Imagem de uma ferramenta para celular.
Ultima atualização: 14 de julho de 2021

Como escolhemos

18Produtos analisados

16Horas investidas

4Estudos avaliados

69Comentários coletados

As ferramentas para celular são instrumentos utilizados no conserto, limpeza ou troca de peças de um smartphone. Essas peças são vendidas em conjunto ou separadamente.

Comprar ferramentas para celular sempre gera dúvida nos consumidores, pensando nisso, preparamos um guia de compra em que vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre esses intrumentos, dicas de como escolher suas ferramentas e algumas sugestões de compra.




Primeiro, o mais importante

  • As ferramentas para celular são utilizadas para realizar limpeza, reparo ou troca de peças de um smartphone, tablet ou notebook.
  • Você pode adquirir ferramentas para celular de duas maneiras: comprar um conjunto de ferramentas ou adquirir peça por peça individualmente.
  • Cada ferramenta para celular possui determinada função. Portanto, você deve conhecer as opções e entender quais atendem as sua necessidades.

Melhores ferramentas para celular: nossas recomendações

Existe uma grande variedade de ferramentas para celular, então desaconselhamos a compra de todos os produtos disponíveis. Mas sugerimos a compra de ferramentas versáteis, com boa qualidade e versatilidade, características dos produtos listados abaixo:

Guia de compra: o que você precisa saber sobre ferramentas para celular

As ferramentas para celular são muito úteis, pois garantem que seu smartphone esteja sempre limpo, com peças novas e funcionando adequadamente. Tamanha importância faz do conjunto de ferramentas para celular uma opção de uso pessoal ou profissional. Continue lendo este guia de compra para entender quais ferramentas são usadas na manutenção e conserto de smartphones.

Imagem de um homem realizando um conserto em um smartphone.

As ferramentas para celular não são apenas para uso profissional. (Fonte: ThisisEngineering RAEng/ Unsplash.com).

Para que servem as ferramentas para celular?

Como está sempre em suas mãos, o smartphone pode apresentar defeitos como tela trincada, lentidão no funcionamento do painel touchscreen, malfuncionamento de botões e outros que podem levar seu smartphone ao conserto.

Para evitar mandar seu dispositivo móvel para a assistência técnica sempre que precisar de um reparo, troca de peças ou limpeza, especialmente se comprou um smartphone barato, você deve investir em um conjunto de ferramentas para celular.

Cada peça que compõe o conjunto possui uma função distinta, como abrir e fechar o celular, limpar, reparar, retirar e colocar peças, entre outras.

Quais são as principais ferramentas para celular?

Conforme mencionamos anteriormente, existe uma grande variedade de ferramentas para celular e cada uma delas possui uma função específica. Continue a leitura para conhecer as principais ferramentas para celular:

  • Conjunto de chaves de precisão: é composto por diferentes chaves de fenda que possuem diferentes tamanhos e formatos.
  • Esteira, luva e pulseira antiestática: são acessórios que evitam cargas estáticas, protegendo os componentes eletrônicos de eventuais danos.
  • Ferro de solda: um modelo com 50W de potência é o suficiente para a maioria dos reparos, mas sugerimos que você priorize um modelo com diferentes pontas.
  • Fio de solda: É utilizado para soldar apenas os componentes eletrônicos, pois mede 0,5mm de espessura.
  • Pasta de solda: deve ser aplicada no smartphone antes de soldá-lo, para evitar que os resíduos grudem um nos outros.|
  • Pinça fina: possui a função de manter os componentes eletrônicos firmes durante a soldagem.
  • Estação de ar quente: o equipamento é utilizado para descolar as peças que são fixadas ao smartphone com cola ou solda.
  • Cola adesiva: Pode ser utilizada para colar o display ou tampa traseira de seu smartphone, independente do material.
  • Multímetro: esse equipamento serve para encontrar falhas em seu dispositivo móvel, verificar a tensão, voltagem e carga da bateria e os demais componentes.
  • Álcool isopropílico: é utilizado exclusivamente para a limpeza dos componentes eletrônicos e resíduos de cola.
  • Separador de tela frontal e touch: facilita a separação do display touch do restante do aparelho através de calor, sendo específico para essas peças.
  • Prendedores ou elásticos de pressão: para que a cola seque adequadamente, você deve prender a tela à carcaça do celular utilizando um desses componentes.

Quais são os aspectos positivos e negativos das ferramentas para celular?

Entre as vantagens das ferramentas para celular, destacamos que o conjunto é específico para manutenção e reparo de smartphones, embora também possa ser utilizado no conserto de tablet e notebook.

Outro aspecto interessante é que você encontra peças avulsas, conjuntos mais simples com poucas ferramentas, e conjuntos completos que contam com todas as ferramentas que você precisa no cotidiano.

Falando nisso, o conjunto de ferramentas para celular é perfeito para uso de profissionais em assistência técnica, embora o kit também possa ser utilizado por pessoas que desejam realizar a limpeza, manutenção e troca de peças sem contratar um técnico para isso.

Como desvantagens, mencionamos a baixa qualidade de algumas ferramentas, que quebram com facilidade e oferecem durabilidade abaixo da média, e que alguns conjuntos são tão básicos que você sempre precisará comprar ferramentas novas.

Imagem de ferramentas e um smartphone.

As ferramentas para celular podem ser usadas de maneira amadora ou profissional. (Fonte: andreypopov/ 123rf.com)

Critérios de compra: Como escolher as melhores ferramentas para celular

Você deve estar se perguntando: quais ferramentas para celular são realmente necessárias para realizar a limpeza, manutenção e conserto do smartphone e como escolher o melhor conjunto de peças? Confira os critérios de compra abaixo e realize uma compra assertiva:

Ferramentas avulsas ou conjunto

Quem está pensando em comprar ferramentas para celular pode escolher peça por peça ou um conjunto que reúna as principais peças, em diferentes tamanhos, formatos e finalidades.

Recomendamos a compra de um conjunto de ferramentas para celular. Mas é importante estar atento à qualidade de construção e variedade de ferramentas oferecidas pelo fabricante. Essas características influenciam no preço do produto, mas também em sua usabilidade.

Quantidade de peças

Decidiu comprar um conjunto de ferramentas para celular? Excelente opção, agora você precisa decidir a quantidade de peças em sua caixa de ferramentas. Geralmente os conjuntos padrões oferecem cinco, oito ou dez peças.

Você também encontra opções mais completas com 32 ou 38 peças. Mas isso não impede que você encontre opções com mais de 40 peças. Quais mais ferramentas, maior a comodidade para o consumidor.

Material das peças

Você encontra ferramentas para celular em diferentes materiais. As opções mais simples são confeccionadas em plástico, enquanto os modelos mais duráveis são confeccionados em metal.

Como você pode imaginar, a qualidade das ferramentas em metal é superior e a compra é aconselhada, especialmente se você pretende utilizar as ferramentas diariamente para realizar consertos em telefones celulares.

Imagem de três pessoas conversando sobre o reparo de um celular.

Quem deseja trabalhar com o reparo de dispositivos eletrônicos, deve comprar ferramentas de boa qualidade. (Fonte: ThisisEngineering RAEng/ Unsplash.com)

Diferentes ferramentas ou pontas intercambiáveis

Você encontra dois tipos de conjuntos de ferramentas para celular. Um deles possui diferentes opções de chaves, ventosas, espátulas, palhetas de separação, entre outras peças.

Você também encontra modelos que acompanham uma chave principal, que é chamada de manopla, e um conjunto de pontas intercambiáveis, que cumprem com o papel das demais chaves, mas não geram acúmulo de peças.

Resumo

Neste artigo exclusivo, conheceu as ferramentas mais importantes na manutenção, limpeza, reparo e troca de peças de smartphones, fundamentais para quem deseja aprender a consertar o próprio celular ou quer trabalhar como técnico de celulares.

Mas seja para uso profissional ou não, recomendamos a compra de um conjunto de ferramentas para celular fabricado em material de qualidade, com uma boa quantidade de peças ou pontas e de uma marca reconhecida no mercado. Está em dúvida de qual modelo escolher? Confira nossas sugestões de compra.

(Fonte da imagem destacada: Heliberto Arias/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas