Ultima atualização: 22 de abril de 2020

Como escolhemos

8Produtos analisados

15Horas investidas

4Estudos avaliados

39Comentários coletados

Se você está a procura de uma forma segura e eficiente de guardar uma grande quantidade de arquivos eletrônicos veio ao lugar certo. Hoje nós vamos tratar do HD externo 2tb.

Ideal para quem quer fazer o backup de muitos documentos, vídeos, imagens e músicas o HD externo de 2tb tem se tornando cada vez mais popular. Não à toa existem diversos modelos das mais variadas marcas. Nesse artigo, vamos ajudar você a escolher o melhor entre todos.

Primeiro, o mais importante

  • O HD externo com 2 tb de armazenamento é o mais recomendado para guardar arquivos pesados com segurança.
  • Esse tipo de HD externo é ideal para quem trabalha com vídeos, games e músicas.
  • É preciso levar em conta alguns critérios se você quiser comprar o melhor HD externo 2tb.

Melhores HDs externos 2tb: Nossas recomendações

O HD externo de 2tb portátil da Seagate possui entrada USB 3.0 e é compatível com sistema operacional Windows 8, 7, Vista e Xp Sp3. Além disso, esse HD 2tb externo possui velocidade de transferência de dados de 4.8GB/s, pesa 170g e tem as seguintes dimensões aproximadas: 12,2cm de altura, 8,1cm de largura e 1,5cm de profundidade.

O HD externo mais versátil

A Toshiba conta com esse HD externo de 2tb que é formatado NTFS para Microsoft Windows 10, Windows 8.1, Windows 7. Esse modelo requer reformatação para Mac OS v10.12/ OS X v10.11/ v10.10 Porta. Além disso, esse HD externo conta com interfaces USB 2.0 ou USB 3.0, pesa 222g e mede 12cm de largura, 2cm de altura e 8 cm de profundidade.

A opção mais prática de todas

O Western Digital é um HD externo 2tb portátil preparado para plug-and-play em PCs com Windows, ou seja, basta conectar e ele já reconhece o dispositivo. Compatível com USB 2.0 e 3.0, esse modelo pesa 230 gramas e é formato NTFS para Windows 8, Windows 7, Windows Vista®, Windows XP. No entanto, requer reformatação para Mac OS X.

Guia de Compra

Se você está pensando em comprar um HD externo é preciso considerar, antes de tudo, a quantidade e o tamanho dos arquivos que você deseja salvar. Se você tem muito arquivos pesados, por exemplo, o HD externo de 2tb de capacidade é o ideal.

Mas existem modelos com configurações e funcionalidade diferentes. Por isso, criamos esse Guia de Compra. Aqui você vai descobrir como escolher o melhor HD de 2tb externo.

Mão de homem segurando conectado ao notebook.

O HD externo 2tb é funcional e portátil. (Fonte: Piotr Adamowicz/123rf.com)

Para quem é recomendado o HD externo de 2tb?

Hoje em dia os computadores e notebooks estão sendo ofertados com uma memória interna cada vez maior. Essa memória interna, também chamada de HD ou disco rígido, é a que permite que você armazene e acesse seus documentos, fotos, vídeos, games e etc.

Porém, dependendo da forma como você utiliza o seu dispositivo é muito provável que o espaço de armazenamento interno não seja o suficiente para guardar todo os seus arquivos, especialmente os mais pesados.

Além disso, não raro, é bastante prudente que você sempre tenha uma backup dos arquivos mais importantes. Assim, em qualquer um dos casos, o HD externo é o aparelho que você vai precisar.

HD externo conectado ao notebook.

O HD externo de 2tb é ideal para salvar arquivos pesados. (Fonte: andriano/123rf.com)

Mas, assim como o HD interno varia em termos de capacidade de armazenamento, o mesmo ocorre com o HD externo.

Por exemplo, se você utiliza o seu computador de forma casual para armazenar apenas textos, fotos e poucos vídeos, um HD externo de 500 GB pode suprir sua demanda.

Mas, se você for utilizar arquivos e programas mais pesados você precisará de um HD externo com maior capacidade de armazenamento.

foco

Você sabia que terabyte é uma das unidades de medida utilizadas para contabilizar volumes de dados armazenados ou transmitidos em computadores, smartphones e sistemas operacionais?

Dessa forma, 1 TB (Terabyte) equivale a 1.024 GB (Gigabyte). Por sua vez, o Gibabyte equivale a 1.024 Megabytes (MB). Atualmente, é normal encontrar notebooks, computadores ou HDs Externos com capacidade de 1 TB ou 2 TB de armazenamento.

Vale lembrar que, há alguns anos, os notebooks mais avançados chegavam com HD de 500 GB.

Para você ter uma ideia, o espaço médio de um jogo para PC pode chegar a 3GB. No entanto, esse tamanho pode dobrar em programas de alto processamento gráfico.

Sem contar que, para armazenar certos arquivos e programas é preciso contar também com um boa memória RAM e GPU para que o game seja processado sem problema. Por isso, nesse caso, é recomendável no mínimo um HD externo de 1tb de espaço.

Já se você trabalha como artista gráfico ou com edição de imagens e de vídeos, precisará de ainda mais espaço de armazenamento. Por isso, nesse caso, o mais recomendável é adquirir um HD externo de 2tb.

HD externo, notebook e câmera fotográfica.

O HD externo é funcional para quem trabalha com edição de imagens. (Fonte: Jude Beck/ Unsplash.com)

Além disso, se você é fã de vídeos e filmes, ou ainda acumula uma grande quantidade de arquivos de música e programas no HD interno do seu computador, o HD 2tb externo também será a melhor solução.

Afinal, em geral, a capacidade de armazenagem de um HD externo de 2tb é do dobro de uma versão de 1tb.

Por isso, o fato é que qualquer pessoa pode e deve ter um HD externo 2tb. É preciso apenas considerar as configurações técnicas de cada modelo e lembrar que esse tipo de HD externo costuma ser mais caro do que os que têm menor capacidade de armazenamento.

Qual a diferença entre o HD externo de 2tb e o de 1tb?

Pode parecer óbvio, mas não é. Sim, em geral, como vimos, o HD externo de 2tb comporta o dobro de arquivos do HD de 1tb. Mas o fato é que isso vai depender não apenas da quantidade de arquivos mas, principalmente, da resolução e do tamanho deles.

Por isso, não é possível precisar a quantidade exata de arquivos que você pode salvar em um HD externo com 2tb.

Notebook com imagem de fotos.

Apesar de o HD de 1tb ser mais rápido, o de 2tb pode armazenar mais arquivos. (Fonte: Pexels/ Pixabay.com)

Além disso, é preciso considerar a velocidade com que o HD externo é capaz de trabalhar. E isso é medido através do RPM, unidade que representa o número de rotações por minuto.

O fato é que o HD externo de 1 Tb é mais rápido para acessar os arquivos em disco do que o HD externo 2tb. Ainda assim, vale resslatar, a velocidade do HD externo 2tb é apenas um pouco mais lenta.

O que é melhor: Salvar no HD externo 2tb ou na nuvem?

Sim, você também pode optar por salvar e/ou fazer o backup dos seus arquivos tanto em um HD externo como na nuvem. E, ainda que a decisão seja muito pessoal, vale entende os prós e contras de cada um.

O HD externo precisa ser guardado em um local onde não receba calor.

O principal inconveniente de ter um HD externo de 2tb é que ele é um hardware suscetível a danos físicos, que podem corromper sua memória para sempre. Por isso, o HD externo precisa ser guardado em um local onde não receba calor e nem acumule sujeira, para o seu correto funcionamento.

Já salvar os arquivos em nuvem tem a vantagem de que esse é um espaço que não depende de limites físicos. No entanto, a nuvem está mais propensa a invasões de hackers. Portanto, se você escolheu guardar arquivos na Internet, saiba que não é um ambiente totalmente seguro.

Visão interna de um HD externo.

O HD externo requer mais cuidados para que funcione corretamente e proteja seus arquivos. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Por isso, é importante avaliar a forma como você usa o seu computador, os tipos de arquivos que você precisa salvar, os prós e contras das formas de armazenamento.

Se você não quiser gastar dinheiro em um equipamento, como o HD externo 2tb, você pode usar a nuvem que pode sair mais barato. Mas, de qualquer forma, utilizar as duas formas de armazenamento e back up também pode ser uma alternativa mais estratégica.

Quais os cuidados você precisa ter com o HD de 2tb externo?

Os mesmos cuidados que você tem com o seu PC ou notebook se aplicam ao disco rígido externo.

Por isso, fique atento para que o ambiente onde está o seu HD de 2tb externo não esteja quente demais para não comprometer o funcionamento do disco. O ideal, de acordo com os especialistas, é que você guarde o seu HD externo 2tb em um local refrigerado.

Capa de guardar HD com HD externo ao lado.

É preciso guardar o HD externo de 2tb em local sombreado e que evite o acúmulo de poeira. (Fonte: Amnach Kinchokawat/ 123rf.com)

Além disso, é preciso atenção na manutenção do HD externo 2tb. Para tanto, é recomendável que você evite o acúmulo de pó e limpe o aparelho sempre que for possível, sem utilizar água ou substâncias que causem problemas no circuito.

Também é preciso que você cuide da segurança do seu hardware. Uma forma de fazer isso é sempre optar por utilizar o HD externo 2tb no PC com o antivírus acionado. Dessa forma você ajuda a evitar invasões que possam contaminar os dois equipamentos.

Quais são as vantagens e desvantagens do HD externo 2tb?

Como vimos até aqui, o HD 2tb externo é um aparelho que tem inúmeras vantagens, mas também conta com alguns pontos negativos.

O HD externo 2tb é funcional para guardar ou fazer o backup de arquivos.

Entre as vantagens, a principal é, certamente, o fato de que o HD externo 2tb é funcional para guardar ou fazer o backup de arquivos importantes e muito pesados que não caberiam na memória interna do seu computador ou notebook.

Ou seja, o HD de 2tb externo é uma boa alternativa para quem quer aumentar o espaço de memória do notebook, por exemplo, sem mexer na configuração do dispositivo.

Justamente por isso, com o HD externo de 2tb você dispensa outros aparelhos como pen drives CDs e DVDs. Outra vantagem é que um HD externo 2tb é prático e eficiente, já que em geral tem dimensões pequenas e um peso leve, o que permite que você leve o aparelho para qualquer lugar.

HD externo conectado ao notebook em uma escrivaninha com luminária.

O HD externo 2tb é prático, eficiente e portátil. (Fonte: Divulgação Western Digital/ Amazon.com.br )

Por outro lado, como se trata de uma aparelho sensível, o HD externo não é de todo seguro. É preciso que você guarde o HD de maneira adequada para evitar que ele se danifique, o que pode resultar na perda completa de todos os seus arquivos.

Além disso, esse tipo de HD externo também costuma apresentar problemas e defeitos após alguns anos de uso. Sem contar que, como vimos, o HD externo 2tb pode levar um tempo a mais para trabalhar, principalmente se comparado ao de 1tb de capacidade.

Para você ter uma noção geral das principais vantagens e desvantagens de um HD externo 2tb, confira abaixo a tabela comparativa que criamos para você.

Vantagens
  • Alta capacidade de armazenamento
  • Ideal para salvar e fazer backup de arquivos pesados
  • Portátil e leve
  • É alimentado por USB
Desvantagens
  • Demanda cuidados e manutenção para funcionar corretamente
  • Pode apresentar problema com o passar do tempo
  • Velocidade de trabalho pode ser um pouco lenta

Critérios de Compra: O que considerar antes de comprar o HD externo 2tb

Se você já decidiu que o HD externo de 2tb é a sua melhor opção para salvar os seus arquivos, é chegado o momento de escolher o melhor aparelho em meio a tantos disponíveis hoje em dia.

Para acertar na escolha nós sugerimos que você leve em consideração alguns critérios que diferenciam um modelo de HD externo 2tb de outro. São eles:

A seguir, você confere uma explicação detalhada de como analisar cada um desses fatores.

Transferência de dados

Para avaliar se o HD de 2tb externo escolhido possui a melhor velocidade e desempenho na transferência de dados é importante considerar o tipo de conexão que é utilizado entre o HD e o computador ou notebook.

Para tanto, verifique o tipo de entrada USB do HD externo. Os modelos mais antigos de HD externo 2tb podem apresentar conectividade USB 2.0, mas isso tem sido cada vez mais raro.

Dois monitores de computador lado a lado.

A eficiência da transferência de dados vai ser influenciada pelo tipo de conectividade do HD externo. (Fonte: Free-Photos/ Pixabay.com)

Isso porque a porta USB 3.0 é a mais ágil para realizar a transferência de arquivos. De acordo com especialistas, os HDs externos com 2tb com entrada USB 3.0 são três vezes mais rápidos do que a versão 2.0.

Sendo assim, para evitar comprar um HD externo com baixa velocidade de transferência, o recomendado é optar por modelos equipados com USB 3.0.

No entanto, vale ressaltar que o seu computador também precisa ter uma entrada compatível para que a potência de velocidade da 3.0 seja executada.

Velocidade

Além da velocidade nas transmissões de arquivos e dados entre os equipamentos, também é preciso levar em consideração a velocidade de rotação do disco rígido que, como vimos é medida em RMPs.

Em geral, o HD externo com velocidade de 7200 RPM costuma ser ideal para quem procura um aparelho de 2tb.

No entanto, um modelo de 5,400 RPM não necessariamente será mais lento. Isso porque a eficiência da velocidade de um HD externo com capacidade de armazenamento de 2tb depende também do tipo de conexão, como vimos acima.

Ou seja, um HD 2tb externo de alta velocidade pode ter a sua velocidade diminuída, ou subutilizada, caso você utilize a conexão USB 2.0, por exemplo.

Sistema operacional

Outro fator que você deve levar em consideração quando estiver escolhendo o melhor HD externo 2tb é a compatibilidade do aparelho com o sistema operacional do seu computador ou notebook.

Isso porque cada modelo de HD externo 2tb é compatível com um sistema operacional diferente, já que o Windows e o MAC funcionam com formatos diferentes de arquivos.

Duas mulheres em frente ao computador.

É importante checar a compatibilidade do HD externo com o sistema operacional do seu computador ou notebook. (Fonte: StartupStockPhotos/ PIxabay.com )

Dessa forma, os HD externos de 2tb podem ser compatíveis com apenas um dos dois sistemas, já que o Mac utiliza o padrão HFS+, enquanto que o Windows roda com NTFS.

Ainda assim, muitos modelos de HD 2tb externo permitem que seja utilizado em ambos os sistemas mediante configuração. Por exemplo, no Mac existe um programa chamado MTFS-3G que lê HDs compatíveis com o sistema Windows.

Design

Não deixei de analisar também o design do HD externo 2tb. Nesse quesito, é importante levar em conta tanto as dimensões do equipamento quanto o peso do mesmo, especialmente se você pretende levar no bolso, bolsa ou mochila.

Ainda que, em geral, o design do HD externo de 2tb seja bem compacto, as medidas podem variar bastante entre modelos mais robustos e os do tipo slim. O mesmo vale para o peso que pode variar entre 150g e 1kg.

Segurança

Outro quesito essencial que você deve observar antes de comprar o seu HD externo 2tb são os recursos de segurança dos dados, que podem ou não estar presente no disco rígido.

Para proteger os seus arquivos e evitar que os seus dados caiam em mãos erradas, o ideal é que você faça a criptografia dos seus discos e gere chaves secretas. Com isso, somente você poderá ter acesso ao que está salvo no HD externo.

Algumas marcas fabricantes de HD de 2tb externo tem como destaque justamente recursos que ajudam a proteger seus arquivos com criptografia e senha.

Além disso, alguns ainda permitem configurar o backup automático na nuvem como mais uma forma de ter os seus arquivos a salvo.

(Fonte da imagem destacada: ayphoto / 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Luiza Ferreira Engenheira de Computação
Ter crescido justamente em meio ao grande boom da internet fez com que Luiza se tornasse fã de carteirinha do mundo da informática desde pequena. Estudar engenharia da computação pareceu um caminho natural, e hoje ela tem prazer ao compartilhar seu conhecimento com o público online.
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.