Ultima atualização: 7 de outubro de 2021

Como escolhemos

4Produtos analisados

45Horas investidas

13Estudos avaliados

215Comentários coletados

Uma impressora multifuncional é um dispositivo importante em qualquer escritório. Não importa se é uma grande empresa ou se a gráfica está no escritório em casa. Para muitos, a impressora multifuncional é extremamente prática e é usada diariamente.

Devido ao fato de esta impressora combinar várias funções, ela facilita muitos trabalhos. Especialmente na era digital, a digitalização é uma boa maneira de digitalizar e enviar documentos. Mas a impressão e cópia clássica também é uma necessidade para muitos para manter uma melhor visão geral.

Nosso teste de impressora multifuncional 2021 foi desenvolvido para ajudá-lo a aprender mais sobre este tipo de impressora. Nós apresentamos vários critérios que você deve considerar antes de comprar. Finalmente, nós respondemos as perguntas mais frequentes sobre este tópico e esperamos facilitar a sua decisão de compra.

Índice




O mais importante

  • Uma impressora multifuncional combina várias funções em um único dispositivo. Como regra, você pode imprimir, copiar e digitalizar com todas as impressoras multifuncionais. Alguns modelos também permitem que você envie um fax.
  • É feita uma distinção entre duas tecnologias de impressão: impressoras a laser e impressoras a jato de tinta. Ambos os tipos oferecem vantagens e desvantagens diferentes.
  • Antes de comprar uma impressora multifuncional, você deve considerar os seguintes aspectos: a tecnologia de impressão, o design, se a impressão colorida é possível, funções adicionais, o uso pretendido e a transmissão de dados.

Impressora multifuncional: As melhores bem quentes

Critérios de compra e avaliação para impressoras multifuncionais

Para uma decisão de compra bem sucedida, recomendamos que você compare impressoras multifuncionais com base em vários critérios.

Os seguintes critérios são particularmente importantes:

Na seção seguinte, nós apresentaremos os critérios de compra listados e explicaremos o que você deve procurar. Nós esperamos que isto facilite a sua decisão de compra.

Tecnologia de impressão

Basicamente, você pode obter impressoras multifuncionais com duas tecnologias de impressão diferentes. É feita uma distinção entre impressoras a laser e impressoras a jato de tinta.

Impressoras a laser trabalham com diodos laser e cartuchos de toner. Eles oferecem a mais alta velocidade de impressão e são especialmente adequados para impressoras freqüentes. É por isso que você frequentemente encontra impressoras a laser em empresas maiores que imprimem muito. Além disso, as impressoras a laser fornecem principalmente impressões de texto de alta qualidade.

As impressoras a laser são particularmente adequadas para grandes empresas que precisam imprimir muito texto em um curto espaço de tempo.

Devido à tecnologia laser, os custos de compra são significativamente mais altos. As impressoras a laser geralmente custam o dobro do que as impressoras a jato de tinta. Outra desvantagem é que essas impressoras geralmente requerem muito espaço. Além disso, a tecnologia laser requer e consome significativamente mais energia.

As impressoras a jato de tinta, por outro lado, utilizam cartuchos de tinta que podem ser facilmente substituídos. As impressões com impressoras a jato de tinta podem oferecer alta qualidade, especialmente para impressões a cores. As impressões de fotos em particular saem melhor com esta tecnologia de impressão. Além disso, os custos de compra são mais baixos do que para impressoras a laser.

As desvantagens das impressoras a jato de tinta são a menor velocidade de impressão e às vezes os altos custos de acompanhamento. Muitos oferecem impressoras a jato de tinta de preço muito baixo, mas os cartuchos de tinta correspondentes são muitas vezes de preço exagerado. Além disso, os cartuchos de tinta podem secar e o material recém-impresso pode manchar mais facilmente.

A tecnologia de impressão que melhor lhe convém depende do seu uso pretendido. Se você imprime muito e principalmente textos, uma impressora a laser pode valer a pena. Se você só quer imprimir algo de vez em quando e também quer imprimir boas fotos, uma impressora a jato de tinta combina com você.

Tamanho e cor da impressora

Como é o caso de muitos produtos, as impressoras multifuncionais também vêm em vários tamanhos e cores. O tamanho da impressora é especialmente importante se você quiser montá-la em casa e não tiver muito espaço.

As impressoras multifuncionais vêm em tamanhos compactos que cabem em escritórios menores. A maioria das impressoras multifuncionais tem uma pegada de cerca de 40-45 x 30-40 cm (comprimento vezes largura / profundidade). O tamanho muitas vezes difere em altura. Pode haver valores de cerca de 15 a 30 cm. Como regra, a impressora é maior se ela tiver muitas funções.

O peso da impressora também pode desempenhar um papel.

Se você não tiver um local fixo para a impressora ou quiser mudá-la, você deve comprar uma impressora mais leve. O peso de uma impressora multifuncional pode variar entre 5 e 20 quilos.

Quando se trata de cor, tudo se resume à preferência pessoal. As cores padrão para impressoras são preto, branco e cinza. No entanto, também há muitas opções para pessoas coloridas.

Impressão em preto e branco ou em cores

Outro detalhe importante antes de comprar uma impressora multifuncional: a capacidade de imprimir em cores. Se você gosta de imprimir fotos ou muitas vezes imprimir textos que contenham gráficos coloridos, você precisa de uma impressora com impressão colorida.

Entretanto, muitos compradores também optam conscientemente por impressoras preto-e-branco puras.

Esta é uma boa idéia se você só quer imprimir texto e não quer imprimir fotos ou gráficos coloridos.

As impressoras a laser em particular oferecem modelos de impressão somente em preto e branco. Como já explicamos, a tecnologia laser é principalmente adequada para a impressão de textos. Por esta razão, as impressoras a laser com impressão em cores só foram introduzidas mais tarde.

Função de cópia, digitalização e fax

As impressoras multifuncionais são assim chamadas porque oferecem várias funções ao mesmo tempo. Para que você não tenha que comprar um dispositivo para cada função, os mais importantes são combinados em um único dispositivo.

As funções essenciais são a cópia e a digitalização. Muitas gráficas também oferecem a opção de envio de fax. Copiar e escanear em particular é uma função importante que é usada com freqüência, tanto nos negócios como em casa.

Se você precisa da função de fax é com você. Algumas empresas ainda utilizam o fax, enquanto em uso privado ou outras empresas a maioria das coisas é feita via e-mail ou outras plataformas.

Funções adicionais

Além da cópia, digitalização ou fax, uma impressora multifuncional pode oferecer várias outras funções.

Muitos compradores procuram por impressoras multifuncionais com impressão duplex em particular. A impressão duplex permite que você imprima automaticamente em ambos os lados do papel. Isto pode economizar muito papel e você não precisa virar cada folha à mão para que ela seja impressa de ambos os lados.

A impressão duplex é uma das características mais populares. Ele pode economizar uma enorme quantidade de papel.

Outro recurso popular é o ADF. A abreviação significa Alimentador Automático de Documentos e significa um alimentador automático de documentos. Isto é especialmente útil se você quiser copiar, digitalizar ou enviar várias páginas seguidas por fax. Você simplesmente os coloca no alimentador e eles são alimentados em um após o outro.

A função ADF também é freqüentemente oferecida em combinação com a impressão duplex, assim você não precisa prescindir da impressão frente e verso ao copiar.

Se você quiser imprimir muito, você deve prestar atenção à alimentação de papel da impressora multifuncional. Alguns dispositivos têm até duas bandejas de papel, então você pode até mesmo reabastecer papel enquanto imprime. Caso contrário, os cassetes de papel diferem em tamanho. Dependendo do preço, eles podem ser preenchidos com até 50 folhas ou até 250 folhas.

Neste contexto, também é importante pensar em diferentes tamanhos de papel. A impressora padrão é projetada para formatos A4. Entretanto, também há impressoras que podem imprimir formatos A3.

Alguns compradores estão procurando especificamente impressoras multifuncionais com a função de OCR. OCR significa Optical Character Recognition (Reconhecimento Óptico de Caracteres ) e significa reconhecimento de texto. Este recurso permite que você converta documentos digitalizados em arquivos editáveis e pesquisáveis. Isto significa que você não perde tempo digitando, mas pode editar textos diretamente.

Objetivo

Antes de comprar uma impressora multifuncional, é importante pensar no que você quer usar.

As impressoras multifuncionais são usadas em diferentes áreas e têm que atender a diferentes necessidades. Por exemplo, se você trabalha em uma grande empresa, muitas vezes você encontrará impressoras a laser de grande porte que podem imprimir textos rapidamente.

Antes de comprar, pense no que você vai usar a impressora e com que frequência.

Um consultório médico, por outro lado, precisa de uma impressora que também possa alimentar papel em formato de receita médica. Além disso, a impressora deve ser compatível com as soluções de software da prática médica e garantir a segurança dos dados.

Você tem seu próprio escritório em casa e precisa imprimir regularmente textos, gráficos ou fotos? Ao mesmo tempo, você tem espaço limitado e quer uma impressora leve? Então você precisa procurar por impressoras menores. Se você coloca muita ênfase nas fotos, uma impressora a jato de tinta é muitas vezes a melhor escolha.

O último aspecto que você deve considerar é a freqüência de impressão. Dependendo de quantas vezes e quanto você imprime por mês, existem diferentes dispositivos a serem considerados.

Transferência de dados

A transferência de dados está se tornando cada vez mais importante em impressoras multifuncionais. Muitos têm Wi-Fi, Bluetooth, NFC ou uma conexão Ethernet. Você quer imprimir rapidamente um arquivo do seu iPhone? Então a impressora deve ser compatível com a rede.

Como regra, todas as impressoras multifuncionais são compatíveis com a rede e podem ser controladas via WLAN. Outra característica básica é muitas vezes uma porta USB. Além da porta USB, muitas vezes há leitores de cartões na impressora. Estes permitem que você use cartões de memória que são inseridos na sua câmera SLR, por exemplo.

A transferência de dados também é muitas vezes possível através de uma conexão Ethernet / LAN.

Outra opção é o Wifi Direct, que transfere dados do seu smartphone diretamente para a impressora.

Algumas impressoras multifuncionais também estão equipadas com Bluetooth e/ou NFC(Near Field Communication). Isto oferece a vantagem de um smartphone com função Bluetooth / NFC ser mantido perto da impressora e os dados são transferidos.

Decisão: Que tipos de impressoras multifuncionais existem e qual é a mais adequada para mim?

Se quiser comprar uma impressora multifunções, há dois tipos de produtos que pode escolher entre eles:

Tipo; Vantagens; Desvantagens; Desvantagens[/th]

Impressora laser Alta velocidade de impressão, Especialmente adequado para impressoras e empresas frequentes, Sem secagem do toner, A impressão não precisa de secar e não mancha Custo inicial elevado, Alto consumo de energia, Requer muito espaço Impressora de jacto de tinta Compra barata, Boas impressões fotográficas, Manutenção simples, Pode também imprimir noutros suportes de impressão Os cartuchos de tinta podem secar e entupir, Baixa velocidade de impressão, Custos de seguimento elevados, A impressão pode manchar

[/tablex]

Nos parágrafos seguintes pode saber mais sobre estes dois tipos de produtos. Explicamos as vantagens e desvantagens de ambos os tipos e esperamos tornar a sua decisão mais fácil.

[su_accordeon]

su_spoiler title="Laser printer" open="no" style="default" icon="plus" anchor="" class=""]

Impressoras a laser

Impressoras a laser usam diodos laser e cartuchos de toner. A informação impressa é armazenada e impressa como uma página completa. A impressão é feita com a ajuda de um tambor de imagem. Isto pode ser carregado negativamente. Conforme o tambor de imagem gira, os raios laser pousam nas áreas a serem impressas.

Os feixes de laser neutralizam a carga anteriormente negativa. Como resultado, o toner é aplicado apenas nas áreas neutralizadas. O toner em impressoras a laser também contém pó carregado negativamente. Isto só adere às áreas com carga neutra e é repelido pelas áreas com carga negativa.

A página exposta é transferida para o papel com carga positiva. Um rolo fusor aquece o toner a cerca de 200 graus. Isto funde o toner com o papel e evita que ele se espalhe. Finalmente, o tambor de imagem é descarregado para o próximo trabalho de impressão.

Vantagens
  • Alta velocidade de impressão
  • Particularmente adequado para impressoras freqüentes e grandes empresas
  • Sem secagem do toner
  • A impressão não precisa secar e não mancha
Desvantagens
  • Alto custo de compra
  • Alto consumo de energia
  • Requer muito espaço

Esta tecnologia de impressão oferece a vantagem de que a velocidade de impressão é muito alta. Este tipo é particularmente popular em grandes empresas ou entre os impressores mais freqüentes em geral. Em contraste com a tinta, o toner é queimado no papel pelo laser. Isto significa que a escrita está sempre diretamente seca e não pode ser manchada.

Os altos custos de compra são freqüentemente citados como uma desvantagem. As impressoras a laser podem custar quase duas vezes mais do que as impressoras a jato de tinta. Além disso, o consumo de energia é muito alto devido à tecnologia complexa. As impressoras a laser são raramente usadas em casas particulares porque ocupam muito espaço.

[/su_spoiler]

Tintenstrahldrucker

Impressoras a jato de tinta

Impressoras a jato de tinta trabalham com cartuchos de impressora e tinta. A informação impressa é lida linha por linha e impressa desta forma. Com a ajuda de cabeças de impressão que se movem sobre o papel, a tinta é pulverizada sobre as áreas previamente armazenadas. Isto cria a imagem ou o texto. Você pode distinguir entre duas técnicas de impressão: impressão térmica e impressão piezoeléctrica.

Trabalhos de impressão térmica com calor. A tinta nos cartuchos é aquecida com um elemento de aquecimento para que ela se expanda e seja pulverizada sobre o papel. O elemento de aquecimento é então resfriado. Isto cria um vácuo, que suga a tinta nova e o processo começa novamente.

Impressão piezoelétrica com um elemento piezoelétrico e um diafragma que ficam ao lado um do outro. A tensão elétrica deforma o elemento piezo e a membrana, fazendo com que a tinta seja pulverizada sobre o papel. A voltagem é então revertida. A membrana e o elemento piezoelétrico deformam-se na outra direção. Isto permite que nova tinta flua para dentro e o processo comece novamente.

Vantagens
  • Compra barata
  • Boa impressão de fotos
  • Manutenção simples
  • Também pode imprimir em outras mídias
Desvantagens
  • Cartuchos de tinta podem secar e entupir
  • Velocidade de impressão baixa
  • Custos de acompanhamento altos
  • Imprimir manchas possíveis

De modo geral, as vantagens das impressoras a jato de tinta são sua compra barata e manutenção simples. Os cartuchos de tinta podem ser facilmente substituídos pelo usuário. Outra vantagem é a impressão de fotos. A tinta produz fotos muito melhores do que as impressoras a laser. Além disso, a impressora pode imprimir em uma variedade de mídias.

As desvantagens da impressão com tinta incluem o risco de os cartuchos secarem. Além disso, a tinta tem que secar brevemente e, portanto, há um risco de manchas.

Embora o custo inicial da impressora seja baixo, os cartuchos são normalmente superfaturados e há altos custos de acompanhamento. Devido ao fato de que a impressão é feita linha por linha, a velocidade de impressão é mais lenta do que com as impressoras a laser.

[/su_accordion]

Guia: Perguntas frequentes sobre impressoras multifuncionais respondidas em detalhes

Neste guia apresentamos as perguntas mais importantes que são feitas freqüentemente antes da compra de uma impressora multifuncional. Esperamos que isto o ajude a tomar sua decisão e responder quaisquer perguntas não respondidas.

O que é uma impressora multifuncional e como ela funciona?

Uma impressora multifuncional combina várias funções em um único dispositivo: cópia, digitalização e fax. Embora o fax esteja perdendo parte de sua importância, algumas empresas ainda o utilizam. No entanto, uma impressora multifuncional não precisa necessariamente estar equipada com uma função de fax.

Uma impressora multifuncional já é chamada de impressora multifuncional se ela tiver uma função de cópia e digitalização. Além disso, a maioria das impressoras multifuncionais está equipada com outras funções adicionais. Estas incluem conexões adicionais para USB, capacidade de rede ou impressão duplex.

Multifunktionsdrucker-1

Uma impressora multifuncional pode ser encontrada em quase todos os escritórios. Há também modelos que economizam espaço para a casa.
(Fonte da imagem: Evelyn Geissler / Unsplash)

Impressoras multifuncionais que podem imprimir, digitalizar e copiar são freqüentemente chamadas de dispositivos 3 em 1. Se a função de fax é adicionada, eles são chamados de dispositivos 4 em 1.

As impressoras multifuncionais são projetadas para facilitar o trabalho diário, combinando todas as funções importantes em um único dispositivo. Isto significa que você não tem que usar dispositivos individuais para tudo. Você pode escolher entre duas tecnologias de impressão: Impressão a laser e impressão a jato de tinta. As vantagens e desvantagens desses dois tipos são explicadas em "Decisão".

Para quem é adequada uma impressora multifuncional?

Basicamente, uma impressora multifuncional é adequada para qualquer pessoa que precise imprimir, copiar ou digitalizar muito. Não importa se isto é para uso privado ou para o trabalho. Muitas empresas têm grandes impressoras multifuncionais. Entretanto, a compra de uma impressora desse tipo também vale a pena para o escritório em casa.

Uma impressora multifuncional também pode pagar por atividades de lazer ou pelo preenchimento de contratos ou outras coisas. A idade não é um fator aqui. Algumas crianças em idade escolar precisam ser capazes de imprimir ou escanear textos para a escola. Muitos estudantes também usam regularmente uma impressora multifuncional.

Em resumo, uma impressora multifuncional vale a pena para quem quer imprimir, copiar ou escanear algo regularmente.

Quais são as alternativas para uma impressora multifuncional?

Além das impressoras multifuncionais, existem outros tipos de impressoras que são usadas em diferentes áreas. Além disso, você pode obter todas as funções que uma impressora multifuncional combina como dispositivos autônomos. Os clubes de música, por exemplo, muitas vezes têm copiadoras puras para duplicar rapidamente as partituras.

Na lista seguinte, apresentamos vários tipos de impressoras que poderiam ser usadas como alternativas

  • Impressoras LED: Estas funcionam de forma similar às impressoras a laser. Ao invés de lasers, uma fita de LED é usada. As impressoras LED pertencem ao grupo das impressoras fotoelétricas e podem, portanto, imprimir documentos com qualidade de documentos. Assim como a impressora a laser, o toner é queimado sobre o papel.
  • Impressora de cabeça de bola: O princípio desta impressora é similar ao de uma máquina de escrever de cabeça de bola. Os caracteres individuais são anexados à cabeça de impressão como carimbos. Durante a impressão, a cabeça da bola gira tão rápido quanto o trabalho dita e assim imprime no papel
  • Impressoras matriciais de pontos: Estas impressoras ainda são usadas hoje em dia porque são particularmente adequadas para fazer cópias de carbono. Por exemplo, eles são frequentemente encontrados em consultórios médicos para impressão de receitas médicas. As impressoras matriciais de pontos não imprimem letras inteiras no papel. Ao invés disso, pontos individuais são impressos com a ajuda de agulhas. No final, estes pontos formam a imagem ótica geral.
  • Impressoras de publicação de tinturas: Estas impressoras são impressoras térmicas. Eles trabalham com o calor. Isto significa que as cores são vaporizadas diretamente da fita de tinta e podem ser impressas diretamente no meio de impressão. Este tipo de impressora é freqüentemente usado na indústria fotográfica porque a imagem impressa é muito limpa. A impressora térmica clássica usa papel térmico sensível ao calor. O papel térmico é aquecido por uma cabeça de impressão nos pontos apropriados, fazendo com que ele mude de cor, dependendo da quantidade de calor aplicada. Como este processo pode ser feito muito pequeno dependendo do propósito, eles são freqüentemente chamados de mini impressoras e são freqüentemente usados para imprimir recibos de caixa registradora.
  • Impressoras de transferência térmica: Estas impressoras são consideradas duráveis e são conhecidas pela alta qualidade de impressão. Portanto, eles são freqüentemente usados para impressão de fotos ou para produzir códigos de barras. Com impressoras de transferência térmica, folhas de cor com cores diferentes são fundidas e depois impressas no papel. Entretanto, este processo é muito dispendioso.

Quais tamanhos e cores de impressoras multifuncionais estão disponíveis?

Como é o caso de muitos produtos, as impressoras multifuncionais também vêm em vários tamanhos e cores. O tamanho da impressora é especialmente importante se você quiser montá-la em casa e não tiver muito espaço.

As impressoras multifuncionais vêm em tamanhos compactos que cabem em escritórios menores. A maioria das impressoras multifuncionais tem uma pegada de cerca de 40-45 x 30-40 cm (comprimento vezes largura / profundidade). O tamanho muitas vezes difere em altura. Pode haver valores de cerca de 15 a 30 cm. Como regra, a impressora é maior se ela tiver muitas funções.

O peso da impressora também pode desempenhar um papel.

Se você não tiver um local fixo para a impressora ou se você quiser mudá-la, você deve comprar uma impressora mais leve. O peso de uma impressora multifuncional pode variar entre 5 e 20 quilos.

Quando se trata de cor, tudo se resume à preferência pessoal. As cores padrão para impressoras são preto, branco e cinza. No entanto, também há muitas opções para pessoas coloridas.

Quais características e funções adicionais minha impressora multifuncional deve ter?

Além da cópia, digitalização ou fax, uma impressora multifuncional pode oferecer várias outras funções.

Se você gosta de economizar papel, vale a pena comprar uma impressora com impressão duplex. Isto permite que você imprima em ambos os lados do papel automaticamente, para que você não tenha que virar cada folha à mão.

Outro recurso popular é o ADF. A abreviação significa Alimentador Automático de Documentos e significa um alimentador automático de documentos. Isto é especialmente útil se você quiser copiar, digitalizar ou enviar várias páginas seguidas por fax. Você simplesmente os coloca no alimentador e eles são alimentados em um após o outro.

Você também pode comprar uma impressora multifuncional com OCR. OCR significa Optical Character Recognition (Reconhecimento Óptico de Caracteres) e significa reconhecimento de texto. Este recurso permite que você converta documentos digitalizados em arquivos editáveis e pesquisáveis. Isto significa que você não perde tempo digitando, mas pode editar textos diretamente.

Você tem que decidir por si mesmo qual destas funções pode ser importante para você. Isto depende do seu uso pretendido e de quão regularmente você usa a impressora. Algumas características podem tornar seu trabalho mais fácil, enquanto outras você pode não ter nenhum uso para isso.

Quais tamanhos de papel eu posso imprimir com uma impressora multifuncional?

A impressora padrão é projetada para tamanhos A4. Entretanto, também há impressoras que podem imprimir formatos A3. As impressoras A3 ocupam consideravelmente mais espaço e muitas vezes são instaladas apenas em grandes escritórios.

Se você quiser imprimir muito, você deve prestar atenção à alimentação de papel da impressora multifuncional. Alguns dispositivos têm até duas bandejas de papel, de modo que o papel pode até mesmo ser reabastecido durante a impressão. Caso contrário, os cassetes de papel diferem em tamanho. Dependendo do preço, eles podem ser preenchidos com até 50 folhas ou até 250 folhas.

Quais opções uma impressora multifuncional oferece para a transmissão de dados?

A transferência de dados está se tornando cada vez mais importante em impressoras multifuncionais. Muitos têm WLAN, Bluetooth, NFC ou uma conexão Ethernet. Você quer imprimir rapidamente um arquivo do seu iPhone? Então a impressora deve ser compatível com a rede.

WLAN, NFC ou Bluetooth permitem a impressão via smartphone.

Como regra, todas as impressoras multifuncionais são compatíveis com a rede e podem ser controladas via WLAN. Outra característica básica é muitas vezes uma porta USB. Além da porta USB, muitas vezes há leitores de cartões na impressora. Estes permitem que você use cartões de memória que são inseridos na sua câmera reflexa, por exemplo.

A transferência de dados também é muitas vezes possível através de uma conexão Ethernet / LAN. Outra opção é o Wifi Direct, que transfere dados do seu smartphone diretamente para a impressora.

Algumas impressoras multifuncionais também estão equipadas com Bluetooth e/ou NFC (Near Field Communication). Isto oferece a vantagem de um smartphone com função Bluetooth / NFC ser mantido perto da impressora e os dados são transferidos.

Posso alugar ou alugar uma impressora multifuncional?

Sim, você pode alugar ou alugar impressoras multifuncionais. Isto vale mais a pena se você precisar do dispositivo apenas por um curto período, por exemplo, para uma feira de negócios. Se você está apenas começando um negócio e ainda não tem fundos para comprar uma boa impressora multifuncional, o leasing pode ser uma boa opção para você.

O leasing é usado principalmente por empresas porque elas podem então calcular custos fixos por mês e ter transparência de custos. Além disso, não há custos de aquisição únicos.

Multifunktionsdrucker-2

Em muitas empresas, as impressoras multifuncionais são utilizadas diariamente. Para ter uma melhor visão geral dos custos, o leasing dos dispositivos está se tornando cada vez mais popular.
(Fonte de imagem: Damir Kopezhanov / Unsplash)

Você pode alugar uma impressora multifuncional de vários fornecedores e fabricantes. Há também empresas de leasing especiais que alugam impressoras multifuncionais junto com outros produtos. Um dos fornecedores mais conhecidos de impressoras e acessórios é a Xerox.

Dependendo do provedor e dos termos do contrato, os dispositivos podem ser alugados por apenas alguns dias ou por um período mais longo.

Posso comprar uma impressora multifuncional de segunda mão?

Algumas lojas online oferecem os chamados produtos B-ware. Os produtos são considerados B-ware se eles tiverem pequenos defeitos, tiverem sido devolvidos, forem um item de exibição ou geralmente não estiverem mais disponíveis para venda regular.

B-ware é vendido a um preço especial, muitas vezes 50% mais barato do que o preço original. Como muitos produtos ainda estão como novos, vale a pena considerar esta opção de compra. É importante descobrir antecipadamente porque a impressora é classificada como B-ware.

Você sabia que as impressoras multifuncionais ainda são muitas vezes completamente novas, apesar de terem sido classificadas como B-ware?

Impressoras multifuncionais são às vezes vendidas como produtos B-ware se elas tiverem sido devolvidas por um cliente que não gostou da impressora. Não importa se a impressora ainda funciona perfeitamente. O retorno é suficiente para a classificação como B-ware. Portanto, às vezes você pode conseguir impressoras multifuncionais muito boas pela metade do preço.

Naturalmente, você também pode comprar impressoras multifuncionais usadas em plataformas como a Ebay. Muitas pessoas percebem depois de pouco tempo que não têm uso para a impressora e a vendem novamente. Portanto, mesmo as impressoras multifuncionais usadas geralmente ainda estão em perfeitas condições.

Quais cartuchos de impressora eu preciso para minha impressora multifuncional e quanto eles custam?

Os cartuchos de impressão devem ser compatíveis com a sua impressora. Nós recomendamos que você compre cartuchos da mesma marca da sua impressora. Desta forma, você pode evitar possíveis complicações.

Como muitos fabricantes ganham muito dinheiro com seus cartuchos de tinta, você deve verificar quanto custam os cartuchos correspondentes antes de comprar sua impressora. Isto pode ajudá-lo a reduzir custos de acompanhamento muito altos.

Multifunktionsdrucker-3

Os fabricantes de impressoras multifuncionais ganham seu dinheiro principalmente com cartuchos de tinta caros.
(Fonte de imagem: Tookapic / Pixabay)

Você também pode comprar cartuchos de tinta de fabricantes mais baratos. A descrição do produto irá lhe dizer com quais impressoras eles são compatíveis. Eles são mais baratos, mas você corre o risco de que não funcionem corretamente ou sejam de qualidade inferior.

O custo total de impressão não é determinado pelo preço dos cartuchos de tinta, mas o quanto a impressora pode imprimir com um conjunto de cartuchos. Isto varia com cada modelo e depende em parte da configuração da qualidade de impressão.

Qual impressora multifuncional eu preciso para os diferentes sistemas operacionais?

Algumas impressoras multifuncionais são compatíveis com diferentes sistemas operacionais. Por exemplo, para o IOS da Apple, existe a chamada Airprint. Isso permite que os produtos Apple se comuniquem diretamente com a impressora. Não são necessários mais condutores. A única exigência é que ambos os dispositivos estejam na mesma rede Wi-Fi.

Ao contrário do Airprint, o Android não oferece uma função de impressão interna. No entanto, a impressão também é fácil e rápida com dispositivos Android. Vários aplicativos do fabricante permitem uma comunicação rápida. Estes incluem:

  • "ePrint" da HP
  • "iPrint" da Epson
  • "iPrint&Scan" do irmão
  • "Mobile Print & Scan" da Canon
  • "Mobile Print" da Samsung

O requisito mais importante, portanto, não é que a impressora tenha funções como a Airprint. Ao invés disso, a capacidade de rede é crucial. Mas funções tais como Bluetooth ou NFC também podem ser úteis neste contexto. Caso contrário, os smartphones também podem controlar a impressora com os aplicativos certos.

Como posso evitar que a tinta da minha impressora multifuncional seque?

A principal maneira de evitar que a tinta seque é usá-la regularmente. Se a tinta for usada repetidamente em intervalos regulares, ela não secará tão rapidamente e não entupirá.

Para evitar que a tinta seque, é importante, entre outras coisas, onde você coloca sua impressora. Nunca coloque a impressora ao sol ou muito perto de um aquecedor. O ar quente e seco vai acelerar o processo de secagem.

Coloque sua impressora onde ela não será exposta a calor excessivo

.
Caso contrário, pode valer a pena imprimir um pequeno item pelo menos uma vez por mês. Dessa forma, a impressora permanece em uso e a tinta não seca tão rapidamente.

Como limpar glândulas de tinta entupidas em impressoras multifuncionais?

Normalmente você mesmo pode limpar cabeças de impressão com tinta entupida. A sujeira que se acumula na cabeça de impressão é geralmente uma mistura de tinta seca, poeira e fibras finas de papel.

Os limpadores especiais de cabeça de impressão ou bicos são adequados para limpeza. Em quantidades limitadas, você também pode usar água parcialmente destilada e álcool de limpeza (isopropanol) da farmácia. Muitos fabricantes também oferecem produtos de limpeza adequados para seus modelos.

Consulte o manual de instruções da sua impressora para instruções sobre como remover a cabeça de impressão afetada da impressora. Existem três tipos de cabeças de impressão, portanto este processo pode variar. Para a limpeza manual, você pode proceder como a seguir

  • Desligue a impressora: Desligue sua impressora e abra a tampa superior. Depois de alguns segundos você pode desconectar o cabo de energia e desconectar a fonte de alimentação. Ao abrir a tampa superior, a cabeça de impressão ou os cartuchos de tinta normalmente se movem para a posição de troca. Isso facilita a sua remoção.
  • Remova os cartuchos de tinta: Remova o cartucho de tinta correspondente da impressora. Aplique um pouco de limpador de bocal, água destilada ou álcool para esfregar na placa do bocal. Você também pode usar cotonetes. Deixe o líquido secar por cerca de 10 minutos.
  • Limpeza: Em seguida, limpe a placa do bico com um pano sem fiapos, como rolo de cozinha ou microfibra. Muito importante: Só aplique e não esfregue. Esfregar com muita força pode danificar as glândulas.
  • Inserir: Você pode então reinserir os cartuchos.
  • Teste: Execute cerca de 2-3 procedimentos de limpeza automática através do software da impressora. Isto irá enxaguar tudo novamente e completar uma limpeza ótima. Além disso, o excesso de líquido de limpeza é removido da cabeça de impressão. Isto lhe dará bons resultados de impressão novamente.
    Para verificação adicional, você também pode imprimir uma página de teste e verificar o resultado da impressão.

Para lhe dar uma idéia melhor de como o processo de limpeza funciona, você pode encontrar um tutorial aqui. Naturalmente, o procedimento de limpeza pode variar ligeiramente dependendo do modelo.

Neste artigo, nós nos limitaremos a este tipo de limpeza. Nós a consideramos a solução mais simples e mais sensata. Se esta limpeza não ajudar, aconselhamos que você tenha uma loja especializada para descobrir a causa do problema.

Como eu instalo uma impressora multifuncional?

Para instalar uma impressora multifuncional, você precisa primeiro instalar o dispositivo no seu PC ou tablet. Isto pode ser completado em cerca de 10 minutos. Tudo o que você precisa fazer é ter todos os cabos importantes, CD com software de impressão e outras ferramentas prontas.

Quando a impressora estiver pronta, primeiro conecte os cabos corretamente. Um cabo é responsável pelo fornecimento de energia e leva até a tomada. O segundo cabo se conecta ao computador.

A impressora pode então ser instalada usando um driver de impressora. O driver da impressora é um programa que estabelece a compatibilidade entre o PC e a impressora. Se o driver da impressora estiver faltando, a impressora não poderá ser usada.

Como regra geral, um CD contendo o driver de impressão necessário é fornecido com a impressora. Você só tem que inserir o CD, então uma janela se abre na tela na qual a instalação do driver é sugerida. O processo de instalação é exibido passo a passo. Se você perder seu CD, você também pode baixar os drivers do site do fabricante.

Após a instalação, você pode acessar as configurações e ajustá-las às suas necessidades.

Se você quiser instalar uma impressora no Windows 10, você também deve realizar uma instalação manual. Entretanto, isto é relativamente simples. Proceda da seguinte forma

  • Clique no botão iniciar e selecione "Configurações".
  • Selecione o item "Dispositivos". Então selecione o item "Dispositivos e impressoras".
  • Aí você clica em "Adicionar impressora" e seleciona a impressora encontrada, que é exibida pelo sistema.
  • Clique no botão "Next" (Próximo). Agora a impressora está instalada
  • Finalmente, defina a impressora como a impressora padrão e termine o processo clicando em "OK".

Uma vez que a maioria das impressoras atualmente rodam no Windows 10 ou são instaladas via CD e cabo USB, nós listaremos apenas estas duas opções aqui. Com impressoras mais antigas, pode haver desvios.

Como eu monto uma impressora multifuncional através de uma Fritz!Box?

Se você quiser compartilhar sua impressora multifuncional com toda a rede, você pode simplesmente conectá-la ao seu Fritz!Box. Para fazer isso, você deve ativar a conexão da impressora no Fritzbox e depois configurá-la. Isto é feito da seguinte forma:

Passo 1: Ative a conexão da impressora no Fritz!Box

  • Abra a interface do usuário fritz.box e faça o login com sua senha.
  • Clique em "Home Network" na navegação à esquerda e selecione o subitem "USB Devices" (Dispositivos USB).
  • Clique na aba "Conexão remota USB". Desativar a opção "Impressora (incl. impressora multifuncional)".
  • Para aplicar as mudanças, clique no botão "Aplicar" no canto inferior direito. Agora conecte a impressora ao seu Fritz!Box.

Passo 2: Configure a impressora no PC como uma impressora em rede

  • Abra o Painel de Controle e selecione a categoria "Dispositivos e Impressoras" em "Hardware e Som".
  • Clique no botão "Adicionar Impressora" no topo. Uma pequena janela se abre. Clique no botão "A impressora não está listada" na parte inferior.
  • Selecione a opção "Adicionar impressora usando o endereço TCP/IP ou o nome do host".
  • Use "fritz.box" como o endereço IP e siga as instruções adicionais do assistente.

Como eu escrevo uma impressora multifuncional?

Como resultado, estes bens contam como compras baratas e uma simplificação está prevista. Você pode deduzir imediata e completamente os GWGs do imposto no ano da compra. Isto significa que você não tem que anulá-lo durante vários anos. Você só tem que anulá-lo se o preço de compra estiver acima do limite.

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas