? Como resolvê-la?

Nós preparamos um artigo que te ajuda a pensar todas as possíveis causas de lentidão na sua conexão com a internet e te oferece possíveis soluções para o problema. Leia atentamente e passe a ter tranquilidade com as suas tarefas online!




O mais importante

  • Provedores de internet estão entre as empresas pior avaliadas pelos consumidores e, muitas vezes, são causa dos problemas de conexão lenta.
  • Você deve ter sempre equipamentos modernos para ajudar na qualidade da internet. Recomendamos roteadores dual band e repetidores WiFi.
  • Certifique-se de que as configurações da sua rede estão corretas. Caso contrário, até invasões e roubos de sinal podem acontecer.

Internet lenta: nossa recomendação dos melhores produtos

Baixa segurança, barreiras físicas, equipamentos ruins... Muitas coisas podem causar internet lenta. Vamos discuti-las a seguir!

Imagem mostra uma mulher sentada no chão usando um computador.

A internet ruim pode prejudicar seriamente o seu trabalho. (Fonte: Vlada Karpovich / Pexels.com)

Plano e provedor

A primeira causa possível de internet lenta é um provedor de baixa qualidade. Leia as avaliações sobre a empresa contratada e, caso elas demonstrem problemas constantes, você pode já ter encontrado o motivo.

Verifique também qual é o seu plano contratado. Ele tem o que é suficiente para o seu uso da internet? Se você faz muitos downloads ou se há uma grande quantidade de conexões simultâneas na sua rede, talvez seja preciso subir alguns degraus e pagar mais caro.

Você sabia que das vinte empresas com pior avaliação média na plataforma Reclame Aqui, quatro são provedores de internet?

Equipamento

Não adianta querer ter um plano de internet de alta velocidade e manter equipamentos antigos que não são capazes de operar nas frequências necessárias e nem de distribuir o sinal contratado.

Um roteador dual band pode melhorar a qualidade da sua internet.

Nós recomendamos que, caso você tenha contratado um plano de internet de alto nível, atualize os seus equipamentos. Um roteador dual band é uma excelente ideia.

Se o seu computador ou smartphone for muito antigo, talvez não consiga se conectar às redes mais modernas. Uma atualização também pode ser necessária nos dispositivos de acesso à internet.

Configurações e segurança

Uma causa comum de internet lenta que costuma passar despercebida é a configuração errada da rede ou do roteador. Você pode observar se ela não está impedindo o potencial do seu plano ou se permite roubo de rede.

Se as configurações de segurança da sua rede forem frouxas, pessoas indesejadas podem se conectar a ela e fazer com que haja grande lentidão.

A segurança do seu dispositivo também gera internet lenta. Caso ele esteja infectado com vírus, a lentidão pode surgir. Essa causa é ainda mais provável se você percebe o problema em apenas um aparelho.

Barreiras físicas e distância

O sinal de internet tem limitações. Roteadores não conseguem impulsioná-lo por longos e longos metros e nem fazer com que as ondas superem barreiras como portas, paredes grossas e móveis variados.

Nós sugerimos que você tente conectar o seu computador diretamente ao roteador através de um cabo e verificar se há melhora na velocidade. Se sim, a lentidão provavelmente é causada por barreiras físicas, distância elevada ou interferência no sinal sem fio.

Como resolver a internet lenta?

Apresentamos as causas, é hora das soluções! A seguir, você descobre como resolver cada um dos possíveis problemas que causam internet lenta.

 Imagem mostra um roteador em destaque.

Um bom roteador dual band pode te ajudar a ter uma conexão melhor. (Fonte: USA-Reiseblogger / Pixabay.com)

Equipamentos de retransmissão de sinal

Se a hipótese de haver barreiras ou distância for comprovada com o bom funcionamento da internet a partir da conexão por cabo, você pode tentar mudar o roteador de lugar ou instalar equipamentos de retransmissão de sinal.

Esses equipamentos recebem o sinal de um roteador e conseguem fazer com que ele chegue mais longe, ampliando o alcance e as direções de distribuição.

Para empresas ou lugares de grande porte, access points são os mais recomendados, enquanto repetidores são bons para ambiente doméstico. Veja alguns modelos:

Reconfiguração de rede

Se a conexão direta com cabo não produz resultados, a sua próxima tentativa é a reconfiguração da rede.

A principal questão que você deve prestar atenção é a segurança. Redefina as senhas, portas e possibilidades de acesso e impeça que terceiros possam se conectar à sua internet.

Novo roteador

Reconfigurar a sua internet não trouxe resultados? Se você ainda não tem um roteador moderno, pode ser a hora de adquiri-lo.

Um roteador dual band oferece tanto a frequência 2,4 Ghz, que tem maior alcance e menor velocidade, como a 5 Ghz, de mais velocidade e menos alcance. Os melhores modelos funcionam com as duas de maneira simultânea, possibilitando uma variedade de usos e de dispositivos.

Confira uma tabela com as vantagens de um roteador dual band:

Vantagens
  • Permite conexão na frequência 5 Ghz, mais veloz
  • Dá opções para dispositivos compatíveis apenas com 2,4 Ghz
  • Diminui o tráfego de dispositivos na rede
  • Oferece mais limpeza e qualidade no sinal
Desvantagens
  • É um pouco mais caro que os modelos simples

Novo plano ou provedor de internet

Se mesmo com um roteador dual band corretamente configurado a sua internet melhorar, não há outra solução além da troca do plano ou de provedor de internet.

Caso o plano seja básico, assine um que ofereça maior velocidade. Se ele já for avançado, a qualidade do provedor deve ser a culpada e você deve buscar um melhor avaliado.

Resumo

A internet lenta pode ter muitas possíveis causas. O importante é que você faça os testes necessários para saber se o problema vem do provedor, do plano, dos seus equipamentos, das configurações ou da distância entre dispositivos e roteador.

Com todos os testes, você provavelmente descobrirá a causa. Nós recomendamos que você tenha um roteador dual band e que sempre mantenha as configurações corretas de rede.

(Fonte da imagem destacada: Discover Savsat / Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas