Ultima atualização: 30 de julho de 2021

Como escolhemos

23Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

85Comentários coletados

A fotografia tornou-se uma atividade muito popular e mais e mais pessoas estão se tornando fotógrafos profissionais. Um dos elementos fundamentais na fotografia é o flash, pois ele fornece a quantidade necessária de luz para uma imagem de qualidade. Este dispositivo deve ser usado corretamente, caso contrário ele pode ser um empecilho ao invés de uma ajuda.

Neste artigo nós tentaremos ajudá-lo a entender as coisas mais importantes sobre um flash para que você possa escolher o certo para você e suas necessidades. Reunimos um guia de compras que responderá às perguntas mais freqüentes, fornecerá a você uma seleção dos melhores flashes e uma série de critérios de compra que você deve levar em conta.




O mais importante

  • O flash é um dispositivo essencial para a obtenção da fotografia mais profissional possível. Este dispositivo evita erros de contraste e exposição.
  • Nós podemos encontrar diferentes tipos de flashes dependendo da relação deles com a câmera. Há flashes integrados, flashes externos e flashes de estúdio ou de anel.
  • A fim de escolher o flash que melhor se adapta aos seus objetivos, você deve olhar para uma série de critérios de compra. Entre estes critérios estão o tipo de câmera, os controles (modos), o método de conexão, a potência do flash e a vida útil do flash.

Flash: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre flashes

Ao escolher e comprar flashes para sua câmera, uma série de perguntas e dúvidas podem surgir. Nesta seção nós tentaremos responder algumas destas perguntas sobre estes dispositivos de iluminação fotográfica.

chico tomando fotografía

Flashes são um dos acessórios mais importantes na fotografia. (Fonte: Tom Pumford: HpPlM76UJu0/unsplash.com)

Como funciona um flash de câmera?

Primeiro de tudo, vamos ver o que é um flash e como ele funciona. O flash fotográfico, ou gatilho de luz, é um dispositivo que emite uma luz artificial. Esta luz é intensa e dura, cobrindo pouco espaço e sendo transportável. Este dispositivo é usado para iluminar um espaço para que a fotografia saia muito mais clara, especialmente em lugares com pouca luz.

O funcionamento do flash eletrônico é baseado em uma descarga elétrica em um tubo cheio com gás Xenon. Esta descarga de alta tensão gera um clarão de luz que dura alguns milésimos de segundo. Esta emissão de luz é controlada, ou seja, você pode moldar a luz dentro de uma cena ou disparar ao seu gosto e necessidades.

Que tipos de flashes existem?

Nem todos os flashes são iguais, existem diferentes tipos que podem ser adaptados a diferentes necessidades. Estes dispositivos podem ser classificados de acordo com diferentes parâmetros, mas neste caso vamos classificá-los de acordo com sua relação com a câmera.

Na tabela seguinte mostramos os diferentes tipos de flashes e alguns dos aspectos a serem considerados:

Tipo de flash Contribuição Colocação
Flash embutido Em modo automático detecta quando as condições de iluminação não são favoráveis e dispara para tentar melhorar a iluminação Localizado em cima de câmeras reflexas, compactas, ponte e móveis.
Flash externo Fornece ângulos diferentes, equilíbrio de branco e alto desempenho São removíveis e normalmente são colocados em cima da câmera.
Flash de estúdio ou anel Ao iluminar o assunto, de qualquer ângulo, as sombras são completamente eliminadas e uma luz mais uniforme é obtida Eles são usados por fotógrafos profissionais em seu estúdio devido ao seu grande tamanho e peso.

Quais são as vantagens e desvantagens dos flashes externos?

Se você decidir comprar uma câmera flash externa, você deve considerar os prós e os contras que este dispositivo lhe oferecerá. Fazer bom uso destes gatilhos de luz não é uma tarefa fácil, então se você é novo em fotografia, recomendamos que você seja paciente e pratique. Algumas das vantagens e desvantagens de usar um flash externo são as seguintes:

Vantagens
  • Usando flashes com potência diferente
  • Controle manual das configurações
  • Mais poderosos e mais rápidos que os embutidos
  • Eles são muito versáteis
Desvantagens
  • Algumas vezes, sua luz é muito forte
  • Eles normalmente têm um preço alto

Na realidade, há muito poucos inconvenientes ou desvantagens de um flash externo, então a compra deste dispositivo é altamente recomendada se você quiser adicionar qualidade e profissionalismo às suas fotos.

Qual é o modo escravo e a função de mestre de um flash?

Quando falamos do modo escravo de um flash , nos referimos a um modo de controle da potência deste dispositivo. Ele funciona incorporando uma célula fotossensível que, quando detecta um flash, dispara o flash automaticamente. Para ativá-lo com um único flash, é necessário definir o modo S1.

No que diz respeito à função mestre, este modo permite que outros acionadores de flash sejam controlados remotamente, seja por sinais infravermelhos ou de rádio.

O flash mestre emite um flash que atinge os escravos e reage imediatamente. Com este sistema você pode recriar qualquer atmosfera ou esquema de iluminação desejado e deixar sua imaginação correr solta.

fotógrafo editando

O flash permite a você recriar todos os tipos de cenas. (Fonte: rawpixel: 110447445/ 123rf.com)

O que é o modo HSS de um flash?

Um dos conceitos a ter em mente quando se trata destes dispositivos é o HSS(High Speed Sync). HSS refere-se à capacidade do flash e de uma câmera de proceder acima de sua velocidade de sincronização habitual.

Em velocidades lentas a luz do flash pode afetar toda a imagem e em velocidades mais altas pode não afetar toda a exposição.

A solução para este problema é este sistema de HSS. Com isso, o pulso de luz emitido pelo flash é prolongado e, portanto, constante durante todo o tempo. O flash irá disparar muitos flashes de potência mais baixa por um tempo maior. Entretanto, quase todas as câmeras de um nível avançado permitem o uso deste sistema.

O que são acessórios flash?

Existem diferentes acessórios que ajudam a melhorar o resultado do flash. Eles são acessórios bastante úteis e cada um deles tem características únicas que aumentam o efeito em diferentes situações. Alguns dos acessórios mais importantes são:

  • Softbox: Uma opção muito interessante se você não tem um estúdio ou não pode se mudar para um. Este dispositivo suaviza as sombras e nivela a luz.
  • Lumiquest Soft Screen: É um difusor dobrável que é colocado sobre o flash da câmera e fornece uma luz uniforme e difusa. Este acessório fornece uma luz uniforme em close-ups.
  • ExtensãoFlash: Com este acessório você pode adicionar luz a lentes distantes. Ele pode ser usado para dar mais alcance para esportes noturnos ou fotografia de vida selvagem.
  • Refletor: O refletor ajuda você a direcionar a luz com precisão. Você pode encontrar pequenos e práticos refletores para levar a qualquer lugar a qualquer hora.

Critérios de compra

Flashes são frequentemente dispositivos complexos e pode ser difícil escolher quando se compra um flash. Portanto, nesta seção nós vamos lhe fornecer uma série de critérios de compra que você deve seguir ao comprar uma unidade flash.

Tipo de câmera

Você deve levar este critério em consideração porque nem todos os flashes são compatíveis com todas as câmeras. Embora seja verdade que fabricantes, como a Nikon ou a Canon, estão trazendo muitos modelos que são compatíveis com este dispositivo. Alguns dos aspectos que você deve ter em mente são que o sapato quente e o modo TTL são adequados para a câmera.

O que nós recomendamos é que você tente obter um flash da mesma marca ou fabricante da câmera com a qual você vai usá-la. Desta forma, você maximiza o desempenho de ambos os dispositivos. Entretanto, há gatilhos de luz genéricos que funcionam muito bem em qualquer câmera.

camara vintage

Estes gatilhos de luz nem sempre são compatíveis com todas as marcas e modelos de câmera. (Fonte: Laura Boccola: kuv0pFFg-O60/unsplash.com)

Controladores ou modos

Estes flashes de câmera contêm diferentes modos para ajudá-lo a obter o melhor resultado possível. Estes modos também podem ser encontrados nas próprias câmeras, e você pode escolher o que mais lhe convém, dependendo da situação. É aconselhável usar o modo manual, embora haja também o modo TTL. A seguir, nós lhe falaremos um pouco sobre estes dois modos:

  • Modo TTL: A câmera faz a medição e comunica ao flash a saída de luz necessária para que a imagem saia corretamente. É um modo muito popular porque dá ótimos resultados e é muito fácil de usar. Ideal para situações em que você só quer mais luz.
  • Modo manual: Este é um modo recomendado porque ajuda você a entender como este dispositivo funciona e como trabalhar com ele. Neste caso, você escolhe os valores para que a exposição e a medição estejam corretas.

Métodos de conexão

O flash externo pode ser conectado à câmera de várias maneiras, não apenas anexando-o diretamente à câmera. Você tem que levar em conta o modelo e a modernidade dos dispositivos. Os três principais métodos de conexão são:

  • Colocando-o diretamente sobre a sapata quente da câmera.
  • Conectando o dispositivo com um cabo.
  • Conexão sem cabo.

É importante verificar a compatibilidade da sua câmera com o gatilho de luz, para que ela possa ser usada efetivamente. Você deve levar em conta o controle da câmera sem fio, incorporado em algumas câmeras modernas, o que lhe permitirá conectar a câmera e o flash externo sem a necessidade de cabos.

Potência flash

Quando se trata da saída de luz do flash, olhe para o número guia (NG). Este número indica a quantidade de luz que um flash pode emitir. É baseado em uma fórmula que diz que o número da guia é igual à abertura dividida pela distância até o sujeito.

Com esta fórmula você pode controlar manualmente o gerenciamento de flashes, especialmente em estúdios onde você pode trabalhar com mais tranquilidade. Geralmente, um flash de câmera mais leve e portátil terá valores mais baixos. Um maior lhe dará mais poder e será capaz de dar mais luz à cena.

chico tomando foto con camara profesional

Um flash pop-up tem um número guia entre 11 e 13, enquanto um flash externo tem de 45 a 60. (Fonte: mahdi hajizadeh: 16Axr46F1ng/ unsplash.com)

Vida em flash

O flash da câmera, assim como outros dispositivos, tem um certo tempo de vida útil antes de parar de funcionar. É interessante pesquisar e levar em conta a vida útil destes dispositivos ao comprar. O preço e a qualidade podem mudar devido ao número de tiros que o flash tem.

Por outro lado, a bateria destes dispositivos pode variar de acordo com o modelo que você escolher. Alguns modelos podem usar baterias e outros podem usar baterias recarregáveis embutidas. Nós recomendamos que você use baterias de alta capacidade e baterias recarregáveis, já que baterias de baixa qualidade e baterias recarregáveis podem afetar o tempo de reciclagem do flash.

Sumário

O mundo da fotografia e os equipamentos e dispositivos utilizados não são fáceis de entender. Portanto, é necessário conhecer em detalhes as características e funções do produto, neste caso, o flash. Este dispositivo é usado na fotografia para trazer luz ao local e para evitar problemas de contraste. Um dos mais comumente usados é o flash externo, que é ligado à câmera sem fio ou por cabo.

É importante considerar diferentes características que se destacam em um flash, tais como modo escravo e função mestre, ou modo HSS. Estes gatilhos de luz nem sempre são compatíveis com todas as marcas e modelos de câmera, então você terá que ter muito cuidado para que eles sejam complementares. Sem dúvida, o flash é um dispositivo indispensável para tirar o máximo proveito de suas fotografias.

(Fonte da imagem em destaque: Valeriy: 96513851/ 123rf.com)

Resenhas