Sala com caixas de som do home theater.
Ultima atualização: 3 de maio de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

32Horas investidas

6Estudos avaliados

95Comentários coletados

Já imaginou ter uma experiência de áudio e vídeo similar a de uma sala de cinema, só que em casa? E melhor ainda, sem aquele tanto de fio espalhado pela sala? Pois seja bem-vindo! No artigo de hoje, nós vamos mostrar que isso é possível com o home theater wireless.

Mas como escolher o melhor modelo? E qual é o número de caixas de som ideal para o tamanho da sua sala? A partir daqui, você vai descobrir tudo sobre como comprar o melhor home theater wireless para a sua casa.




Primeiro, o mais importante

  • O home theater wireless não elimina todos os fios, mas reduz a quantidade significativamente.
  • Assim como o home theater tradicional, existem modelos variados da versão sem fio e alguns que já vem com leitor de Blu-ray ou DVD.
  • O mais importante na hora de escolher o melhor home theater wireless é considerar o tamanho do ambiente e a potência do equipamento.

Melhores home theaters wireless: nossas recomendações

Não tem jeito, na hora de escolher um equipamento eletrônico como o home theater wireless a quantidade de configurações técnicas mais atrapalha do que ajuda. Por isso, a gente foi atrás dos melhores aparelhos e listou eles para você. Veja:

Guia de Compra: Tudo o que você precisa saber sobre o home theater wireless

Para ajudar você a tomar uma decisão que valha o investimento, nós criamos um Guia de Compra. A seguir, vamos explicar como funciona e qual é o diferencial de um home theater sem fio, além de mostrar como escolher o ideal de acordo com o tamanho da sua sala.

Mulher comendo pipoca e segurando o controle remoto.

Com um home theater em casa, você tem a sensação de estar no cinema. (Fonte: JESHOOTS-com/ Pixabay )

O home theater wireless é totalmente sem fio?

Quando se fala em home theater wireless logo se pensa em um aparelho sem fios, certo? Errado. Pelo menos no caso do home theater wireless, o aparelho não funciona totalmente sem cabos.

O que ocorre com esse modelo é que as duas caixas traseiras funcionam de forma remota, sem fio. E isso é uma grande vantagem, já que são esses fios que mais atrapalham porque precisam atravessar toda a sala.

No entanto, no home theater wireless, os fios aparecem para fazer a ligação do receptor com a televisão e das caixas de som frontais e/ou laterais com o alto-falante subwoofer.

Rapaz deitado no sofá assistindo TV.

O home theater wireless reduz a quantidade de fios espalhados pela sala. (Fonte: Benjawan Sittidech/ 123rf)

Ou seja, o home theater wireless não é 100% sem fio, mas já garante um ambiente mais clean. E é essa a grande diferença entre esse tipo de home theater e a versão tradicional, que possui fios para ligar todos os alto-falantes com o aparelho de televisão e o subwoofer.

E isso, por si só, já é um ponto positivo, especialmente para quem preza pela estética da sala de TV e pela facilidade na hora da limpeza do local.

Como funciona o home theater wireless?

O home theater é um aparelho eletrônico que, através de várias caixas de som posicionadas em diferentes cantos de um mesmo ambiente, reproduz um som similar ao de uma sala de cinema, com grande realismo, só que na sua casa.

O home theater é um aparelho formado por um receptor e diversos alto-falantes.

Para isso, o home theater é um aparelho formado por um receptor e diversos alto-falantes.

Funciona assim: O receptor de imagem e de som é ligado na televisão e, então, direciona o som da TV para as caixas de som.

Além disso, o home theater wireless também conta com um tipo especial de alto-falante, chamado de subwoofer.

O subwoofer ganha destaque dentro de um home theater porque é ele quem reproduz as frequências baixas, que são as responsáveis pelos sons mais graves e garantem aquela sensação de áudio de cinema na sua casa.

O home theater wireless serve para qualquer ambiente?

Em tese sim. Você pode instalar um home theater sem fio em qualquer local, seja na sala ou até no quarto. No entanto, vale frisar que a potência do aparelho tem relação direta com o tamanho do ambiente onde o home theater será colocado.

De acordo com os especialistas, quanto maior for o local, mais potente deverá ser o home theater wireless para que o som seja reproduzido de forma satisfatória por todo o ambiente.

Sala de TV.

Quanto maior for a sala, maior deverá ser a potência do home theater. (Fonte: NeiAndradeConsultoria/ Pixabay)

Para você ter uma ideia, se sua sala tiver, aproximadamente, 40 metros quadrados, o seu home theater wireless precisa ter, pelo menos, uma potência de 850 RMS.

Lembrando que RMS é a medida da potência do aparelho. No entanto, se o espaço for ainda maior, o home theater também deverá ter uma potência mais alta.

Quantas caixas de som tem um home theater wireless?

Assim como ocorre com qualquer home theater, sempre que você for pesquisar por uma versão do tipo wireless, você vai encontrar numerações que acompanham o modelo.

Os mais comuns são os home theaters 2.1, 5.1 e 7.1. Esses números significam, respectivamente, a quantidade de caixas de som e a quantidade de subwoofers que vem no set.

É claro que, quanto mais alto-falantes, melhor será a sua experiência com o áudio. Mas não esqueça de garantir que você terá espaço suficiente para todos eles.

Com isso em mente, confira a seguir a tabela que mostra a descrição de cada modelo de home theater wireless.

Tipo de home theater wireless Descrição
2.1 Modelo mais básico, conta com dois auto-falantes e um subwoofer
5.1 Possui seis caixas de som no total, sendo três frontais e duas traseiras, mais um subwoofer
6.1 Essa versão conta com sete caixas de som: três frontais e três traseiras, além do subwoofer
7.1 Com oito alto-falantes, sendo três na frente, dois atrás e dois nas laterais, esse modelo possui um subwoofer
7.2 Esse home theater conta com o diferencial de ter, além de sete caixas de som, dois subwoofers

Critérios de compra: O que observar ao comparar os home theaters wireless

Para se certificar de que está investindo no melhor home theater sem fio, você precisa comparar alguns itens que podem fazer a diferença no seu dia a dia. A seguir, você confere os mais importantes:

Compatibilidade com outras mídias

Comece levando em conta se o home theater wireless é compatível com todos os dispositivos que você gostaria que tivessem o áudio reproduzido pelo aparelho como, por exemplo, a sua TV, smartphone e um videogame.

Observe que os modelos mais modernos funcionam com HDMI, mas algumas versões também se conectam com qualquer dispositivo móvel via Bluetooth.

Design das caixas de som

Outro critério que merece sua atenção na hora de escolher o melhor home theater wireless diz respeito ao design das caixas de som.

Isso vai interferir não apenas na decoração do cômodo, já que as caixas ficarão expostas mas, principalmente, no espaço que você vai dedicar para instalar os alto-falantes.

Desse modo, você deve saber que, hoje, existem caixas de som em formato quadrado, retangular e horizontal, além das torres, que são verticais.

Frequência

Você lembra que falamos da importância da potência do home theater para garantir que o som alcance todo o ambiente de uma sala? Pois bem.

O fato é que, além da potência, também é importante analisar a frequência dos alto-falantes, já que ela também atua na qualidade sonora reproduzida.

Para você ter uma ideia, o subwoofer precisa reproduzir frequências de pelo menos 20hz. Já a frequência das outras caixas de som deve ficar entre 40hz e 18.000 hz.

Você sabia que os soundbars são aparelhos que simulam o mesmo efeito de imersão reproduzido pelo home theater?

A diferença entre o home theater e o soundbar é que, enquanto o primeiro tem várias caixas de som estrategicamente espalhadas pela sala, o soundbar possui apenas uma barra de som com alto-falantes embutidos.

Funções adicionais

Não deixe de verificar também quais são as funcionalidades extras que o home theater sem fio pode ter.

Alguns modelos, por exemplo, contam também com um leitor de Blu-Ray e DVD já embutido. Outras opções são capazes até mesmo de acessar a internet, enquanto que alguns tipos de home theater wireless contam também com um receptor de TV digital.

Resumo

O home theater wireless possui menos fios do que a versão tradicional. E o melhor é que são justamente as caixas de som traseiras que são conectadas remotamente. Além disso, hoje é possível escolher entre modelos que possuem entre dois e sete alto-falantes, além de um ou dois subwoofers.

Para escolher o melhor, é preciso considerar a potência do aparelho e o tamanho da sua sala.  Além disso, leve em conta a compatibilidade do home theater wireless com outros dispositivos, o design e a frequência das caixas de som, e se o equipamento já vem com leitor de vídeo embutido.

(Fonte da imagem destacada: Patibutkan Singsoot/ 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas