Ultima atualização: 29 de setembro de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

59Horas investidas

22Estudos avaliados

88Comentários coletados

Bem-vindo ao nosso grande teste de telefone 2021. Aqui nós apresentamos todos os telefones clamshell que testamos em detalhes. Nós compilamos informações detalhadas e adicionamos um resumo das opiniões dos clientes na web.

Nós gostaríamos de facilitar a sua decisão de compra e ajudá-lo a encontrar o melhor flip phone para você.

Você também pode encontrar respostas para as perguntas mais freqüentes em nosso guia. Se disponível, nós também oferecemos vídeos de teste interessantes. Além disso, você encontrará algumas informações importantes nesta página que você deve estar ciente se você quiser comprar um flip phone.




O mais importante

  • Os telefones celulares dobráveis são basicamente adequados para qualquer um que esteja procurando uma alternativa para um smartphone e gostaria de operar um teclado
  • Os telefones clamshell modernos são habilitados para internet, alguns até mesmo têm LTE. Você pode usar aplicativos como o Whatsapp ou Facebook, como de costume. Alguns até têm uma tela sensível ao toque
  • Há telefones flip especiais que são adequados para idosos. Estes geralmente têm botões maiores, um display grande e um botão de emergência

Garra: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas que você deve se fazer antes de comprar um celular dobrável

Quais são as características dos celulares dobráveis?

Um flip phone é um telefone celular que se caracteriza por seu design especial: A tela do telefone celular pode ser dobrada no teclado. Isto economiza muito espaço: uma tela relativamente grande pode simplesmente ser dobrada no teclado.

Os telefones celulares dobráveis economizam espaço porque o visor pode ser dobrado no teclado. O display e as teclas são assim protegidos de forma otimizada. (Fonte das fotos: unsplash.com / Alexander Andrews)

Uma característica prática dos telefones dobráveis é que a tela e o teclado estão sempre protegidos de forma ideal. O visor não pode ser riscado e o teclado não precisa de um cadeado de teclas.

Modelos mais modernos geralmente têm um display externo que mostra o tempo, a temperatura ou o nome do chamador. Entretanto, hoje em dia há cada vez menos telefones celulares com operação de teclas clássica: nos smartphones, o visor também serve como teclado por causa da tela sensível ao toque.

Para quem são adequados os telefones clamshell?

Os telefones celulares dobráveis são basicamente adequados para todos. Se você quer um telefone celular com a operação clássica de teclas, um telefone clamshell pode ser uma escolha prática porque eles geralmente são bem pequenos e o visor e o teclado estão protegidos de forma ideal.

Apesar dos telefones clamshell terem sido amplamente substituídos por smartphones, eles ainda são produzidos por marcas bem conhecidas. Os telefones celulares dobráveis agora são fabricados de uma maneira tão moderna que eles são, por exemplo, com capacidade para internet ou têm uma tela sensível ao toque.

No entanto, os flip phones são particularmente adequados para idosos. A facilidade de uso atrai muitas pessoas mais velhas. Há até telefones especiais com teclas extra-grandes, um display e um botão de chamada de emergência. Portanto, se suas mãos tremerem, isto é menos um problema com um telefone clamshell do que com um smartphone.

Se uma chamada chega, é muito fácil atendê-la: muitas vezes a chamada pode ser atendida apenas com a abertura do telefone. As teclas de discagem rápida também não fazem com que as chamadas sejam um problema. Além disso, chamadas acidentais não podem acontecer por causa do design do telefone celular.

Quais recursos estão disponíveis nos flip phones?

Os últimos telefones dobráveis têm muitas funções. Para lhe dar uma visão geral, nós listamos as possíveis funções que seu telefone celular dobrável pode ter

  • Câmera
  • Acesso à Internet
  • Apps
  • GPS
  • Dual SIM (dois slots para cartão SIM)

Quais são as alternativas aos telefones de flip?

Existem diferentes tipos de telemóveis. O tipo mais actual é provavelmente o smartphone, que se caracteriza pelo seu ecrã táctil e pela falta de um teclado. Mas que outras alternativas existem para inverter os telefones?
A seguir, mostrar-lhe-emos uma visão geral dos diferentes tipos de telemóveis:

Tipo de telemóvel Descrição
Bar ou bar de telemóvel Como o nome sugere, o bar de telemóvel é visualmente um bloco em forma de barra. É um telemóvel simples e clássico com um visor sob o qual se encontra o teclado.
Telemóvel dobrável Os telemóveis dobráveis têm um mecanismo de dobragem que permite que o visor seja dobrado no teclado, semelhante a um portátil.
Telemóvel deslizante Estes telemóveis têm uma caixa superior que é utilizada para o visor e uma caixa inferior que contém o teclado. Estes podem ser deslizados, o que significa que o teclado só se torna visível quando o telemóvel é deslizado aberto.
QWERTZ telemóvel telemóveis que estão equipados com o chamado teclado QWERTZ. Isto corresponde a um teclado de PC. Conhecidos pelos seus teclados QWERTY são, por exemplo, os telemóveis Blackberry.
Smartphone Um smartphone tem um ecrã táctil. O telemóvel só tem, portanto, um visor no qual é apresentado um teclado

.

Antes da chegada do smartphone ao mercado, os telemóveis flip eram os mais populares nos EUA. Por serem tão fáceis de usar, são também adequados para qualquer pessoa que tenha pouco a ver com tecnologia, por isso são intemporais.

Smartphones, flip phones, slide phones e telefones com trinco são diferentes tipos de telefones celulares. Hoje em dia, o smartphone é o mais popular. (Fonte da imagem: pixabay.com / RitaE)

Decisão: Que tipos de telefones celulares dobráveis existem e qual é o mais adequado para você?

Os telefones celulares dobráveis vêm em muitas formas e cores diferentes e com uma grande variedade de funções. Dependendo de quem vai usar o celular, você pode escolher entre um celular dobrável padrão ou um celular para pessoas mais velhas.

  • Flip phone padrão
  • Telefone celular dobrável sênior

A seguir, listamos as vantagens e desvantagens de telefones celulares dobráveis para idosos e telefones celulares dobráveis padrão.

Quais são as vantagens e desvantagens de um telefone celular dobrável padrão?

Os telefones clamshell clássicos modernos têm relativamente poucas desvantagens. Com muitos telefones clamshell você pode acessar a internet, usar o Google Maps e ouvir música - em outras palavras, o que seu smartphone pode fazer. Alguns telefones clamshell têm até mesmo uma tela sensível ao toque.

A tela está perfeitamente protegida e não pode ser arranhada. Você geralmente pode ler as notificações e o nome do chamador em uma tela externa.

Então, se você preferir operar um telefone celular usando botões reais, um flip phone é um bom ajuste para você. Mas não espere muito dos aplicativos instalados: alguns são especialmente projetados para telas sensíveis ao toque. Portanto, você pode ter que sacrificar um pouco de conforto.

Vantagens
  • A tela e o teclado são protegidos por um mecanismo de dobra
  • Economia de espaço
  • Tela relativamente grande
  • Painel de controle
Desvantagens
  • Um pouco mais grossa em comparação
  • Os aplicativos não podem ser apreciados se não houver tela sensível ao toque

O que distingue um celular dobrável para idosos e quais são suas vantagens e desvantagens?

Telefones celulares dobráveis especialmente para idosos muitas vezes têm uma tela particularmente grande, bem iluminada e teclas grandes. O botão de emergência também é importante aqui: se este for pressionado, uma mensagem de texto de emergência é enviada para a lista telefônica de emergência ou os números da lista são chamados. Isto dá a muitas pessoas mais velhas um pouco mais de segurança.

Vantagens
  • Visor e botões facilmente reconhecíveis
  • Botão de chamada de emergência
  • Fácil de usar
  • Possivelmente estação de carregamento
Desvantagens
  • Menos funções
  • Tamanho

Outra vantagem é que estes telefones com flip-phones podem ser configurados com volume extra ao fazer chamadas, para que mesmo aqueles com deficiências auditivas possam ouvir uma chamada claramente.

A seguir, gostaríamos de mostrar um vídeo que descreve as funções dos telefones celulares para idosos com mais detalhes:

Critérios de compra: Estes são os fatores que você pode usar para comparar e avaliar um telefone celular dobrável

A seguir, mostraremos os critérios que você pode usar para decidir entre os muitos telefones celulares dobráveis possíveis. Os critérios que você deve procurar ao comprar um flip phone e compará-los incluem

  • Capacidade de Internet
  • Exposição ao ar livre
  • Câmera
  • GPS
  • Vida útil da bateria
  • Tamanho do display e botões
  • Adequação para os deficientes auditivos e visuais
  • Botão de chamada de emergência
  • Adequado para uso externo
  • Duplo Sim
  • Tela sensível ao toque

Capacidade de Internet

Ser capaz de navegar na Internet com seu celular não é uma questão natural, especialmente com celulares mais simples. No entanto, você não precisa passar sem a internet ao comprar um telefone celular dobrável, porque muitos telefones celulares modernos dobráveis são hoje em dia compatíveis com a internet.

Muitos fabricantes oferecem conectividade WLAN com seus telefones clamshell. Portanto, isto não deve mais ser um problema com a maioria dos telefones. A internet móvel também é uma característica padrão dos telefones celulares de alguns fabricantes: Por exemplo, existem flip phones para idosos que incluem até mesmo a tecnologia LTE.

Visor exterior

Um visor exterior

é uma enorme vantagem nos telefones clamshell. Por exemplo, você pode verificar o tempo sem ter que abrir o telefone. Ou você pode personalizar o display externo e decidir se você quer mostrar o tempo, a temperatura ou outras informações.

Quando você recebe uma chamada, você pode frequentemente ler o nome da pessoa que está ligando no display externo. Desta forma você sabe quem está ligando antes de atender a chamada. Quando você recebe uma mensagem de texto, o nome do remetente é freqüentemente mostrado no display externo.

Câmera

Para muitos usuários de telefones celulares, a câmera integrada está se tornando cada vez mais importante. Dependendo se você tem uma câmera extra para tirar fotos ou depende do seu telefone celular para isso, você tem que decidir aqui se você quer um telefone com ou sem câmera.

A maioria dos telefones dobráveis tem uma câmera. Preste atenção ao número de megapixels para que a resolução das suas fotos seja boa.

Duração da bateria

Ao comprar seu telefone celular, observe também a duração da bateria. Quanto mais tempo a bateria durar, melhor! Dessa forma, você não precisa carregar seu flip phone o tempo todo, e você não corre o risco de seu telefone sair justamente quando você precisa dele.

Os idosos, em particular, devem prestar atenção à duração da bateria ao comprar um telefone celular dobrável para idosos. Como o telefone celular também deve ajudar em emergências, uma longa duração da bateria é inevitável.

Tamanho do display e das teclas

Os celulares dobráveis seniores são caracterizados por displays maiores e teclas grandes. Se você é deficiente visual, é mais relaxante ter uma tela grande. Teclas grandes podem tornar a digitação mais fácil.

Os telefones celulares dobráveis são particularmente adequados para pessoas mais velhas, pois são relativamente fáceis de usar. Alguns também têm chaves extra-grandes e um tamanho de fonte maior. (Fonte da imagem: pixabay.com / Sabine van Erp)

Como você pode aumentar o tamanho da fonte dos textos em seu celular, uma grande tela é uma vantagem aqui. As teclas grandes e iluminadas facilitam a digitação de números.

Adequação para deficientes auditivos e visuais

Há também telefones celulares dobráveis que são particularmente adequados para deficientes auditivos e visuais.

Para os deficientes auditivos, há telefones celulares onde o toque e a voz nas chamadas podem ser ajustados extremamente alto. Para os deficientes visuais, há telefones celulares com teclas e telas extra-grandes. Além disso, alguns telefones celulares têm uma saída de voz que anuncia os dígitos ao discar.

Botão de chamada de emergência

No caso dos telemóveis para idosos, deve ser prestada atenção à presença de um botão de chamada de emergência. Estas funcionam de forma diferente, dependendo do telemóvel. Em princípio, porém, todos eles fazem a mesma coisa: informam a família, o pessoal de saúde ou os médicos numa emergência.

Estão disponíveis as seguintes opções:

Função de emergência Descrição
Os números da lista de chamadas de emergência são marcados Numa emergência, todos os contactos da lista de chamadas de emergência anteriormente guardada são chamados um após o outro até que a chamada seja aceite
É enviado um SMS de emergência um SMS pré-fabricado é enviado a todos os contactos da lista de emergência. Muitas vezes os contactos são chamados automaticamente depois
Localização GPS é enviada via SMS Numa emergência, a localização actual é enviada para a lista de contactos de emergência
Som de alarme Quando o botão de emergência é premido, soa um som alto e agudo para alertar as pessoas na vizinhança imediata

.

Dual SIM

Dual SIM significa que um telefone celular pode registrar dois cartões SIM. Isto pode ser útil, por exemplo, se você quiser separar seus números de telefone celular privado e comercial. Uma estadia freqüente no exterior também pode ser uma razão pela qual você precisa de um telefone celular com o sistema SIM duplo. Dessa forma, você não precisa continuar trocando seus cartões SIM.

Touchscreen

A vantagem de um telefone clamshell é que ele tem um teclado que pode ser operado. No entanto, alguns telefones clamshell têm uma tela sensível ao toque, semelhante a um smartphone. Isto significa que você pode escolher se você quer operar seu telefone usando o teclado ou a tela sensível ao toque.

Fatos que vale a pena saber sobre telefones dobráveis

Qual é a diferença entre um telefone dobrável e um telefone dobrável?

O primeiro telefone dobrável do mundo foi o Samsung Galaxy Fold, introduzido pela Samsung no início de 2019.

É um smartphone que pode ser dobrado no meio. Então, quando dobrado, a tela externa faz com que pareça um smartphone normal. Quando é desdobrado, porém, parece mais um tablet.

O telefone celular dobrável também é chamado por alguns como o novo telefone celular dobrável. O telefone dobrável pode ser operado completamente através da tela externa, então é como um smartphone normal neste caso. Além disso, o telefone dobrável é dobrado mais como um livro do que um clamshell phone.

A única coisa que um telefone dobrável tem em comum com um telefone clamshell é a dobradiça dobrável. Um celular dobrável é caracterizado pelo fato de que a tela é dobrada em um teclado - em um celular dobrável, apenas duas telas se dobram uma sobre a outra. A forma também é um pouco diferente.

Qual capa ou caixa de celular é adequada para o meu celular dobrável?

Uma vez que a tela e as teclas dos celulares dobráveis já estão bem protegidas, eles são considerados particularmente robustos. Se você ainda estiver preocupado com a aparência do seu telefone celular, você pode conseguir um estojo ou capa de telefone celular.

Existem estojos para telefones celulares com inúmeros designs, muitas vezes com um revestimento macio e suave. Eles geralmente têm um zíper que você pode usar para armazenar seu telefone. O risco aqui é abafar o volume do toque de chamada.

Para alguns telefones de flip, há também capas de celulares personalizadas, muitas vezes feitas de couro. Estes também podem ser fixados a um cinto, por exemplo. A vantagem aqui é que o telefone celular pode ser usado como de costume e não precisa ser desempacotado sob pressão ao fazer uma chamada, por exemplo.

O fenômeno dos telefones clamshell - retro ou revival?

Não é mais um segredo que a maioria das pessoas hoje em dia tem um smartphone. Entretanto, fabricantes bem conhecidos ainda não renunciam à produção de telefones celulares com teclados como flipphones ou bar phones.

Os telefones celulares modernos produzidos hoje em dia têm pouco a ver com os telefones retrô de antigamente, que eram uma sensação real em seus dias. O smartphone é e continua sendo o tipo de telefone celular número um popular: uma tela grande é simplesmente popular.

Alguns fabricantes também estão tentando manter a simplicidade de uso na forma de telefones para idosos. Aqui, o objetivo é uma navegação simples pelo menu e poucas funções adicionais para tornar a experiência do usuário o mais simples possível para o cliente. Estes telefones provavelmente se parecem mais com os telefones de antigamente do que com os telefones de hoje.

Portanto, o telefone clamshell não está passando por um grande renascimento.

A tendência é mais para os telefones dobráveis (telefones dobráveis), que também são chamados de clamshell phones em alguns bairros. No entanto, novos desenvolvimentos como o telefone celular Nokia 2720 Flip dobrável com suas funções de aplicação e acesso à Internet não podem ser chamados de retro.

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas