Imagem mostra uma impressora térmica fazendo uma impressão.
Ultima atualização: 14 de maio de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

14Horas investidas

3Estudos avaliados

73Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Se você quer saber mais sobre a impressora térmica, chegou ao artigo ideal! Fique conosco e encontre todas as informações sobre esse equipamento que pode ser muito útil para seu negócio!

Devido ao seu funcionamento sem usar tinta, a impressora térmica é muito útil para quem faz enormes volumes de impressões. Ela é, sem dúvidas, uma grande aliada na redução de custos no comércio!




Primeiro, o mais importante

  • A impressora térmica não é ideal para uso em ambiente doméstico, mas sim em situações comerciais ou corporativas que pedem por grandes volumes de impressões.
  • Dentre as situações para as quais a impressora térmica cai como uma luva, podemos citar impressões de recibos, cupons fiscais e pedidos.
  • Quando há fila de clientes ou uma enorme quantidade de impressões, a velocidade da impressora é uma das categorias de escolha mais importantes.

As melhores impressoras térmicas: Nossas recomendações

Conversamos com pessoas que têm grande experiência com impressoras térmicas e chegamos a uma lista de modelos excepcionais. Com eles, você terá desempenho e durabilidade:

Guia de compra: O que você precisa saber sobre impressora térmica

Será que realmente vale a pena ter impressoras térmicas? Como elas podem ajudar a reduzir custos? Por que são diferentes dos modelos comuns? A seguir, você encontra todas essas respostas!

Imagem mostra uma pessoa apertando um botão de uma impressora térmica.

O uso da impressora térmica é muito fácil. (Fonte: Kittichai Boonpong/ 123rf.com)

O que é uma impressora térmica e para que ela serve?

A impressora térmica é um equipamento que não usa tinta para imprimir. Para isso, ela precisa de um papel termossensível que muda de cor quando é aquecido, fazendo com que as informações fiquem nele registradas.

Quando recebe a ordem de imprimir, a impressora térmica aquece o papel de acordo com o arquivo original. Acontece, então, a “impressão”.

Por não usar tinta, a impressora termossensível é muito mais barata do que as impressoras convencionais e é a preferida em estabelecimentos comerciais. Porém, possui um grande número de limitações que a impedem de ser usada em um contexto do doméstico.

Você sabia que a impressora térmica já foi vendida junto com um videogame? Em 1998, ela acompanhava uma edição do Game Boy e permitia imprimir alguns frames de jogos.

Quais as vantagens da impressora térmica?

O baixo custo, a velocidade de impressão e a menor necessidade de manutenção são alguns dos motivos pelos quais a impressora térmica é a preferida na maior parte dos estabelecimentos comerciais.

Além disso, ela tem muito menos impacto ambiental do que a impressora convencional e é de funcionamento muito simples, que permite fácil automatização.

Suas limitações, porém, também são claras: Na maioria dos modelos, é possível apenas imprimir em preto, o que impede que imagens sejam impressas, e a “tinta” some rapidamente. Por esses motivos, é praticamente impossível usá-la em contexto doméstico.

Veja a seguir as principais vantagens e desvantagens da impressora térmica:

Vantagens
  • Reduz muito os custos de impressão
  • Raramente precisa de manutenção
  • Impressão é rápida e fácil
  • Causa menos impacto ambiental que a impressora comum
  • O processo de impressão pode ser automatizado com facilidade
Desvantagens
  • A grande maioria dos modelos imprime apenas em uma cor
  • A impressão some após algum tempo

Em quais situações vale a pena usar a impressora térmica?

A impressora térmica deve ser usada sempre que há altos volumes de coisas a serem impressas e não há necessidade de cores nem que as impressões resistam por muito tempo.

O uso mais comum das impressoras térmicas é nos caixas de estabelecimentos comerciais. Elas imprimem os recibos e cupons com velocidade, sem gastar tinta e raramente causam qualquer tipo de problema. São muito indicadas para essa função.

Elas também são usadas nos caixas de banco, na impressão de códigos de barras e de preços em alguns estabelecimentos, nos registros imediatos em hospitais e clínicas, nos pedidos de bares e restaurantes, entre outros.

Se você tem um comércio, a chance da impressora térmica ser útil é grande!

Imagem mostra recibos impressos por impressora térmica.

Impressoras térmicas são perfeitas para estabelecimentos comerciais. (Fonte: sabinevanerp/ Pixabay.com)

Quais os tipos de impressora térmica?

Existem dois tipos principais de impressoras térmicas: Direta e indireta. Eles têm funções diferentes:

  • Impressora térmica direta: Usa o papel termossensível que muda de cor ao ser aquecido, sem nenhum intermediário. A imagem impressa é menos durável e a qualidade é razoável, mas o custo-benefício é excepcional.
  • Impressora térmica indireta: Precisa de um “ribbon”, uma fita plástica que tem função semelhante à de um papel carbono. Ele serve como intermediário entre a impressora e o papel. O resultado final é de melhor qualidade e mais durável, servindo para impressões como códigos de barras e etiquetas.

Quanto mais uma impressão precisa resistir, mais vale a pena escolher a impressora térmica indireta.

Como funciona a manutenção de uma impressora térmica?

Uma questão que costuma ser problemática em impressoras domésticas é a frequência de problemas e de necessidade de manutenção. As impressoras térmicas são bem melhores nesse quesito.

Limpe o interior da sua impressora a cada 15 dias para evitar que ela tenha problemas.

Para que a sua impressora térmica funcione por um longo tempo sem dar qualquer problema, realize a manutenção programada. Isso aumentará a longevidade do seu aparelho e garantirá que ele não terá defeitos em momentos de uso.

O primeiro ponto é usar sempre papéis termossensíveis ou ribbons de qualidade. Compre com fornecedores de confiança, e não de qualquer lugar. Modelos ruins, ou baratos demais, podem danificar a impressora.

A cada quinze dias, realize uma limpeza na cabeça de impressão. Para isso, desligue a impressora, retire o ribbon e o papel e use um cotonete ou algodão com álcool isopropílico.

Após a limpeza, não feche a impressora rapidamente. Deixe o álcool evaporar e retire qualquer resto que possa ter ficado dentro dela. Assim, a vida longa será garantida!

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma impressora térmica

Não sabe como escolher um modelo de impressora térmica dentre tantas excelentes opções? Não se preocupe! Discutiremos agora alguns quesitos que podem te ajudar com a aquisição.

Conectividade

A impressora térmica será conectada diretamente ao computador ou funcionará à distância? Ela precisa imprimir dados de mais de uma fonte? Será ligada a um smartphone?

Você precisa saber as respostas para essas perguntas para definir como será a conectividade da sua impressora térmica. Os modelos mais vendidos fucionam ou via USB, ideal para quando estão ligados a um computador fixo, ou por bluetooth, o que faz sentido para uso com smartphone ou com fontes múltiplas.

Imagem mostra uma impressora térmica junto a vários papéis com códigos de barras impressos.

Impressoras térmicas são ótimas para a impressão de códigos. (Fonte: alexlmx / 123rf.com)

Portabilidade

Em pequenos negócios, muitas vezes é preciso usar a impressora térmica em diferentes computadores, com diferentes funções. Pode ser também que você preste serviço fora de casa e precise fazer impressões enquanto visita clientes ou está na rua.

Impressoras térmicas portáteis ajudam profissionais que se locomovem muito.

Algumas impressoras térmicas são portáteis, ou seja, podem ser levadas com facilidade para qualquer lugar. Elas normalmente funcionam via bluetooth e ajudam muito em situações que pedem por locomoção constante.

Caso a impressora fique fixa, não há necessidade de optar por um modelo portátil, mas saiba que eles existem e podem te ajudar quando necessário.

Velocidade de impressão

Em alguns lugares, a impressão precisa ser muito rápida. É o caso de caixas, uma vez que filas se formam e há clientes esperando impacientemente para serem atendidos.

Se a impressora térmica terá sempre um enorme volume de coisas para imprimir ou se será instalada em um lugar que pede por agilidade, a velocidade de impressão é um dado importante. O número deve ser listado nas especificações técnicas.

A velocidade de impressão é medida em mm/s (milímetros por segundo). 250 é um excelente número para quem precisa de grandes volumes.

Funcionalidades

Os principais modelos de impressora térmica contam com uma série de funcionalidades que podem facilitar bastante o seu trabalho.

As luzes de LED que indicam o status de impressão ajudam a identificar se há algum erro. Os botões podem acelerar a bobina, desatolar o papel ou pausar a atividade em andamento.

A serrilha na saída de impressão também colabora muito por evitar desperdícios e ajudar no processo de corte de papel, permitindo que tudo já esteja pronto para a sequência do trabalho.

Resumo

A impressora térmica é uma importante aliada para quem tem comércios ou outros tipos de negócios. Ela tem custos de impressão muito abaixo dos de uma impressora comum, não usa tinta e oferece velocidade superior.

É possível escolher uma impressora térmica direta, ideal para caixas, emissões de pedidos, informes rápidos e afins, ou indireta, que gera produtos mais resistentes e é melhor para etiquetas e códigos de barras. Ambas têm grande capacidade de trabalho e durabilidade satisfatória.

(Fonte da imagem destacada: PhotoMIX-Company/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas