
Como escolhemos
Comprar um disco rígido para um desktop ou laptop não é apenas uma questão de escolher sua capacidade de armazenamento. Para começar, você precisa decidir que tipo de unidade você quer, um HDD ou um SSD. Atualmente, os discos rígidos mecânicos, ou HDDs, continuam a ter grande aceitação, pois oferecem uma série de vantagens importantes.
Assim, embora a tecnologia SSD ainda não tenha superado uma série de limitações, os HDDs continuarão a ser, em muitos casos, a primeira escolha quando se trata de montar um disco rígido em nossos computadores. Então, para ajudá-lo a escolher a unidade que melhor atende às suas necessidades, nós montamos este guia abrangente.
Índice
- 1 Newsletter semanal com os melhores truques de tecnologia
- 2 O mais importante
- 3 HDD: nossa recomendação dos melhores produtos
- 4 Guia de compra: O que você precisa saber sobre HDDs
- 4.1 O que exatamente são HDDs?
- 4.2 Quais são as partes de um disco rígido de HDD?
- 4.3 Como funciona um HDD?
- 4.4 Quais são as diferenças entre um HDD e uma SSD?
- 4.5 Quais são as vantagens e desvantagens dos HDDs?
- 4.6 Vale a pena comprar um HDD?
- 4.7 Para quem você deve comprar um HDD?
- 4.8 Quais tamanhos de HDD existem?
- 4.9 Qual é a origem dos discos rígidos HDD?
- 5 Critérios de compra
- 6 Resumo
O mais importante
- O primeiro disco rígido mecânico foi desenvolvido pela IBM nos anos 50 e pesava nada menos que uma tonelada.
- Os HDDs permitem que você desfrute de grandes capacidades de armazenamento a preços muito baixos.
- Está se tornando cada vez mais comum combinar uma SSD com um disco rígido de HDD. O primeiro é freqüentemente utilizado para instalar o sistema operacional, enquanto o segundo é normalmente utilizado para armazenar grandes arquivos.
HDD: nossa recomendação dos melhores produtos
Guia de compra: O que você precisa saber sobre HDDs
Ao comprar um HDD, é muito importante que você leve em conta uma série de critérios importantes. Não esqueça que existem diferentes modelos de HDD e que cada um oferece características diferentes. É por isso que nesta seção estamos aqui para responder as perguntas mais comuns dos compradores.
(Fonte: Rido: 36168169/ 123rf.com)
O que exatamente são HDDs?
Os discos giram em alta velocidade em um único eixo, permitindo que as cabeças de leitura e escrita leiam ou escrevam dados através da magnetização da superfície. Sua principal vantagem sobre outros tipos de dispositivos de armazenamento é que eles oferecem uma alta capacidade para armazenar informações a um preço muito baixo.
(Fonte: Ronstik: 89327714/ 123rf.com)
Quais são as partes de um disco rígido de HDD?
No final dos braços estão as cabeças de leitura e escrita. Um total de uma cabeça é necessário em cada lado. Além disso, os HDDs também possuem um sistema eletromagnético e uma placa de circuito impresso que controla o disco. Finalmente, toda a montagem é coberta por uma caixa de proteção.
(Fonte: Boonyarattaphan: 59012854/ 123rf.com)
Como funciona um HDD?
A gravação dos dados é realizada através da emissão de pulsos de corrente elétrica por meio de um dispositivo localizado na cabeça magnética. Estes dados são registrados na superfície magnética em linhas na forma de círculos. Quando uma é concluída, a cabeça se move para escrever um novo círculo concêntrico.
Quais são as vantagens e desvantagens dos HDDs?
Vale a pena comprar um HDD?
Para quem você deve comprar um HDD?
Em geral, para um usuário médio que não precisa de um computador que ofereça um desempenho muito alto, um disco rígido de HDD é a melhor opção. Não surpreende, é uma excelente relação custo-benefício. O mesmo se aplica se você precisar de uma grande capacidade de armazenamento, como no caso de sistemas de vigilância por vídeo.
Quais tamanhos de HDD existem?
disco rígido de 2.5 | disco rígido de 3.5 | |
---|---|---|
Uso | Usado em laptops e consoles de jogos | Usado em computadores desktop. |
Armazenamento | Têm uma capacidade de armazenamento menor e uma velocidade de rotação mais lenta. Em geral, eles operam a 5.400 rpm | Sua capacidade de armazenamento é significativamente maior e sua velocidade de rotação também é geralmente maior, geralmente 7.200 rpm. |
Memória cache | Eles têm uma quantidade menor de memória cache | Eles têm mais memória cache. |
Qual é a origem dos discos rígidos HDD?
O primeiro disco rígido pesava uma tonelada e era maior que um refrigerador. Desde então, a tecnologia desses dispositivos evoluiu para permitir maiores capacidades em espaços menores. Assim, em 1992, foram atingidas capacidades de 250 MB, e em 2002 elas já eram de 40 GB, e agora excedem dezenas de TBs.
Critérios de compra
Quando se trata de comprar um HDD, é importante que você leve em conta uma série de critérios. Para ajudar você no processo de seleção, nós selecionamos aqueles que consideramos mais importantes. Esperamos que eles o guiem na sua compra e o ajudem a obter a melhor relação custo-benefício possível.
- Para que você vai usá-lo
- Capacidade de armazenamento
- Velocidade de leitura e escritura
- Velocidade de rotação
- Memória cache
- Bus de conexão
- Marca
Para que você vai usá-lo
Ao comprar um disco rígido mecânico, a primeira coisa que você precisa pensar é para que você vai usá-lo. E junto com isto, em que equipamento você vai montá-lo. Você não vai precisar do mesmo tipo de HDD em um laptop como em um computador desktop. Assim, para um laptop você estará interessado em um disco de 2,5" ao invés dos tradicionais 3,5".
Da mesma forma, você tem que pensar se você usa o computador para tarefas básicas, para um uso mais profissional ou para jogar videogames. Em cada caso, você estará interessado em um ou outro tipo de disco rígido. Você pode até querer combinar uma SSD com um HDD para aproveitar os benefícios de cada um.
(Fonte: Jarochkin: 35798383/ 123rf.com)
Capacidade de armazenamento
Não há dúvida de que a capacidade de armazenamento é uma questão importante ao comprar um disco rígido. Entretanto, como mencionado acima, você não deve ser guiado apenas pela capacidade de armazenamento. Atualmente, os discos rígidos mecânicos oferecem capacidade mais que suficiente para atender as necessidades dos usuários.
Hoje, os HDDs estão disponíveis em capacidades que variam de 500GB a 12TB. Para o usuário médio, um drive de 1TB é mais do que suficiente. Se você vai usar seu computador para jogos, uma combinação de 250GB em um SSD e 2TB ou mais em um HDD pode ser adequada.
Velocidade de leitura e escritura
A velocidade de leitura e escritura de um disco rígido é um aspecto crítico do desempenho do disco rígido. No entanto, muitas vezes não lhe é dada a importância que merece. Uma velocidade de leitura maior permitirá que o computador inicialize muito mais rápido se o sistema operacional estiver instalado naquele disco rígido.
Da mesma forma, também pode influenciar o desempenho dos programas e aplicativos instalados. Entretanto, neste aspecto, sua influência será muito menos perceptível. Assim, ao jogar um videogame, ele não será decisivo para o desempenho do jogo, mas reduzirá os tempos de carregamento.
(Fonte: Jipen: 30045007/ 123rf.com)
Velocidade de rotação
No caso de dispositivos HDD, a velocidade de leitura e escrita dependerá, em grande parte, da velocidade de rotação dos discos, que é medida em rotações por minuto (rpm). Hoje em dia você encontrará mais comumente drives com velocidades de 5400 rpm e 7200 rpm, embora também existam drives de 10.000 rpm.
Para um computador desktop, se você quiser um bom desempenho, você deve optar por um drive que atinja pelo menos 7200 rpm. Para laptops, entretanto, uma velocidade de 5400 rpm é mais comum devido às limitações do tamanho menor de discos de 2,5".
Memória cache
Os discos rígidos têm duas áreas de memória. Em um deles, os dados são armazenados mesmo quando a energia está desligada. Esta é a área principal e onde os arquivos são armazenados. A outra é a memória cache e é onde a informação é temporariamente armazenada quando o disco é alimentado.
A memória cache permite que o disco rígido acesse a informação mais rapidamente. Isto porque toda vez que o disco lê uma informação, ele deixa parte dela armazenada na memória cache. Os mais comuns são geralmente 64 MB. Logicamente, quanto maior for, mais rápido o disco encontrará mais dados.
Bus de conexão
Atualmente, os discos rígidos podem usar diferentes interfaces para se conectar à placa-mãe: as principais são SATA, IDE, SAS ou SCSI. O mais difundido é sem dúvida o padrão SATA. É usado por praticamente todos os desktops e pela última geração de laptops.
Os discos rígidos HDD de hoje estão conectados através do padrão SATA-III. Isto atinge uma velocidade de ligação de 6 Gb/s, resultando em uma taxa máxima teórica de transferência de 750 MB/s. Entretanto, na prática isto é reduzido para 600 MB/s.
Marca
Há muitos fabricantes de unidades de armazenamento de HDD. Nem todos oferecem os mesmos níveis de qualidade. Nesse sentido, algumas das marcas que lhe garantem níveis de qualidade mais elevados são: Toshiba, HGST, Trekstor, Seagate ou Western Digital. Entre as marcas chinesas, o ExelStor é uma das mais conceituadas.
Resumo
O disco rígido é um elemento indispensável tanto em computadores desktop quanto em laptops. Recentemente, muitos usuários começaram a instalar SSDs em seus computadores; entretanto, devido ao seu baixo custo e alta capacidade de armazenamento, os HDDs ainda são a melhor escolha na maioria dos casos.
Escolher o disco rígido mecânico certo envolve conhecer alguns aspectos técnicos desses dispositivos que muitas vezes estão além do conhecimento do usuário médio. Portanto, é importante ter o máximo de informação possível. Com isso em mente, elaboramos este guia de compras abrangente.
Se você acha que foi útil em seu processo de seleção, você pode nos deixar um comentário ou compartilhá-lo com seus amigos através das diferentes redes sociais.
(Fonte da imagem em destaque: Makarov: 11272846/ 123rf.com)