Imagem de um filtro de linha.
Ultima atualização: 8 de julho de 2021

Como escolhemos

21Produtos analisados

13Horas investidas

3Estudos avaliados

55Comentários coletados

O filtro de linha é um equipamento desenvolvido para proteger seus equipamentos elétricos e eletrônicos contra sobrecargas elétricas que podem ser causadas pela queda de raios em tempestades ou curto-circuito que pode afetar a rede elétrica de sua residência ou escritório.

Existem outros equipamentos que possuem o mesmo propósito como nobreak e estabilizador, mas neste artigo nos dedicaremos exclusivamente ao filtro de linha. Continue a leitura deste guia de compra e saiba mais sobre o produto.




Primeiro, o mais importante

  • Embora sejam parecidos, o filtro de linha é muito diferente de uma extensão elétrica, sendo este segundo responsável pela distribuição de corrente elétrica para os equipamentos apenas, não oferecendo qualquer proteção contra danos causados pela sobrecarga de energia.
  • O filtro de linha serve para proteger seus aparelhos elétricos e eletrônicos de curto-circuito, queda ou sobrecarga de energia causados por alterações na rede elétrica.
  • Sugerimos que você compre um filtro de linha bivolt, pois apesar de você encontrar modelos em 110V e 220V, o modelo bivolt pode ser utilizado para proteger equipamentos de ambas voltagens.

Melhores filtros de linha: nossas recomendações

Antes de nos aprofundarmos nas especificações e funcionalidades dos diferentes modelos de filtro de linha, vamos apresentar uma lista com os melhores modelos do mercado. Selecionamos opções de diferentes marcas e faixas de preços para você encontrar o modelo ideal:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o filtro de linha

Proteger equipamento eletroeletrônicos de oscilações na rede elétrica é a melhor opção para evitar dores de cabeça. Mas antes de comprar um filtro de linha, você precisa entender como este equipamento funciona e porque seu uso é indispensável.

Imagem de um filtro de linha.

O filtro de linha oferece a máxima segurança para seus dispositivos eletrônicos. (Fonte: ldyshah/ Pixabay.com)

Quais as funções de um filtro de linha?

O filtro de linha é um equipamento que realiza a conexão entre a tomada da parede e a fonte do equipamento elétrico ou eletrônico para impedir que as alterações na rede elétrica afetem o funcionamento desse equipamento.

O equipamento protege contra descarga elétrica, curto-circuito, queda, sobrecarga de energia ou qualquer outra alteração na rede elétrica, lidando com as variações dentro de seu circuito e muitas vezes sacrificando os próprios componentes.

Mas como os fusíveis, capacitores e indutores de um filtro de linha podem ser facilmente trocados em casos de danos, o filtro de linha acaba se tornando um equipamento indispensável.

Quais equipamentos podem ser ligados em um filtro de linha?

O filtro de linha oferece várias tomadas, facilitando o uso de diversos equipamentos como notebook, smart TV, video game, geladeira, fogão, microondas, smartphone e muitos outros.

No entanto, para computador desktop, recomendamos a compra de um estabilizador ou de um nobreak. Falaremos mais sobre esses equipamentos a seguir.

Filtro de linha é o mesmo que extensão elétrica?

Embora muitas pessoas se confundam e acreditem que filtro de linha e extensão elétrica são o mesmo equipamento eletrônico, isso é um engano.

Enquanto a extensão é apenas uma régua com tomadas disponíveis e que se conecta a rede elétrica para distribuir energia elétrica, o filtro de linha oferece essa mesma função com a adição de proteger os equipamentos.

Quais são as diferenças entre filtro de linha, nobreak e estabilizador?

Diferente da extensão elétrica, o filtro de linha compartilha a função de proteger equipamentos eletrônicos de danos causados por oscilações elétricas com outros dois equipamentos: nobreak e estabilizador, que você conhece melhor abaixo:

Estabilizador: estabiliza a tensão elétrica de entrada para oferecer uma tensão elétrica de saída que seja igualmente estável. Indicamos o uso do estabilizador para computador desktop que possua componentes eletrônicos sensíveis.

Nobreak: além de oferecer a função de um estabilizador de tensão elétrica, o nobreak possui uma bateria interna que permite que o computador permaneça ligado minutos ou horas, mesmo sem energia elétrica.

Critérios de compra: como escolher um bom filtro de linha

Você encontra modelos de filtro de linha com diferentes tecnologias, níveis de proteção e quantidade de tomadas. Mas essas são apenas algumas das especificações que devem ser analisadas e comparadas no momento da compra, as demais estão listadas e detalhadas abaixo:

Tecnologia

Você encontra dois modelos de filtro de linha: com fusíveis ou micro disjuntores. Um filtro de linha com fusíveis transmite toda a energia excedente em caso de sobrecarga elétrica para esses condutores e os queima para proteger os demais equipamentos.

Um filtro de linha com micro disjuntores possui um interruptor que desarma instantâneamente quando recebe sobrecarga elétrica, deste modo, você só precisa acionar novamente o equipamento para voltar a usá-lo.

Corrente elétrica

Avalie também a corrente elétrica suportada pelo filtro de linha, que é medida em amperes e indica a corrente para cada uma das tomadas do equipamento. A maioria dos modelos oferece corrente elétrica de 10A que é suficiente para a maioria dos equipamentos.

No entanto, eletrodomésticos mais potentes como geladeira, máquina de lavar e microondas precisam ser ligados em um filtro de linha que suporte 20A, garantindo total proteção aos equipamentos.

Mas fique atento, pois um filtro de linha com 20A possui tomadas com orifícios um pouco maiores, pois os conectores dos aparelhos que mencionamos acima são um pouco mais espessos.

Imagem de um filtro de linha.

Você encontra modelos de filtro de linha com tensão de 10A ou 20A. (Fonte: ammza12
/ Pixabay.com)

Potência

A potência de um filtro de linha indica qual carga pode ser ligada neste equipamento sem prejudicar seu funcionamento. A potência é medida em watts e indica a soma dos aparelhos eletroeletrônicos que serão conectados.

A potência máxima varia de 1150W a 4400W. O resultado desta soma sempre deve ser inferior a potência do filtro de linha escolhido. Importante ressaltar que a potência máxima é diferente em modelos com 110V ou 220V.

Número de tomadas

Você encontra modelos de filtro de linha com três a doze tomadas, sendo que os modelos mais comuns oferecem seis tomadas.

Quanto mais tomadas em seu filtro de linha, mais caro é o equipamento. Nesse sentido, sugerimos que você some a quantidade de equipamentos que pretende conectar ao filtro de linha e compre um modelo que ofereça uma ou duas tomadas a mais.

Dica: Alguns modelos oferecem entrada USB, que pode ser usada para realizar a recarga de smartphone, tablet e outros dispositivos eletrônicos.

Comprimento do cabo

Não deixe de analisar o comprimento do cabo do filtro de linha, tendo em vista a tomada em que você pretende plugar este equipamento e a medida dos outros cabos dos equipamentos que você pretende conectar.

Modelos mais simples oferecem cabo com até 1m de comprimento, outros oferecem cabo com até 3m de comprimento. Embora não sejam tão compridos quanto o cabo de uma extensão, podem servir para suas necessidades.

Proteções oferecidas

As proteções oferecidas pelo filtro de linha podem ser diferentes de acordo com o modelo e incluem: proteção contra sobrecargas, surtos de energia, curto-circuitos e outros fenômenos que podem elevar ou reduzir a quantidade de energia elétrica que chega ao equipamento.

Você também encontra modelos de filtro de linha que contam com filtros que protegem contra interferências causadas por outros aparelhos eletrônicos. Geralmente, modelos assim possuem preços mais elevados, mas podem ajudar quem busca máxima proteção.

Resumo

O filtro de linha protege equipamentos eletroeletrônicos das alterações na rede elétrica. Quando detectada qualquer alteração, o filtro de linha desarma ou direciona a carga elétrica adicional para seus fusíveis.

Desse modo, seus equipamentos não correm o risco de parar de funcionar nem em caso de curto-circuito. Para encontrar o melhor filtro de linha, analise os modelos do ranking e boas compras.

(Fonte da imagem destacada: bacho12345/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas