Imagem mostra um headset ao lado de um smartphone sobre uma mesa.
Ultima atualização: 1 de junho de 2021

Como escolhemos

16Produtos analisados

22Horas investidas

5Estudos avaliados

93Comentários coletados

Seja muito-bem vindo! Você procura um headset de alto nível e que não pese muito no seu bolso? Chegou ao artigo certo! Nas próximas linhas, ensinaremos como escolher o headset com o melhor custo-benefício.

Há headsets no mercado que são de excelente qualidade, mas possuem preços mais acessíveis. É preciso reconhecer produtos de alto nível e entender quais tecnologias são fundamentais. Você aprenderá a seguir como valorizar o seu dinheiro na hora da aquisição desse acessório!




Primeiro, o mais importante

  • Headsets se diferenciam de headphones por possuírem microfones. Eles são indicados especialmente para profissionais de atendimento e para gamers.
  • Como são muito queridos por gamers, os headsets recebem cada vez mais investimentos tecnológicos. Eles são capazes de gerar som de excelente qualidade e conseguem grande isolamento.
  • Você pode escolher entre um headset com fio, que não sofre com interferências e perdas de sinal, ou sem fio, que te permite maior mobilidade e conforto.

Os headsets com melhor custo-benefício: Nossas recomendações

Com muita pesquisa, selecionamos alguns modelos de headsets que vão te agradar sem pesar no seu bolso. Eles representam o melhor custo-benefício no mercado!

Guia de compra: O que você precisa saber sobre headsets com bom custo-benefício

A partir de agora, responderemos às dúvidas mais frequentes sobre custo-benefício em headsets. Leia cada uma das respostas e esteja pronto para acertar no momento da compra!

Imagem mostra uma mulher com roupa social usado um headset enquanto faz anotações.

Headsets são indispensáveis para quem trabalha com atendimento por canais de voz. (Fonte: Anthony Shkraba / Pexels.com)

Headsets costumam ter bom custo-benefício?

O termo “headset” diz respeito ao conjunto de fone de ouvido circumaural (que cobre toda a orelha e isola o som) e microfone. O acessório costuma ter uma larga tira que passa por cima da cabeça.

Existe uma simples diferença entre headphone e headset: O primeiro conta apenas com fone de ouvido, o segundo também tem microfone.

Por isso, headsets com preços de headphones já oferecem um bom custo-benefício. Eles são acessórios mais completos e que podem ser úteis em mais situações.

Se você encontrar um headset de qualidade com preço de headphone, estará fazendo um bom negócio.

Você sabia que os headsets já existem desde 1910, e na época eram usados por telefonistas?

Quais as vantagens de ter um headset?

O headset é o acessório ideal para quem precisa de imersão e concentração. Ele é útil sobretudo para profissionais que lidam com atendimento do público ou fazem reuniões constantes e para gamers.

Com o fone de ouvido circumaural, o headset isola totalmente o som externo e gera total imersão no som. O resultado é não apenas melhor limpeza no que você ouve, mas também aumento claro da imersão.

Alguns modelos de headset contam com dois fones de ouvido, o que ajuda a profissionais em atendimentos simultâneos ou a gamers que precisam alternar entre o áudio do jogo e conversas com equipe ou amigos.

Headsets costumam ter grande durabilidade, ainda que menor que de headphones: A parte do microfone é a mais problemática e suscetível a quebras. Os modelos têm avançado muito em tecnologia, principalmente devido à predileção dos gamers.

Veja uma tabela com as vantagens e desvantagens de um headset:

Vantagens
  • Proporciona grande imersão e concentração
  • É cada vez maior a tecnologia envolvida
  • Alguns modelos têm dois fones
  • Ideal para trabalho e diversão
  • Grande durabilidade
Desvantagens
  • A parte do microfone pode dar problemas
  • Desnecessário para quem não usa a parte do microfone

O que faz de um headset especial?

Como os headsets são usados por profissionais de várias áreas e por gamers que precisam de alta concentração, há cada vez mais tecnologias que os tornam especiais.

Preparamos uma lista com características que elevam o patamar de um headset e, com isso, melhoram seu custo-benefício:

  • Desenho de som: A maior parte dos fones de ouvido pela história usaram dois canais de distribuição de som, o famoso 2.0. Hoje, porém, muitos headsets usam o surround, com 5.1 ou até 7.1. Isso é excelente para jogos com trabalho complexo de criação sonora.
  • Cancelamento de ruídos: Headsets de alto nível contam com cancelador de ruídos, gerando assim completo isolamento e imersão. Nenhum som de fora consegue atrapalhar a concentração.
  • Potência: Som alto no fone de ouvido não faz bem para a audição, mas os headsets tem cada vez mais potência. Alguns modelos chegam a 150 miliwatts, o que permite uma experiência sonora realmente diferenciada.
  • Materiais de qualidade: O ponto mais frágil de um headset é a haste do microfone. Verifique se ela é muito bem presa, talvez até parafusada, ao acessório. Evite modelos fabricados com plásticos muito baratos.

Como encontrar o melhor custo-benefício em um headset?

Pagar menos por um produto de maior qualidade é o que define o bom custo-benefício. Portanto, você deve ter a certeza de que a sua aquisição é de alto nível.

Confira as avaliações sobre o produto escolhido, principalmente quanto à durabilidade.

Primeiro, avalie a marca escolhida e veja se ela oferece boa assistência e garantia duradoura. Confira as avaliações de quem já adquiriu o produto para saber se ele entrega o que promete e se não tem problemas recorrentes.

O ideal é que o headset escolhido tenha tecnologias modernas, como som surround e cancelador de ruídos, sem subir muito o preço. Quanto mais funcionalidades especiais você notar em um modelo mais barato bem-avaliado, melhor custo-benefício estará encontrando.

Por mais que as tecnologias mais modernas de headset sejam pensadas para gamers, elas podem beneficiar também quem trabalha com atendimentos ou reuniões ou apenas busca entretenimento leve, em casa ou no trânsito, com o produto. Qualidade nunca é demais!

Imagem mostra um homem usando um headset rindo em frente a um notebook

Headsets ajudam a conversar com os amigos pela internet. (Fonte: Ketut Subiyanto / Pexels.com)

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um headset com bom custo-benefício

Antes de bater o martelo na compra de um headset, existem alguns critérios que você precisa conhecer. A seguir, falaremos com mais precisão sobre cada um!

Com fio ou sem fio

Existem os headsets com fio, ligados aos dispositivos via cabo P2 ou USB, e outros sem fio, com funcionamento por bluetooth.

Os modelos com fio levam vantagem pela segurança da conexão, já que não correm riscos de sofrer com interferências ou perdas de sinal. Por outro lado, permitem menos liberdade de movimentação, não podem ser usados longe do dispositivo eletrônico e têm menor durabilidade devido a problemas nos fios.

A escolha entre um headset com fio ou sem fio é puramente pessoal, já que há modelos de excelente qualidade dos dois tipos.

Compatibilidade

No caso dos fones com fio, você precisa verificar a compatibilidade entre o cabo (P2 ou USB) e as entradas disponíveis nos dispositivos nos quais pretende usá-los.

Alguns headsets são compatíveis apenas com consoles específicos.

Além disso, em todos os modelos de headsets é preciso observar com que tipos de dispositivos eles são compatíveis. Alguns são apenas para smartphones, outros para computadores. Há aqueles que são indicados para um console específico, como Xbox ou Playstation.

O melhor custo-benefício está em encontrar um headset com compatibilidade universal e que pode te acompanhar durante o uso de qualquer dispositivo!

Ergonomia

Você provavelmente irá usar o headset por longas horas. Para profissionais de atendimento, é possível passar todo o expediente com ele.

Quanto mais ergonômico e confortável for o headset, melhor. Ele deve ser quase imperceptível para que você possa usá-lo com o máximo de tranquilidade.

Verifique questões como acolchoamento nos fones, acabamento em espuma nas tiras superiores e proteção contra o acúmulo de suor. Só assim você poderá aproveitar ao máximo o headset sem que ele comece a te incomodar após um certo tempo de uso.

Imagem mostra um headset sobre uma mesa.

Headsets acolchoados são mais duráveis. (Fonte: Petr Macháček / Unsplash.com)

Impedância

Uma categoria que passa despercebida por muitos no momento da escolha de um headset é a impedância. Saiba que ela é intimamente ligada com a qualidade do áudio.

A impedância impede que a frequência da energia elétrica se transforme em ruído, o que atrapalharia a qualidade do som. O número deve ser bastante alto para indicar um headset de qualidade.

Se você encontrar aparelhos com impedância acima de 30 ohms com preço baixo, terá um excelente custo-benefício.

Resumo

Os headsets estão cada vez mais modernos e são capazes de gerar som com extrema qualidade. Alguns modelos até usam a tecnologia surround, simulando a distribuição em cinco ou em sete canais.

Para adquirir o headset com melhor custo-benefício, escolha marcas confiáveis e modelos cujos materiais usados são de bom nível. Em seguida, compare os recursos disponíveis e as tecnologias aplicadas. Você irá encontrar um produto com preço abaixo da média e qualidade superior!

(Fonte da imagem destacada: Fausto Sandoval / Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas