Imagem de um par de fone de ouvidos bluetooth branco
Ultima atualização: 6 de maio de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

22Horas investidas

6Estudos avaliados

88Comentários coletados

Ter um fone de ouvido Bluetooth é contar com a liberdade de não se incomodar com o fio. Seja para correr, malhar, estudar ou trabalhar, esse tipo de fone é muito prático no dia a dia. Se você quer encontrar um modelo ideal para você, está no portal certo. Seja bem-vindo.

Aqui você vai conferir os melhores modelos, entender seus benefícios e funcionalidades, e ainda comparar diferentes tipos. Com todas essas informações, poderá fazer uma escolha segura. Siga lendo!




Primeiro, o mais importante

  • Hoje em dia existem fones de ouvido Bluetooth de boas marcas para todas as necessidades e orçamentos.
  • Esse tipo de fone de ouvido Bluetooth se conecta a um dispositivo através de sistema wireless Bluetooth.
  • Muitos smartphones e outros eletrônicos não possuem mais a entrada P2 para fones de ouvido. Nesse caso, a pessoa precisa de um adaptador ou de um fone Bluetooth.

Melhores fones de ouvido Bluetooth: nossas recomendações

A comodidade de viver sem fios está ficando cada vez mais comum. Quem experimenta um acessório com conexão via Bluetooth dificilmente volta a comprar modelos com fio. Se você está buscando essa experiência, separamos os melhores modelos de diferentes estilos:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o melhor fone de ouvido Bluetooth

Quer um fone de ouvido Bluetooth, mas não sabe como escolher? Preparamos esse guia completo para te ajudar nessa missão. Afinal, existem alguns critérios importantes que devem ser observados antes de fazer sua escolha.

Para entender melhor sobre seus benefícios e funcionalidades, continue conosco até o fim desse artigo!

Imagem de homem com fone de ouvido Bluetooth de costas

O headphone Bluetooth é ótimo para quem busca conforto e praticidade. (Fonte: Henry Be/ Unsplash.com)

Fone de ouvido Bluetooth x com fio: qual o melhor?

Obviamente, a principal diferença entre um fone de ouvido Bluetooth e um modelo comum é a ausência de fios. Isso por si só já oferece uma série de benefícios.

Uma grande vantagem do modelo sem fio é a liberdade e praticidade no dia a dia. Seja para praticar esportes, trabalhar ou usar durante o transporte público, não precisar lidar com os cabos se enrolando é ótimo e ágil.

O fone bluetooth traz liberdade de movimentos, já que você não fica preso ao dispositivo.

Ele traz liberdade de movimentos, já que você não fica preso ao dispositivo. Se imagine fazendo algo no computador, pode livremente levantar e ir ao banheiro sem precisar tirar o fone, por exemplo. E dependendo da distância nem perde o alcance, já que esses fones costumam funcionar mesmo há 10 metros da fonte de áudio.

Ainda, a portabilidade de um fone sem fio é muito melhor. Evita transtorno para carregar e guardar. Por fim, outro benefício é que evita problemas de contato na entrada.

Mas também precisamos destacar as desvantagens em relação ao fone com fio. Eles são mais caros e necessitam de carregamento.

Vantagens
  • Maior liberdade
  • Mais prático no dia a dia
  • Mais portátil
  • Menos problemas com contato
Desvantagens
  • Mais caro
  • Precisa de carregamento

Quais os diferentes tipos de fone de ouvido Bluetooth?

Existem muitos modelos de fone de ouvido Bluetooth e é preciso saber escolher o melhor tipo para sua necessidade. Quem corre com fone de ouvido, por exemplo, pode precisar de um modelo diferente de quem usa o acessório no transporte público.

Os principais modelos são auricular (ou earbud), intra-auricular, supra-auricular e circoauricular. Esses dois últimos são modelos de headphone, que se diferem pelo tamanho e cobertura na orelha. Compare:

Auricular Intra-auricular Supra-auricular Circoauricular
Formato Pequeno, deve ser encaixado na entrada do ouvido Pequeno, deve ser inserido no canal auditivo Médio ou grande, com haste para encaixe na cabeça e fica por cima das orelhas Grande, com haste para encaixe na cabeça e cobre toda a orelha
Indicação de uso Fone de ouvido padrão, compatível com diversas situações Para quem quer isolamento do som externo, pode ser usado na prática de esportes, como corrida, ou no dia a dia Headphone que não isola os sons externos, mas oferece conforto para o trabalho ou malhação, por exemplo Headphone que oferece ótimo isolamento externo e imersão, perfeito para gamers

O fone de ouvido Bluetooth é compatível com todos os dispositivos?

A compatibilidade do fone de ouvido Bluetooth costuma ser bem alta, basta que o dispositivo a ser conectado também possua o sistema Bluetooth. Dificilmente você terá problemas de compatibilidade com smartphones ou tablets, por exemplo.

De qualquer maneira, é preciso checar tanto com o fabricante do fone quanto nos seus demais eletrônicos. Isso porque também existem outros sistemas de conexão sem fio que podem não funcionar com esse tipo de fone.

Essa é uma recomendação especialmente para gamers, que possuem equipamentos com tecnologias bem específicas.

Gamer com headphone sem fio

Especialmente gamers precisam checar a compatibilidade do fone de ouvido Bluetooth com seus dispositivos. (Fonte: Florian Olivo/ Unsplash.com)

Quanto tempo dura a bateria de um fone de ouvido Bluetooth?

Não existe uma resposta padrão para essa pergunta. Vai depender do modelo em questão e também da frequência de uso. De qualquer modo, a maioria dos fones dura entre 15 e 20 horas de uso.

Quantas horas por dia você usa seu fone? Pode ser que dure dois dias para alguém ou mais de uma semana para outra pessoa.

Outro ponto interessante de observar em relação a bateria é o tempo que leva para uma carga completa.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de fone de ouvido Bluetooth

Está convencido em comprar um fone de ouvido Bluetooth? Para melhor satisfação com sua escolha, antes de decidir o melhor modelo você precisa considerar os seguintes critérios:

Objetivo de uso

A primeira pergunta é em quais momentos você mais utilizar seus fones. Embora existam fones que servem para várias funções, não é nada incomum alguém ter dois ou mais fones, que atendam necessidades específicas.

Para correr, por exemplo, um headfone pode ser pesado e causar desconforto, sendo o intra-auricular com haste atrás da cabeça mais indicado. Já para um gamer, o headset que oferece isolamento de sons externos e imersão no jogo é a melhor opção.

Quando você decide seu objetivo com o fone de ouvido Bluetooth, consegue analisar os critérios seguintes.

Mulher com roupa de atividade física, fone de ouvido e garrafa d’água de perfil

Embora sejam estilosos, o headfone não é indicado para corredores, pode ser pesado e incomodar durante a atividade. (Fonte: Element5 Digital/ Unsplash.com)

Conforto

Algumas pessoas não se adaptam com o fone intra-auricular, já que ele deve ser inserido no canal auditivo. Outras não gostam da sensação de estar com o fone ao redor da cabeça.

Mesmo quando se trata do mesmo tipo de fone, eles podem ter características distintas que os tornam mais ou menos confortáveis, como o tamanho. Dois modelos de fone circoauricular podem ter acolchoados diferentes, que mudam a experiência do usuário com a maciez e calor, por exemplo.

Dica: Conforto é algo pessoal, que depende da anatomia de cada ser. É normal que certos fones incomodem alguém, mas sejam perfeitos para outra pessoa. Antes de decidir pelo seu modelo, tente experimentar para entender qual deles oferece mais conforto.

Como é a usabilidade do fone? Como funciona para trocar música ou aumentar o volume sem precisar usar o smartphone, por exemplo? São questões a serem refletidas, já que impactam na facilidade de usar, ou dificuldade, em alguns casos.

No caso dos fones sem fio, o menu pode ser apresentado em diferentes formatos. Alguns possuem até comando de voz para executar funções.

Microfone

Existem bons fones de ouvido Bluetooth com microfone. E não pense que os pequenos modelos não possuem esse extra, mesmo os fones no estilo earpod contam com tecnologia e boa qualidade de áudio.

Porém, nos modelos headfone o microfone pode ser embutido ou acoplado na sua haste. Ainda, em alguns casos, o microfone pode ser até removível.

Esse é um critério importante para gamers ou pessoas que usam o fone para trabalhar, participando de chamadas de áudio ou vídeo.

Resistência à água

Vai usar o fone para exercício físico? É importante conferir a resistência dele ao suor, e também a chuva. Uma maneira de verificar esse critério, além de checar com o fabricante, é ler as avaliações de pessoas que já compraram o fone em sites de venda, como Amazon.

Assim você compra um modelo para treinar em qualquer condição.

Resumo

Para escolher um fone de ouvido Bluetooth é preciso pensar no uso que você dará a ele, assim consegue escolher um modelo para atender suas necessidades já que existem diferentes tipos de fone.

Por não terem fio, eles precisam ser recarregados com frequência. São fones de ouvido que oferecem mais mobilidade e liberdade. Depois de guia, já sabe qual escolher?

(Fonte da imagem destacada: Lala Azizli/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas