Ultima atualização: 22 de abril de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

43Comentários coletados

Seja bem-vindo! Hoje, vamos mostrar como funciona e qual a importância do HD externo com 1tb de capacidade de armazenamento. Além disso, você vai descobrir quais são as configurações que devem ser levadas em conta na hora de comprar o melhor modelo de HD 1tb externo.

Os arquivos digitais como fotos, vídeos e programas ficam guardados no HD interno do computador ou notebook. Mas como existe um limite de armazenamento, não raro é preciso ou apagar documentos ou salvá-los em outro lugar. E um desses lugares é o HD externo 1tb.

Primeiro, o mais importante

  • O HD externo com capacidade de armazenar 1tb de memória é ideal para guardar arquivos robustos e fazer backup dos seus dados de forma segura.
  • Hoje em dia existem diversas opções de HD externo de 1tb de marcas e tecnologias variadas.
  • Para escolher o melhor para você é preciso ficar atento a alguns fatores que diferenciam um modelo de outro.

Melhores HD externos de 1tb: Nossas recomendações

A grande variedade de marcas e de configurações técnicas que diferenciam os modelos de HD externo de 1tb disponíveis no mercado acabam gerando dúvidas na hora de escolher o ideal para você. Até porque, sempre existe um HD externo mais apropriado ao seu objetivo de uso. Para facilitar a sua escolha, listamos os melhores HDs externos 1tb. Veja:

O disco rígido portátil Expansion da Seagate é alimentado por USB e conta com transferência de dados rápida com conectividade USB 3.0. Esse modelo de HD externo 1tb tem as seguintes dimensões: 20,9 x 80 x 117 mm. Além disso, ele é reconhecido automaticamente pelo sistema operacional Windows e você pode até usá-lo na sua TV para gravar seus programas favoritos.

O HD com melhor custo-benefício

O Canvio Basics é o HD externo de 1tb de capacidade da Toshiba. Com interface USB 3.0, compatível com USB 2.0, esse modelo possui design minimalista e um perfil fino. A taxa de transferência desse modelo de HD externo varia de acordo com a conexão. Para USB 2.0 a velocidade é de até 480MB/s, para a conexão USB 3.0 vai até 5GB/s.

O ideal para quem quer durabilidade

Formatado em Ntfs para os sistemas operacionais Windows 10, Windows 8 e Windows 7, o HD externo de 1tb da Western Digital exige reformatação para ser utilizado no sistema Os X. Mas, além disso, esse modelo de HD externo conta com uma interface USB 3.0, pesa 132 gramas e tem as seguintes medidas: 11,1 cm x 1,5 cm x 8,2 cm.

Guia de Compra

Se você busca por um HD externo de 1tb é porque entende a importância de liberar espaço no disco rígido interno do seu computador ou notebook, ou mesmo de ter um backup dos seus dados em local seguro.

No entanto, antes de comprar um HD externo de 1tb é preciso considerar sua necessidade de uso e os vários modelos. Para ajudar você nessa etapa, nós criamos esse Guia de Compra. A partir daqui, você vai poder tirar todas as suas dúvidas sobre o HD 1b externo.

Mão de homem segurando HD externo conectado a um notebook.

O HD externo 1tb é um dos mais populares no mercado. (Fonte: Adamowicz: 87844663/ 123rf.com)

Para que serve o HD externo de 1tb?

O HD externo de 1tb funciona basicamente como o HD interno 1tb do seu computador. Ele serve para armazenar arquivos robustos, como fotos, vídeos, programas, músicas e jogos pesados.

Mas, ao contrário do interno, com o HD externo de 1tb você guarda os seus dados fora do PC e, com isso, libera espaço da memória interna.

O fato é que, quando você deixa a quantidade de arquivos atingir quase o limite da capacidade do HD interno é comum que o computador funcione de forma mais lenta e ineficiente, principalmente se considerarmos máquinas mais simples.

Por isso, não raro é preciso limpar o HD interno de tempos em tempos. Antigamente se fazia isso utilizando pen-drives e DVDs. Mas esses dispositivos são frágeis e contam com pouca capacidade de guardar arquivos.

HD externo conectado ao notebook.

