Ultima atualização: 22 de abril de 2020

Como escolhemos

8Produtos analisados

14Horas investidas

2Estudos avaliados

42Comentários coletados

Todo gamer tem um setup dos sonhos, preferencialmente cheio de luzes RGB e completamente customizável, para otimizar ainda mais o desempenho do seu PC. Para ajudá-lo em sua escolha, hoje preparamos uma análise completa sobre o gabinete Pichau.

Se antigamente o gabinete era apenas uma carcaça sem graça, hoje eles possuem um papel de destaque, principalmente para melhorar a performance e estética do seu computador. Confira as melhores opções do mercado ao longo de nosso artigo.

Primeiro, o mais importante

  • É possível encontrar gabinetes de vários tamanhos. Quanto maior, mais espaço você terá para alocação de hardware e melhor será o fluxo interno de ar para o resfriamento.
  • Antes de comprar um gabinete Pichau, fique atento com quais modelos de placa-mãe são compatíveis, e leve em consideração possíveis upgrades.
  • Um bom sistema de resfriamento é vital para a durabilidade do hardware, então confira quantos coolers ou outros sistemas podem ser alocados para que seu PC tenha um bom desempenho.

Os melhores gabinetes Pichau: Nossas indicações

Não é só de estética que vive um bom gabinete gamer. Mas vamos combinar, isso faz toda a diferença. A Pichau sabe bem disso, por isso oferece belíssimos modelos com o que há de mais moderno no mercado. Veja alguns exemplos.

Uma ótima opção para quem preza pela simplicidade

Em dimensões Mid-Tower, esse gabinete é fabricado em aço e possui lateral em vidro temperado, para que você possa visualizar facilmente todos os componentes em funcionamento. Ele é compatível com placas-mãe MicroATX e ATX e conta com cinco pontos de instalação de coolers. A parte frontal ainda conta com uma bela faixa RGB.

Nossa recomendação para os gamers mais exigentes

Com um ótimo espaço interno, esse modelo é compatível com placas-mãe ATX, M-ATX e ITX, permitindo que upgrades sejam realizados sem inconvenientes. Ele conta com seis pontos de instalação de coolers de 120 ou 140 mm e suporta sistema de resfriamento a água.

A indicação da redação para os amantes de LED

Robusto e com design futurista, essa gabinete Pichau é confeccionado em aço e conta com lateral em vidro temperado. Ele é compatível com fonte de alimentação ATX e o grande destaque da peça fica por dispor de um controle de LED que permite vários efeitos de iluminação.

Guia de compra

O gabinete é uma peça vital para qualquer computador, afinal ele é o responsável por acomodar e proteger todas as peças de hardware que são essenciais para um bom funcionamento.

A Pichau elevou a qualidade dos gabinetes com seus modelos cheios de estilo, pensados para potencializar a performance e aumentar a vida do seu PC. Veja essas e outras informações em nosso guia de compra.

Imagem de homem jogando em um PC gamer

Para os jogadores competitivos, todo detalhe é importante e um bom gabinete é o primeiro passo de um setup incrível. (Fonte: Florian Olivo/ Unsplash.com)

Vale a pena investir em um gabinete Pichau gamer?

Sim, e você não precisa ser um jogador profissional para obter o que há de melhor no mercado. Mesmo para suas partidas mais casuais ou atividades diversas, é possível contar com um gabinete de extrema qualidade por um preço justo.

A verdade é que os gabinetes gamers são pensados para melhorar aspectos como o manejo dos cabos e o resfriamento dos componentes.

Então, mesmo que você use seu computador para o trabalho, um gabinete gamer pode ser uma ótima aquisição. Isso sem falar que eles são mais bonitos e permitem uma grande otimização de luzes.

Esses gabinetes também estão equipados com as saídas e entradas mais utilizadas, além de serem configurados para uma ampla gama de hardwares.

São fatores como esse que fazem valer a pena investir um pouco mais em um gabinete gamer da Pichau.

Quais as vantagens e desvantagens do gabinete Pichau?

Como mencionamos, os gabinetes Pichau se destacam por sua ampla compatibilidade com as principais marcas de hardware do mercado.

Eles contam com vários pontos de instalação de coolers e muitos modelos já contam com controles de iluminação e um ótimo espaço interno, algo que facilita o acesso em caso de manutenção ou upgrades.

Por fim, eles são produzidos em materiais de alta qualidade, que agregam não só na estética, mas na vida útil do gabinete e dos componentes dentro dele.

Mas existem algumas desvantagens, e a principal delas é o preço. Infelizmente, os gabinetes Pichau custam um pouco mais caro que versões mais tradicionais, principalmente por se enquadrarem em uma categoria gamer.

E por fim, vale lembrar que é preciso comprar todas as outras peças separadamente, até mesmo itens de refrigeração, como coolers.

Vantagens
  • Ampla compatibilidade
  • Vários pontos de instalação de coolers
  • Controles de iluminação
  • Ótimo espaço interno
  • Produzido em materiais de alta qualidade
Desvantagens
  • Esses gabinetes custam um pouco mais caros
  • É preciso comprar todas as outras peças separadamente

Quais os diferentes tipos de gabinetes Pichau?

Atualmente a Pichau trabalha quase exclusivamente com gabinetes gamers, então o grande diferencial fica no estilo, com a diferença no design.

Os gabinetes mais simples, mais indicados para o trabalho ou jogadores casuais, são aqueles com laterais em aço. Eles são mais fáceis de limpar e podem ser encontrados por um valor mais acessível.

Mas se você está disposto a investir um pouco mais na aparência, os gabinetes com lateral de vidro temperado são perfeitos para gamers entusiastas ou streamers.

Neles é possível visualizar os componentes com mais facilidade (e exibi-los!), o que dá um destaque especial para o sistema de iluminação e de resfriamento, principalmente se você está disposto a instalar refrigeração a água.

Lateral de aço Lateral de vidro temperado
Indicação de uso Para jogadores casuais Para os gamers mais entusiastas
Benefícios São mais fáceis de limpar É possível visualizar os componentes com mais facilidade
Preço O valor é mais acessível Eles custam um pouco mais caro

Qual a importância de uma boa refrigeração no gabinete Pichau?

Falando em refrigeração, ela é essencial para que os componentes funcionem com todo seu potencial enquanto alongam sua vida útil.

E quem está acostumado com PC gamers sabe como eles produzem calor, principalmente ao rodar jogos mais pesados, que exigem qualidade gráfica. Isso pode ser prejudicial, causando travamentos e até mesmo problemas mais sérios.

Muitos gamers também tem o hábito de fazer overclock, o que muda os parâmetros de performance do hardware para níveis extremos, o que gera muito mais calor.

Então, é extremamente importante ficar de olho no controle de temperatura e abusar dos pontos de instalação de coolers dos gabinetes Pichau para que seu PC não morra precocemente.

foco

Você sabia que o CPU costuma trabalhar em uma temperatura de 68ºC? Sem um bom sistema de refrigeração, você pode sofrer com travamentos e até mesmo reinicializações inesperadas.

Como otimizar e deixar o gabinete Pichau cheio de estilo?

Quando falamos de PC gamers, certamente uma das primeiras imagens que vem em sua cabeça é um gabinete cheio de efeitos luminosos em RGB.

Hoje em dia é praticamente impossível encontrar um gabinete que não conte com esses sistemas de iluminação. Elas podem ser feitas através de fitas de LED presas no interior, nas laterais e até mesmo nos coolers.

E com laterais de vidro temperado, é mais fácil exibir aquela sua placa de vídeo maneiríssima ou um belo sistema de water cooler.

Alguns já contam até mesmo com controle remoto com uma série de padrões personalizáveis para deixar seu PC chio de estilo. As opções são aqui são quase infinitas.

Mas, de que adianta ter um computador cheio de luzes se o desempenho é fraco? Veja abaixo alguns itens que podem ajudar a melhorar a performance do seu PC gamer.

Critérios de compra: O que analisar antes de comprar um gabinete Pichau

Ao longo de nossa análise você pôde ver quais as vantagens e benefícios de contar com um bom gabinete Pichau, especialmente se você está na cena gamer ou quer melhorar a performance do seu PC.

No entanto, antes de adquirir o seu, é preciso estar atento a alguns fatores que podem fazer toda a diferença. Veja os tópicos que separamos para você.

Material

Os gabinetes são responsáveis por armazenar praticamente todo o hardware.

Como mencionamos, os gabinetes são responsáveis por armazenar praticamente todo o hardware necessário para o funcionamento de um computador, então é vital que ele seja resistente.

A Pichau trabalha com gabinetes de aço, dando destaque para os modelos com laterais em vidro temperado.

Eles costumam ser mais caros, mas agregam no estilo e ajudam até mesmo visualizar se há algo funcionando de forma incorreta.

Se você está à procura de gabinetes mais robustos, vale a pena verificar a espessura das chapas de metal, que costumam ser de 4 mm. O material também é escolhido para melhorar a refrigeração.

Dimensões

Quando falamos de dimensões dos gabinetes Pichau, não existe muito bem um padrão estabelecido. Ao invés disso, são utilizadas algumas categorias que são associadas ao modelo de placa-mãe disponível:

  • Full Tower: É o maior e mais espaçoso.
  • Mid Tower: Considerado de tamanho médio.
  • Micro-ATX: São gabinetes menores, geralmente reservados ao uso doméstico.
  • Mini-ITX: Esses são os menores gabinetes disponíveis hoje no mercado.

Obviamente, quanto maior o gabinete, maior a probabilidade de ele ser compatível com mais placas-mãe. Muitos são compatíveis, inclusive, com vários modelos.

Compatibilidade

Embora a maioria dos fatores girem em torno da placa-mãe, não podemos ignorar que outros componentes também são determinados pelas dimensões do gabinete.

Entre eles, podemos citar as placas de vídeo (que estão cada vez maiores), o sistema de refrigeração e o tamanho e modelo da fonte.

Antes de comprar seu gabinete gamer, lembre-se de consultar todos esses pormenores, pois a compatibilidade entre os componentes faz toda a diferença na performance.

Imagem de gabinete com destaque para configuração interna

É essencial investir em coolers de qualidade para que o computador não superaqueça. (Fonte: Martin Lopez/ Unsplash.com)

Número de conexões

Por último, todo gabinete possui painéis e interfaces com alguns controles, entradas e saídas. E, como você pode imaginar, isso varia muito de um modelo para o outro.

Um bom exemplo que podemos citar aqui são os espaços dedicados a leitores de DVD, que praticamente desapareceram dos gabinetes modernos, principalmente nos modelos gamer.

Ao invés disso, os gabinetes hoje se concentram mais em entradas e saídas padrão, como saída de áudio, HDMI e USB. Então, antes de comprar, confira quais conexões estão disponíveis e quais as que você mais costuma usar.

(Fonte da imagem destacada: Martin Lopez/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Redatora entusiasta de gadgets e todos artigos tecnológicos. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.