Imagem mostra um gamepad em destaque.
Ultima atualização: 2 de julho de 2021

Como escolhemos

8Produtos analisados

7Horas investidas

2Estudos avaliados

74Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Não importa se você é um gamer assíduo ou eventual: Ter um gamepad de qualidade facilita muito a sua diversão! No decorrer do nosso artigo, você entende a importância do acessório e aprende a comprar o melhor modelo!

Um bom gamepad pode te ajudar tanto ao jogar no computador, quanto em consoles ou até no celular. Os modelos seguem em constante evolução e já são capazes de agradar todos os perfis de jogadores!




Primeiro, o mais importante

  • Jogar com mouse e teclado ou com o touchscreen do smartphone não é muito confortável. Comprar um gamepad melhora seu desempenho e aumenta a diversão.
  • Gamepads sem fio se destacam pela maior mobilidade, porém, funcionam com baterias. Os modelos com fio têm melhor tempo de resposta e são mais baratos.
  • Existem muitos formatos diferentes de gamepads e cada pessoa tem preferências diferentes. Opte por aquele que te deixa mais confortável.

Os melhores gamepads: Nossas recomendações

Nós preparamos uma lista com os melhores gamepads no mercado. Contemplamos diferentes faixas de preço e indicações de uso para que todos os leitores fiquem satisfeitos!

Guia de compra: O que você precisa saber sobre gamepads

Você tem dúvidas sobre gamepads? Então leia atentamente o nosso guia de compra: Nós trazemos as respostas para as perguntas mais comuns sobre o acessório!

Imagem mostra duas pessoas jogando videogame com gamepads.

Os gamepads são acessórios indispensáveis para a sua diversão. (Fonte: JESHOOTS-com / Pixabay.com)

Gamepad, joypad e joystick: Quais as diferenças?

Gamepad, joypad e joystick são modos como costumamos nos referir aos controles usados para videogames, não importa se em consoles ou no computador. Mas todos os termos são corretos? Há diferenças?

Sim, há: Joysticks são formados por uma alavanca e uma base, talvez com alguns botões em volta. Eles se tornaram sinônimos de outros tipos de controles porque os primeiros consoles que chegaram ao Brasil, ainda no início da década de 1980, usavam esse formato.

Porém, a denominação correta para os controles atuais, que seguramos com as duas mãos e possuem vários botões, entre eles direcionais, é “gamepad” ou “joypad”. Os dois termos são sinônimos.

O que você procura para jogar atualmente, não importa qual a plataforma, é um gamepad. Joysticks ainda existem, mas eles são indicados para games muito específicos.

Você sabia que o primeiro gamepad foi criado pela Nintendo em 1983, inspirado no formato de um jogo portátil lançado um ano antes?

Quais os principais tipos de gamepads?

Existem vários padrões de controles no mercado. Os usados para Xbox e Playstation, por exemplo, são bastante diferentes entre si e muito vendidos também para uso com computador ou celular.

  • Controle de Xbox: É um controle com aspecto minimalista e que é leve e ergonômico. Possui botões suficientes e se destaca por como se encaixa na mão, enquanto seu maior problema é o direcional. Mesmo os modelos originais já são compatíveis com Windows.
  • Controle de Playstation: Os controles de Playstation também são excelentes para todas as situações. Possuem um aspecto mais robusto que os de Xbox, mas não perdem a ergonomia. Os modelos originais, porém, não são originalmente compatíveis com Windows.
  • Controles genéricos: Quem gosta de jogar no computador consegue encontrar vários tipos de gamepads genéricos compatíveis com Windows. Eles podem seguir ou não os moldes do Xbox e Playstation. Há uma grande variação de qualidade dependendo de marca e preço.
  • Controle de celular: A grande diferença dos controles de celular é o suporte para encaixar o dispositivo, facilitando o manuseio. Os padrões de botões podem ser como os dos gamepads genéricos.

Gamepad com fio ou sem fio?

Você pode encontrar gamepads com fio ou sem fio. Um não é necessariamente melhor do que o outro e tudo depende da sua preferência.

O gamepad sem fio te dá mais liberdade, mas precisa sempre de recargas.

Os gamepads sem fio te dão muito maior liberdade de locomoção. Você consegue fazer movimentos mais bruscos, o que é necessário em alguns jogos, e se distanciar bastante da TV. Por outro lado, ele precisa de recargas constantes, é um pouco mais caro e tem um tempo de resposta maior.

A limitação de movimento é o grande problema dos gamepads com fio, mas há várias outras vantagens. O menor tempo de resposta e a não necessidade de recarga são as principais.

Por fim, saiba que existem controles híbridos: Funcionam tanto com fio, quanto sem fio. Os originais para Playstation são exemplos dessa categoria que conta com todas as vantagens dos dois tipos, exceto o preço.

Imagem mostra uma pessoa usando um gamepad com um jogo para smartphone.

Usar um gamepad facilita muito a jogatina no smartphone. (Fonte: josephredfield / Pixabay.com)

Quais as vantagens de ter um bom gamepad?

Ter um gamepad comum já te traz benefícios: Jogar usando teclado e mouse, salvo exceções de títulos desenhados para isso, é muito difícil. O mesmo vale para o touchscreen do celular.

Mas ao escolher o seu modelo, optar por um de alto nível também gera vantagens. A principal é o aumento da jogabilidade, uma vez que os botões são mais responsivos, a ergonomia tende a ser melhor e o desenho é todo planejado para elevar a experiência gamer.

Outra questão de destaque é a durabilidade: Um gamepad mais barato, sem tanta qualidade, pode durar muito pouco. Substituir o modelo logo após a compra não é nada bom para o seu bolso!

A compatibilidade com vários sistemas operacionais, a facilidade de instalação e a qualidade dos fios e da bateria de um modelo superior também tornam a sua vida mais fácil.

Veja uma tabela com as vantagens de optar por um gamepad de alto nível:

Vantagens
  • Oferecem jogabilidade superior
  • A ergonomia melhora muito o desempenho
  • Possuem durabilidade muito melhor
  • São mais fáceis de instalar e compatíveis com mais sistemas
Desvantagens
  • Podem ser bem mais caros

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um gamepad

Você já aprendeu os diferentes tipos de gamepads e as diferenças entre modelos com fio e sem fio. Porém, ainda faltam importantes critérios que precisam ser debatidos:

Conectividade

Gamepads sem fio funcionam via bluetooth. Você precisa conferir se a versão do bluetooth é a mesma que seus aparelhos oferecem para não optar por um modelo incompatível.

No caso dos modelos com fio, há uma questão mais importante a se observar: O conector USB. Há várias versões diferentes desses conectores, como 2.0 e 3.0, tipo B e tipo C. Pode ser difícil usar um gamepad para celular em um computador, por exemplo.

Caso você queira um modelo para uso em vários dispositivos, pode precisar de um adaptador USB.

Imagem mostra um gamepad vermelho em destaque.

Sempre confira a compatibilidade entre seus gamepads e dispositivos. (Fonte: bollection / Pixabay.com)

Design

É normal que cada jogador se sinta bem com um tipo de controle diferente. Existem vários tipos de pegadas e mesmo as principais fabricantes de consoles, como a Sony, fazem alterações no design a cada novo lançamento de gamepad para gerar melhorias ergonômicas.

Cada pessoa prefere um design de gamepad diferente e você deve escolher o que acha mais confortável.

Você gosta de gamepads com entradas mais acentuadas no meio ou com um design mais reto? Prefere que os botões de disparo sejam posicionados em que lugar? Acha ideal direcionais mais elevados ou discretos?

Não há uma opinião única quanto ao design: Há quem prefira os gamepads do Xbox, há quem prefira os do Playstation. O ideal é que você encontre o modelo que te deixa mais confortável!

Funcionalidade com smartphone

É cada vez maior o número de pessoas que buscam gamepads para uso com smartphones. Se esse é o seu caso, fique atento com algumas características especiais que vão além da compatibilidade.

Muitos gamepads para smartphones possuem um encaixe em sua parte superior. Assim, o dispositivo é ali fixado, o que mantém as suas mãos livres para o controle e não gera problemas de estabilidade ou de distância.

Jogos de tiro são predominantes em smartphones e botões de disparo são ainda mais essenciais. É preciso prestar atenção na compatibilidade entre modelos.

Bateria

Para os gamepads sem fio, a bateria é uma questão importante. Se você joga por muitas horas consecutivas, deve optar por um modelo com autonomia considerável.

Compare as autonomias prometidas dos diferentes modelos e escolha o gamepad bem-avaliado que te oferece a maior possibilidade de horas de jogatina sem necessidade de recarga.

Esse problema não se aplica aos modelos híbridos: Basta fazer a ligação com fio e continuar se divertindo!

Resumo

Gamepads são indispensáveis para quem quer aproveitar o melhor que games têm a oferecer. Não importa se você joga em consoles, em um computador ou em um smartphone, deve comprar um modelo ergonômico e que garanta a boa jogabilidade.

É possível escolher entre modelos com fio ou sem fio, sendo que cada um tem as suas vantagens e desvantagens, e diferentes formatos de gamepads. Caso a sua intenção seja ter um modelo para smartphone, fique atento às necessidades específicas.

(Fonte da imagem destacada: quakeboy / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas