Ultima atualização: 30 de setembro de 2021

A fotografia analógica pode ser rastreada até 1888, porque esse foi o ano em que os primeiros rolos de filme para fotografia analógica foram produzidos. No entanto, este tipo de fotografia ainda é usado pelos entusiastas de gadgets hoje em dia.




Embora já possa ser substituído por métodos digitais de fotografia, os nostálgicos ainda se agarram à fotografia analógica. Este artigo irá informá-lo sobre os antecedentes da fotografia analógica e familiarizá-lo com importantes noções básicas que são relevantes neste campo.

O que é fotografia analógica?

A fotografia analógica é frequentemente descrita como o oposto da fotografia digital que é usada principalmente hoje em dia. Mas o que isso significa exatamente?

Em princípio, a fotografia analógica pode ser definida pelo material do filme na forma do rolo de filme e o subsequente processamento químico.

Por esta razão, às vezes também é chamada de fotografia química. O filme que é inserido na câmera analógica é essencial para a captura e armazenamento da imagem.

O assunto é capturado no material sensível à luz pela exposição quando o obturador é liberado e a reação química resultante.

Qual é a diferença entre fotografia analógica e digital?

Em contraste, a fotografia digital usa uma forma diferente de armazenamento de imagens. Aqui, a imagem é capturada através do sensor e a imagem é armazenada digitalmente em um cartão de memória. Depois disso, esta imagem pode ser processada ou reproduzida sem qualquer problema.

Câmeras SLR digitais com displays também possibilitam a visualização das fotos diretamente após elas terem sido tiradas e assim decidir se mais fotos precisam ser tiradas para se alcançar o resultado desejado.

Analoge Kamera

As câmeras analógicas também ainda hoje encontram muito uso entre os fotógrafos. (Foto: pixabay.com / RichardLey)

Quais são as vantagens e desvantagens da fotografia analógica?

A fotografia analógica oferece tanto vantagens quanto desvantagens em comparação com a fotografia digital. À primeira vista, as desvantagens da fotografia analógica parecem superar as vantagens, mas isto não deve imediatamente adiá-lo se você estiver realmente interessado em fotografia analógica e quiser tentar.

O fator de custo pode não fazer muita diferença ao comprar uma câmera digital ou analógica, já que os respectivos modelos estão disponíveis em uma ampla gama de categorias de preço, mas os custos de acompanhamento podem ser muito diferentes.

Isto se deve principalmente ao alto preço dos rolos de filme. Além disso, as baterias necessárias para câmeras analógicas são muito mais caras em comparação com as baterias recarregáveis da maioria das câmeras SLR digitais.

Entretanto, deve ser mencionado que as câmeras analógicas têm um consumo de energia muito menor e, portanto, as baterias duram comparativamente muito tempo.

Quais são as desvantagens da fotografia analógica para alguns, torná-la realmente interessante para outros. As seguintes desvantagens objectivamente vistas são, ao mesmo tempo, o que torna a fotografia analógica tão atraente para muitos.

Isto inclui, acima de tudo, o aspecto de que não se pode ver diretamente as fotos tiradas e, portanto, não se sabe com nenhuma garantia se a foto saiu como pretendida.

Além disso, o processo de revelar fotos usando o método analógico é demorado e trabalhoso e requer uma certa quantidade de habilidade e conhecimento dos processos químicos.

Isto está associado a um esforço adicional para impressões de imagens desejadas. No entanto, a fotografia analógica ainda é uma das formas populares de arte fotográfica, pois são precisamente estes aspectos que a tornam especial e interessante.

Fotografia analógica para iniciantes

Como mencionado anteriormente, a fotografia analógica é muito mais exigente do que a fotografia digital. Um grande número de fatores que são quase automaticamente ajustados nas câmeras digitais têm que ser ajustados manualmente em uma câmera analógica, e é por isso que alguns fotógrafos amadores inexperientes se esquivam dessa técnica.

A fotografia analógica é adequada para iniciantes na fotografia?

Esta pergunta provavelmente é feita por muitos que tiveram pouco contato com a fotografia analógica. Em princípio, aplica-se o seguinte: mesmo os iniciantes podem aprender as noções básicas de fotografia analógica.

Isto pode exigir um pouco mais de prática do que com as câmeras digitais convencionais, mas é, no entanto, bastante viável. A seguir estão alguns fatos básicos para lhe dar uma breve introdução à fotografia analógica.

analoge Fotografie

Com a preparação correta, até mesmo os iniciantes podem aprender a arte da fotografia analógica. (Foto: stokpic / pixabay.com)

Rolos de filme analógico

Existem três formatos diferentes de filme: 35mm, formato médio e formato grande. Para iniciantes e recém-chegados à fotografia analógica, o formato 35mm é recomendado porque é relativamente fácil de usar e por isso é mais adequado para os inexperientes.

Dica: Para aqueles que estão mais confiantes e para quem a alta resolução é particularmente importante, o melhor é optar pelo formato médio.

Outra coisa que você deve considerar com rolos de filme para câmeras analógicas é o armazenamento. Você deve sempre se certificar de que não os armazene por muito tempo e que os armazene em um recipiente à prova de luz, porque os rolos de filme também têm uma data de validade e também são muito sensíveis à luz.

Os rolos de filme também diferem em sua "aparência". Dependendo do filme que você comprar, as imagens podem ser coloridas, em preto e branco ou de muito alto contraste. Então é melhor pensar com antecedência sobre que tipo de foto você quer no final.

Os iniciantes em fotografia analógica podem ter seus rolos de filme melhor desenvolvidos em drogarias ou várias lojas de desconto.

Teoricamente, você também pode desenvolver os rolos você mesmo em uma sala escura, mas isto requer alguns produtos químicos e conhecimento técnico e requer alguma prática.

Câmeras analógicas

As câmeras analógicas ainda estão disponíveis em uma variedade similar às câmeras digitais. Ao comprar uma câmera, é importante ter certeza de que ela é à prova de luz e não tem defeitos a esse respeito, caso contrário, o filme caro será desperdiçado. Você pode descobrir mais sobre câmeras SLR analógicas em nosso guia detalhado.

Conclusão

A fotografia analógica é ainda hoje uma alternativa atraente à fotografia digital. Até mesmo os iniciantes podem se familiarizar com este tipo de fotografia com um pouco de prática se eles prestarem atenção aos aspectos discutidos e não tiverem nenhum problema com o maior esforço e os custos associados.

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas