Ultima atualização: 30 de abril de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

35Horas investidas

7Estudos avaliados

85Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Se você encontrou uma impressora Epson e quer saber se vale a pena comprá-la ou se apenas busca mais informações sobre a marca, chegou ao artigo certo!

Quem procura por uma nova impressora certamente busca qualidade, tecnologia e confiabilidade. Será que a Epson oferece tais características em seus modelos? É sobre isso que discutiremos a seguir!




Primeiro, o mais importante

  • É possível encontrar impressoras Epson simples para uso doméstico, multifuncionais, avançadas com qualidade para impressão de fotos ou indicadas para várias atividades profissionais.
  • A Epson usa na grande maioria de suas impressoras a tecnologia EcoTank. Não tem os tradicionais cartuchos, mas sim tanques de tinta que devem ser reabastecidos.
  • Além da tecnologia, o excepcional relacionamento com o cliente é um dos principais motivos pelos quais a Epson é uma das marcas de impressoras mais procuradas.

As melhores impressoras Epson: Nossas recomendações

A Epson possui uma grande quantidade de modelos de impressoras. Há exemplares capazes de agradar quem faz apenas impressões eventuais em casa, há exemplares capazes de agradar profissionais. Selecionamos alguns para te apresentar:

Guia de compra: O que você precisa saber sobre impressoras Epson

Nosso guia de compra trará informações sobre as linhas de impressoras da Epson e discutirá a qualidade e a confiabilidade da marca. Suas dúvidas serão respondidas a partir de agora!

Imagem mostra uma impressora Epson em destaque.

Impressoras da Epson possuem excepcional tecnologia. (Fonte: Oleksandr Lutsenko/ 123rf.com)

Quais os tipos de impressoras que a Epson fabrica?

De acordo com o site oficial da marca, a Epson oferece impressoras para uso doméstico e para empresas. O grande destaque é a tecnologia EcoTank.

Os principais tipos de impressoras da Epson são os seguintes:

  • Impressoras com EcoTank: Carro chefe da Epson no Brasil, a tecnologia EcoTank funciona não através de cartuchos de tinta, mas sim com um tanque que deve ser reabastecido. A economia é a principal vantagem. Há modelos para todos os níveis.
  • Multifuncionais: A Epson possui multifuncionais via cartucho ou com EcoTank. Além de impressoras, também são scanners e copiadoras.
  • Impressoras de fotos: Para quem trabalha com impressão de fotos com constância, a Epson oferece excelentes modelos. Alguns deles também usam a tecnologia EcoTank.
  • Impressoras para empresas: Existem impressoras Epson para diversos tipos de empresas. Matriarcais, têxteis, de etiquetas e de rótulos são exemplos. Há também modelos para gráficas.

O que é a tecnologia EcoTank?

A tecnologia EcoTank é a principal atração da Epson. São dez impressoras vendidas no Brasil que a possuem.

Os tanques comportam muito mais tinta do que um cartucho convencional.

O que marca a EcoTank é a aposta não nos tradicionais cartuchos cheios de tinta, mas sim em tanques que precisam ser reabastecidos. A tecnologia não é exclusiva da Epson: A Canon, por exemplo, oferece a “Mega Tank” com a mesma proposta.

Para reabastecer, é preciso comprar tinta vendida em garrafas. Porém, isso acontece com menor frequência do que uma substituição de cartucho, uma vez que a capacidade do tanque é muito superior.

A aposta da Epson e da Canon nos tanques de tinta é atrair um público que deseja investir em uma tecnologia superior para ter mais qualidade e economia no futuro.

Imagem mostra uma impressora Epson imprimindo uma foto.

Impressoras Epson imprimem fotos com muita qualidade. (Fonte: HarinathR/ Pixabay.com)

Vale a pena investir em uma impressora com tanque de tinta?

Já que a maioria das impressoras da Epson usa a tecnologia EcoTank, é preciso falar sobre o que ela oferece de positivo e de negativo. Tais vantagens e desvantagens também se aplicam a outras marcas que oferecem o tanque de tinta.

As impressoras de tanque de tinta são consideravelmente mais caras que as com cartucho, porém, têm capacidade muito maior. Como os reabastecimentos serão espaçados, no longo prazo o custo-benefício é superior.

Impressoras com tanque de tinta oferecem qualidade superior às com cartuchos, mas podem sofrer com entupimentos ou coágulos se ficarem inativas por um longo tempo.

A principal conclusão é que o tanque de tinta é recomendado para quem usa a impressora com maior frequência, enquanto o cartucho, também oferecido pela Epson em alguns modelos, funciona melhor quando as impressões são apenas eventuais.

Veja as vantagens e desvantagens das impressoras com tanque de tinta:

Vantagens
  • A capacidade de tinta é superior
  • Frequência muito menor de aquisição de mais tinta
  • Qualidade de impressão superior
  • Excelente para imprimir fotos
  • A tinta do reabastecimento é sempre original
Desvantagens
  • Custo inicial muito mais alto
  • Pode entupir ou ter coagulação na tinta se ficar inativa por um longo tempo
  • A tinta perde qualidade se ficar inativa por um longo tempo

A Epson é uma marca de confiança?

Se você chegou a esse artigo, provavelmente quer saber se a Epson é uma marca de confiança.

A resposta é sim: A Epson é uma das líderes no mercado brasileiro de impressoras porque oferece modelos com tecnologias inovadoras, como os tanques de tinta, duráveis, versáteis e capazes de entregar impressões de qualidade satisfatória.

O ponto principal é que a Epson tem uma excelente relação com o consumidor. Na plataforma Reclame Aqui, a nota dada à empresa é 8,8, muito acima da média. 81,3% das pessoas que encontraram algum problema em um produto da marca voltariam a fazer negócio.

Portanto, além de qualidade e tecnologia, a Epson garante que qualquer problema que você venha a ter será rapidamente resolvido.

Você sabia que a Epson é uma empresa japonesa? Ela começou como fabricante de relógios na década de 1940 e ficou mundialmente famosa por ser a “marcadora de tempo” oficial das Olimpíadas de Tóquio 1964.

Como funciona a assistência técnica da Epson?

A Epson possui uma rede mediana de assistência técnica pelo Brasil. É possível encontrar oficinas autorizadas nos grandes centros urbanos e em algumas outras cidades importantes, mas raramente em cidades pequenas.

Para descobrir qual é a assistência técnica Epson mais perto de você, vá ao site oficial da marca e acesse “localizador de centros de serviço”. Ao digitar qual é o modelo que você possui, encontrará uma lista de oficinas autorizadas próximas a você.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma impressora Epson

Decidido a comprar uma impressora da Epson? Para escolher o modelo, será preciso analisar alguns critérios técnicos importantes!

Funcionalidades

Você precisa apenas de uma impressora ou de uma multifuncional?

Para responder a essa pergunta, pense com que frequência tem a necessidade de escanear documentos ou fotos e de fazer fotocópias. Caso seja alta, é uma boa ideia optar por uma multifuncional. Mas se é muito raro precisar de tais funcionalidades, a impressora simples é a melhor ideia.

Multifuncionais são mais caras do que impressoras simples e é preciso pensar no custo-benefício no momento de fazer a compra.

Imagem mostra uma impressora Epson.

A Epson oferece impressoras simples para quem não precisa de scanner e copiadora. (Fonte: HarinathR/ Pixabay.com)

Resolução

Quem imprime fotos ou imagens com frequência precisa de uma impressora com resolução aceitável.

600 dpi é uma resolução considerada satisfatória para impressão de imagens.

A resolução das impressoras é medida em dpi, ou dots per inch (pontos por polegada). Para documentos ou texto, ela não precisa ser grande. 300 dpi já é considerado um número satisfatório.

Para quem precisa imprimir fotos, porém, as coisas mudam. 600 dpi é uma imagem de qualidade considerável e que pode ser usada com tranquilidade. Profissionais precisam entregar trabalhos realmente acima da média e, nesse caso, 1200 dpi é o mínimo recomendado.

Observe a resolução da impressora Epson que você pretende comprar e descubra se ela se adequa às suas necessidades!

Conectividade

Impressoras têm avançado no quesito conectividade. Antes possuíam apenas conexão USB, mas agora já funcionam muitas vezes sem fio, por bluetooth ou WiFi.

Para quem tem um computador desktop fixo e usa impressora conectada a ele, a conectividade não é tão importante. Mas estamos na época dos dispositivos móveis e, muitas vezes, é neles que estão os arquivos que precisamos imprimir. A comodidade dos modelos wireless já é insuperável!

Capacidade de tinta

Como já mencionamos, as impressoras EcoTank da Epson possuem uma grande capacidade de tinta. Porém, quanto mais avançado o modelo, mais ela cresce.

Se você pretende usar a sua impressora com muita frequência, maior capacidade do tanque significa mais custo-benefício, uma vez que o reabastecimento precisará ser feito com menor frequência. Você também ganha tempo.

Leia com atenção a capacidade de tinta da impressora Epson escolhida. Caso ela não funcione por tanque de tinta, veja quais são os cartuchos empregados.

Resumo

A Epson é uma das marcas líderes no mercado de impressoras no Brasil e tem na linha EcoTank, que funciona através de tanques de tintas, seu principal destaque.

Além da qualidade comprovada de seus modelos e da versatilidade de impressoras que podem ser indicadas para uso doméstico ou profissional, a Epson ainda se destaca pelo excelente relacionamento com o consumidor que possui. Escolher uma impressora da marca reduz as chances de dor de cabeça posterior!

(Fonte da imagem destacada: Deybson Mallony / Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas