Imagem mostra uma fita de LED em destaque.
Ultima atualização: 11 de junho de 2021

Como escolhemos

9Produtos analisados

12Horas investidas

3Estudos avaliados

58Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Um dos grandes destaques no mercado de design de interiores é a fita de LED. Além de colaborar com a iluminação, ela proporciona beleza e modernidade ao ambiente.

Se você deseja conhecer mais sobre fitas de LED e entender como elas podem dar vida à sua casa ou ambiente comercial, fique conosco! Nesse artigo, explicamos tudo o que é necessário sobre o acessório!




Primeiro, o mais importante

  • As fitas de LED podem ser usadas em todo tipo de ambiente e sempre são capazes de mudar a cara da decoração.
  • Existem fitas de LED brancas frias, que passam uma impressão moderna e sóbria, amareladas ou brancas quentes, mais intimistas, e coloridas, ideais para sensações modernas e despojadas.
  • É possível instalar fitas de LED que apenas ajudam na decoração ou que servem também para auxiliar a iluminação do ambiente.

As melhores fitas de LED: Nossas recomendações

Para que você comece a sua busca com o pé direito, selecionamos fitas de LED de muita qualidade, mas com diferentes características e faixas de preço!

Guia de compra: O que você precisa saber sobre fita de LED

Você está se perguntando como uma fita de LED pode embelezar o seu ambiente? Não se preocupe! O guia de compra é o setor do nosso artigo que traz todas as respostas necessárias.

Imagem mostra uma pessoa instalando uma fita de LED.

É fácil instalar fitas de LED. (Fonte: Roman Budnyi / 123rf.com)

O que é uma fita de LED e para que ela serve?

Fitas de LED são fontes de luz com formato de fita flexível. Elas podem ser espalhadas por um ambiente, servindo como iluminação e decoração.

Funcionando como pisca-piscas, as fitas de LED podem oferecer luz contínua ou alternada. Há modelos de apenas uma cor, enquanto outros oferecem variações.

Os lugares mais comuns de instalação para fitas de LED são sancas, corrimãos, degraus, escadas e espelhos. Elas dificilmente são fontes de luz primárias de um ambiente, mas colaboram com a geração de uma iluminação diferenciada e colorida.

Você sabia que a luz de LED foi inventada em 1962 pelo professor Nick Holonyak? Ele trabalhava para a General Eletric.

Como funcionam as fitas de LED?

Por serem adesivas, as fitas de LED são de instalação muito fácil. Elas são vendidas em rolos de metragens variadas. Você pode fazer a escolha de acordo com o tamanho que precisa.

Como são flexíveis, as fitas de LED conseguem assumir diferentes formatos e direções. Você pode instalá-las de acordo com a superfície que planeja iluminar.

Há fitas de LED que funcionam a bateria e outras que precisam de uma fonte elétrica. Para as segundas, tenha a certeza de que há uma tomada por perto.

Imagem mostra uma fita de LED RGB em destaque.

As fitas de LED podem ser de diversas cores. (Fonte: BentChiang / Pixabay.com)

Quais as vantagens da fita de LED?

A principal vantagem da fita de LED é ser uma fonte de iluminação e decoração barata, bonita e eficiente. Ela tem preços muito acessíveis e não consome muita energia.

É possível usar a fita de LED para criar variados tipos de decoração. De acordo com as cores, com o formato e com o local de instalação, ela pode assumir um caráter mais sóbrio e elegante ou passar uma ideia moderna e futurista.

Fitas de LED são versáteis, combinando com todos os cômodos e ambientes, sustentáveis e não aquecem. Alguns modelos já são compatíveis com smart homes e assistentes virtuais, como Alexa e Siri.

Infelizmente, também há algumas desvantagens em fitas de LED: Elas oferecem poucas variações de cores e muitos modelos não são resistentes à chuva e aos demais agentes da natureza, fazendo deles pouco apropriados para áreas externas.

Veja uma tabela com vantagens e desvantagens das fitas de LED:

Vantagens
  • Os preços são bastante acessíveis
  • São versáteis e eficientes para a decoração
  • São de fácil instalação
  • Não aquecem e são sustentáveis
  • Não consomem muita energia
Desvantagens
  • Não há grande variedade de cores
  • Poucos modelos são indicados para ambientes externos

Quais as cores de fitas de LED?

Você pode escolher entre três estilos diferentes de cores de fitas de LED. Cada uma serve para ambientes com características variadas.

  • Fita LED branca fria: Essa é uma fita muito recomendada para quem precisa de sofisticação e sobriedade no ambiente. Ela emite uma luz inteiramente branca e muito marcante.
  • Fita de LED branca quente ou amarelada: Emite um tipo de luz amarelada que é similar à das lâmpadas incandescentes. O consumo de energia é maior, mas é ideal para quem deseja ambientes intimistas.
  • Fita de LED RGB: A sigla RGB significa “red, green and blue”, ou “vermelho, verde e azul”. Essa fita de LED emite as três cores em padrões de iluminação variados. É ótima para quem quer ambientes mais modernos e despojados.

Fitas de LED são ideais para todos os ambientes?

Não há dúvidas de que você pode instalar fitas de LED em qualquer ambiente. Devido à grande versatilidade que tais acessórios possuem, eles comunicam diferentes impressões e sensações.

É possível dar um caráter sóbrio, moderno ou intimista aos ambientes com fitas de LED.

Em casa, é possível passar uma impressão de sobriedade, com fitas branca frias, ou modernidade, com as RGB em padrões variados, ligadas constantemente ou piscantes. Tudo é uma questão de escolha e dos cômodos em questão.

O uso das fitas LED pode ser ainda mais criativo em ambientes comerciais. Que tal dar um caráter extremamente intimista ao banheiro de um restaurante? Gerar uma bela sensação de modernidade em uma loja de eletrônicos? Fazer com que seu consultório médico se pareça ainda mais profissional?

Com os diversões padrões e estilos das fitas de LED, é possível fazer tudo isso!

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma fita de LED

Você não tem mais dúvidas de que deseja decorar sua casa ou estabelecimento comercial com fitas de LED? Ótimo! É hora de discutirmos os critérios mais importantes para a escolha de um modelo.

Metragem

Antes de comprar a sua fita de LED, saiba onde irá instalá-la e tenha as medidas corretas. Assim, você poderá escolher o rolo do tamanho mais aproximado.

A maior parte das fitas disponíveis no mercado são de 5 metros, tamanho já suficiente para muitas instalações. Mas há versões menores, ideais para pequenas escadas e cômodos de porte reduzido, e maiores. É possível encontrar rolos de até 15 metros.

Não se esqueça também de verificar a proximidade entre local de instalação e rede elétrica.

Imagem mostra uma cozinha decorada com fita de LED.

A fita de LED pode ser usada em ambientes domésticos ou profissionais. (Fonte: Paul Vinten / 123rf.com)

Potência

São duas as principais potências de fitas de LED: 4,8 W e 7,2 W.

Fitas de LED de 4,8 W de potência são ideais para decoração.

As fitas de LED de 4,8 W não têm muita serventia de iluminação. A principal característica é a decoração de ambiente, mas há sempre a necessidade de outras fontes de luz por perto.

Quem prefere que as fitas de LED colaborem com a iluminação deve optar por modelos de 7,2 W. Em cômodos grandes, ainda pode ser preciso o auxílio de outras lâmpadas, mas o efeito criado em ambientes como banheiros e escadas pode ser muito bonito.

Facilidade de controle

Quem deseja modernizar o seu ambiente precisa contar com acessórios cada vez mais tecnológicos. Há muitas fitas de LED controladas por controle remoto e com botões variados, que ajudam a variar velocidade, brilho contínuo ou alternado e a parar a iluminação sempre que necessário.

Uma ideia ainda melhor é ter uma fita de LED compatível com smart homes ou até com assistentes virtuais específicas. Assim, você poderá ter o controle a partir de aplicativos próprios ou por voz.

Certificado de qualidade

Para que você tenha a certeza de que escolheu uma fita de LED de qualidade, observe quais são os certificados que ela possui. A autorização do INMETRO é indispensável e deve constar nos critérios técnicos.

É possível encontrar várias fitas de LED de baixa qualidade e sem certificações em comércios de rua, mas o preço abaixo da média também se reflete na pouca durabilidade. A escolha de um modelo desse tipo provavelmente te fará perder dinheiro a longo prazo.

Resumo

Quem deseja ter uma decoração versátil, barata, bonita e eficiente pode optar por fitas de LED. Dependendo das cores e da potência, elas são capazes de passar impressões de modernidade, sobriedade ou até dar um caráter intimista ao ambiente.

Você pode comprar fitas de LED que são controláveis por controle remoto ou até por voz, caso tenha um sistema de casa inteligente. Não importa se na sua residência ou se em um ambiente comercial, o uso de tais acessórios é capaz de transformar a decoração.

(Fonte da imagem destacada: AbigailGina / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas