Imagem mostra uma impressora de grande porte.
Ultima atualização: 6 de julho de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

60Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Para vários tipos de impressões, as impressoras tradicionais, que usam folhas A4, não são suficientes. É preciso ter um papel um pouco maior e capaz de conter informações visuais mais detalhadas. A solução é a impressora A3!

Quem procura mais informações sobre impressoras A3 chegou ao artigo ideal! Nas próximas linhas, você descobre como e quando usar tais periféricos e entende o que é necessário para escolher o modelo perfeito!




O mais importante

  • Não faz sentido ter uma impressora A3 em casa. Ela é destinada a impressões de pequenos pôsteres e cartazes, de plantas e projetos de arquitetura, engenharia e design, e de desenhos e artes gráficas.
  • Caso você precise fazer tais impressões com certa frequência, pode ser uma boa ideia ter uma impressora A3 que também é compatível com outros tipos de papel.
  • Impressoras A3 podem ser a laser ou com tinta. Optar pelo primeiro tipo é importante porque a qualidade da impressão é melhor, característica indispensável em ambientes profissionais.

Impressora A3: nossa recomendação dos melhores produtos

Nós conversamos com profissionais que usam impressoras A3 com frequência e chegamos a uma lista com os melhores modelos disponíveis no mercado:

Guia de compra: O que você precisa saber sobre uma impressora A3

Será que a impressora A3 é a melhor escolha para você? A seguir, respondemos a cada uma das perguntas mais frequentes sobre o periférico.

Imagem mostra uma mulher usando uma impressora em um escritório.

O papel A3 tem o dobro do tamanho do A4, das impressoras tradicionais. (Fonte: Andrea Piacquadio / Pexels.com)

O que difere uma impressora A3 de uma comum?

A grande diferença das impressoras A3 para as comuns, que usamos no dia a dia, é o tamanho. Ela é projetada para conseguir fazer impressões em papel A3, enquanto os modelos domésticos aos quais estamos acostumados usam papel A4.

Uma folha A3 tem o dobro da largura de uma A4 e o mesmo comprimento. Enquanto a primeira mede 29,7 x 42 cm, a segunda tem 29,7 x 21 cm.

Em outras questões, como tecnologias de impressão e formas de conexão, praticamente não há diferenças entre impressoras A3 e modelos comuns. Optar pela A3, portanto, é uma questão de necessidade.

Muitas impressoras A3 também imprimem folhas A4 e outros tamanhos menores. Elas podem ainda ser multifuncionais.

Você sabia que o que rege as nomenclaturas e tamanhos de papel é a norma ISO 216? Ela está em diversos países do mundo e se tornou padrão também no Brasil em 1943.

Em quais situações a impressora A3 é necessária?

Afinal, será que a impressora A3 é uma boa ideia para você?

Impressoras A3 são indicadas principalmente para impressões de pôsteres, cartazes, projetos de engenharia, arquitetura e desenhos. É muito difícil que ela seja usada em ambiente doméstico, com suas principais funções remetendo a alguns negócios ou profissões. Conheça alguns a seguir:

  • Gráficas: Não há como não ter uma ou mais impressoras A3 em uma gráfica. É comum que seja necessário imprimir pôsteres e cartazes.
  • Estúdios de engenharia e arquitetura: A impressão de projetos de engenharia e arquitetura é feita em folhas A3. Em um estúdio ou escritório, é fundamental contar com uma boa impressora.
  • Desenhistas e designers: Se você é um desenhista ou designer ou até se imprime pôsteres e cartazes com frequência, pode precisar de uma impressora A3 para uso pessoal. Talvez não haja necessidade de um modelo tão sofisticado.

Fora dessas situações, é raro precisar de uma impressora A3.

Imagem mostra os tanques de tinta de uma impressora em destaque.

Impressoras A3 são indispensáveis em gráficas. (Fonte: tookapic / Pixabay.com)

Quais as vantagens de ter uma impressora A3?

Uma impressora A3 realiza trabalhos e impressões que são possíveis apenas com ela. Porém, para que tê-la faça sentido é preciso que ela seja necessária com frequência.

Para valer a pena comprar uma impressora A3, seu gasto com impressões deve ser elevado.

Você deve pensar em quanto tempo gastaria com impressões em gráficas ou papelarias o valor da impressora A3. Caso seja um curto período, com certeza vale adquirir o seu próprio modelo, mas se não, é melhor continuar pagando pelo serviço.

Impressoras A3 são excelentes e duráveis, normalmente funcionando sem problemas por muitos anos. Porém, vale mencionar que os custos com tinta, devido ao tamanho do papel, são ainda maiores e que o preço do periférico também é superior ao de um modelo comum.

Caso você não precise ter uma impressora A3 para trabalho, não faz sentido comprá-la. Veja uma tabela com as vantagens e desvantagens do periférico:

Vantagens
  • Essencial para impressões de pôsteres, cartazes e certos projetos
  • Vale a pena para quem imprime pôsteres, cartazes, desenhos e trabalhos gráficos com frequência
  • Costuma ser muito durável
  • Funciona com facilidade e não apresenta problemas
Desvantagens
  • Não vale a pena para quem não imprime em A3 com frequência
  • Custos com tinta são maiores
  • O preço pode ser salgado

Quais as tecnologias de impressão de impressoras A3?

Ao comprar uma impressora A3, você pode optar entre um modelo que funciona com cartuchos de tinta ou a laser.

  • Impressora com tinta: É o tipo mais comum e mais barato, porém com menor qualidade. Costuma fazer impressões mais lentas e muitas vezes deixa manchas indesejáveis. Como a maior parte do uso de uma impressora A3 é profissional, acaba sendo menos recomendado.
  • Impressora a laser: Com preços mais elevados, usa um toner e faz a impressão com tecnologia a laser. É a melhor opção para ambientes profissionais, uma vez que também possui melhor velocidade e acabamento.

Ainda há outros tipos de impressoras A3, como por sublimação ou com a tecnologia “inkjet”, com tanques de tinta, mas elas são mais raras e específicas.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma impressora A3

Se o guia de compra te ajudou a decidir sobre comprar ou não uma impressora A3, agora nós discutiremos os quesitos que te ensinam a escolher o modelo ideal!

Velocidade de impressão

Em ambientes profissionais, a velocidade de impressão é importantíssima. Quanto maior, mais é possível atender clientes variados em um curto espaço de tempo.

A velocidade de uma impressora é medida em ppm, ou páginas por minuto. Caso você tenha uma gráfica ou faça serviços de impressão, o número é importante. Nós recomendamos que o modelo escolhido ofereça pelo menos 30 ppm.

Para serviços mais leves e com menos frequência, não há tanta necessidade de uma impressora veloz.

Imagem mostra objetos sendo escaneados em uma grande multifuncional.

Impressoras A3 também podem ser multifuncionais. (Fonte: Deybson Mallony / Pexels.com)

Qualidade da impressão

A maior parte dos usos de uma impressora A3 é profissional e, portanto, a qualidade é indispensável. Você certamente não deseja entregar para seus clientes um trabalho abaixo da média, nem mesmo imperfeito.

Uma impressora profissional deve ter pelo menos 600 dpi de resolução.

Assim como acontece com a velocidade, existe uma medida que indica a qualidade da impressão: Dessa vez, é o ppp (ponto por polegada), em português, ou dpi (dots per inch), em inglês. As duas siglas são usadas com frequência no Brasil.

O mínimo para uma impressora profissional é 600 dpi, resolução já capaz de produzir imagens em boa qualidade. Porém, quem deseja ainda mais, com cores e contornos nítidos, deve escolher pelo menos 1200 dpi.

Conectividade

Da mesma forma que as impressoras comuns domésticas ou profissionais, impressoras A3 podem funcionar com fio ou sem fio.

Um modelo com fio é mais barato e seguro, uma vez que não tem interferências e raramente para de funcionar. Para quem não pode sofrer com interrupções no trabalho, o que acontece em um ambiente profissional, é a escolha ideal.

Com uma impressora A3 sem fio, porém, é possível introduzir facilidades como enviar determinado arquivo para impressão direto do smartphone ou de um notebook remoto. Pode ser algo interessante em uma gráfica de pequeno porte, por exemplo.

Compatibilidade com tamanhos de papel

Existem impressoras A3 capazes de imprimir apenas esse tamanho de papel, mas outras são muito mais versáteis, servindo também para o tradicional A4 e para várias outras possibilidades,como carta, A3+ e SuperB.

Uma impressora de ampla versatilidade como essa pode ser ideal para quem deseja ter uma pequena papelaria ou gráfica, já que atende todos os tipos de clientes, até mesmo os que procuram por impressões de cartazes ou pôsteres, e até mesmo para uso doméstico.

Resumo

É raro que uma folha A3 seja impressa em um ambiente doméstico, mas para determinados negócios como papelarias e gráficas e para escritórios e estúdios de arquitetura, engenharia e design, ter uma impressora A3 é praticamente obrigatório.

Impressoras A3 são capazes de imprimir em folhas A3, que possuem o dobro do tamanho das tradicionais A4. Fora isso, elas mantêm a maior parte das características dos periféricos comuns, apenas com o preço bastante elevado.

(Fonte da imagem destacada: Mahrous Houses / Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas