Imagem mostra um celular sobre uma mesa com fone de ouvido conectado.
Ultima atualização: 14 de julho de 2021

Como escolhemos

21Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

88Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! A quantidade de atividades que fazemos com nossos smartphones é imensa. Conversamos por voz, ouvimos música, assistimos a todos os tipos de conteúdos, jogamos e muito mais. Para aproveitar tudo isso ao máximo, precisamos de um fone de ouvido para celular de qualidade!

Fones de ouvido para celular podem variar em tipo, faixa de preço e qualidade. Para que você acerte na sua compra, preparamos um artigo que traz todas as informações necessárias!




Primeiro, o mais importante

  • Há fones de ouvido com fio ou sem fio e com diversos formatos diferentes. Cada tipo se adapta melhor a determinadas situações e pessoas com preferências próprias.
  • Como usamos fones de ouvido para celular com uma enorme frequência, é importante optar por um modelo de qualidade. A durabilidade é um grande diferencial.
  • Quem tem o hábito de falar ao celular usando um microfone deve optar por um fone de ouvido que também tenha tal função, gerando praticidade e economia.

Os melhores fones de ouvido para celular: Nossas recomendações

Nós conversamos com especialistas em tecnologia e com pessoas que usam seus smartphones por longos períodos de tempo e fizemos uma lista com os fones de ouvido para celular mais recomendados:

Guia de compra: O que você precisa saber sobre fone de ouvido para celular

Você sabe as diferenças entre os vários tipos de fones de ouvido para celular? O nosso guia de compra te explica e ainda te ajuda a decidir qual faz mais sentido para as suas necessidades!

Imagem mostra uma mulher na rua usando celular com fone de ouvido.

Fones de ouvido para celular estão cada vez mais presentes no dia a dia. (Fonte: Pexels / Pixabay.com)

Fone de ouvido para celular com fio ou sem fio?

Uma das principais dúvidas sobre fones de ouvido para celular é sobre comprar um modelo com fio ou sem fio. Cada tipo possui suas próprias vantagens e desvantagens.

Fones de ouvido sem fio são ideais para quem precisa de liberdade de movimento. São melhores, por exemplo, para corrida, exercícios físicos e uso na rua ou em transporte público. Também apresentam uma durabilidade superior.

Por outro lado, modelos com fio costumam ser mais baratos e sofrem com menos interferências, uma vez que a conexão por bluetooth pode apresentar falhas. Eles são ótimos para uso com pouco movimento, como dentro de casa ou no trabalho.

Veja na tabela a seguir vantagens e desvantagens de fones com fio e sem fio para celular:

Fone de ouvido com fio Fone de ouvido sem fio
Movimentação Restringe os movimentos Permite melhor movimentação
Durabilidade É menos durável É mais durável
Regularidade Não apresenta interferências Pode sofrer com interferências
Recomendação Para uso em casa ou no trabalho Para uso quando há movimento

Quais os tipos mais comuns de fone de ouvido para celular?

Você pode encontrar diversos tipos de fones de ouvido para celular quanto a como eles se posicionam em relação à orelha. A seguir, discutiremos os principais:

  • Fone intra auricular: É o fone que fica totalmente dentro da orelha. Algumas pessoas gostam muito pelo minimalismo, por ocupar pouco espaço e por acharem o tipo confortável, enquanto outras, ao contrário, acham-no muito desconfortável.
  • Fone auricular: Costuma acompanhar os celulares no momento da venda. Também fica dentro do ouvido, mas é maior e, em geral, menos confortável. O preço é bastante acessível.
  • Fone supra auricular: Tipo muito popular até algum tempo atrás, costuma unir os dois lados com um arco que passa por cima da cabeça e cobre toda a orelha, mas sem isolar totalmente o som. Perdeu espaço para os circumaurais.
  • Fone circumaural: Evolução do fone supra auricular, também tem uma tira que une os dois lados, mas tampa completamente as orelhas, não deixando nada de fora. Isola totalmente o som, enquanto as desvantagens são o tamanho e o preço.

Quais as vantagens de ter um fone de ouvido para celular de alto nível?

Quando usamos um produto com grande frequência, como é o caso dos fones de ouvido para celular, precisamos que eles tenham grande qualidade. Assim, evitamos incômodos e problemas do dia a dia. O ditado “o barato sai caro” se aplica com ainda mais exatidão.

A primeira questão importante sobre fones de ouvido de qualidade é a durabilidade. Um modelo de uma marca de confiança deve resistir por muito mais tempo e horas de uso, impedindo novas aquisições. O conforto também é importante.

Fones de ouvido de alto nível também possuem recursos especiais, como possibilidade de ajuste de volume, ergonomia extra e isolamento acústico. O único ponto negativo pode ser o preço, quase sempre bem mais elevado.

Preparamos uma tabela que te mostra as vantagens e desvantagens de investir em um fone de ouvido de alto nível:

Vantagens
  • A durabilidade é superior
  • Existem diferenças no conforto e na ergonomia
  • Recursos tecnológicos fazem a diferença
  • O isolamento acústico se destaca
Desvantagens
  • Preços costumam ser bastante elevados

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um fone de ouvido para celular

Agora que você já entende as diferenças entre tipos de fones de ouvido para celular, precisa conhecer critérios técnicos que te ajudam a escolher um modelo. Vamos debater os mais importantes:

Presença de microfone

O quanto você precisa de um microfone junto com o fone de ouvido? Algumas pessoas tem o hábito de usar o aparelho para gravar áudios, fazer chamadas ou participar de reuniões com as mãos livres, portanto, necessitam de um acessório extra.

Se esse é o seu caso, nós recomendamos que a opção seja por um fone de ouvido com microfone. É o caso de muitos modelos, incluindo alguns nativos dos smartphones. Pode haver uma pequena variação de preço que é desnecessária para quem não faz questão de usar o acessório não apenas para ouvir, mas também para falar.

Imagem mostra uma pessoa mexendo no celular com fone de ouvido.

A presença de microfone no fone para celular é útil em várias situações. (Fonte: sweetlouise / Pixabay.com)

Compatibilidade

Alguns fones de ouvido possuem questões especiais de compatibilidade com sistema operacional, marca ou até mesmo simplesmente não servem para smartphones.

O fone precisa ser compatível com o sistema operacional de seu celular.

Por isso, se você compra um novo fone de ouvido para o seu celular precisa observar várias questões diferentes como se ele serve para o sistema operacional e para a versão e se é compatível com a marca.

Caso o modelo seja sem fio, verifique a versão do bluetooth. Smartphones mais antigos podem não ter compatibilidade com fones muito modernos.

Ergonomia

Talvez não exista nada mais importante em um fone de ouvido do que a ergonomia. Afinal, se você não se sentir confortável enquanto o usa, certamente logo o descartará.

Além de escolher o tipo de fone que mais te agrada, você pode avaliar se o modelo oferece ajuste de comprimento do fio e de altura, regulagem na cabeça e, no caso dos circumaurais e supra auriculares, se o material é emborrachado e confortável.

Resumo

Quando usamos tanto um acessório quanto usamos fone de ouvido para celular, precisamos optar por alta qualidade e por modelos que nos agradam. Opte pelo que faz mais sentido entre um modelo com fio ou sem fio e preste especial atenção na ergonomia.

Há tipos de fones de ouvido para celular capazes de agradar a todos os tipos de pessoas, desde intra auriculares até circumaurais. Você também deve ficar atento à compatibilidade com o seu smartphone.

(Fonte da imagem destacada: Firmbee / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas