
Como escolhemos
O HD interno é um dos componentes mais importantes em um computador, pois serve para armazenar informações utilizadas pelo processador, sistema operacional, softwares, aplicativos e arquivos armazenados na máquina.
Existem vários modelos de HD interno que variam no padrão de conexão, capacidade de memória, dimensões, entre outras, que devem ser consideradas no momento da compra. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.
Índice
- 1 Newsletter semanal com os melhores truques de tecnologia
- 2 O mais importante
- 3 HD interno: nossa recomendação dos melhores produtos
- 4 Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o HD interno
- 4.1 O que é e para que serve um HD interno?
- 4.2 Existe diferença entre HD interno para notebook ou desktop?
- 4.3 Devo comprar um HD interno ou externo?
- 4.4 Como é feita a instalação de um HD interno?
- 4.5 Como saber se o HD interno é compatível com o computador?
- 4.6 Quais são as vantagens e desvantagens de um HD interno?
- 4.7 HD interno ou SSD: Qual o melhor para seu computador?
- 5 Critérios de compra: como encontrar o melhor HD interno para o computador
- 6 Resumo
O mais importante
- O HD interno é o hardware ideal para quem precisa reparar, substituir ou expandir a capacidade de memória do computador desktop ou notebook. A capacidade de memória é medida em gigabytes ou terabytes.
- Alguns fabricantes consideram a troca do HD interno uma violação da garantia do produto. Para evitar a perda da garantia, cheque o manual do usuário antes de realizar qualquer alteração em seu computador.
- O preço de um HD interno depende de sua capacidade de armazenamento. Os modelos mais básicos custam cerca de R$200 enquanto os mais elaborados podem custar acima de R$1.000.
- A conexão entre o HD interno e a placa-mãe é responsabilidade da interface deste componente. Anteriormente, o usuário tinha duas opções: SATA ou IDE. Atualmente, a interface SATA é um padrão em qualquer modelo de HD interno.
HD interno: nossa recomendação dos melhores produtos
Depois de entender um pouco mais sobre o HD interno, chegou o momento de conhecer os modelos de melhor qualidade, durabilidade e popularidade no mercado, de acordo com as avaliações dos consumidores:
Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o HD interno
Você precisa de um desktop ou notebook com HD interno compatível com a usabilidade da máquina, especialmente quando o computador é utilizado como ferramenta de estudos ou trabalho. Continue a leitura e entenda como escolher um bom HD interno para seu PC.
O que é e para que serve um HD interno?
A escolha de um HD interno deve ser feita com cuidado, pois um componente inadequado pode comprometer a performance do computador e não oferecer a capacidade de armazenamento necessária.
Existe diferença entre HD interno para notebook ou desktop?
Outra diferença é a construção do componente, que é mais robusto em um HD para notebook, pois o computador é submetido a impactos quando transportado. As demais especificações técnicas não diferem.
Devo comprar um HD interno ou externo?
Mas preste atenção, quando o HD interno é soldado à placa-mãe, não é possível realizar a substituição do hardware.
O HD externo, por sua vez, dispensa instalação e pode ser utilizado em um desktop ou notebook, pois é conectado ao computador através da porta USB. Este modelo oferece maior usabilidade, pois pode ser utilizado no armazenamento ou transferência de dados.
Como é feita a instalação de um HD interno?
Recomendamos que você se certifique se o HD tem as dimensões e capacidade de armazenamento compatíveis com as aceitas pelo computador. Não esqueça de realizar o backup de seus arquivos antes de substituir o HD.
Como saber se o HD interno é compatível com o computador?
O disco rígido pode medir 2.5 ou 3.5 polegadas, oferecer conexão SATA ou IDE e o sistema operacional pode ser Windows, Linux ou MacOS - verifique também a versão e geração do sistema operacional.
Quais são as vantagens e desvantagens de um HD interno?
Outro ponto positivo é que o HD interno é conectado aos demais componentes do computador, portanto, não existe o risco de você perder o hardware de armazenamento. Esse mesmo fator minimiza o risco de danos causados por impactos ou quedas.
Em contrapartida, o HD interno não permite a conexão com vários dispositivos e não é portátil, portanto, não serve como expansão de memória. Outra desvantagem é que o HD interno deve ser instalado por um técnico em informática, e o serviço é pago.
HD interno ou SSD: Qual o melhor para seu computador?
- HD interno utiliza o disco rígido no armazenamento de dados e depende da velocidade de rotação desse disco, um pouco mais lento do que um SSD. Contudo, é mais robusto, portanto tem capacidade de armazenamento superior.
- SSD oferece armazenamento em memória flash, portanto, não são utilizadas peças mecânicas. A velocidade de leitura dos dados interfere positivamente no desempenho do computador. Os pontos negativos são capacidade de memória menor e preço elevado.
Critérios de compra: como encontrar o melhor HD interno para o computador
Antes de comprar um HD interno para seu computador, você deve analisar uma série de fatores como dimensões do equipamento, capacidade de armazenamento, velocidade de rotação do disco rígido, entre outros critérios de compra, que serão detalhadas a seguir:
Capacidade de armazenamento
A especificação mais importante de um HD interno é a capacidade de armazenamento. Você encontra opções com 300 gigabytes a 8 terabytes de armazenamento, sendo os modelos mais comuns com 500GB e 1TB.
Essas duas opções oferecem bom custo-benefício e atendem às necessidades do público geral. Para quem precisa de mais espaço, recomendamos modelos com 2TB, 4TB, 6TB ou 8TB, que são mais caros, mas melhores.
Taxa de transferência
Com taxa de transferência nos referimos à velocidade em que o hardware consegue processar os arquivos armazenados. Quanto maior a taxa de transferência, mais rápida a resposta do processador a determinados comandos.
Usuários básicos e intermediários, devem escolher um HD interno com taxa de transferência de 150 a 180 mb/s, enquanto usuários em nível avançado podem apostar em um HD interno com taxa de transferência de 300 mb/s.
Velocidade de rotação
Como mencionamos anteriormente, o HD interno processa os dados de acordo com a velocidade do disco rígido, portanto o índice RPM (rotações por minuto), influencia na performance deste hardware.
Quanto maior a velocidade de rotação por minuto, mais rápida é a leitura de informações pelo HD interno. A velocidade varia de 3200 RPM a 7200 RPM. Para estudo ou lazer, um HD interno com 4000 a 5200 RPM cumpre sua função. Para trabalho, um modelo com 7200 RPM é mais indicado.
Memória Cache
A memória cache é usada para enviar e receber dados entre uma seção do disco rígido e outra. Quanto maior a memória cache, maior a velocidade na transferência de dados e melhor o desempenho geral do HD interno.
Esse índice varia bastante de um modelo de HD interno para o outro. Enquanto alguns modelos oferecem apenas 8MB, outros oferecem até 256MB. A maioria dos modelos, entretanto, oferece 128MB de memória cache, ideal para uso comum.
Resumo
Com a leitura deste guia de compra, reunimos as informações mais importantes sobre o HD interno, um dos componentes mais importantes em um computador, pois é responsável pelo armazenamento interno.
Como existem diferentes modelos de HD, você deve entender as características exigidas pelo seu computador e comprar um hardware que seja compatível com a máquina. Para encontrar a opção ideal, siga a lista de critérios de compra e escolha um dos modelos da lista. Qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo.
(Fonte da imagem destacada: Pixabay/ Pexels.com)