Ultima atualização: 22 de abril de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

61Comentários coletados

Se você é fotógrafo profissional ou está no caminho para se tornar um, sabe a importância de investir em um bom flash para a sua câmera. E entre os top de linha estão os modelos de flash Canon.

No artigo de hoje vamos mostrar os principais modelos de flash da Canon, e quais fatores você deve levar em consideração para comprar o melhor modelo de acordo com o seu objetivo.

Primeiro, o mais importante

  • O flash Canon é um dos melhores da categoria e é essencial para conferir sombra e volume às suas fotos.
  • A Canon disponibiliza uma grande variedade de modelos de flashes.
  • Para comprar o melhor flash Canon é preciso considerar a compatibilidade com a câmera e outras informações técnicas.

Melhores flashes Canon: Nossas recomendações

O flash Canon mais avançado

O Flash Canon Speedlite 600EX II-RT possui reconhecimento imediato de câmeras Full Frame ou APS-C, além de alcance médio de transmissão de 30 metros. Esse modelo é compatível com os sistemas TTL, E-TTL II e A-, tem número de guia 60 e zoom de 20 a 200 mm .

O mais versátil de todos

O Flash Canon Speedlite 430EX III possui o número guia de 43, é alimentado por quatro pilhas AA comuns, e é reciclado depois de uma descarga total de energia em apenas 3,2 segundos. O Speedlite 430EX III também pode ser controlado remotamente com acionamento ótico.

O melhor flash circular da Canon

O flash circular Canon MR-14EX II foi projetado para ser usado com lentes macro da Canon, para fotografias em close-up. Com um número de guia 34, esta unidade é compatível com a Canon EF 50mm f / 2.5 Macro compacta, EF-S 60mm f / 2.8 Macro USM, EF 100mm f / 2.8 Macro USM e MP-E 65mm f / 2.8.

Guia de Compra

Ainda que as câmeras fotográficas de entrada venham com o flash embutido, se você faz ou pretende fazer fotografias de modo profissional é indispensável que você tenha um bom flash externo.

Por isso, a Canon investiu pesado nesse acessório. Nesse Guia de Compra vamos explicar tudo sobre o flash da Canon.

Pessoa usando câmera fotográfica com flash Canon.

O flash é um acessório indispensável para fazer boas fotografias. (Fonte: Diermaier/ Pixabay.com)

Qual o diferencial do flash da Canon?

O flash é uma fonte de luz usada para iluminar áreas escuras e dar preenchimento na fotografia, além de diminuir sombras indesejadas.

O flash Canon é um dos top de linha já que a marca tem larga tradição na fabricação de equipamentos de fotografia profissional, boa reputação entre os usuários e uma boa assistência técnica.

foco

Você sabia que a Canon está no Brasil desde 1974?

Além de flashes, a marca é líder de produção e vendas de câmeras fotográficas, impressoras, filmadoras digitais e scanners.

Outro diferencial do flash Canon é a variedade de modelos que a marca oferece. Hoje em dia é possível encontrar flashes da Canon para serem usados em diferentes tipos de câmeras digitais e com objetivos variados também.

Os modelos de flash Canon variam em termos de tamanho, velocidade de execução e eficiência na hora de emitir luz em sincronicidade com a câmera.

Para quem é recomendado o flash Canon?

Seja para fotografar em um ambiente escuro ou com pouca luz, seja para destacar o alvo da foto ou até mesmo para eliminar sombras, o flash é um acessório fundamental para qualquer fotógrafo, mas em especial para os profissionais.

Mas o flash Canon é ainda mais recomendado para quem possui câmeras da Canon. Isso porque, de modo geral, os flashes contam com tecnologias que são compatíveis com apenas alguns modelos de câmeras fotográficas.

Por isso, o item mais importante na hora de comprar o melhor flash Canon é considerar a compatibilidade do acessório com a sua câmera.

Flash Canon com capa de proteção ao lado.

O flash Canon pode ser usado por fotógrafos profissionais ou amadores. (Fonte: stevepb/ PIxabay.com)

Quando você usa um flash Canon compatível com a máquina, o sistema de ambos operam em conjunto, o que permite que você use funções mais avançadas, incluídos as automáticas.

Por exemplo, existem alguns tipos de flashes da Canon que, ao se comunicarem com o sistema de medição da câmara fotográfica, são capazes de criar uma exposição ideal de luz de forma automática.

Posso usar o flash Canon em câmeras de outra marca?

Como vimos, se você quiser usar todas as funcionalidades de um flash Canon, o mais recomendado é utilizá-lo no modelo de câmera Canon que seja compatível.

Ao usar o flash da Canon em máquina de outra fabricante, as funcionalidades serão menores.

O fato é que ao usar o flash da Canon em máquina de outra fabricante, as funcionalidades serão menores e menos eficientes já que os sistemas não serão compatíveis.

O mesmo ocorre se você usar a câmera Canon com flash de outra marca. Por exemplo, algumas funções do flash terão de ser feitas manualmente.

Mas isso não significa que você está impedido de usar o flash Canon em câmeras de outras marcas. Por exemplo, hoje em dia existe uma outra opção que funciona bem nas câmeras Canon que é o flash Yongnuo.

Quais os principais tipos de flash da Canon?

Existem dois tipos de flash: O interno e o externo. Em geral, o flash interno está presente em câmeras compactas, super zoom, mirrorless ou DSLR. Além disso, a luz do flash interno costuma atingir apenas 4 metros.

Já as máquinas profissionais, em geral, não possuem flashes internos. Por isso, elas demandam  que você compre o flash externo.

O tradicional flash externo da Canon, que vai acoplado em cima da câmera, é chamado de Speedlite e também pode ser utilizado em tripés.

Além desse modelo, a Canon também conta com o flash circular, usado para fotografar objetos pequenos.

Mas o fato é que a Canon tem uma grande variedade de flashes e cada um tem características e propósitos diferentes. Reunimos na tabela abaixo os principais modelos de flash Canon. Veja:

Flash Canon Descrição e indicação
Speedlite 600 EX-RT e RT II Tem mais opções de ajuste e cabeça giratória. Ideal para câmeras DSLR e mirrorless
Speedlite 430 EX II Possui tamanho menor, menos opções de ajustes, cabeça giratória e serve para as câmeras DSLR, mirrorless e super zoom
Speedlite 320 EX Menor, é ideal para câmeras DSLR, mirrorless e super zoom
Speedlite 270EX II Com cabeça fixa, parece com o flash interno mas tem maior alcance de distância. Ideal para câmeras super zoom e compacta
Macro Ring Lite MR-14EX II Flash circular para fotografia macro, ideal para câmeras DSLR

Como funciona a assistência técnica para flashes Canon?

Caso o seu flash apresente algum defeito é possível entrar em contato com a assistência técnica da Canon por meio do site oficial na internet.

Você poderá informar qualquer problema por meio de chat, e-mail ou telefone das autorizadas. Também é possível acompanhar o conserto do equipamento pelo site e fazer um orçamento online.

Quanto custa o flash Canon e onde comprar?

O preço de um flash da Canon vai depender do modelo e das tecnologias envolvidas. De modo geral, ele pode custar entre R$ 250 e R$ 4 mil.

Você poderá comprá-lo em lojas especializadas, de departamento e até mesmo em hipermercados como Ponto Frio e Extra.

Mas se a ideia é comprar sem sair de casa e ainda ter acesso a preços especiais, o ideal é comprar o flash Canon pela internet, em lojas como a Amazon Brasil.

Critérios de Compra: Como escolher o flash Canon

Agora que você já adquiriu uma noção básica sobre o flash Canon é hora de partir para a parte prática e escolher o melhor modelo. Para tanto, recomendamos que você analise os seguintes itens:

Abaixo, nós vamos explicar detalhadamente como você deve considerar esses tópicos e comprar o melhor Flash Canon.

Modelo

Como vimos, há uma grande variação de modelos de flashes na Canon. Por isso, você deve levar em consideração, além da compatibilidade da sua máquina fotográfica, o tipo de fotografia que você pretende fazer.

Por exemplo, se você escolher um flash Canon sem fio, é importante saber que esse tipo de flash é indicado para fotógrafos que desejam controlar a direção da luz de maneira mais versátil.

Homem com máquina fotográfica com flash Canon.

Você deve escolher o modelo de flash Canon de acordo com o tipo de foto. (Fonte: Tom Pumford/ Unsplash.com)

Outro modelo, como vimos, é o flash Canon circular, que é acoplado na lente da câmera e, como ilumina com maior suavidade, é ideal para fotografias macro.

De qualquer forma, é importante considerar o tipo de fotografia que você quer fazer para escolher o modelo do flash Canon ideal.

Número de guia

Outro fator que diferencia um flash Canon de outro, e que é fundamental que você considere na hora da compra, é o número de guia.

O número de guia determina a distância máxima, em metros, que a luz do flash pode chegar com uma abertura da lente específica, em relação à velocidade ISO.

Por isso, quanto maior for o número de guia do flash Canon, maior será a potência da luz emitida. Na prática isso significa que você poderá fotografar a distâncias maiores.

Cabeça e rebatedores

Em, seguida, recomendamos que você também leve em consideração o tipo de cabeça do flash Canon e se o acessório possui ou não rebatedores.

Basicamente, você vai encontrar dois tipos de flashes no que se refere à cabeça: Flashes com cabeça fixa ou giratória.

O flash Canon com cabeça fixa é mais recomendado para câmeras super zoom e compactas.

Homem com máquina fotográfica e flash.

Os flashes podem ter recursos que irão facilitar o ato de fotografar. (Fonte: awar kurdish/ Unsplash.com)

Já a cabeça giratória torna o flash mais versátil, já que você pode incliná-lo para fazer o reflexo no teto e também girar para os lado.

Com isso, você consegue efeitos de destaques e sombras mais suaves, ao contrário de uma luz frontal direta.

Além disso, outro recurso que você deve observar é que alguns flashes já possuem um rebatedor, o que também ajuda na variação de luzes, sombras e profundidade das fotografias.

Tempo mínimo de reciclagem

Essa é outra informação que você não pode deixar passar na hora de escolher o melhor flash da Canon.

O tempo mínimo de reciclagem expressa os segundos que o flash leva para recarregar o circuito interno após um disparo. Ou seja, esse dado determina o limite de fotos que você conseguirá tirar com o flash em determinado espaço de tempo.

De modo geral, quanto menor o tempo de reciclagem do flash Canon, mais veloz será o flash e mais fotos você poderá capturar.

(Fonte da imagem destacada: studio291/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?