Imagem de uma impressora de fotos.
Ultima atualização: 10 de agosto de 2021

Como escolhemos

4Produtos analisados

18Horas investidas

13Estudos avaliados

87Comentários coletados

Com a popularização da câmera fotográfica digital e do smartphone, as pessoas deixaram de utilizar câmera com filme fotográfico e revelar as fotos para montar seus álbuns de fotografias ou porta retratos, tanto que muitos estúdios especializados na revelação de fotos encerraram suas atividades.

Mas quem aprecia a fotografia, reconhece o diferencial de uma foto impressa. Para este público, indicamos a aquisição de uma impressora de foto. Para encontrar o modelo certo, você deve analisar algumas características que vamos apresentar neste guia de compras.




Primeiro, o mais importante

  • Para utilizar uma impressora de fotos, você precisa escolher insumos próprios para a impressão de fotografias, como papel com gramatura superior, maior pureza de branco e com acabamento brilhoso ou fosco, e tinta com qualidade superior.
  • Você encontra três modelos de impressoras de foto: impressora fotográfica portátil, impressora tradicional ou multifuncional com capacidade para a impressão de fotos e impressora fotográfica profissional.
  • Antes de comprar uma impressora de foto, analise a resolução da imagem, variação de cores, formatos de impressão, papéis aceitos e conexões oferecidas pelo equipamento. Também é importante avaliar o preço por impressão.

Melhores impressoras de fotos: nossas recomendações de compra

Está procurando uma impressora de foto e não sabe qual modelo comprar? Preparamos uma lista com os melhores modelos disponíveis. Procuramos incluir modelos diferenciados oferecidos pelas principais fabricantes, com especificações técnicas interessantes e preços competitivos, como você confere abaixo:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a impressora de foto

Antigamente, as pessoas precisavam revelar rolos de filme fotográficos em estúdios de fotografia para verem o resultado das imagens, após alguns dias. Atualmente, o resultado pode ser conferido instantaneamente pelo visor da câmera ou smartphone e a impressão das fotos pode ser realizada por uma impressora de fotos, tema deste guia de compra.

Imagem de uma mulher imprimindo fotos.

Você encontra impressoras de foto de uso pessoal ou profissional. Fonte: George Milton/ Pexels.com

O que diferencia uma impressora de foto de uma impressora comum?

Própria para fotografia, a impressora de fotos utiliza papel fotográfico, que possui uma gramatura maior, indicando um papel mais espesso, pesado e resistente, cartucho de tinta com pigmentos intensos e resolução de imagem superior, diferente de uma impressora comum.

Embora alguns modelos de impressora tradicional ou multifuncional ofereçam recursos fotográficos, uma impressora própria para a impressão de fotos, seja em tamanho tradicional ou uma impressora portátil ou compacta, sempre será melhor, pois é desenvolvida especialmente para essa finalidade.

Quais são os pontos positivos e negativos de uma impressora de foto?

Entre os pontos positivos de uma impressora de fotos, devemos mencionar a praticidade para selecionar, editar e imprimir fotografias capturadas com uma câmera fotográfica profissional, smartphone ou tablet.

A facilidade de conexão com dispositivos móveis é outro aspecto interessante. Você pode utilizar o tradicional cabo USB ou leitor de cartão MicroSD, ou recorrer a meios modernos como conexão Bluetooth, Wireless ou NFC. Alguns modelos imprimem as fotos diretamente do smartphone ou câmera fotográfica ou mesmo das redes sociais.

E para quem valoriza a mobilidade, recomendamos a utilização de uma impressora de foto portátil, que pode ser transportada e utilizada com facilidade.

Como pontos negativos, mencionamos a velocidade de impressão, inferior a uma impressora tradicional ou uma impressora multifuncional, e o custo dos insumos, como papel de foto e cartucho de tinta, que custam bem mais caro do que insumos de impressora tradicional, devido a qualidade elevada desses componentes.

Vantagens
  • Impressão em papel próprio para fotografia
  • Impressão em diferentes formatos
  • Cores vibrantes
  • Diversas opções de conexões com dispositivos móveis
  • Grande variedade de modelos e faixas de preço
Desvantagens
  • Apresenta apenas uma função
  • Impressão mais lenta
  • Pouca variedade de formatos e tamanhos
  • Insumos mais caros

Quem deve comprar uma impressora de foto?

Sugerimos a compra de uma impressora de foto para quem aprecia a fotografia, seja de maneira amadora ou profissional, visto que o equipamento permite a impressão de fotografias com o máximo de qualidade.

Além disso, com uma impressora de foto, você não precisa contratar os serviços de um estúdio especializado na revelação de fotografias, arcar com o alto custo de impressão ou lidar com o prazo de entrega que pode ser insatisfatório.

Qual modelo de impressora de foto devo comprar?

Conforme mencionamos anteriormente, existem três modelos de impressora de foto: impressora tradicional ou multifuncional com recurso fotográfico, impressora de foto portátil ou o modelo profissional. Para saber qual comprar, analise a tabela comparativa abaixo:

Modelo Principais características
Impressora multifuncional com função fotográfica Além de imprimir fotografias, imprime, copia e escaneia arquivos
Impressora de foto portátil Imprime fotografias em formato Polaroid
Impressora fotográfica profissional Imprime fotografias com máxima resolução em diferentes formatos e tamanhos

Qualquer papel pode ser usado em uma impressora de foto?

Conforme mencionamos anteriormente, para imprimir fotografias usando sua impressora de foto, você precisa de insumos próprios como cartucho de tinta e papel fotográfico.

As características mais importantes deste tipo de papel são a gramatura, ou seja, peso, espessura e dureza do papel, brilho ou pureza de branco e acabamento que pode ser brilhante ou fosco. Fique atento, alguns modelos apenas aceitam papel fotográfico da mesma fabricante.

Critérios de compra: como escolher a melhor impressora de foto

Existe uma grande variedade de modelos de impressoras de foto. Para escolher o equipamento perfeito para seus projetos pessoais ou profissionais, você deve analisar alguns critérios de compra, como os listados abaixo:

Resolução de imagem

Como a impressora de fotos é utilizada exclusivamente com a finalidade de imprimir fotografias coloridas ou em preto e branco, é fundamental avaliar a resolução de imagem oferecida pelo equipamento.

O ideal é que a resolução seja igual ou superior a 2400 x 1200 ppp em uma impressora de fotos de uso pessoal e 4800 x 2400 ppp em uma impressora de fotos profissional.

Caso não saiba, a sigla PPP indica pontos por polegadas - algumas marcas utilizam DPI "dots per inch", que significa exatamente a mesma coisa.

Imagem de um homem segurando uma câmera fotográfica digital.

Não adianta investir em uma câmera profissional com excelente resolução se sua impressora de fotos for inadequada. Fonte: Reinhart Julian/ Unsplash.com

Formatos e tamanhos de impressão

Cada impressora de foto disponibiliza impressões em diferentes tamanhos e formatos, portanto, este é um critério de compra importante, especialmente para quem deseja realizar diferentes projetos com a impressora fotográfica.

Uma impressora de fotos portátil não imprime imagens em tamanhos que excedam a proporção 10 x 15 cm. Enquanto isso, uma impressora de fotos profissional pode imprimir imagens até em tamanho A3.

Velocidade de impressão

Geralmente, uma impressora de fotos oferece processo de impressão um pouco mais lento do que uma impressora tradicional ou multifuncional, portanto, recomendamos que você cheque essa informação no momento da compra.

Geralmente, os modelos que oferecem impressão térmica ou a jato de tinta são um pouco mais lentos, sendo boas opções para uso pessoal, enquanto uma impressora de foto a laser é mais rápida, sendo a melhor opção para uso profissional.

Opções de conectividade

Quanto mais opções de conectividade sua impressora de foto oferecer, melhor. A tradicional conexão por cabo USB é indispensável, assim como a leitura de cartão MicroSD. Mas as conexões sem cabo também são importantes, como Bluetooth e Wireless.

Alguns modelos oferecem conexão NFC, que permite que a impressora seja conectada ao dispositivo móvel de maneira direta e rápida. Outros também permitem conexão direta com a câmera ou smartphone.

Preço por impressão

Além do preço da impressora de fotos em si, analise o preço de impressão, ou seja, o quanto você deve gastar com insumos a cada foto impressa. Tanto o papel fotográfico, quanto a tinta utilizada na impressão das imagens custam caro, no entanto, os preços podem variar.

O valor agregado do produto pode ser ainda mais elevado caso seja necessário utilizar insumos da própria marca, e essa recomendação deve ser respeitada, pois a utilização de insumos de outras marcas pode prejudicar o funcionamento do equipamento, tanto no que diz respeito à qualidade de impressão, quanto à durabilidade do equipamento.

Imagem de uma pessoa escolhendo fotos.

O preço por impressão é um critério de compra importante, pois influencia na usabilidade do equipamento. Fonte: George Milton/ Pexels.com

Resumo

Devido a facilidade para registrar fotos com uma câmera fotográfica ou smartphone, muitas pessoas tiram incontáveis fotografias e nem sequer revisam essas imagens. Quem deseja preservar as fotografias, no entanto, deve investir em uma impressora de fotos.

Com uma impressora fotográfica, você consegue imprimir as imagens em papel de qualidade, com excelente resolução e em diferentes formatos e tamanhos. Esperamos que as informações deste guia de compra o ajudem a encontrar o modelo ideal. Caso surja qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo.

(Fonte da imagem destacada: Juliana Malta/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas