Ultima atualização: 3 de agosto de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

30Comentários coletados

Quando você está com um orçamento apertado, escolher o item que você quer comprar pode ser um pouco difícil. Não surpreende que, à medida que os preços baixam, os fabricantes sacrificam componentes importantes que podem afetar a qualidade do produto.

Entretanto, existem dispositivos de qualidade que podem ser encontrados para um orçamento muito apertado. Estas são as impressoras baratas. Qual você escolhe dependerá de como você quer usá-lo, seja no escritório ou em casa.




O mais importante

  • Existem muitos modelos diferentes de impressoras baratas. O importante é escolher aquele que melhor se adapte às nossas exigências.
  • A manutenção das impressoras é essencial para prolongar sua vida útil. Da mesma forma, ele também ampliará o funcionamento correto do dispositivo.
  • As impressoras baratas são adequadas principalmente para uso doméstico e em pequenos escritórios. Se a impressão constante e massiva for necessária, devem ser usados impressores profissionais.

Impressoras baratas: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre impressoras baratas

Encontrar impressoras baratas geralmente não é difícil, pois há muitas opções no mercado. A parte complicada é escolher a impressora certa para atender às suas necessidades. Nesta seção, nós facilitaremos sua escolha respondendo às perguntas mais freqüentes.

Existem muitos modelos diferentes de impressoras baratas. O importante é escolher a que melhor se adapta às suas necessidades. (Fonte: Vietrov: 55399467/ 123rf)

Por que ter uma impressora barata e quais são suas vantagens?

Não é necessário pagar muito dinheiro por uma impressora se tudo o que queremos fazer é fazer algumas cópias, seja em preto e branco ou em cores. Podemos obter praticamente os mesmos benefícios e temos muitas vantagens com uma impressora barata.

Vantagens
  • Eles são econômicos
  • É fácil substituir toner ou tinta
  • São fáceis de reparar
  • São geralmente pequenos ou médios
  • São fáceis de transportar
  • São ideais para o lar.
Desvantagens
  • As impressoras a jato de tinta tendem a ficar sem tinta muito rapidamente
  • os cartuchos de tinta tendem a ser caros
  • Não é ideal para grandes volumes de impressão

Quem deve comprar impressoras baratas?

As impressoras de baixo preço podem ser usadas por praticamente qualquer tipo de usuário. Não há nenhuma desvantagem para o uso no escritório ou em casa. Desde que você imprima em pequenas quantidades com um uso moderado do equipamento.

Estes dispositivos são projetados para uso em casa ou com poucos usuários, sendo úteis para estudantes, professores, escritores, artistas gráficos, entre outros do mesmo tipo.

Que tipos de impressoras baratas existem?

As impressoras baratas e comerciais mais comuns podem ser divididas em dois tipos. Há aqueles que imprimem através de um fluxo de tinta. Eles usam cartuchos de tinta como fonte de impressão.

Há também aqueles que imprimem usando pulsos elétricos de calor, chamados de impressoras a laser. Estes usam toner com tinta em pó como fonte de impressão.

Entre estes dois tipos, as impressoras de tinta são as menos caras. Embora as impressoras a laser possam ser mais caras, o toner pode durar até 5 vezes mais do que um cartucho de tinta.

A manutenção da impressora é essencial para prolongar a vida útil e o funcionamento adequado do dispositivo. (Fonte: Mucibabic: 14972656/ 123rf)

As impressoras a laser e jato de tinta têm o mesmo desempenho?

As impressoras a laser têm um desempenho superior em comparação com as impressoras a jato de tinta. Isto significa que com um toner você pode imprimir muito mais folhas do que com um cartucho de tinta. Ela pode durar até 5 vezes mais.

Agora, com o advento das impressoras de tinta contínua, um rendimento semelhante ao do toner pode ser alcançado. Estes dispositivos de tinta contínua dão a vantagem de poder recarregar constantemente recipientes de tinta vazios com tinta.

No lado ambiental, é importante saber que ambas as impressoras deixarão resíduos à medida que são utilizadas. O ideal é reciclar o máximo possível, gerenciando os resíduos de toner e cartuchos de tinta (2).

Tipo Preço Velocidade de impressão Produtividade Ideal para
Impressoras de tinta Os cartuchos de tinta são mais baratos do que os toners, mas precisam ser substituídos com muita freqüência. Eles são mais lentos que os lasers Não são recomendados para impressão de grandes números de folhas Home
Impressoras laser Os toners são caros, mas duram até 5 vezes mais que um cartucho de tinta Imprimem muito rapidamente Imprimem grandes números de folhas Home e pequenos escritórios

Como manter uma impressora barata?

A manutenção é algo fundamental que prolongará a vida útil do nosso dispositivo. Só porque o produto é barato não significa que ele não vai durar muito, desde que seja bem cuidado.

  • Impressoras de tinta: O mais importante é o seu uso constante. Quando você pára de usá-los, a tinta nos bicos tende a secar e solidificar. Além disso, o processo de limpeza dos bicos deve ser realizado constantemente.
  • Laser: Neste caso, a limpeza é crucial, pois muito pó de toner tende a se acumular dentro do dispositivo, e isto tende a manchar as folhas. Também é importante notar que o pó de toner contém materiais contaminantes, por isso é necessário manuseá-lo corretamente (3).

As impressoras baratas são adequadas principalmente para uso doméstico e em pequenos escritórios. (Fonte: Happystock: 15212486/ 123rf)

Que outras alternativas existem para impressoras baratas?

Se você tem uma empresa com muitos funcionários e precisa imprimir, você precisa comprar uma impressora profissional. Embora estas impressoras sejam caras, elas são construídas para uso constante.

Ferramentas tecnológicas podem ser a alternativa perfeita para o uso de impressoras e papel.

Outra opção é o uso de formulários online, digitalização de documentos e e-mails. Além disso, a rede online e outras ferramentas tecnológicas podem substituir, até certo ponto, o uso de impressoras.

Critérios de compra

Dependendo do que você quer usar sua impressora barata, você pode encontrar o dispositivo ideal para você. Com ele você pode imprimir, copiar, digitalizar e assim por diante. Mas antes de decidir qual impressora escolher, você deve considerar alguns dos critérios de compra mais importantes.

Multifunção

Impressoras multifuncionais incorporam funcionalidades que vão além da simples impressão. Ao contrário das impressoras básicas que só imprimem, com essas impressoras você pode:

  • Fazendo fotocópias.
  • Escaneamento de arquivos.
  • Impressão diretamente de um cartão de memória SD ou USB.
  • Alguns permitem que você envie FAX.

Com todas essas funções, elas são as impressoras preferidas em relação às básicas. Eles também podem imprimir por jato de tinta e outros por laser.

A manutenção de uma impressora barata é ideal para prolongar a vida útil do dispositivo. (Fonte: Fabrikacrimea: 106096555/ 123rf)

Tamanho

Quanto menos espaço nosso dispositivo ocupar, mais fácil será de localizar e manusear. Em termos de tamanho, as impressoras podem variar muito. Eles variam de pequenos laptops de bolso a impressoras multifuncionais médias e grandes.

No entanto, geralmente nossa impressora barata será usada em casa ou em pequenos escritórios. Portanto, é importante que ela seja de pequeno a médio porte. Desta forma, ocupará pouco espaço e será fácil localizá-lo e movê-lo.

Conexão Wifi

Salvar conexões complicadas com cabos e configurações complexas de rede é algo pelo qual se deve agradecer. É por isso que a facilidade de uso, configuração e conexão que as impressoras com conexão wifi permitem, as torna altamente solicitadas.

Para ter conexão com nosso equipamento, nós só temos que fazer uma configuração simples da impressora. Com isso, qualquer dispositivo conectado à rede wifi, como celular, tablet e computador, pode imprimir.

Com impressoras multifuncionais você pode imprimir, digitalizar e fazer cópias com um único computador. (Fonte: Mahrous Houses: 5AoOejjRUrA/ Unsplash)

Tipo de impressão

Basicamente, existem dois tipos de impressoras, a jato de tinta e a laser. Ambos são altamente recomendados, mas tudo depende do que você precisa para usá-los.

O desempenho, a velocidade de impressão e o consumo de tinta diferem entre os diferentes tipos de impressoras.

No caso dos modelos a jato de tinta, eles são ideais para uso doméstico onde grandes quantidades de impressão não são constantemente necessárias.

Os lasers, por outro lado, são ideais para uso em escritórios ou casas onde a frequência e quantidade de impressão é muito maior e constante.

As impressoras a jato de tinta são geralmente mais baratas do que as impressoras a laser. (Fonte: Pavelkovar: 534450/ Pixabay)

Consumo de tinta

As impressoras a jato de tinta e impressoras a laser oferecem diferentes desempenhos em termos de uso e consumo de tinta.

As impressoras a jato de tinta, com exceção da tinta contínua, consomem muito mais tinta do que as impressoras a laser. Em outras palavras, um cartucho de tinta tem um rendimento muito menor do que um cartucho de toner (4).

As impressoras de tinta contínua oferecem um rendimento semelhante ao das impressoras de toner, e o preço por recarga é muito menor do que o de um cartucho de toner.

Se você precisa imprimir constantemente, seria ideal optar por impressoras a laser ou impressoras de tinta contínua. Caso contrário, opte por impressoras jato de tinta com cartuchos, que são mais econômicas.

Resumo

Muitas vezes se pensa que impressoras baratas, devido ao seu baixo preço, são de baixa qualidade e eficiência. Mas isto está longe de ser verdade porque, dependendo de como estes dispositivos são usados, eles podem ter um desempenho excelente ou muito ruim.

Eles não devem ser usados para entregar grandes números de impressões a grandes números de usuários. Idealmente, estes dispositivos devem ser usados para uso doméstico ou em pequenas empresas, onde as demandas não são tão altas e o número de impressões é pequeno. Embora a escolha sempre dependerá de suas necessidades.

Finalmente, nós convidamos você a compartilhar este guia. Desta forma, você ajudará muito mais pessoas no processo de escolha de sua impressora barata ideal.

(Fonte de imagem em destaque: Vietrov: 55399465/ 123rf)

Referências (4)

1. Cosoi P Eduardo. Cómo elegir una impresora. Rev. chil. pediatr. [Internet]. 2003 [2021]
Fonte

2. Álvarez, A. (2012). Instrucción técnica para la gestión de los residuos de tóner y cartuchos de tinta. Málaga: Sistema de gestión ambiental de la universidad de Málaga. 2012 [2021]
Fonte

3. Talavera Nuñez, Maria Elena, & Guillen Zevallos, Maria Ofelia. Evaluación de metales pesados en el tóner usado en fotocopiadoras. Su relación con los trabajadores y medidas de mitigación. Revista de la Sociedad Química del Perú. 2010 [2021]
Fonte

4. Gutiérrez L. Diagnóstico de la generación y alternativas para el aprovechamiento y disposición de los cartuchos de tinta y de tóner usados, de impresoras y fotocopiadoras en la ciudad de Bogotá D.C. Bogotá: Universidad de La Salle; 2008. [2021]
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Articulo científico
Cosoi P Eduardo. Cómo elegir una impresora. Rev. chil. pediatr. [Internet]. 2003 [2021]
Ir para a fonte
Instructivo
Álvarez, A. (2012). Instrucción técnica para la gestión de los residuos de tóner y cartuchos de tinta. Málaga: Sistema de gestión ambiental de la universidad de Málaga. 2012 [2021]
Ir para a fonte
Articulo científico
Talavera Nuñez, Maria Elena, & Guillen Zevallos, Maria Ofelia. Evaluación de metales pesados en el tóner usado en fotocopiadoras. Su relación con los trabajadores y medidas de mitigación. Revista de la Sociedad Química del Perú. 2010 [2021]
Ir para a fonte
Tesis de grado
Gutiérrez L. Diagnóstico de la generación y alternativas para el aprovechamiento y disposición de los cartuchos de tinta y de tóner usados, de impresoras y fotocopiadoras en la ciudad de Bogotá D.C. Bogotá: Universidad de La Salle; 2008. [2021]
Ir para a fonte
Resenhas