O HD externo de 1tb é ideal para guardar dados e arquivos volumosos e pesados de forma segura. (Fonte: Boonyarattaphan: 59012854/ 123rf.com)

Hoje, a forma mais eficiente de salvar e fazer backup é de fato o HD externo, que é mais seguro e oferece diferente capacidades de armazenamento.

O HD externo de 1tb é o que permite armazenar uma das maiores quantidade de arquivos pesados.

Além disso, por ser portátil, você pode levá-lo para onde quiser e conectar com outros dispositivos para acessar os seus arquivos de forma rápida e prática.

Assim, de forma resumida, listamos a seguir as principais características do HD externo de 1tb:

  • Libera espaço do HD interno do computador e ainda serve como backup para acessar seus arquivos.
  • Alta capacidade de armazenagem.
  • Prático e eficiente, pode ser levado para qualquer lugar e conectado a outros equipamentos.
  • Ótima opção para fazer backup de documentos, fotos, vídeos, músicas e jogos.
  • Ideal para quem quer aumentar o espaço de memória do computador ou notebook sem mexer na configuração.

O que cabe em um HD externo de 1tb?

Como vimos, o HD externo de 1tb conta com alta capacidade de armazenagem.  Mas a quantidade de arquivos que cabem em um HD externo de 1tb vai depender do formato, do tamanho e também da resolução de cada um deles.

Ainda assim, é possível ter uma noção do tipo e da quantidade de dados que cabem em um HD 1tb externo.

Por exemplo, se a sua intenção é salvar fotos, saiba que será possível guardar cerca de 320 mil imagens em alta resolução em um HD externo de 1tb.

1 Terabyte (TB) é a unidade de medida utilizada para designar a capacidade de armazenamento de dados de um HD, e equivale a 1.024 Gigabytes.

Já quando tratamos de salvar arquivos de músicas, o HD externo de 1tb pode ser capaz de armazenar até 16,6 mil horas de músicas, dependendo do formato.

Mas se o que você deseja guardar no HD externo são filmes, vale lembrar que um filme em HD ocupa cerca de 4 GB.

Portanto, com um HD externo que tenha capacidade de armazenar até 1 tb, você tem espaço para salvar cerca de 150 filmes com duas horas de duração.

Qual a diferença entre um HD externo de 1tb e de 500 GB?

A pergunta acima pode parecer óbvia, afinal 1tb é o dobro de 500 GB. No entanto, se você não é tão familiarizado assim com o mundo da tecnologia, vale a pena se aprofundar um pouco neste tópico.

De fato o HD externo de 1tb tem capacidade de armazenar mais arquivos do que o HD externo de 500 GB. Mas o que de fato diferencia um de outro é que o HD externo de 1tb consegue guardar  programas e documentos mais pesados.

Dessa forma, se você tem poucos arquivos para fazer o backup e/ou dados e programas mais leves, pode ser que um HD externo de 500 GB seja o suficiente para lhe atender.

Homem manuseando o celular com notebook ao fundo com fotos na tela.

O HD externo de 1tb consegue armazenar uma infinidade de arquivos. (Fonte: Philbert Pembani/ Pexels.com)

Isso porque, ainda que isso varie, na maioria das vezes um HD externo de 500 GB pode armazenar cerca de 200 mil imagens, várias horas de filmes, músicas e arquivos de tamanho moderado.

Além disso, vale ressaltar que outra diferença importante entre o HD externo de 1tb e o de 500 GB de capacidade de armazenamento é o preço. Não raro, o HD 1tb tem um melhor custo benefício do que o seu correspondente com menor espaço de memória.

Quais são os tipos de HD externo de 1tb?

Os HDs externos de 1tb de memória podem ser divididos, basicamente, em dois tipos: os HDs externos de mesa e os HDs externos portáteis.

Os de mesa costumam ser maiores e mais pesados. Mas também são, em geral, mais rápidos e contam com capacidade de armazenagem superior, podendo chegar a mais de 10 tb.

Além disso, em alguns modelos de HD externo de 1tb de mesa, além de ser preciso conectar via USB, é preciso também ligá-los em uma fonte de energia.

No entanto, o mais comum será você encontrar o HD externo de 1tb portátil. Esse tipo de HD externo é menor e mais leve e, se comparado com o HD externo de mesa, tem capacidade menor.

Em geral, o HD externo portátil chega a ter no máximos 2 tb de capacidade de armazenamento. Além disso, a velocidade de transferência também é menor.

No entanto, ele é ideal para salvar os seus arquivos, documentos e até jogos de videogame e poder levar para qualquer local.

Para escolher o ideal, é preciso, portanto, considerar o uso que você pretende fazer do HD externo 1tb. Afinal, o portátil permite que você leve seus arquivos para onde quiser, sem precisar carregar o computador ou notebook com você.

Por outro lado, o HD 1tb externo de mesa pode ser ideal para quem trabalha com edição de fotos e vídeos e fica restrito a um escritório ou mesa de trabalho.

Quais são as vantagens e desvantagens do HD externo de 1tb?

São muitas as vantagens de ser ter um HD externo com 1tb de espaço. A principal é que se trata de um dispositivo seguro e fácil de manusear.

Com o HD de 1tb externo você pode salvar documentos e arquivos robustos e de todos os tipos, desde fotos, vídeos, programas até jogos.

Para tanto, basta conectar o HD externo à entrada USB do computador ou do notebook e realizar a transferência de dados.

Outra vantagem do HD externo de 1tb é justamente sua alta capacidade de armazenamento, que é ideal para quem trabalha com arquivos robustos e precisa liberar espaço na máquina ou mesmo deseja ter um backup dos dados em um mesmo local, sem precisar ter vários HDs.

Homem teclando no notebook.

A grande vantagem do HD externo de 1tb é seu grande espaço. (Fonte: dawnfu/ Pixabay.com)

Além disso, a maioria dos modelos intermediários de HD externo de 1tb pesa menos de um quilo e mede apenas alguns centímetros, permitindo assim o seu transporte com facilidade, até mesmo no bolso.

Sem contar que o HD externo de 1tb tem vida útil de aproximadamente 10 anos. No entanto, assim como todos os produtos, também o HD externo de 1tb possui desvantagens.

Ainda que 1tb seja suficiente para a maioria dos consumidores mais exigentes, essa capacidade pode ser pequena dependendo da sua necessidade e do seu trabalho.

foco

Você Sabia que o case para HD externo é a melhor alternativa para proteger o seu HD?

O case de HD externo protege o dispositivo contra a poeira, a umidade, além de arranhões e quedas, já que diminui o impacto de atrito caso ocorra algum acidente.

Alguns modelos contam até com ventoinhas ou um pequeno cooler de ventilação que ajuda a manter o HD na temperatura adequada para preservar seu funcionamento e aumentar a vida útil.

Outra desvantagem é que o HD externo é suscetível a danos físicos, que podem corromper a memória para sempre.

Por isso, o Hd externo de 1tb precisa ser guardado em um local onde não acumule calor e nem sujeira, e esteja sempre protegido de batidas e quedas.

Além disso, é preciso cuidar da segurança do hardware. Para tanto, é recomendado sempre acionar o antivírus do PC quando for utilizar o HD externo de 1tb.

Com isso, você evita invasões que possam contaminar tanto o computador quanto o HD externo. Dito isso, nós resumimos em um tabela as principais vantagens e desvantagens do HD externo de 1tb. Confira

Vantagens
  • Capaz de armazenar grande quantidade de arquivos pesados
  • Guarda documentos, faz backups e ainda libera espaço na memória do PC
  • Vida útil longa
  • Prático e fácil de usar
Desvantagens
  • Requer cuidados contra quedas, calor e poeira
  • Está sujeito a invasão de vírus

Quanto custa o HD de 1tb externo e onde comprar?

O preço do HD externo de 1tb pode mudar, principalmente, de acordo com a marca fabricante. Mas o valor desse tipo de aparelho também varia em função das configurações internas e da loja onde é vendido.

O HD externo de 1tb pode custar entre R$ 220 e mais R$ 1,2 mil.

Por isso, de modo geral, o HD externo de 1tb pode custar entre R$ 220 e mais R$ 1,2 mil. Para comprá-lo, você pode optar por lojas de departamento e hipermercados como, por exemplo, Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.

Mas se você quiser ter acesso a modelos mais variados e também a preços mais atrativos, recomendamos que você compre o seu HD externo de 1tb em lojas na internet como, por exemplo, a Amazon Brasil.

Critérios de Compra: Como comparar os HDs externo de 1tb

Pronto, se você chegou até aqui, já pode perceber a importância e a utilidade de um HD externo com 1tb de capacidade de armazenamento.

Mas, agora, é chegado o momento de escolher o melhor modelos entre tantos à venda no mercado. Para isso, é preciso entender quais são os itens que diferenciam uma opção de outra. Por isso, nós sugerimos que você analise os seguintes fatores:

A seguir você confere de que forma deve levar em conta cada um desses tópicos para investir seu dinheiro no HD externo de 1tb mais adequado às suas necessidades.

Conexões

Um dos critérios mais importantes a serem considerados na hora de comprar o HD externo de 1tb é o tipo de conexão do dispositivo. De fato, o HD externo funciona com entrada USB, podendo vir acompanhado de um cabo USB ou não.

Os cabos USB que acompanham o HD externo de 1tb podem ser utilizados para acoplá-lo em outros aparelhos como, por exemplo, câmeras fotográficas, e, em alguns casos, até mesmo em televisões.

No entanto, vale observar que os HDs externos 1tb mais modernos possuem conexão USB 3.0, que determina a taxa de transferência.

HD externo conectado a um notebook.

É importante considerar o tipo de conexão do Hd externo de 1tb. (Fonte: 59012854/ 123rf.com)

E, ainda que alguns modelos também permitam a conexão USB 2.0 de maneira satisfatória, o fato é que a entrada USB 3.0 é três vezes mais rápida.

Por exemplo, hoje em dia, a maioria dos HDs externos 1tb com entrada USB 3.0 garante uma taxa de transferência de 5 Gbs, o equivalente a cerca de 625 MB/s. Já a conexão com cabo USB 2.0 possui taxa de transferência de 480 Mb/s de velocidade.

O fato é que o tipo de conexão, seja 3.0, 2.0 ou ainda as mais modernas como USB 3.1, eSATA ou Thunferbolt, são os responsáveis pela capacidade da transferência de dados.

Velocidade

Ainda que o tipo de conexão esteja relacionado à capacidade da transferência de dados, a velocidade como ocorre essa transferência é um tópico merece uma atenção especial.

Quanto mais RPMs o HD tiver, mais rápido ele processará os dados.

Afinal, se você quer um HD externo de 1tb eficiente, é preciso que ele tenha uma alta velocidade na hora de acessar os dados guardados nele. A velocidade em um HD externo é medida em RPMs. Assim, quanto mais RPMs o HD tiver, mais rápido ele processará os dados e programas que tiver instalados.

Os HDs mais lentos costumam ter cerca de 4200 RPM. Já os modelos mais rápidos chegam a ter 10000 RPMs.

Sistema operacional

Outro fator que você deve considerar na hora de escolher o HD externo de 1tb é a compatibilidade com o sistema operacional do seu computador ou notebook.

De modo geral, o sistema operacional Windows e o Mac contam com os seguintes sistemas de arquivo: NTFS e HFS+. E você vai encontrar HDs externo de 1tb para cada um deles.

Ainda assim, alguns modelos permitem que você utilize o aparelho em ambos os sistemas operacionais.

Segurança

Leve em conta também que alguns HDs externos 1tb contam com sistemas de segurança como, por exemplo, a criptografia baseada em hardware ou em software.

A criptografia baseada em software usa recursos do computador para codificar os dados. Por isso, o HD externo de 1tb com esse tipo de proteção será tão seguro quanto for o computador.

Já o HD de 1tb externo com criptografia baseada em hardware conta com um chip que codifica as informações e, por isso, não depende da segurança do computador ao qual está conectado.

Formato

Outro fator que você deve levar em conta na hora de escolher o melhor HD externo de 1tb é a sua dimensão e peso.

Esses quesitos são especialmente importante caso você pretenda transportar o seu HD externo com frequência. Nesse caso, quanto menor e mais leve melhor.

Você pode conferir as medidas do aparelho e o peso na descrição da embalagem. Para você ter uma ideia, um HD externo de 1tb pode pesar entre 150g e 1kg. Lembrado que os HDs externo de mesa são ainda mais pesados.

(Fonte da imagem destacada: 85344636/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Luiza Ferreira Engenheira de Computação
Ter crescido justamente em meio ao grande boom da internet fez com que Luiza se tornasse fã de carteirinha do mundo da informática desde pequena. Estudar engenharia da computação pareceu um caminho natural, e hoje ela tem prazer ao compartilhar seu conhecimento com o público online.
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.