Ultima atualização: 29 de setembro de 2021

Como escolhemos

19Produtos analisados

45Horas investidas

23Estudos avaliados

82Comentários coletados

Bem-vindo ao nosso grande teste de gravador de DVD 2021. Aqui nós apresentamos todos os gravadores de DVD que testamos em detalhes. Nós compilamos informações detalhadas e adicionamos um resumo das opiniões dos clientes na internet.

Nós gostaríamos de facilitar a sua decisão de compra e ajudá-lo a encontrar o melhor gravador de DVD para você.

Você também pode encontrar respostas a perguntas frequentes em nosso guia. Se disponível, nós também oferecemos interessantes vídeos de teste. Além disso, você também encontrará algumas informações importantes nesta página, a qual você definitivamente deve prestar atenção se você quiser comprar um gravador de DVD.




O mais importante

  • Os gravadores de DVD estão disponíveis nas versões externa e interna. Dependendo se você quer ser flexível ou quer uma alta velocidade de escrita, uma distinção deve ser feita entre estes tipos.
  • Basicamente, os gravadores de DVD modernos também podem gravar CDs e ler e escrever em vários DVDs vazios.
  • Os gravadores de DVD internos são caracterizados por uma alta velocidade de gravação e leitura. Com queimadores externos, porém, você é flexível e pode conectá-los a diferentes PCs.

Gravador de DVD: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas que você deve se fazer antes de comprar um gravador de DVD

Quais são as vantagens de um gravador de DVD sobre um gravador de CD?

Os gravadores de DVD não estão no mercado há tanto tempo quanto os gravadores de CD. Você pode queimar filmes ou outros programas de TV porque eles requerem muito mais espaço de armazenamento.

Em resumo, um gravador de DVD oferece a você as seguintes vantagens em relação a um gravador de CD

  • Grande capacidade de armazenamento
  • Pode gravar tanto DVDs quanto CDs
  • Gravadores externos de CD e DVD podem ser muito finos
  • Tanto interno quanto externo
  • Os preços dos DVDs e CDs em branco são razoáveis

Como funciona um gravador de DVD?

Filmes de férias, gravações de TV, backups - mais e mais aplicações exigem cada vez mais espaço de armazenamento. Os CDs em branco geralmente são grandes demais para isso. Uma alternativa melhor e também mais barata são os DVDs em branco. Eles contêm pouco menos de cinco, muitos mais de oito e versões especiais até mesmo até 17 gigabytes de dados.

O Digital Versatile Disc, ou DVD para abreviar, funciona em princípio como um CD: um feixe de luz (laser) lê as mudanças em uma espiral que corre de dentro para fora de lugares que refletem bem ou mal a luz. Portanto, arranhões circulares (isto é, correndo ao longo da direção de leitura) causam mais problemas que arranhões radiais (correndo perpendicularmente à direção de leitura).

Existem diferentes padrões de DVDs graváveis e regraváveis. Todos os fabricantes oferecem seus gravadores de DVD como unidades multi-funcionais ou gravadores multi-padrão. Alguns gravadores até mesmo lidam com a exótica DVD-RAM. Entretanto, somente as mídias Tipo II ou Tipo III estão disponíveis sem estojo ou podem pelo menos ser removidas do estojo.

Você pode ver as vantagens e desvantagens do gravador de DVD a partir dos dois tipos diferentes (interno, externo). Os Blu-rays são construídos como DVDs. A maioria dos computadores tem um gravador interno de DVD/Blu-Ray. A maioria dos gravadores de DVD externos também pode ler Blu-Rays.

dvd-brenner

Os gravadores de DVD têm algumas vantagens em relação aos gravadores de CD, tais como maior espaço de armazenamento. Isto é particularmente útil ao gravar filmes ou séries em DVDs vazios. (Foto: PublicDomainPictures / pixabay.com)

O que devo procurar ao comprar um gravador de DVD?

Hoje, um gravador de DVD faz parte do equipamento padrão de um computador e de um notebook. Apenas modelos muito pequenos e portáteis têm que se manejar sem um. Para eles, existem dispositivos externos que você poderia usar se necessário e também compartilhar com outros dispositivos.

Para computadores desktop, o uso de um gravador de DVD interno sempre faz sentido se o antigo estiver com defeito ou não puder lidar com formatos importantes, por exemplo. Além disso, os DVDs em branco para gravação devem ter o formato correto.

A primeira pergunta ao comprar um gravador de DVD é: deve ser um dispositivo interno que cabe na caixa do computador ou você preferiria um externo? Nós explicamos as vantagens e desvantagens abaixo no bloco "Decisão".

Também é importante saber com antecedência sobre o formato correto dos DVDs em branco. A grande maioria dos DVDs em branco vem em dois formatos diferentes: DVD-minus (DVD-) ou DVD-plus (DVD+), porque a indústria não conseguiu chegar a um acordo sobre um formato uniforme.

Até os dias de hoje, eles coexistem. Mas o tempo em que um gravador de DVD só podia lidar com um desses formatos e você tinha que escolher entre os dois, felizmente acabou. Os gravadores de DVD modernos podem lidar com ambos os formatos.

Pese quais formatos e interfaces são importantes para você, quais recursos adicionais você gostaria e quanta paciência você pode reunir ao escrever para a mídia.

Quais laptops têm um gravador de DVD?

Basicamente, isso varia de laptop para laptop, ou seja, de fabricante para fabricante e de modelo para modelo. Você não pode dizer isso de forma generalizada. Alguns modelos só têm um jogador e outros também têm um queimador. Entretanto, isto deve ser declarado nas instruções de operação ou na embalagem.

Portáteis dos seguintes fabricantes são às vezes equipados com gravadores de DVD

  • Lenovo
  • Asus
  • HP
  • Apple MacBook

Quais conexões de gravadores de DVD existem?

Há várias conexões para gravadores de DVD. Fizemos algumas pesquisas e encontramos o seguinte:

mSATA

Os primeiros produtos com memória mSATA incluem alguns notebooks da Dell e Lenovo e o Mac Book Air da série 2010 da Apple, onde o MacBook Air tem um formato SSD que se desvia do padrão.

Conector Slimline

É um conector definido pela primeira vez no SATA 2.6 para dispositivos de "pequeno formato", tais como unidades SlimLine de CD/DVD para notebooks.

IDE

Traduzido, significa algo como "eletrônica de dispositivo integrado" ou também "eletrônica de acionamento integrado". A interface IDE define a tecnologia de conexão, como a atribuição de pinos, os cabos de conexão e as tomadas para a conexão e transmissão dos sinais eletrônicos, que são transmitidos por meio do protocolo ATA.

Você tem que descobrir qual conexão é relevante para você antes de comprar um gravador de DVD.

dvd-brenner

Se o seu laptop é capaz de gravar DVDs varia de fabricante para fabricante. Se você quiser conectar um gravador de DVD ao seu PC, você deve prestar atenção às diferentes conexões que nós descrevemos acima. (Foto: 422737 / pixabay.com)

Decisão: Que tipos de gravadores de DVD existem e qual é o mais adequado para você?

Basicamente, você pode distinguir entre dois tipos diferentes de gravador de DVD

  • Queimador interno
  • Queimador externo

Há diferenças em cada um desses tipos porque cada queimador tem suas vantagens e desvantagens.

Dependendo do que você quer queimar, um tipo diferente de queimador é o melhor para você. Na seção seguinte, nós gostaríamos de ajudá-lo a descobrir qual tipo de queimador é o melhor para você.

Para fazer isso, vamos apresentar a você todos os tipos de queimadores acima mencionados e mostrar-lhe quais são suas vantagens e desvantagens. Primeiro, nós gostaríamos de explicar o funcionamento geral de um gravador de DVD.

Como funciona um gravador de DVD interno e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Nós explicamos como funcionam os gravadores de DVD internos no início deste guia. Um queimador interno tem duas grandes vantagens: Primeiro, é mais barato que os representantes externos porque você recebe menos material e os fabricantes não têm que construir o queimador em sua própria casa.

Vantagens
  • Queimadores internos mais baratos que os externos
  • Modelo de queimador integrado economiza espaço
  • Não precisa de sua própria tomada elétrica
Desvantagens
  • A maioria dos PCs hoje em dia não precisa de queimadores internos
  • Assume parte do peso do computador

Além disso, um modelo integrado na caixa do PC economiza espaço na mesa e não precisa de sua própria tomada elétrica. Desvantagem: Você deve ser capaz de instalar o queimador no PC você mesmo ou deixar a instalação para um profissional.

Como funciona um gravador de DVD externo e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Um gravador de DVD externo funciona como um gravador interno. Nós descrevemos isto com mais detalhes no início deste guia. Os queimadores externos são mais caros e ocupam espaço em sua mesa, mas eles têm outras vantagens. Você não tem que se preocupar com a instalação. Isso economiza uma viagem para a oficina.

Vantagens
  • São bons para a troca de dados
  • Sem problemas com instalação e remoção
  • Transportável para uso em diferentes PCs
Desvantagens
  • Precisa de espaço
  • Pode ter comprimento de cabo longo
  • Velocidade de transferência lenta

Mas a maior vantagem de um gravador de DVD externo é sua mobilidade. Você pode rapidamente colocá-lo em seu bolso e levá-lo para a casa de um amigo. Se você tiver mais de um computador, um gravador de DVD externo pode ser usado em todos eles sem nenhum problema.

Critérios de compra: Estes são os fatores que você pode usar para comparar e avaliar gravadores de DVD

A seguir, gostaríamos de lhe mostrar os fatores que você pode usar para comparar e avaliar gravadores de DVD. Isto tornará mais fácil para você decidir se um determinado queimador é adequado para você ou não.

Em resumo, estes são:

  • Tamanho / dimensões do gravador de DVD
  • Tipo de construção
  • Interfaces / Conectores
  • Velocidade de leitura
  • Velocidade de escrita
  • Proteção contra gravação
  • Requisitos de sistema

Nos parágrafos seguintes você pode ler sobre os critérios de compra individuais e como você pode classificá-los.

Tamanho / dimensões do gravador de DVD

Dependendo do tipo (externo, interno) que você está procurando, os gravadores de DVD vêm em tamanhos diferentes. Se você está procurando um queimador interno, espere que eles sejam mais pesados e acrescente peso ao seu computador. Os queimadores internos também são ligeiramente maiores do que os externos.

As diferenças em tamanho e dimensões são muito semelhantes. Portanto, você precisa decidir se o tamanho (interno ou externo) é importante para você - nós já analisamos as vantagens e desvantagens em detalhes acima.

Uma forma especial de gravador de DVD é a chamada variante SlimLine, que é usada principalmente em laptops e caixas menores para PC. Os drives SlimLine são muito mais planos, então eles cabem facilmente em uma caixa de laptop.

As dimensões usuais são 12,7 mm de altura, 128 mm de largura e 129 mm de profundidade. A frente é equipada com uma luneta que é ligeiramente maior do que a seção transversal do dispositivo real. No passado, quase todos os fabricantes tinham um tipo diferente de luneta.

Para novas unidades, os fabricantes acordaram um novo padrão chamado General Brezel Assembling Standard (GBAS). Portanto, a luneta só tem que combinar com a forma e a cor do computador. Há um conector SATA na parte de trás.

Tipo de construção

Outro ponto interessante é o tipo de construção: Aqui, uma distinção geral é feita entre queimadores internos e externos.

Enquanto os queimadores internos são construídos diretamente no PC, dispositivos externos são conectados ao computador por cabo e também podem ser conectados a outros dispositivos, se necessário.

As vantagens dos queimadores internos e externos podem ser encontradas em detalhes no topo da página. Se você se familiarizar com as características internas e externas do gravador de DVD com antecedência, será mais fácil para você escolher entre um gravador de DVD externo ou interno.

Interfaces / Conexões

USB 3.0 é o mais recente padrão USB e foi lançado em novembro de 2008. Você pode descobrir sobre as diferenças e vantagens em relação ao seu predecessor USB 2.0 de 2000 nos seguintes pontos de comparação.

Features USB 2.0 gravador de DVD USB 3.0 gravador de DVD
Speed até 480 MBit/s até 4.8 GBit/s
Price desde 30 euros desde 35 euros
Comprimento do cabo até 5 m até um máximo de 3 m

Read speed

Read speed não é uma grande preocupação para os gravadores de DVD. Quase todos os gravadores atingem 6x para DVD-ROMs e 6x para DVD-R.

A velocidade de leitura da maioria dos gravadores de DVD ainda é limitada a 16x. Portanto, se você já tem um drive 16x, é improvável que um novo escritor óptico lhe dê um desempenho visivelmente melhor. Entretanto, novos gravadores são geralmente mais silenciosos e eficientes em termos de energia.

A velocidade de leitura também é um fator no tempo de busca de um drive óptico: Reposicionar a unidade óptica sobre as pistas corretas leva tempo, durante o qual o tempo de acesso de 120-180 ms não pode ser evitado. A leitura de vários arquivos espalhados por um disco óptico, portanto, leva sempre tempo.

Se você valoriza um gravador de DVD que seja tão silencioso e eficiente quanto possível, você deve procurar por uma velocidade de leitura particularmente alta.

Velocidade de gravação

A velocidade aumentou de 16x para 18x para 20x e finalmente para 24x para reduzir o tempo necessário para escrever um DVD.

Velocidades de gravação muito rápidas só se aplicam a discos de camada única, o que significa que o tempo necessário para finalizar um disco de camada única encolheu para perto de quatro minutos. Em contraste, ainda leva quatro vezes mais tempo para escrever em um disco de camada dupla com o dobro da capacidade.

também uma distinção fundamental entre a qual a mídia está sendo escrita. Por exemplo, pode ser um DVD-R, DVD+R, DVD+RW ou DVD-RW - mas outras mídias também são concebíveis. Neste ponto, certifique-se de que a velocidade seja a mais alta possível, porque quanto mais rápido os seus dados forem gravados no DVD.

Se você quiser gravar um DVD no menor tempo possível, você deve procurar um gravador de DVD com a maior velocidade de gravação possível.

Escreva o tampão de proteção sob a execução

Durante o processo de gravação, a descontinuação pode ocorrer, o que leva a que o disco em branco fique inutilizável. Por esta razão, os fabricantes constroem um buffer nas unidades para evitar estas interrupções o máximo possível. Antes do processo de gravação começar, os dados são armazenados no buffer e somente depois que este estiver cheio é que os espaços em branco são escritos.

Requisitos de sistema

Todos os gravadores de DVD cooperam com sistemas Windows. Nem todo gravador de DVD interno é suportado pela Apple, mas a maioria dos gravadores de DVD externos atuais podem ser conectados aos produtos Apple via USB sem nenhum problema.

Fatos interessantes sobre gravadores de DVD

Como eu gravo um DVD?

Primeiro, é importante que você coloque um DVD em branco no drive do seu laptop. Em seguida, clique duas vezes no drive. Uma janela de diálogo deve abrir e a partir daí você pode dar um nome ao DVD e selecionar uma variante para o processo de gravação.

Você sabia que a gravação de DVDs é parcialmente legal?

Pequenas quantidades de cópias para uso privado são permitidas. Entretanto, se você fizer mais e vendê-los em larga escala, haverá conseqüências legais se você for pego. Transmiti-los aos colegas de trabalho, por exemplo, também é punível.

Para adicionar arquivos, arraste-os para a janela. Para iniciar o processo de gravação, clique em ("Gerenciar") "Iniciar processo de gravação". Lá você também pode especificar a velocidade de queima. Agora você tem que esperar até que o processo seja concluído.

Quais discos em branco são adequados para serem queimados?

Existem diferentes normas de DVD graváveis e regraváveis. Todos os fabricantes oferecem os seus gravadores de DVD como unidades multi-funções ou gravadores multi-padrão. Alguns gravadores podem até manusear a muito exótica DVD-RAM.

Especialmente com DVD em branco, deve certificar-se de que tem em conta a classe de velocidade correcta do gravador que está a utilizar. Os espaços em branco sem esta informação (2x, 4x, 8x, 16x) devem ser evitados.

Há também uma distinção entre DVD-R e DVD+R, e DVD-RW e DVD+RW. Se valoriza a qualidade e durabilidade, então deve optar por DVD-RAM.

DVD Arte Tamanho de armazenamento Descrição
DVD-ROM Face única: 4,7 gigabytes. Dupla face: 8,74- 15,9 gigabytes Este é o formato de DVD mais antigo. A abreviatura significa "Read Only Memory", o que significa que os dados nele armazenados se destinam apenas à reprodução. Estes formatos são utilizados para gravação industrial e não são adequados para uso privado.
DVD-RAM Monoface: 2,6-4,6 Gigabyte
Dupla face: 5,2-9,4 gigabytes
A grande vantagem deste formato é a sua quase infinita capacidade de reescrita. Normalmente, contudo, é necessária uma unidade especial para utilização, razão pela qual esta forma em branco pode ser considerada como um produto de nicho.
DVD-R/DVD+R Mono-face: 4,7 gigabytes. Dupla face: 9,4 gigabytes Este formato é a contrapartida do DVD-ROM adequado para uso privado. Um DVD-R/DVD+R pode ser gravado uma vez. O DVD+R foi fundado por uma aliança de representantes insatisfeitos da indústria porque o formato original do DVD-R implicava custos de licenciamento muito elevados e uma protecção de cópia que não era favorável.
DVD-RW/DVD+RW Mono-face: 4,7 gigabytes Esta variante regravável do DVD permite cerca de 1000 transferências. No que diz respeito à reprodução, é de notar que poderão eventualmente surgir problemas com a utilização de unidades de DVD mais antigas.

Como eu posso testar um gravador de DVD com defeito?

Se o seu gravador já está fazendo ruídos estranhos que normalmente não ocorrem, isto pode ser uma indicação de que algo está errado com o seu gravador de DVD.

Você também pode testar isso com vários softwares de gravação: CDBurnerXP, ImgBurn, Nero 2017, UltraISO e muito mais.

Como faço para limpar um gravador de DVD?

Se a sujeira se acumulou na lente da sua unidade de DVD ao longo do tempo, você pode limpá-la rápida e suavemente.

Para fazer isso, você precisa de um disco de limpeza. Você pode conseguir um por alguns euros a um preço relativamente baixo em uma loja especializada. Coloque o disco no slot do DVD e deixe-o tocar normalmente. Tem escovas finas na parte de baixo e assim limpa a lente.

Outra opção é desmontar a unidade você mesmo. Isto é um pouco mais demorado, mas é mais barato e geralmente mais eficaz.

Como eu defino a velocidade do gravador de DVD?

Você pode ajustar facilmente a velocidade de queima com a ajuda do software de queima. Mas mais rápido nem sempre é melhor.

Se você quer estar no lado seguro, você deve escrever dados importantes a uma velocidade menor: Se você escrever em um disco em branco na velocidade 4x ou 8x em vez de usar a velocidade total de 16x, você normalmente receberá um disco em branco que tem taxas de erro mais baixas. O fator decisivo, entretanto, é a combinação certa de queimador e disco em branco.

Que alternativa há para o gravador de DVD?

CDs nos acompanham ao longo de nossas vidas - seja compilando uma playlist de música para o carro ou preparando fotos de férias para os amigos. No início dos anos 90, os gravadores de CD abriram horizontes completamente novos para os entusiastas de música: em comparação com os discos de vinil, você agora poderia gravar suas próprias "compilações" em casa - e sem qualquer perda de qualidade!

Um CD-Rom é um meio de armazenamento de dados que pode conter todos os tipos de informações na forma de texto, imagens, música ou filmes. O suporte de dados é um disco plástico prateado brilhante.

Você sabia que a maioria das pessoas grava músicas em seus CDs?

Vídeos e fotos estão bem atrás. Os filmes são queimados apenas 11% do tempo. Outros dados, como software ou videogames, também são armazenados neles porque são mais baratos de serem comprados do que os bastões USB.

Todas as informações no CD são armazenadas como uma seqüência de zeros ou uns. Todas as letras, e também a maioria dos caracteres na tela do computador, podem ser representados exclusivamente como uma seqüência de oito dígitos (código de 8 bits) de zeros e uns.

O processo real de escrita ocorre quando pequenas reentrâncias são gravadas na camada de tinta do meio por um laser. Esta é a razão pela qual é frequentemente referida coloquialmente como gravação de um CD. O laser utilizado é um laser infravermelho com comprimento de onda de 780 nanômetros (nm).

Vantagens
  • Gravadores internos de CDs mais baratos do que os externos
  • Gravação de CDs mais longos
Desvantagens
  • Formatos parcialmente desatualizados
  • Cópias piratas podem ser promovidas
  • Escassa quantidade de memória

Estas depressões são muito pequenas e são chamadas de pits. Devido ao calor gerado pelo laser, a transmissão da luz da camada de tinta é alterada durante a queima, o que significa que a refração da luz na área das fossas é menor do que fora.

A criação de um poço em um CD-R não pode ser desfeita. Isto significa que os dados que já foram gravados em um CD-R não podem ser apagados ou alterados, então só é possível gravar dados uma vez.

No entanto, todos os gravadores de CD de hoje suportam a escrita como um CD multissessão. Este procedimento torna possível escrever um CD peça por peça em várias sessões. Embora as áreas de um CD-R que já foram escritas não possam mais ser alteradas posteriormente, o CD não precisa mais ser gravado de uma só vez, como acontecia anteriormente.

Fonte de imagem: Cali Lewis / flickr.com

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas