Ultima atualização: 22 de abril de 2020

Como escolhemos

9Produtos analisados

13Horas investidas

2Estudos avaliados

43Comentários coletados

Quando se pensa na estética de um computador, qual é o primeiro item a ser lembrado? Placa-mãe ou de vídeo? Pense de novo. Hoje vamos mostrar qual a importância de um bom gabinete Thermaltake.

Essenciais na construção de um bom setup, é preciso ficar atento a algumas especificações. Então, para entender um pouco mais sobre eles e como a Thermaltake se destaca no mercado, confira mais detalhes em nosso artigo.

Primeiro, o mais importante

  • É possível encontrar gabinetes Thermaltake de vários tamanhos, compatíveis com diferentes tipos de placa-mãe e fonte de alimentação.
  • Para setups de alto desempenho, verifique se o gabinete é compatível com um sistema de refrigeração líquida ou a quantidade de coolers que você deseja alocar.
  • Muitos modelos possuem laterais de vidro temperado, permitindo que você visualize mais facilmente os componentes internos.

Os melhores gabinetes Thermaltake: Nossas recomendações

A Thermaltake oferece uma grande variedade de modelos, seja para o trabalho ou diversão, com gabinetes gamers de altíssima qualidade. Veja aqui alguns exemplos que separamos para você.

A opção ideal para quem procura um design mais clean

Esse gabinete Mid-Tower oferece um ótimo espaço interno, painel frontal simplificado e janela lateral de vidro temperado com 4 mm de espessura. Ele já conta com um ventilador traseiro pré-instalado de 120 mm, suporta os hardwares mais recentes e sistema de refrigeração líquido.

Nossa indicação para quem busca um gabinete compacto

Pequeno e robusto, ele é compatível com placas-mãe Mini ITX e Micro ATX, permitindo configurações poderosas, já que ele conta com excelente suporte para refrigeração. Na cor preta, ele é elegante e conta com lateral em vidro, permitindo que você abuse da iluminação RGB.

A escolha perfeita para os gamers

Projetado com opções de layout de GPU e PSU duplos e posicionamento de 3 vias, esse gabinete proporciona aos seus usuários uma flexibilidade ilimitada quando se trata de personalização. Ele é compatível com sistema de refrigeração a líquido DIY e seu painel frontal em vidro de 5 mm de espessura oferece uma ótima visão do seu setup gamer de última geração.

Guia de compra

Coolers iluminados, um potente sistema de refrigeração a líquido ou uma porção de placas de vídeo dedicadas para lhe oferecer o que há melhor de imagem, nada disso seria possível sem o gabinete.

E, hoje em dia, exibir um belo setup faz parte da cultura gamer. A Thermaltake sabe disso, investindo em modelos com belíssimos designs. Confira nosso guia de compras para entender um pouco mais sobre esse e outros detalhes.

Imagem de setup gamer com gabinete iluminado

Não há satisfação maior para um gamer do que construir um PC dos sonhos com um belíssimo gabinete Thermatalke. (Fonte: Balkouras Nicos/ Unsplash.com)

Por que a Thermaltake se destaca no mercado de gabinetes?

Fundada em 1999, a Thermaltake tem sua sede principal em Taipei, Taiwan. No mesmo ano eles expandiram seu mercado para os Estados Unidos e Europa, concentrando seus negócios principalmente em coolers.

Não demorou muito para eles começarem a investir em gabinetes, periféricos e uma ampla linha de produtos voltados para a cena gamer, chegando até mesmo em investir em patrocínios na área do E-sport.

Com certificação ISO 9001, eles estão sempre investindo em inovação, tudo para garantir produtos de ponta, compatíveis com o que há de mais atual na área de hardware.

Esses são alguns dos pontos que tornam os gabinetes Termaltake um dos mais procurados do mercado. Mas existem vários outros benefícios, como você verá nos próximos tópicos.

Quais as vantagens e desvantagens do gabinete Thermaltake?

Os gabinetes Thermaltake também se destacam por serem produzidos em materiais de alta qualidade, com uma ampla gama de modelos.

Eles são compatíveis com vários sistemas de refrigeração e possuem ótima otimização de iluminação, principalmente naqueles com tampa de vidro lateral ou frontal.

No entanto, por se tratar de um gabinete gamer, eles costumam custar um pouco mais caro. E, se você não tem muito conhecimento técnico, pode ser difícil montar seu PC sozinho.

Vantagens
  • Produzido em materiais de alta qualidade
  • Ampla gama de modelos
  • Compatíveis com vários sistemas de refrigeração
  • Ótima otimização de iluminação
Desvantagens
  • Gabinetes gamers custam mais caro
  • Pode ser difícil montar seu PC sozinho

Como customizar meu gabinete Thermaltake?

Uma das maiores vantagens dos gabinetes Thermaltake é a grande capacidade de customizar como você preferir, desde o hardware até o sistema de iluminação.

Também conhecido como Modding, a personalização pode fazer toda a diferença, e o que está mais em alta atualmente é o sistema de iluminação com faixas de LED RGB.

Hoje, é possível achar uma série de coolers com efeitos luminosos, que não só ajudam na refrigeração, mas também deixam o gabinete cheio de estilo.

Como mencionamos, muitos modelos já contam com placas laterais em vidro, permitindo que você visualize o hardware e o sistema de iluminação. Cansou de uma cor? Basta trocar. É possível conseguir uma variedade enorme de efeitos.

E, se você tem uma configuração mais potente, os sistemas de refrigeração a líquido também são um grande upgrade no visual.

Não é preciso gastar muito dinheiro, se essa é sua preocupação. Há várias opções baratas de personalizar seu gabinete e deixá-lo do jeito que você gosta. Veja abaixo alguns periféricos que ajudam a incrementar seu setup.

Vale a pena investir em um gabinete com sistema de resfriamento a líquido?

A refrigeração é um ponto essencial em qualquer computador, garantindo que o hardware dure por mais tempo e funcione em todo seu potencial.

O resfriamento a líquido ideal para configurações mais robustas.

Nesse caso, o resfriamento a líquido ideal para configurações mais robustas ou para quem gosta de praticar o overcloak, onde você leva os componentes ao seu limite, o que acaba gerando mais calor.

Nesse sistema, é utilizado um líquido à base de água e outros aditivos químicos que ajudam a refrigerar principalmente o processador e a placa de vídeo.

Eles costumam ser mais eficientes e bonitos, mas também custam bem mais caro. Então, considere se realmente há a necessidade de fazer esse investimento e se o gabinete escolhido é compatível.

Critérios de compra: O que analisar antes de comprar um gabinete Thermaltake

Com gabinetes desenvolvidos para agradar até mesmo os gamers mais exigentes, a Thermaltake conseguiu um lugar de destaque no mercado, oferecendo produtos confiáveis e de altíssima qualidade.

Mas, se você já tentou montar seu PC sozinho, já deve ter percebido que não é uma tarefa fácil, mesmo para quem já possui algum conhecimento técnico. Então, verifique os tópicos abaixo para entender um pouco melhor o produto e escolher qual se encaixa melhor em suas necessidades.

Dimensões

Um dos principais fatores que você deve observar ao escolher um gabinete são suas dimensões. Computadores maiores e mais altos, por exemplo, suportam um número maior de componentes, com mais baias disponíveis e personalizáveis.

Atualmente, a Thermaltake trabalha com cinco tamanhos principais, e isso pode influenciar principalmente no tipo de placa-mãe com os quais eles são compatíveis. Confira:

  • Super e Full Tower: São os maiores modelos disponíveis, compatíveis com placas mãe E-ATX e ATX.
  • Middle Tower: De tamanho intermediário, esses modelos são compatíveis com placas-mãe ATX ou menores.
  • Micro e Mini Tower: Esses são os modelos mais compactos, compatíveis com placas-mãe Micro ATX e Mini ITX.

Compatibilidade

Como você pôde ver, escolher o gabinete de acordo com a placa mãe é extremamente importante, mas você também deve estar atento a outros detalhes, como o sistema de refrigeração, o tamanho e número de coolers que podem ser adicionados.

Também vale a pena verificar a compatibilidade com a fonte de alimentação e placa de vídeo, pois mesmo que ela se encaixe na placa mãe, as dimensões do gabinete podem ser determinantes para que ela fique bem acomodada e recebendo a refrigeração adequada.

Por fim, muitos gabinetes já oferecem conectores no painel frontal, como entradas para USB 2.0 e 3.0 e com saída e entrada para som. Confira tudo isso antes de escolher seu gabinete ideal.

foco

Você sabia que em 2004 a Thermaltake foi responsável pelo desenvolvimento do primeiro cooler líquido do mundo para processadores?

Sistema de iluminação

O grande diferencial dos gabinetes modernos é o sistema de iluminação. Enquanto na maioria dos modelos você pode configurar como desejar, em alguns já existe essa opção de fábrica.

A Thermaltake oferece vários modelos com sistema de iluminação LED RGB em seu painel frontal, que contam com uma série de cores e efeitos que podem ser configurados via software ou através de controle remoto.

E, com amplo espaço interno e otimizado para que os cabos sejam acomodados com mais facilidade, você pode abusar de faixas de LED ou coolers que já incluem iluminação própria.

Imagem de gabinete com cooler e iluminação vermelha

Os coolers deixaram de ser apenas práticos, hoje em dia eles são essenciais para a aparência do seu PC gamer. (Fonte: Dave Morgan/ Pexels.com)

Refrigeração

Quanto maior o gabinete, mais espaço existe para alocação de coolers. Em alguns modelos, é possível acomodar de seis a oito deles, em modelos de 40, 120 ou 200 milímetros.

E, se você está disposto a investir em um sistema de refrigeração mais robusto, muitos gabinetes são compatíveis com os padrões a líquido DIY, com espaço para o radiador, dissipador de calor e a bomba.

Então, se você pretende um setup gamer mais poderoso, vale a pena investir em um gabinete com o máximo de opções possível, garantindo assim que o hardware não será prejudicado com superaquecimento.

Imagem de gabinete com refrigeração a água

A refrigeração a líquido também ajuda a reduzir o nível de ruído emitido pelo computador. (Fonte: vait_mcright / Pixabay.com)

Design e estilo

Por último, o design e estilo fazem toda a diferença em um gabinete gamer. É possível encontrar desde os mais discretos, até aqueles com um visual mais agressivo.

Investindo um pouco, também é possível otimizá-lo com diferentes sistemas de iluminação, personalizando-o de acordo com seus gostos pessoais.

Não há muitas regras aqui, e sabendo disso, a Thermaltake oferece uma ampla gama de modelos. Pesquise um pouco e invista naquele que oferece mais potencial de otimização para que seu setup se destaque dos demais e reflita sua personalidade.

(Fonte da imagem destacada: Artiom Vallat/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Redatora entusiasta de gadgets e todos artigos tecnológicos. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.