Ultima atualização: 7 de outubro de 2021

Como escolhemos

5Produtos analisados

42Horas investidas

13Estudos avaliados

85Comentários coletados

Você está procurando uma impressora acessível e compacta para sua casa? Então você veio ao lugar certo! As impressoras a laser coloridas não são apenas rápidas, mas também silenciosas e oferecem excelente qualidade de impressão. Especialmente se você precisa imprimir muitas páginas de uma só vez, uma impressora a laser a cores é a melhor escolha.

Em nosso grande teste de impressora a laser a cores 2021 explicamos o que é importante em uma impressora a laser a cores e o que você deve ter em mente ao comprar uma. Você também descobrirá sobre os diferentes tipos de impressoras a laser a cores e qual é a mais adequada para as suas necessidades.

Índice




O mais importante

  • Ao contrário das impressoras a jato de tinta convencionais, as impressoras a laser a cores podem produzir impressões fotográficas nítidas a baixo custo e alta velocidade.
  • Você pode escolher entre impressoras laser coloridas padrão, impressoras laser coloridas com uma unidade duplex, impressoras laser coloridas multifuncionais e impressoras laser coloridas para o escritório.
  • Fatores importantes a serem considerados ao comprar uma impressora a laser colorida são resolução de impressão, velocidade de impressão, digitalização, cópia, fax e suporte para vários dispositivos de armazenamento.

Impressora laser a cores: As melhores bem quentes

Guia: Perguntas que você deve fazer antes de comprar uma impressora laser a cores

Quais são as vantagens das impressoras laser a cores em relação às impressoras a jato de tinta?

Há várias vantagens das impressoras a laser a cores em relação às impressoras a jato de tinta. Estes vêm à tona especialmente quando os dispositivos são usados durante um longo período de tempo.

  • Impressão mais econômica a longo prazo
  • Sem secagem do toner
  • Alta velocidade de impressão
  • Impressão de textos nítidos
  • Impressão de fotos de alta qualidade

A principal diferença entre impressoras a jato de tinta e impressoras a laser em cores é o custo a longo prazo. As impressoras a jato de tinta têm um preço de compra baixo e consomem menos eletricidade, mas os toners usados nas impressoras a laser a cores são mais econômicos e, portanto, custam menos por página impressa. O toner também precisa ser trocado com menos freqüência do que os cartuchos de tinta de uma impressora a jato de tinta.

Como as impressoras a laser coloridas usam toner e não tinta, a tinta não seca . Isto é particularmente vantajoso se a impressão não for feita regularmente. O toner queimado no papel também garante que as impressões sejam menos suscetíveis à umidade e à luz solar.

Como as impressoras laser a cores não imprimem cada linha individualmente como uma impressora a jato de tinta, a velocidade de impressão é significativamente aumentada na comparação direta. Uma impressora a laser a cores pode, portanto, imprimir significativamente mais páginas por minuto do que uma impressora a jato de tinta.

As impressoras a laser coloridas trabalham muito mais rápido e eficientemente do que as impressoras a jato de tinta. Eles são, portanto, muito bem adequados para quantidades maiores de impressões. (Fonte de imagem: pixabay.com / juanjo fernandez)

Da mesma forma, impressoras a laser coloridas geralmente oferecem mais espaço de armazenamento, ou seja, mais espaço para papel. Portanto, eles precisam ser reabastecidos com menos freqüência.

A tecnologia de impressão também oferece maior qualidade na impressão de textos. Isto pode ser visto quando se compara a impressão de uma impressora a jato de tinta com a de uma impressora a laser a cores. As bordas das letras individuais são muito mais nítidas nas impressoras a laser a cores. Isto aumenta a fluência de leitura parao telespectador.

A qualidade da impressão defotos ouimagens também é muito boa com os modelos atuais, mas ainda não tão alta quanto com as impressoras a jato de tinta. Opiniões na internet sobre impressão de fotos com impressoras a laser a cores mostram em média que a impressão de fotos e sua qualidade são, no entanto, suficientes para uso privado e que impressões de alta qualidade são possíveis.

Outra edição é o cheiro. As pessoas frequentemente reclamam que imprimir com uma impressora a laser colorida cria um odor desagradável, o que pode ser problemático em alguns escritórios. As impressoras a laser a cores atuais também são mais eficientes em termos energéticos, mais silenciosas e menores do que os primeiros modelos, e estão cada vez mais próximas das impressoras a jato de tinta nesses aspectos.

Como funciona uma impressora a laser a cores?

Em comparação com outras tecnologias de impressão, a impressora a laser a cores usa eletrostática e lasers para imprimir. Várias etapas são necessárias para um processo de impressão, que a impressora a laser colorida realiza automaticamente.

Quando você envia um documento para sua impressora laser colorida para impressão, ele lê o arquivo inteiro e envia informações para os componentes instalados. Primeiro, a chamada imagem estática do tamboré carregada, que é responsável por trazer o toner do cartucho do toner para o papel.

Durante este processo, um laser neutraliza certas áreas do tambor de imagem. Um rolo magnéticoentão transfereo toner da impressora a laser colorida para essas áreas neutralizadas.

Você sabia que todas as imagens coloridas são produzidas com apenas 4 cores?

impressoras laser a cores têm as cores ciano, magenta e amarelo como cartuchos individuais e imprimem em quatro unidades de impressão individuais. As cores amarela, yan e magenta seriam realmente suficientes, mas não é possível imprimir preto profundo com elas.

Portanto, o preto é adicionado como uma quarta cor com base na fuligem da cor. Este também é conhecido como o modelo de cor CMYK.

A impressora laser colorida então alimenta o papel. Para que o toner chegue ao papel, o papel também deve ser carregado estaticamente. Isto é feito pelo chamado rolo de carregamento. Agora o toner no tambor de imagem é atraído pelo papel e fica sobre ele.

Para que o toner adira ao papel, ele deve ser queimado em mais um passo. Para fazer isso, a impressora a laser colorida aquece o papel a cerca de 200 graus Celsius. O papel então passa de uma só vez e é neutralizado estaticamente novamente pela impressora a laser a cores. O papel impresso é aquecido, mas você ainda pode retirá-lo e usá-lo imediatamente.

Quais custos de acompanhamento devo esperar com qual modelo?

Basicamente, os custos de acompanhamento para diferentes modelos diferem apenas em termos de custos de toner e consumo de papel. Entretanto, impressoras com unidades duplex ou impressoras multifuncionais correm o risco de aumentar os custos de acompanhamento devido ao desgaste da tecnologia adicional.

Toner, unidade fusora e tambor de imagem de impressoras a laser a cores devem ser substituídos em certos intervalos. Vale a pena dar uma olhada no custo da unidade do fusor e do tambor de imagem, que muito raramente precisam ser substituídos, mas podem incorrer em altos custos uma vez que a garantia tenha expirado.

Os toners, por outro lado, como os cartuchos de tinta, precisam ser substituídos mais regularmente do que o resto dos consumíveis. Cada fornecedor especifica para quantas impressões um toner irá durar em média. Impressoras laser coloridas com baixo custo de acompanhamento custam menos de 10 centavos por página impressa, enquanto isso pode chegar a 25 centavos por página para modelos caros.

Isto é relativamente similar para dispositivos com unidades duplex ou impressoras multifuncionais, mas os custos de acompanhamento podem aumentar nessa medida se partes da tecnologia adicional precisarem ser substituídas. Se o scanner de um dispositivo multifuncional estiver defeituoso, isto incorrerá em custos não insignificantes.

Em contraste, impressoras com unidades duplex economizam bastante papel ao imprimir automaticamente em ambos os lados, enquanto que impressoras multifuncionais reduzem os custos de cópias ou escaneamentos em outros dispositivos. Entretanto, deve-se ter sempre em mente que funções adicionais também significam consumo adicional de energia, que não pode ser desprezível se a impressora for usada freqüentemente e por longos períodos.

Impressoras caras versus impressoras baratas: quais são os fatores que determinam os preços?

No mercado de impressoras a laser a cores, os modelos podem ser encontrados às vezes por menos de 100 euros, enquanto o preço também pode ser superior a 300 euros. As diferenças na faixa de preço estão principalmente nas funções, no equipamento, assim como no desempenho de uma impressora a laser colorida.

Em termos de funções, é feita uma distinção entre impressoras laser coloridas padrão, impressoras com impressão duplex e as chamadas impressoras multifuncionais. As impressoras padrão não têm nenhuma função adicional e devem ser conectadas ao respectivo computador através de um cabo USB; conseqüentemente, estas são as mais baratas de se comprar.

Por outro lado, as impressoras com impressão duplex e funções adicionais são mais caras. A impressão duplex permite a impressão automática na frente e no verso, enquanto as impressoras multifuncionais também permitem a cópia, a digitalização e, em alguns casos, o envio de fax. Quanto mais funções adicionais as impressoras têm, mais caras elas normalmente são.

Outro importante fator de preço é a possibilidade de impressão sem fio. Muitos dos novos modelos incluem esta função, que pode ser usada para enviar trabalhos de impressão via WLAN, NFC ou determinados aplicativos, por exemplo. Os fabricantes estão dispostos a pagar por esta opção simples e conveniente.

Basicamente, entretanto, deve ser mencionado que impressoras a laser a cores mais baratas com as mesmas funções nem sempre são melhores. Na verdade, ofertas baratas são geralmente associadas a custos mais altos de acompanhamento para toner ou consumíveis.

Quais são os fabricantes mais conhecidos de impressoras a laser a cores?

O fabricante mais conhecido de impressoras laser a cores é provavelmente a Hewlett-Packard, mais conhecida como HP. A HP desenvolveu a primeira impressora a laser e é geralmente a líder no mercado mundial de impressoras a laser a cores. As impressoras HP são caracterizadas por uma alta qualidade de acabamento.

Também muito à frente estão Canon, Epson, Dell e Kyocera. Nos últimos anos, os fabricantes japoneses Canon, Epson e Kyocera têm se concentrado principalmente em tecnologias de impressão que economizam recursos e respeitam o meio ambiente, combinadas com designs atraentes. A empresa americana Dell normalmente oferece impressoras de preço muito baixo, mas os toners são muitas vezes mais caros.

Os fabricantes Brother e Samsung, por outro lado, têm uma participação de mercado menor, mas eles ainda estão entre os mais importantes fornecedores de impressoras a laser. As impressoras Brother são caracterizadas por um bom acabamento em dimensões compactas, enquanto a Samsung, com sua qualidade de impressão extremamente boa, é voltada principalmente para clientes comerciais.

Outra marca conhecida de impressoras laser a cores no ambiente de escritório é a Lexmark. Fundada no início dos anos 90, a Lexmark é especializada em impressoras de grande formato, que gozam de uma reputação muito boa.

Qual impressora a laser colorida é usada onde?

As impressoras a laser coloridas podem ser encontradas em todos os lugares hoje em dia. Tanto no setor privado, para o escritório em casa, em escritórios ou na indústria.

Uma vez que diferentes requisitos são colocados na impressora laser a cores dependendo das necessidades, certos tipos ou um certo tipo de impressora laser a cores tendem a ser encontrados, dependendo do local de uso.

  • Uso doméstico: impressora laser a cores padrão, para uso intensivo: impressora laser a cores com unidade duplex
  • Escritório doméstico / pequeno escritório: impressora laser a cores com unidade duplex, impressora laser a cores multifuncional
  • Escritório / Indústria: impressora laser a cores multifuncional, impressora laser a cores para o escritório

Quando vale a pena comprar uma impressora laser colorida de escritório?

Nos escritórios e na indústria, os grandes dispositivos só são adequados se forem usados intensivamente. Se você está procurando uma impressora para o seu negócio, você deve considerar para que você e seus colegas irão usar a impressora. Por exemplo, na indústria criativa, é mais provável que sejam necessárias impressões grandes e coloridas.

Em um escritório administrativo, por outro lado, você irá produzir principalmente impressões individuais para correspondência. No primeiro caso, a compra de uma impressora laser a cores é adequada especialmente para o escritório; no segundo caso, uma impressora laser a cores multifuncional pode ser suficiente.

Uma impressora a laser colorida é adequada para mim?

Em princípio, uma impressora a laser a cores é adequada para tudo. Não importa se você quer imprimir textos, fotos, fotos ou gráficos. Entretanto, devido aos benefícios a longo prazo das impressoras a laser a cores, elas são mais adequadas para você se você quiser imprimir muito pouco ou muito e se você quiser manter o custo por página impressa baixo.

Quais são as alternativas para uma impressora a laser a cores?

Se você não está convencido sobre uma impressora laser a cores por determinadas razões, há duas alternativas. A primeira é a típica impressora a jato de tinta, que é, no entanto, inferior às impressoras a laser a cores na maioria dos aspectos. Somente para aqueles que dependem principalmente da impressão de fotos é que uma impressora a jato de tinta pode fazer sentido.

Para todos os outros que, por exemplo, só precisam imprimir algo muito raramente, as ofertas baratas das lojas de cópias locais são uma alternativa. As impressões únicas são geralmente ainda mais baratas do que usar sua própria impressora

Posso também imprimir fotos de alta qualidade com uma impressora a laser a cores?

Sim, as impressoras a laser a cores de hoje também oferecem a possibilidade de impressão de fotos de alta qualidade. Papel fotográfico especial está disponível para impressão de fotos, que pode ser usado para melhorar a qualidade das fotos. Em comparação com outras tecnologias de impressão, a impressora a laser colorida tem um bom desempenho na impressão de fotos.

Entretanto, as impressoras a jato de tinta ainda estão à frente das impressoras a laser coloridas quando se trata de impressão de fotos. Os usuários reclamam que a profundidade de cor e a nitidez das fotos impressas em impressoras a laser a cores são inferiores. Entretanto, de acordo com nossas próprias pesquisas na internet, a opinião média da maioria dos usuários é que a qualidade da impressão de fotos é alta e completamente adequada.

Posso imprimir em transparências e envelopes com uma impressora a laser a cores?

Os envelopes comercialmente disponíveis com janelas e transparências não podem ser impressos porque a impressora a laser colorida usa calor e estes podem derreter. Entretanto, existem transparências e envelopes resistentes ao calor com janelas resistentes ao calor que são especialmente feitos para impressoras a laser a cores.

As lâminas resistentes ao calor especialmente projetadas para impressoras a laser a cores são compatíveis com qualquer impressora a laser a cores. Para envelopes com ou sem janelas, certifique-se de que a impressora a laser colorida é adequada para imprimir neles. Os envelopes devem então ser colocados em uma bandeja separada ou alimentados manualmente.

Para envelopes, você também deve se certificar de que a tira adesiva para fechar o envelope esteja coberta. Caso contrário, os envelopes podem ficar presos na impressora a laser colorida.

Quais acessórios de impressoras a laser a cores são úteis?

Em princípio, você precisa de relativamente poucos acessórios para uma impressora a laser a cores. Todas as conexões, como cabos de energia ou cabos USB, estão sempre incluídas na entrega. Para impressoras sem uma conexão LAN que são usadas para vários PCs, cabos de reposição são úteis de vez em quando.

Como em qualquer impressora, você precisa do papel certo, é claro, mas este pode ser facilmente comprado em grandes quantidades a preços baratos. Para a maioria dos trabalhos de impressão a laser a cores, o papel de cópia normal é suficiente. Para ocasiões especiais, por exemplo, papel fotográfico especial deve ser comprado.

Similar às impressoras a jato de tinta, as impressoras a laser a cores também requerem a compra de cartuchos em certos intervalos. Os cartuchos iniciais geralmente contêm menos toner e, portanto, precisam ser substituídos mais rapidamente. Uma boa alternativa é comprar toners adequados de fornecedores terceirizados.

decisão: Que tipos de impressoras laser a cores existem e qual é a mais adequada para você?

Basicamente, quatro tipos diferentes de impressoras a laser a cores podem ser distinguidos

  • Impressora laser a cores padrão
  • Impressoras laser coloridas com unidade duplex
  • Impressora laser a cores multifuncional
  • Impressoras laser coloridas para o escritório

Cada tipo tem características e funções diferentes, cada um com vantagens e desvantagens individuais.

Uma vez que os tipos individuais se sobrepõem em suas características e funções, eles não podem ser definidos com precisão. Isto significa, por exemplo, que uma impressora laser a cores multifuncional também pode ter uma unidade duplex.

Nós queremos ajudar você a encontrar a impressora a laser colorida que melhor se adapta às suas necessidades. Para lhe dar uma visão geral dos diferentes tipos, nós apresentaremos as várias vantagens e desvantagens e entraremos nas características e funções individuais.

Como funciona uma impressora laser a cores padrão e quais são as suas vantagens e desvantagens?

A impressora laser colorida padrão fornece impressão colorida de documentos ou imagens. Devido à sua simples funcionalidade e operação, é especialmente adequado para você se você é um iniciante.

Uma impressora a laser a cores sem recursos adicionais éconectada à porta USB do seu computador através de uma conexão a cabo Ethernet(também chamada de cabo de rede ou cabo LAN). Portanto, você deve posicionar a impressora a laser colorida perto do computador do qual você deseja enviar trabalhos de impressão.

Você pode fazer configurações de impressão em seu computador. Seu trabalho de impressão será então enviado rapidamente e sem demora através do cabo para a impressora. A operação na própria impressora a laser a cores é normalmente limitada a um botão para ligar e desligar a máquina.

Os dispositivos são geralmente mais baratos do que as variantes com funções adicionais e, portanto, são particularmente adequados para você se você estiver procurando uma entrada barata no mundo das impressoras laser a cores e a opção de impressão de texto ou a cores é suficiente.

Vantagens
  • Relação preço-desempenho
  • Operação simples
Desvantagens
  • Sem funções adicionais
  • Sem impressão automática, frente e verso
  • Conexão de cabos

Uma desvantagem das impressoras laser coloridas padrão é que a impressão frente e verso só é possível manualmente. Para impressão frente e verso, você deve primeiro imprimir em todas as primeiras páginas, depois remover o papel de você e virá-lo.

Então a impressora a laser a cores pode imprimir no verso. Além disso, por causa da conexão do cabo, você deve posicionar a impressora perto do computador. As impressoras a laser a cores padrão não têm nenhuma função adicional.

Como uma impressora laser a cores com uma unidade duplex imprime e quais são as suas vantagens e desvantagens?

A vantagem especial de uma impressora laser a cores com impressão duplex é que a frente e o verso são impressos automaticamente durante a impressão.

Para isso, após a impressão da frente, o papel é alimentado novamente e a parte de trás é impressa. Imprimir a frente e o verso economiza papel e, portanto, custos. Portanto, se você imprimir muitos documentos, uma impressora a laser colorida com função duplex é vantajosa.

Vantagens
  • Impressão frente e verso automática
  • Baixos custos de papel
Desvantagens
  • Preço de compra mais alto
  • Velocidade de impressão reduzida

Os dispositivos com esta função adicional têm geralmente um preço mais alto do que as impressoras laser a cores padrão. Devido à alimentação automática de papel, a velocidade de impressão do dispositivo também é reduzida. Isto significa que a impressora imprime menos páginas por minuto do que, por exemplo, uma impressora laser a cores padrão.

Você sabia que você pode economizar muito papel com impressão duplex?

Com a impressão duplex, ambos os lados do papel são impressos, o que significa que em termos absolutos apenas metade do papel é usado. Isto é especialmente importante se você tiver que imprimir muitas páginas, tornando-a uma opção mais ecológica.

Como nem todos os modelos têm essa função, você deve verificar isso ao comprar.

Quais recursos adicionais as impressoras laser a cores multifuncionais possuem e quais são suas vantagens e desvantagens?

As impressoras laser multifuncionais a cores são multifuncionais e, dependendo do modelo, combinam diferentes funções adicionais além da impressão a cores real.

Portanto, se você quiser digitalizar, copiar e enviar por fax além da impressão colorida, ou se a capacidade de enviar documentos para a impressora a laser colorida sem um cabo for importante para você, tal dispositivo combinado é adequado para você. Muitas impressoras laser a cores multifuncionais também oferecem impressão duplex.

As impressoras laser a cores multifuncionais podem ser divididas em diferentes variantes, cada uma das quais oferece um número diferente de funções adicionais. As seguintes designações são comuns

  • Versão 3 em 1: impressão, cópia e digitalização a cores possíveis
  • Versão4 em 1: impressão, cópia, digitalização e envio de faxes a cores possíveis

Certos modelos oferecem um alimentador automático de documentos (ADF) para digitalização. Isto assegura que várias páginas sejam alimentadas a partir da impressora laser a cores, digitalizadas e combinadas em um arquivo digital (por exemplo, um documento PDF). As páginas individuais não têm que ser colocadas individualmente na superfície do scanner, como é o caso de um scanner convencional.

Muitas impressoras laser a cores também oferecem a opção de enviar trabalhos de impressão via rádio do(1) computador para o dispositivo ou (2) documentos digitalizados e digitalizados da impressora laser a cores para o computador

A impressora laser a cores, portanto, não precisa estar localizada perto do computador e há um cabo a menos irritante. Isto é particularmente vantajoso se vários usuários estiverem usando o dispositivo. A impressão a partir de dispositivos móveis, como telefones celulares e tablets, também é possível.

A impressão sem fio é possível através destas duas redes, dependendo da impressora laser colorida selecionada

  • Wireless Lan (WLAN): Uma conexão de Internet deve estar disponível para esta função. A impressora e sua máquina devem estar conectadas à Internet. Os documentos podem ser trocados ou enviados do computador e da impressora através da rede WLAN.
  • Near Field Communication (NFC): Para esta função, seu dispositivo móvel deve estar equipado com uma função NFC. Além disso, um aplicativo do fabricante da sua impressora a laser colorida deve ser normalmente instalado. Os dados podem ser trocados em uma curta distância. Para fazer isso, você deve posicionar seu dispositivo perto ou na impressora a laser colorida.

Além disso, alguns dispositivos oferecem conexões para outros sistemas de armazenamento externos, tais como pen drives ou cartões SD. Usando um display integrado na impressora a laser All-in-One a cores, você pode então selecionar documentos e imagens no seu meio de armazenamento e tê-los impressos diretamente ou armazenar conteúdo digitalizado no seu sistema de armazenamento externo.

Vantagens
  • Cópia, digitalização e fax
  • Wireless (WLAN ou/e NFC)
  • Conexão de dispositivos de armazenamento externo
  • Acesso para múltiplos usuários
Desvantagens
  • Preço de compra mais alto
  • Dependência da rede sem fio
  • Tamanho

Como os dispositivos com impressão sem fio requerem uma conexão de rede, o sucesso de um trabalho de impressão depende da estabilidade da rede. Além disso, os dispositivos são geralmente significativamente maiores que as impressoras laser coloridas padrão e impressoras laser coloridas com impressão duplex, devido às suas funções adicionais.

Como funciona uma impressora laser a cores de escritório e quais são as suas vantagens e desvantagens?

As impressoras a laser coloridas comerciais para o escritório ou indústria são significativamente maiores do que os modelos para uso doméstico e, portanto, oferecem a possibilidade de realizar trabalhos de impressão mais complexos.

As impressoras a laser coloridas para escritórios têm duas unidades de impressão. Isto significa que ambos os lados do papel podem ser impressos diretamente sem a necessidade de alimentar o papel novamente. O processo de impressão é, portanto, muito mais rápido.

As grandes impressoras a laser a cores também oferecem frequentemente mais espaço de armazenamento parapapel e toner e, portanto, não precisam ser preenchidas com tanta freqüência se o volume de impressão for alto. Isto é particularmente vantajoso em escritórios e indústrias onde muita impressão é feita.

Devido ao seu tamanho, papel maior que A4também pode ser impresso. A impressão de pôsteres, por exemplo, também é possível. Além disso, a maioria das impressoras laser a cores para o escritório e/ou indústria incluem todas as funcionalidades possíveis de uma impressora laser a cores multifuncional.

Vantagens
  • Velocidade de impressão
  • Espaço de armazenamento
  • Impressão sobre A4
  • Touch display
Desvantagens
  • Custos de compra
  • Consumo de energia
  • Tamanho

Impressoras laser a cores para uso de escritório ou industrial são normalmente muito grandes econsomem muita energia devido às suas muitas funcionalidades. Além disso, o custo deaquisição de tal dispositivo é muito mais alto do quepara outros tipos de impressoras a laser a cores. Portanto, eles não são adequados para uso doméstico.

Critérios de compra: Estes são os fatores que você pode usar para comparar e avaliar impressoras a laser a cores

Agora nós gostaríamos de lhe apresentar os fatores que você deve considerar como critérios ao tomar sua decisão de compra. Você pode usá-las para comparar diferentes impressoras laser coloridas e decidir qual é a melhor para você.

As seguintes características são particularmente relevantes para impressoras a laser a cores

  • Resolução de impressão
  • Velocidade de impressão
  • Impressão automática, frente e verso (duplex)
  • Volume
  • Instalação
  • Função Scan/copy/fax
  • Impressão sem fio
  • Suporte a dispositivos de armazenamento e impressão instantânea
  • Gerenciamento flexível de papel
  • Custo de impressão por página

Você não deve separar os fatores apresentados aqui e basear sua decisão de compra em um valor, por exemplo, apenas a resolução de impressão. Primeiro considere para que você quer usar sua impressora laser colorida e depois decida quais dos critérios de comparação aqui apresentados são importantes para você.

Para ajudar você na sua decisão de compra, nós entraremos novamente nos critérios de comparação individual nas seções seguintes. Além disso, gostaríamos de explicar porque consideramos os custos de impressão por páginacomo um fator difícil de comparar.

Resolução de impressão

A resolução de impressão diz a você como as impressões de imagens e gráficos da impressora a laser colorida são nítidas e claras. Se você dá muito valor a transições suaves e alta qualidade de imagem, a resolução de impressão é particularmente importante para você como referência.

A resolução de impressão é medida na unidade "dpi" (dots per inch). Ele indica quantos pontos por polegada podem ser impressos por uma impressora a laser a cores. Se uma impressora laser a cores tem uma resolução de impressão de 600 dpi, isto significa que 600 pontos podem ser impressos ou acomodados em uma polegada.

O valor padrão paraimpressoras a laser a cores é 600 x 600 dpi. Isto significa que a impressora pode acomodar 600 pontos longitudinais e transversais em um comprimento de 2,54 cm (ou seja, uma polegada) cada.

Uma alta resolução de impressão significa que um número particularmente grande de pontos pode ser acomodado e assim uma imagem pode ser impressa de forma particularmente nítida. Se você quiser usar sua impressora a laser colorida principalmente para impressão de texto, a resolução de impressão é, portanto, menos importante. O valor padrão de 600 x 600 dpi garante uma imagem de impressão nítida e limpa.

Para impressão de fotos, alguns dispositivos agora também oferecem uma resolução maior do que o valor padrão de 600 x 600 dpi dado aqui. Estas são geralmente impressoras a laser coloridas com uma resolução de impressão assimétrica, o que significa que um dos dois valores de dpi é significativamente maior enquanto o outro é menor. Alguns modelos atuais de impressoras a laser a cores já são, portanto, capazes de imprimir imagens afiadas ou gráficos.

Embora uma alta resolução de impressão signifique melhor qualidade de imagem, a alta densidade de pontos geralmente reduz a velocidade de impressão da impressora laser a cores.

Velocidade de impressão

A velocidade de impressão informa quantas páginas a impressora laser a cores pode imprimir dentro de um certo período de tempo. Isto é freqüentemente dado em páginas imprimíveis por minuto.

Deve ser feita uma distinção entre impressão em cores e em preto e branco. As impressoras a laser coloridas geralmente imprimem muito menos páginas coloridas por minuto do que as páginas sem cor. Uma vez que as vantagens das impressoras a laser coloridas são a impressão de textos nítidos e custos mais baixos a longo prazo, a velocidade de impressão de páginas em preto e branco é particularmente importante.

Também é feita uma distinção entre velocidade de impressão simplex e duplex. Se a velocidade de impressão é especificada para simplex, então apenas quantas páginas de uma face uma impressora pode imprimir é indicada.

Duplex indica quantas páginas da frente e verso uma impressora a laser a cores pode imprimir em um minuto. O valor duplex só pode ser dado se a impressora a laser colorida tiver uma unidade duplex para impressão automática dos lados frontal e traseiro. Portanto, o valor simplex deve ser sempre usado e comparado primeiro.

Se você imprimir grandes quantidades de documentos ou muitas páginas, ou se vários usuários acessarem a impressora a laser colorida (como em um escritório ou na indústria), então a velocidade de impressão é particularmente importante. Uma impressora que leva um longo tempo para imprimir um documento pode atrasar todo o fluxo de trabalho.

Impressão duplex: Imprima automaticamente em ambos os lados

Se uma unidade duplex está ou não instalada indica se a impressora laser a cores pode imprimir automaticamente em ambos os lados do papel. Especialmente se você quiser imprimir grandes quantidades, a disponibilidade de impressão duplex é importante para você.

Como já foi introduzido com os diferentes tipos de impressoras laser a cores, uma unidade duplex é incorporada em alguns dos dispositivos. Ao invés de ter que recarregar manualmente o papel quando você quer imprimir em ambos os lados, a impressora com impressão duplex retrai o próprio papel e imprime automaticamente no lado oposto. Isso economiza tempo e uma mão extra.

Você deve observar que algumas impressoras a laser a cores possuem uma unidade de impressão adicional. Este é geralmente o caso de grandes impressoras a laser coloridas de escritório. As impressoras a laser a cores podem então imprimir diretamente na frente e atrás sem ter que alimentar o papel novamente. Isto, por sua vez, aumenta consideravelmente a velocidade de impressão.

Como a maioria dos modelos com impressão duplex tem custos iniciais mais altos, você deve decidir se a função é importante para você. A impressão manual é sempre possível e suficiente para uso privado.

Ruído

Devido à construção especial e modo de operação das impressoras a laser a cores, um certo ruído mecânico não pode ser evitado para todos os modelos. O aquecimento do aquecedor e a carga do tambor de imagem com uma carga negativa já causam uma certa quantidade de ruído, após o qual o calor deve ser removido pelos ventiladores.

As diretrizes relacionadas aos locais de trabalho estabeleceram limites, portanto a maioria das impressoras disponíveis já estão dentro de uma faixa relativamente estreita de níveis de ruído. As recomendações para reduzir o ruído são principalmente para escolher a posição correta da impressora. Deve definitivamente ser colocado a uma certa distância da mesa.

Muito mais importante, entretanto, é a rapidez com que a impressora a laser colorida muda do modo de operação para o modo de repouso. A maioria das impressoras permanece em modo operacional por um certo tempo para evitar ter que aquecer novamente. Isto causa uma certa quantidade de ruído e pode se tornar desconfortável se for deixado ligado por um longo tempo.

Instalação

Quando se trata de instalar uma nova impressora a laser a cores, geralmente há poucos problemas. Os fornecedores querem tornar a instalação tão fácil quanto possível para o comprador com o mínimo de estresse possível. Geralmente há dois métodos para isso.

Alguns fornecedores ainda incluem um CD com uma nova compra, que guia o usuário através do processo de instalação e contém todos os drivers necessários. Depois de pouco tempo, a impressora está pronta para imprimir com a ajuda do CD.

A maioria das novas impressoras a laser a cores, por outro lado, não fornecem mais um CD, especialmente tendo em vista os muitos laptops que não contêm mais um drive de CD. Muito mais, após conectar a impressora via USB, os sistemas operacionais buscam os respectivos drivers por conta própria e os instalam automaticamente. Isto torna a instalação ainda mais fácil.

Funções adicionais: Função de digitalização/cópia/fax

Impressoras laser coloridas com funções adicionais oferecem a opção de cópia, digitalização ou fax de documentos, além da impressão real, dependendo do modelo.

A digitalização ou cópia permiteque você posicione documentos em uma superfície de vidro acima da impressora a laser colorida e os faça ler. Quando a digitalização e cópia de documentos é possível, além da impressão, é geralmente referida como uma variante 3-em-1.

Os diferentes dispositivos então cada um oferece diferentes opções para o que você pode fazer com seu documento digitalizado

  • Imprima uma cópia
  • Salvar no dispositivo de armazenamento externo (a interface deve estar disponível, veja suporte de dispositivo externo abaixo)
  • Envio para um endereço de e-mail
  • Enviando para um computador
  • Envio para outros dispositivos móveis (por exemplo, telefone celular ou tablet)

Com uma versão 4 em 1, também é possível enviar documentos por fax . Neste caso, um documento é enviado via rede telefônica para outras máquinas de fax, máquinas com função de fax ou computadores. O envio para computadores só é possível se eles também estiverem equipados com o hardware necessário (por exemplo, um cartão ISDN).

Impressão sem fio: NFC, WLAN e Co.

A impressão sem fio permite que você envie documentos para e da impressora a laser colorida. Não há necessidade de conectar um cabo de rede ao seu computador e à impressora a laser colorida.

Existem várias redes sem fio que permitem a transmissão sem fio. Os mais conhecidos são WLAN e NFC, que já foram introduzidos sob a descrição do tipo de impressoras laser multifuncionais a cores.

Entretanto, há também outras formas de transmitir documentos sem fio. Para fazer isso, determinados softwares ou aplicativos do respectivo fabricante devem ser instalados em sua impressora a laser colorida. O software e aplicativos têm nomes diferentes dependendo do fabricante e também oferecem uma gama diferente de funcionalidades.

Se você preferir um método específico de impressão sem fio, por exemplo, via Apple AirPrint ou porque você não tem um dispositivo habilitado para NFC através de um aplicativo do fabricante, você deve prestar especial atenção às opções oferecidas pelo respectivo dispositivo.

Suporte a dispositivos externos para impressão e armazenamento imediato

Algumas impressoras a laser coloridas oferecem a opção de conexão de dispositivos externos de armazenamento a uma interface. A impressora laser colorida pode então ser usada para selecionar documentos no dispositivo de armazenamento para impressão ou, no caso de uma impressora laser colorida multifuncional, para salvar documentos digitalizados no dispositivo de armazenamento.

Este recurso é especialmente útil se várias pessoas tiverem acesso à impressora a laser colorida ou se você gostar da capacidade de imprimir ou salvar documentos diretamente em um dispositivo de armazenamento portátil.

A capacidade de imprimir um documento instantaneamente a partir da interface também pode acelerar a impressão, eliminando a necessidade de transmitir dados para a impressora a laser colorida via wireless ou cabo.

Quais interfaces estão disponíveis varia de dispositivo para dispositivo. Entretanto, é comum que a maioria das impressoras a laser coloridas com interfaces seja capaz de conectar um dispositivo USB, por exemplo, um pendrive ou um disco rígido externo.

Mídia imprimível: gerenciamento flexível de papel

Nem todas as impressoras a laser a cores oferecem a opção de imprimir outros formatos, como envelopes, além de imprimir papel A4. O quão flexível a impressora a laser colorida pode ser usada para diferentes documentos em papel depende do gerenciamento integrado do papel.

Por exemplo, impressoras a laser coloridas com gerenciamento de papel geralmente oferecem bandejas extra ajustáveis para outros formatos de papel, para que possam ser alimentadas e impressas corretamente. O software ou driver de impressora fornecido pelo fabricante pode então ser usado para selecionar que tipo de papel deve ser impresso. Isto torna possível a impressão em diferentes formatos sem qualquer problema.

Se você quiser imprimir não apenas documentos A4, mas também, por exemplo, cartões ou envelopes, certifique-se de que a impressora a laser colorida oferece impressão flexível em diferentes formatos de papel.

Custos de impressão por página: um critério comparável?

Em alguns testes e comparações, os custos de impressão por página também são indicados. Entretanto, você deve ter cuidado com essas informações e uma comparação entre websites e testes. Como uma das principais vantagens das impressoras a laser a cores é o custo mais baixo a longo prazo em comparação com outras tecnologias de impressão, alguns testes de impressoras a laser a cores também comparam os custos de impressão por página.

Na maioria dos casos, os custos de impressão por página são calculados com base no preço de varejo recomendado pelo fabricante dos cartuchos de toner para seus dispositivos. Outros sites calculam um valor comparativo baseado apenas no custo de materiais após um certo número de páginas impressas (por exemplo, o custo médio por página após 30.000 páginas impressas).

No entanto, os preços dos toners variam dependendo do fornecedor e também existem alternativas mais baratas para os cartuchos de toner originais dos fabricantes. O papel usado também reduz ou aumenta o preço por página. A comparação dos custos de impressão por página depende mais dos acessórios do que da própria impressora a laser colorida.

Ao fazer uma comparação com base neste critério, você deve, portanto, prestar atenção à forma como os respectivos custos foram medidos. No entanto, o critério deve ser levado em conta como uma diretriz.

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas