Imagem mostra uma impressora portátil imprimindo uma foto.
Ultima atualização: 5 de julho de 2021

Como escolhemos

19Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

74Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Você precisa imprimir fotos, documentos e recibos com frequência mesmo longe de casa? Não gosta do espaço que uma impressora tradicional ocupa? Então comprar uma impressora portátil pode ser uma excelente ideia!

Apesar de ter limitações com o tamanho dos papéis que consegue imprimir, a impressora portátil é muitas vezes uma solução rápida e eficiente. Fique conosco para descobrir se é dela que você precisa e entender como escolher o melhor modelo!




Primeiro, o mais importante

  • Mesmo com menor tamanho de papel, uma impressora portátil é útil para todos os tipos de impressões, incluindo fotografias e documentos.
  • Existem vários tipos de impressoras portáteis, com impressão a tinta, térmica ou em papel fotográfico. Você pode optar pela que faz mais sentido para você.
  • É fundamental que a sua impressora portátil seja compatível com o sistema operacional do dispositivo com o qual você vai usá-la e que possua boa conectividade.

As melhores impressoras portáteis: Nossas recomendações

Nós selecionamos vários modelos de impressoras portáteis que têm ótimas recomendações. Ao comprar um deles, você tem bom desempenho garantido.

Guia de compra: O que você precisa saber sobre impressora portátil

Mas, afinal, para que pessoas e situações a impressora portátil é uma boa ideia? O guia de compra responde a todas as principais questões sobre o produto!

Imagem mostra uma mulher imprimindo uma foto com uma impressora portátil.

A impressão de fotos é uma especialidade da impressora portátil. (Fonte: Diego Vito Cervo / 123rf.com)

O que é uma impressora portátil?

Como o nome já diz, impressoras portáteis são pequenos equipamentos que servem para a impressão de fotos, documentos e outros, mas pelo tamanho e pela não necessidade de eletricidade, podem ser levados a qualquer lugar.

Sempre que você sair de casa, viajar ou ir a uma reunião de negócios, pode levar a impressora portátil com você. Ela não ocupa muito espaço na bolsa ou na mochila e consegue fazer impressões com qualidade satisfatória.

O funcionamento de grande parte das impressoras portáteis é a bateria, o que também confere muita praticidade ao momento que você precisa fazer uma rápida impressão.

Você sabia que impressoras sem fio, como são o caso das portáteis, já representavam mais de 50% das vendas do periférico em 2010?

Como funciona uma impressora portátil?

Uma impressora portátil funciona a bateria. Dependendo das opções de conectividade do modelo, é possível usá-la com fio (cabo USB) ou sem fio (bluetooth ou WiFi).

Você deve baixar o aplicativo da impressora no dispositivo com o qual a usará.

Para usá-la, você deve fazer o download de seu aplicativo em um dispositivo eletrônico, como um computador, smartphone ou tablet. Basta inserir os dados do seu modelo e será possível fazer a conexão com ele.

Usando o papel correto, você já poderá enviar arquivos do seu dispositivo conectado para impressão.

O processo tende a ser bastante rápido e eficiente e, portanto, não há qualquer mistério no uso de uma impressora portátil.

Algumas impressoras portáteis são multifuncionais, o que significa que você também pode usá-las como scanner ou copiadora.

Algumas impressoras portáteis trabalham com tinta, assim como os modelos normais. (Fonte: tookapic / Pixabay.com)

Quais as vantagens de ter uma impressora portátil?

A mais clara vantagem da impressora portátil é a facilidade de uso. Você pode levá-la a qualquer lugar, seja em viagens ou reuniões. Ela ocupa menos espaço até mesmo dentro de casa.

Impressoras portáteis podem trabalhar com vários tipos de impressões: Notas fiscais, códigos de barras, recibos, fotografias, documentos, entre outros. Essa versatilidade só é prejudicada pela limitação do tamanho do papel usado.

Existem vários setores que podem ganhar em agilidade com o uso das impressoras portáteis. Elas são excelentes para impressão de rótulos e para quem faz muitas embalagens em sequência, por exemplo. Modelos mais modernos já têm maior velocidade e mais conectividade.

Veja uma tabela com as vantagens e desvantagens do aparelho:

Vantagens
  • Pode ser levada em qualquer lugar, seja em viagens ou atendimentos
  • É muito versátil e imprime diversos conteúdos
  • Excelente para etiquetas, rótulos e códigos de barras
  • Ocupa menos espaço dentro de casa
  • Modelos modernos são velozes e têm boa conectividade
Desvantagens
  • Há limitação nos tamanhos de papel
  • É preciso se atentar ao consumo de bateria

Quais as tecnologias usadas em impressoras portáteis?

Impressoras portáteis podem ter diferentes tipos de tecnologias e cada uma é indicada para um tipo de pessoa diferente:

  • Impressora comum: Algumas impressoras portáteis funcionam com tinta e papel convencional, assim como os modelos de tamanho original. A única diferença reside no tamanho.
  • Impressora térmica: Em vez de tinta, uma impressora térmica usa uma tecnologia de calor que cria a cor no papel. O lado ruim é que a durabilidade da impressão é muito baixa, mas a indicação é sobretudo para códigos de barras, recibos e etiquetas.
  • Impressora fotográfica: Existem modelos de impressoras portáteis que funcionam principalmente para a impressão de fotos. Elas são abastecidas com papel fotográfico e podem ser praticamente uma câmera portátil que se liga ao smartphone.

Para quem é uma boa ideia comprar uma impressora portátil?

Nós recomendamos que você compre uma impressora portátil se faz parte de um desses grupos:

  • Viajantes frequentes: Se você costuma viajar muito, sobretudo a trabalho e fechando negócios, a impressora portátil é uma excelente ideia. Ela está sempre à sua disposição para as impressões.
  • Quem imprime etiquetas, recibos e códigos de barras: Se você imprime esses pequenos documentos com frequência, pode se beneficiar muito da velocidade e da conectividade de uma impressora portátil.
  • Quem não tem espaço em casa: Sua casa é pequena e não há espaço para uma impressora? Que tal adquirir uma portátil, que já te ajuda com vários documentos e fotografias?

Uma impressora portátil também te ajuda a imprimir rapidamente fotografias do smartphone.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma impressora portátil

Você já tem certeza de que deseja uma impressora portátil? Ótimo! É hora de conhecer os critérios que te ajudam a escolher o modelo ideal!

Conectividade

Uma impressora portátil pode funcionar com fio, usando conexão por cabo USB (o que é mais raro), ou sem fio, normalmente por bluetooth ou WiFi.

A impressora deve ter a mesma versão de USB ou bluetooth que os seus dispositivos.

A primeira questão ao analisar impressoras portáteis é observar qual é a conectividade que o modelo oferece e se ela é ideal para os seus dispositivos. Verifique também se existe compatibilidade de portas, como com as diferentes entradas USB, e de versões, sobretudo do bluetooth e da frequência do WiFi.

Alguns modelos podem oferecer tanto conexão com fio quanto sem fio, o que faz deles mais versáteis.

Compatibilidade

Com que tipo de dispositivo você usará a sua impressora portátil? Um smartphone, um tablet ou um computador? E qual é o sistema operacional?

Não é toda impressora portátil que tem compatibilidade com todos os sistemas operacionais. Sabendo se você usará o equipamento com Windows, Android ou iOS, pode observar se o modelo é compatível.

Quase todas as impressoras portáteis possuem um aplicativo próprio e você deve conseguir baixá-lo no seu dispositivo. Se não há disponibilidade, existe um problema.

Imagem mostra um enorme recibo junto com embalagens de comida.

Impressoras portáteis são excelentes para a impressão de recibos. (Fonte: stevepb / Pixabay.com)

Tamanho do papel

Uma grande limitação das impressoras portáteis é o tamanho dos papéis. O A4, tradicional nas impressoras comuns, não cabe no aparelho e é preciso ter a adaptação para tipos menores.

As impressoras para notas fiscais e recibos costumam lidar com largura de papel de 58 milímetros, mas também há a possibilidade de 78 milímetros. Quem trabalha com fotografia encontrará modelos que usam diretamente formatos como o 10 x 15 cm.

Formatos como o A5 e o A6 são mais comuns para documentos em impressoras portáteis.

Bateria

Se a principal vantagem de uma impressora portátil é a praticidade de tê-la sempre funcional junto com você, não importa se em viagens ou lugares longe da rede elétrica, é perceptível a grande importância de que o modelo escolhido tenha boa autonomia de bateria.

Quem deseja usar a sua impressora portátil longe da rede elétrica com frequência precisa saber se a autonomia da bateria é respeitável. Leia nas especificações técnicas e confira o número de impressões que o modelo consegue fazer sem precisar de uma recarga!

Resumo

Impressoras costumam ser grandes, pesadas e pouco práticas. Quem precisa usá-las fora de casa, em viagens ou em reuniões de negócios em lugares variados, pode optar por um modelo portátil. O único problema mais notável é a limitação do tamanho do papel.

Algumas impressoras portáteis são ideais para etiquetas, notas fiscais e recibos, outras são comuns, com tinta, e existem até as que têm impressões fotográficas como especialidade. Basta escolher a sua, verificar a compatibilidade com os dispositivos que mais usa e aproveitar!

(Fonte da imagem destacada: pavlovandrew1297 / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas