Ultima atualização: 30 de setembro de 2021

O tempo de tela e o uso de luz artificial tem aumentado drasticamente nos últimos anos. Na maioria das noites ainda há algumas mensagens para responder no smartphone ou nos canais de mídia social para navegar. Infelizmente, o tom alto e brilhante da sua tela faz com que seu smartphone o mantenha artificialmente acordado.

Um filtro de luz azul para o seu telefone celular ou lentes de óculos é fácil para seus olhos e pode ajudá-lo a adormecer. Descubra porque faz sentido proteger seus olhos da luz azul e obtenha respostas a muitas de suas perguntas neste relatório.




O mais importante

  • A luz azul da tela do seu smartphone ou PC suprime ativamente a produção do hormônio do sono melatonina e assim garante que você não descanse durante a noite.
  • Um filtro de luz azul ajuda a proteger seus olhos da luz azul excessiva.
  • Em geral, os óculos de filtro azuis são recomendados para qualquer pessoa que passa muito tempo em frente às telas em seu trabalho e na vida cotidiana e assim fica exposta a essa luz artificial.

Antecedentes: O que você deve saber sobre filtros de luz azul

Em nosso guia, você encontrará as informações mais importantes sobre filtros de luz azul e sua aplicação útil na sua vida diária.

O que é luz azul?

Você sabe como é quando você se senta na frente de um computador ou outra tela por muito tempo, seus olhos podem começar a doer. Isto porque estes dispositivos funcionam com uma luz especial que ilumina seus olhos de forma diferente da que você está naturalmente acostumado e lentamente os faz cansar. Os Smartphones também funcionam com esta luz azul e usá-los por muito tempo também torna mais difícil adormecer.

A luz azul dos PCs e comprimidos perturba seu ritmo de sono. (Fonte de imagem: LT Ngema / Unsplash)

A luz tem sempre uma temperatura de cor diferente, muito específica. É feita uma distinção entre diferentes tons de vermelho, laranja, amarelo, branco e azul. Embora as pessoas muitas vezes não sejam capazes de distinguir conscientemente entre os diferentes tons de cor, nossos olhos podem perceber a diferença muito claramente.

Hue exemplo
Reddish dawn
Amarelo lâmpada
Branco Luz do dia com bom tempo
Azul claro luz do dia em tempo nublado
Azul Sombra

Até agora, nós humanos só conhecemos a luz branca e vermelha natural. O filtro de luz azul é suposto resolver este problema e proteger os olhos dele.

Como funcionam os filtros de luz azul?

Um filtro de luz azul ajuda a proteger seus olhos. Ele garante que suas telas não o mantenham artificialmente desperto à noite.
A luz azul pode levar a problemas no ritmo do sono a longo prazo.

Embora a alta proporção de luz azul faça os displays parecerem mais brilhantes e as cores mais claras, isso tem uma desvantagem para os seus olhos.

A luz azul tem um efeito de despertar em seu corpo. Portanto, não é surpreendente que os óculos com filtro de luz azul (ou óculos com filtro azul) estejam se tornando cada vez mais populares.

Os óculos com filtro de luz azul são úteis?

Para proteger os olhos, os óculos com filtro de luz azul são equipados com tecnologia de filtro azul. Estes filtram os raios azuis prejudiciais (raios HEV), protegendo o olho humano da exposição excessiva à luz azul.

Um revestimento especial nas lentes garante que estes raios azuis indesejados, nos comprimentos de onda acima de 400 nanômetros, não possam penetrar no olho.

Você pode pensar nisso como sendo similar a um par de óculos de sol de alta qualidade. Estes protegem o olho da radiação UV prejudicial, óculos com filtro de luz azul fazem este trabalho para a radiação azul.

O ambiente fica diferente quando você usa óculos com filtro de luz azul?

Óculos com filtro de luz azul tingem o ambiente com uma cor azul ligeiramente mais escura. É possível, portanto, que a avaliação da cor e, portanto, a orientação possa ser um pouco mais difícil.

Os óculos com filtro azul são equipados com tecnologia de filtro azul para proteger os olhos. (Fonte da imagem: Susan Duran / Unsplash)

Portanto, nós consideraríamos estes óculos apenas para uso no computador e não para dirigir, por exemplo.

Que tipos de óculos com filtro de luz azul existem?

Basicamente, uma distinção pode ser feita entre os 3 tipos seguintes

  • fixação de óculos especiais: Se você não quiser substituir seus óculos atuais, um clip-on é uma boa escolha. Estas lentes podem simplesmente ser fixadas em seus próprios óculos, atuando como uma espécie de filtro que projeta a luz azul. Desta forma você não precisa trocar seus óculos, mas você deve ter certeza de que o clip-on cabe facilmente em seus próprios óculos sem escorregar.
  • Óculos com filtro de luz azul com prescrição: A tendência dos filtros de luz azul não tem escapado à atenção das lojas especializadas em óculos. É melhor perguntar ao seu oftalmologista sobre possíveis modelos. Várias soluções estão agora disponíveis.
  • Over-glasses: O filtro de luz azul também pode ser usado como óculos que são usados sobre a armação normal. Você pode pensar nisto como sendo semelhante aos óculos 3D no cinema.

Quais são os fabricantes mais conhecidos de óculos com filtro de luz azul?

No passado, alguns fabricantes se especializaram em filtros de luz azul.

Fabricante Descrição
Avoalre Avoalre é um conhecido fabricante de todos os tipos de lentes e óculos de proteção. O fabricante é especialmente conhecido por óculos de sol com estilo.
Cyxus A Cyxus especializou-se inteiramente na fabricação de óculos de luz azul. Seu objetivo é proteger os olhos da luz azul prejudicial quando se trabalha no computador por um longo tempo, quando se joga jogos de computador, etc.
DUCO DUCO concentra-se principalmente na produção de óculos de sol. Entretanto, nos últimos anos, a demanda por óculos com filtro de luz azul aumentou drasticamente e o DUCO também conquistou este mercado.

Quando você deve usar óculos com filtro de luz azul?

Em geral, óculos com filtro azul são recomendados para qualquer pessoa que passa muito tempo em frente a uma tela em seu trabalho ou na vida cotidiana.

  • Trabalhadores por turnos ou noturnos: Para trabalhadores por turnos ou noturnos, os óculos com filtro de luz azul são especialmente úteis para sincronizar o relógio interno ou o ritmo interno dia-noite. Isto significa que quando você chega em casa depois do turno da noite, seu corpo deve ser protegido da luz azul para não perturbar a liberação do hormônio do sono melatonina.
  • Usuários de PC contínuos Se o seu trabalho exige que você use o seu PC o tempo todo, é difícil evitar a exposição pesada ao HEV light. Neste caso, óculos com filtro de luz azul seria um bom investimento.
  • Jogadores: Como os jogos são frequentemente praticados à noite, óculos com filtro de luz azul também fariam sentido aqui. Estes já são conhecidos como "óculos de jogo" no cenário dos jogos. Eles podem ajudar você a não perturbar cada vez mais o ritmo natural do dia e da noite e, ao mesmo tempo, evitar a radiação HEV excessiva.

Quais são as vantagens e desvantagens dos óculos com filtro azul?

Para ajudá-lo a ponderar sua decisão de compra, nós compilamos uma lista das vantagens e desvantagens dos óculos com filtro de luz azul:
Vantagens
  • Óculos com filtro de luz azul protegem seus olhos ao trabalhar em frente ao computador
  • Jogos de computador sem danos conseqüentes aos seus olhos
  • Modelos simples de óculos com filtro de luz azul já são baratos de se comprar
  • A maioria dos óculos com filtro de luz azul também protege contra a luz UV, portanto não há necessidade de comprar óculos de sol adicionais
Desvantagens
  • As cores não são reproduzidas com muita precisão porque o filtro absorve parte delas
  • Custo
  • Os óculos com filtro de luz azul, ou lentes com clipe, também devem ser colocados em

No mundo de hoje, mais pessoas do que nunca usam óculos. Eles ajudam as pessoas a perceber o ambiente ao seu redor de dia e de noite. Os vidros com filtro de luz azul têm capacidades especiais e filtram a luz azul das telas e lâmpadas para tornar a visualização o mais fácil e confortável possível.

Como a luz azul afeta as pessoas e quão eficaz é o filtro de luz azul?

A luz azul é suspeita de danificar a retina dos olhos a longo prazo. A razão para isto é que nossos olhos não são feitos para olhar para a luz azul durante tanto tempo quanto fazemos hoje em dia em smartphones e outros dispositivos móveis.

A luz azul suprime ativamente a produção do hormônio do sono melatonina, assim você não descansará sentado na frente de uma tela até altas horas da noite.

Esta é exatamente a razão pela qual os fabricantes de smartphones reagiram e construíram um filtro azul em seus dispositivos. Isto pode ser facilmente ligado e desligado conforme necessário.

Os seguintes sintomas freqüentemente ocorrem quando se usa telas, telefones celulares ou outros dispositivos digitais

  • Olhos cansados
  • Olhos secos
  • Olhos irritados e lacrimejantes
  • Olhos ardentes
  • Dores de cabeça
  • Distúrbios do sono

Atualmente, muitas lâmpadas, telas de PC ou smartphones estão equipados com lâmpadas LED (LED=diodo emissor de luz). Essas lâmpadas LED contêm uma alta proporção de luz azul.

Como a luz azul afeta as pessoas?

Para uma completude, os efeitos sobre os seres humanos estão listados aqui, categorizados em vantagens e desvantagens:

Vantagens
  • A luz azul tem um efeito estimulante a alarmante
  • a luz azul está significativamente envolvida no ritmo sono-vigília
Desvantagens
  • Muita luz azul à noite perturba seu sono
  • olhos irritados e cansados
  • a luz azul pode agravar a degeneração macular

Devido ao seu efeito estimulante no cérebro, a luz azul o tenta a sentar em frente às telas com seus olhos bem abertos.

Na maioria das vezes, você se esquece de piscar os olhos e esticar os músculos dos olhos. Isto faz com que seus olhos sequem superficialmente.

Você provavelmente conhece a sensação de estar deitado na cama com os olhos cansados, mas ainda estando bem desperto por dentro. Neste caso, pode ser que você esteja sofrendo de muita exposição à luz azul.

Muitas lâmpadas, telas de PC e smartphones estão hoje em dia equipados com lâmpadas LED. Essas lâmpadas LED contêm uma alta proporção de luz azul. (Fonte da imagem: Jonah Pettrich / Unsplash)

Os vidros com filtro de luz azul também podem ser encomendados com vidro de janela?

Isto é possível sem nenhum problema. Você não precisa de nenhuma prescrição para estes óculos especiais. Cada par de óculos pode ser feito com ou sem receita médica. Os seguintes exemplos podem ser equipados com um filtro de luz azul

  • Varifocals
  • Óculos de visão única
  • Óculos escuros
  • Óculos para o local de trabalho
  • Óculos esportivos

O que você pode fazer contra a luz azul?

  • OPTIMIZAÇÃO DO TELEFONE MÓVEL E USO DA TV NO EVENTO: Sempre que possível, você deve evitar trabalho intensivo com monitores e displays antes de ir para a cama. Em particular, olhar para uma tela por um longo tempo quando você já escureceu a sala fará com que suas pupilas se dilatem e permitirá que uma luz azul extra entre sem obstáculos.
  • FILTRO AZUL AZUL FILTRO Use a opção no seu PC para reduzir a luz azul manualmente. Para fazer isso, ative o modo noturno, o modo de turno noturno ou o modo de leitura em suas configurações. Muitos smartphones também oferecem a opção de ligar o modo noturno nas configurações. No início você vai achar a tela muito pouco familiar, mas seus olhos logo vão se acostumar com ela.
  • LENSAS COM FILTROS AZUL LEVEZES: Lentes com filtros azuis podem ser usadas para qualquer moldura e prescrição. A melhor coisa a fazer é pedir conselhos ao seu Especialista da Visão e pedir óculos com filtros azuis ou proteção azul.
  • EYE YOGA: Sempre que possível, tire um tempo para dar aos seus olhos uma pausa nas telas. Você pode esfregar as palmas das mãos juntas até sentir um certo calor. Então você pode colocar a palma da sua mão sobre seus olhos fechados. O calor e a escuridão irão relaxar seus olhos.

Conclusão

Bem, o tempo que gastamos usando nossas telas aumentou significativamente nos últimos anos. Isto significa que se você tiver que trabalhar longas horas no seu PC ou tablet à noite, um filtro de luz azul pode valer a pena.

Devido aos preços favoráveis, podemos aconselhá-lo a experimentar os óculos, com ou sem correção. Quer você use ou não óculos com filtro de luz azul, é importante se proteger da luz azul à noite.

Desta forma você não corre o risco de mudar involuntariamente seu ritmo de sono e se manter acordado por um tempo artificialmente longo antes de adormecer.

Você também faz algo bom para os seus olhos. Uma pequena dica: Olhe para o céu azul com mais freqüência ao invés do azul da tela.

Fonte da imagem: alexshyripa/ 123rf

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas