Imagem mostra um homem na rua com fones de ouvido.
Ultima atualização: 24 de junho de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

12Horas investidas

5Estudos avaliados

98Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Escutar música torna as nossas atividades do cotidiano muito mais agradáveis. Por isso, preparamos um artigo que te ensina como escolher o melhor fone de ouvido para corrida!

Quem gosta de ter a música como companheira durante as corridas precisa ter um fone resistente, ergonômico e que reproduza o som com muita qualidade. A seguir, você descobre como encontrar essas características e conhece alguns excelentes modelos.




Primeiro, o mais importante

  • Um fone de ouvido para corrida deve ser especialmente ergonômico, para não incomodar e nem prejudicar o exercício, e durável, uma vez que estará exposto a condições adversas.
  • Para muitas atividades, fones com fio possuem claras vantagens. Quando falamos em corrida, porém, você deve optar por um modelo sem fio.
  • Alguns fones de ouvido possuem um MP3 embutido com entrada para cartão de memória. São ideais para quem deseja carregar um dispositivo a menos durante a corrida.

Os melhores fones de ouvido para corrida: Nossas recomendações

Após conversarmos com pessoas que correm com frequência e avaliarmos vários modelos, selecionamos os fones de ouvido que realmente se destacaram:

Guia de compra: O que você precisa saber sobre fone de ouvido para corrida

Afinal, como reconhecer um fone de ouvido para corrida perfeito? Responderemos em nosso guia de compra as principais dúvidas sobre o assunto!

Imagem mostra uma mulher com fone de ouvido e cabelos esvoaçantes.

Fones sem fio são recomendados para corrida. (Fonte: MabelAmber / Pixabay.com)

O que faz de um fone de ouvido ótimo para corrida?

Algumas características são indispensáveis quando pensamos em fones de ouvido para corrida:

  • Durabilidade: Fones usados para corrida estão sempre fora de casa, são expostos a condições como sol e vento e às vezes podem sofrer quedas ou impactos. É preciso escolher um modelo durável, robusto e de uma marca confiável.
  • Conforto: Fones para corrida precisam de acolchoamentos especiais que consigam absorver o suor sem estragarem e sem causarem desconforto. Eles também devem ter o encaixe ideal para não se mexerem e nem saírem do lugar.
  • Ergonomia: Mais do que nunca, a ergonomia é um quesito fundamental quando falamos no uso de fones de ouvido para corrida. Além de confortáveis, os fones não devem incomodar e nem ser perceptíveis. Modelos com gancho são uma recomendação.

Fone de ouvido sem fio é a melhor ideia para corrida?

Na maioria das situações, fones de ouvido com fio têm vantagens em relação aos sem fio. Eles não sofrem com interferências, são mais baratos e não possuem bateria, ou seja, não precisam de recarga.

Fones com fio prejudicam a mobilidade da sua corrida e podem causar acidentes.

Porém, quando falamos em fones para corrida, essas vantagens são muito pequenas perto das desvantagens.

Fones com fio são bem menos duráveis do que os sem fio, uma vez que os fios são justamente a parte mais frágil do acessório, e restringem seriamente a movimentação. Até mesmo acidentes podem acontecer.

Não há dúvidas de que o seu fone de ouvido para corrida deve ser sem fio!

Intra-auricular, supra-auricular ou circumaural: Qual o melhor fone para corrida?

Fones de ouvido também têm diferenciação de acordo com a forma que envolvem a orelha. Existem opções interessantes para corrida:

  • Fones intra-auriculares: São os fones com pequenas pontas que ficam dentro da orelha. Apesar de alguns modelos terem excelente fixação, não são as melhores opções para corrida porque podem cair com frequência com a grande movimentação, a não ser quando possuem gancho ou tira que passa por cima da cabeça.
  • Fones supra-auriculares: São os cuja superfície cobrem diretamente as orelhas. Podem ser boas opções para corrida se contarem com ganchos de fixação que evitam quedas ou movimentos bruscos.
  • Fones circumaurais: Cobrem totalmente a orelha e funcionam como uma “tampa” que isola totalmente o som. Não há modelo que possui melhor fixação e, por isso, é extremamente indicado para corrida.

Fone com MP3 embutido é uma boa ideia?

Um produto que faz sucesso entre os corredores é o fone de ouvido com MP3 embutido. Basta inserir um cartão de memória e começar a curtir as suas músicas preferidas.

O ponto positivo do fone com MP3 é que você não precisa ter nenhum outro aparelho, como um smartphone, com você. É ideal para não gastar a bateria de mais de um dispositivo e para correr menos riscos em áreas perigosas.

Por outro lado, é um tipo de fone com menos autonomia de bateria, uma vez que exerce mais funções, e que custa mais caro do que outros modelos.

Se você gosta da ideia de ter apenas um aparelho com você quando corre, o fone com MP3 é excelente. Sobretudo se ele tem outras funções, como possibilidade de uso normal conectado a dispositivos via bluetooth.

Imagem mostra uma mulher correndo e usando fone de ouvido.

O conforto é indispensável para os fones de ouvido usados durante corridas. (Fonte: Andrea Piacquadio / Pexels.com)

Quais as vantagens de correr ouvindo música?

A música, um podcast ou qualquer outra distração sonora tem um efeito positivo surpreendente na corrida: Por estarmos concentrados em outra atividade, a nossa percepção de esforço é menor e, por isso, demoramos mais para sentirmos o cansaço.

Também é notável que a música ou qualquer outro estímulo prazeroso tende a fazer com que a sensação de felicidade cresça, o que é positivo para os resultados dos exercícios.

Por outro lado, se o fone isolar totalmente o som externo você pode acabar tendo problemas. Vários sons são importantes e nos informam de possíveis perigos ou ameaças e, quando estamos concentrados demais na música ou isolados do ambiente, acidentes são mais frequentes.

Veja uma tabela com as vantagens e desvantagens de correr ouvindo música:

Vantagens
  • Torna a atividade mais prazerosa
  • Ajuda a sensação de bem-estar do corpo
  • Reduz a sensação de esforço
  • Aumenta a possibilidade de aguentar longos trajetos
Desvantagens
  • Diminui a percepção de sons do ambiente
  • Pode te deixar mais distraído

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um fone para corrida

Você já tem uma ideia clara sobre vários dos aspectos mais importantes sobre fones para corrida, mas precisa ainda conhecer alguns critérios importantes antes de bater o martelo em um modelo:

Bateria

Já discutimos o fato de fones de ouvido sem fio serem melhores para corrida do que os com fio. Eles funcionam a bateria e, por isso, a autonomia é uma questão muito importante.

Fones simples costumam ter autonomia de bateria superior do que aqueles que também são MP3. De toda forma, você deve prestar atenção nessa especificação técnica e verificar quantas horas o acessório aguenta sem uma recarga.

Veja também se o fone já vem com cabo USB no momento da compra.

Imagem mostra um grupo de pessoas usando fones e correndo.

É normal que pessoas tenham diferentes preferências de fones para corridas. (Fonte: Andrea Piacquadio / Pexels.com)

Cancelamento de ruídos

O cancelamento de ruídos costuma ser uma característica positiva em fones de ouvido. É um recurso que elimina totalmente o vazamento de sons externos para o fone, permitindo a concentração completa na música ou conteúdo escutado.

É importante não eliminar totalmente o som externo durante as corridas.

Porém, quando o assunto é corrida pode haver um problema em ter total cancelamento de ruídos. Você não deve perder totalmente o contato com o ambiente, uma vez que é preciso ouvir sons como buzinas ou motores.

O ideal é que você escolha modelos com bom isolamento do som externo, mas não total. Assim, fica na medida correta entre não sofrer com incômodos e não aumentar os riscos de acidentes.

Facilidade de uso

Não é nada prático precisar pegar o smartphone cada vez que houver necessidade de aumentar ou diminuir o volume, trocar uma música ou fazer qualquer ajuste no conteúdo sonoro durante uma corrida.

Por isso, os corredores devem dar preferência para modelos que possuem comandos fáceis e acessíveis para realizar tais tarefas. Muitos trazem já nas conchas ou nas tiras botões simples e que permitem mexer no volume ou nas músicas sem sequer parar o movimento de correr.

Versão do bluetooth e emparelhamento

Existem várias versões diferentes de bluetooth. Se o seu dispositivo eletrônico for mais antigo, é possível que ele não seja compatível com um fone de ouvido moderno. Verifique se existe a compatibilidade!

Também é importante notar que dispositivos de uma mesma marca também podem ter um emparelhamento melhor e que sofre com menos interferências. Se gostar de um fone com o mesmo fabricante do dispositivo, dê preferência a ele!

Resumo

Correr é uma atividade excelente para a saúde e fazê-lo ouvindo música também tem suas vantagens. Para isso, porém, você precisará de um fone de ouvido que seja confortável, ergonômico e durável.

O ideal é que o fone de ouvido para corrida seja sem fio e não possua um microfone. Os melhores modelos podem ou já contar com um MP3 embutido, ou pelo menos ter botões que auxiliam ajustes de volume, trocas de música e outras ações.

(Fonte da imagem destacada: Andrea Piacquadio / Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas