Ultima atualização: 20 de outubro de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

19Horas investidas

6Estudos avaliados

63Comentários coletados

Para muitos, o termo phablet, phablet ou tablet ainda é novo. Pode soar uma campainha vaga, ou pode ser a primeira vez que você a lê. De qualquer forma, muito provavelmente lembra a palavra'Tablet'. E você não está errado. Fablet combina os termos telefone e tablet para criar um novo produto.

A palavra Fablet começou a ser usada entre os fãs da tecnologia para se referir a smartphones com uma tela maior que cinco polegadas. Mais tarde, o termo veio a ser usado por profissionais para se referir a um dispositivo que combina um smartphone e um tablet. Neste artigo, discutiremos suas particularidades.




O mais importante

  • O phablet permite que o usuário tenha um hardware superior em forma de mesa e ao mesmo tempo se comunique como se estivesse segurando um telefone em suas mãos.
  • Você está familiarizado com o modelo de smartphone Samsung Galaxy Note? A Samsung foi o primeiro fabricante a optar por este tipo de produto.
  • Para ajudá-lo a escolher o fábula que melhor lhe convém, na seção 'Critérios de Compra' apresentamos algumas de suas características mais relevantes.

Fábula: nossa recomendação dos melhores produtos

Quando falamos de produtos phablet, é comum não conhecermos modelos exatos ou marcas de referência além da Samsung Galaxy Note mencionada acima. Nesta seção apresentamos alguns dos mais destacados phablets, tendo em mente que este é um produto que vem evoluindo rapidamente nos últimos anos.

Guia de compras: O que você precisa saber sobre phablets

Quando você está considerando comprar um smartphone ou um tablet, é comum não saber que existe um meio termo, o phablet, que pode fornecer a resposta para o que você está procurando. Nesta seção nós o ajudaremos a entender as características deste produto em particular, para que você possa ver se é realmente o que você está procurando.

Fablet

Um phablet pode ser útil quando você quer ter o poderoso hardware de tablets de médio e alto nível. (Fonte: Daniel Canibano: R6j4IlsCww0/ Unsplash.com)

Para que serve um Fábula?

Geralmente, os phablets oferecem funções similares aos smartphones ou tablets. A diferença é que, neste caso, ambas as ferramentas são combinadas em uma só para oferecer o melhor de cada uma. Se você está acostumado a usar esses dois produtos separadamente ou acha que pode querer usar ambos, então um phablet pode ser útil.

Entre suas principais funcionalidades estão as opções de chamadas e mensagens de texto. Eles incluem uma tela sensível ao toque, teclado virtual, câmera embutida e aplicações personalizadas. Eles normalmente usam tecnologia 3G ou 4G e a maioria tem WiFi incorporado para fácil conectividade de diferentes locais.

Por que eu deveria comprar um phablet?

Antes de decidir comprar um phablet, é natural considerar se usá-lo será mais útil do que não ter um smartphone ou tablet mais tradicional. Um phablet pode ser útil quando você quer ter o poderoso hardware de tablets mid-range e high-end com a possibilidade de manuseá-lo mais confortavelmente, pois é menor.

Esta combinação lhe dará a possibilidade de se comunicar como se você tivesse um telefone em suas mãos, embora a tecnologia utilizada seja muito maior do que com um smartphone normal. Você acha que esta mistura pode ser útil para você? Nos pontos seguintes, nós o ajudaremos a ver mais concretamente as particularidades deste produto em particular.

Fablet

Phablets oferecem funções similares aos smartphones ou tablets.
(Fonte: Adeolu Eletu: unRkg2jH1j0/ Unsplash.com)

Fablet: Adeus smartphones?

A importância dos phablets tem crescido nos últimos anos. Enquanto as telas telefônicas costumavam ser menores, seu tamanho tem aumentado constantemente nos últimos anos. Além disso, estamos exigindo cada vez mais de nossos telefones, e as pessoas estão frequentemente dispostas a pagar mais se obtiverem melhor desempenho deles.

Por todas essas razões, os fones de telefone podem continuar a ganhar participação de mercado, embora deva ser notado que os smartphones são tremendamente populares hoje em dia, e sempre serão mais confortáveis de carregar do que um fone de telefone para a maioria dos usuários. Então seria ousado dizer que, a médio prazo, um produto poderia deslocar outro.

Vantagens e desvantagens de comprar um phablet

Comprar um phablet oferece uma infinidade de oportunidades que você não obteria com um tablet ou smartphone. Mas vale a pena lembrar que isso só será útil nos casos em que realmente precisamos ter um híbrido entre os dois produtos. A tabela a seguir irá ajudá-lo a entender se um phablet é a sua melhor opção.

Vantagens
  • Conveniência: podemos carregar apenas um dispositivo em nós
  • Tamanho adequado e oferece duas funcionalidades em uma
  • Longa duração da bateria
  • Câmeras embutidas de 8 megapixels ou mais
  • Processadores de 4 núcleos e 2 GB de RAM
  • Capacidade de fazer chamadas de vídeo confortavelmente
  • Pesa menos que os tablets
  • Acesso a todas as aplicações oferecidas por tablets e smartphones
Desvantagens
  • Preço mais alto
  • Dispositivo muito grande para chamadas regulares
  • Muito pequeno para ler e escrever como um tablet
  • Necessidade de usar duas mãos para operar

Tablet vs smartphone vs phablet

: Qual escolher?
É difícil dar uma resposta universal a esta pergunta. Muito dependerá do tipo de uso que você quer fazer do seu novo produto. Por exemplo, se você normalmente carrega seu tablet e smartphone com você , você pode optar por um phablet para economizar espaço e peso. Mas se você o utiliza apenas minimamente, talvez não precise de um phablet.

Como você usa essas ferramentas? Você precisa ler regularmente ou é mais um telefonista? Ou ambos? Apenas respondendo estas perguntas você poderá ver se a sua melhor escolha é um produto, o outro ou uma fusão de ambos..

caracteristicas Tablet Smartphone Phablet
Screen Normalmente entre 7 e 10 polegadas Tela de até 5,5 polegadas Tela maior que 5,5 polegadas e até 7 polegadas
Utilitário principal Assistir vídeos, jogar jogos, usar aplicativos, ler e editar documentos Fazer chamadas e enviar mensagens. Híbrido
Conexão Principalmente WiFi 3G e 4G, mais WiFi Possibilidade de usar ambas as conexões.
Câmera Baixa qualidade Normalmente não mais que 12 megapixels Pode ir até 23 megapixels.
Bateria Vida mais longa da bateria Vida mais curta da bateria Vida média da bateria.

.

A seu favor, eles incorporam tudo o que a maioria dos usuários pedem em um único dispositivo: fazer chamadas, ler, assistir vídeos e tirar fotos de qualidade. Do lado negativo, sua usabilidade nunca será tão prática quanto a de um smartphone, que pode ser transportado confortavelmente. O tempo dirá onde esta nova invenção levará.

Critérios de compra

Comprar um phablet não é uma decisão de tamanho único. Dentro deste produto há muitas variáveis que podem nos ajudar a escolher o modelo que melhor se adapta às nossas necessidades, prioridades ou gostos. Os critérios apresentados nesta seção podem ajudá-lo a fazer a compra certa.

Tamanho da tela

Este é o principal critério que diferencia um phablet de um smartphone ou tablet, e portanto o recurso que o caracteriza. Geralmente, sua tela sensível ao toque tem entre 5,5 e 7 polegadas, aproximadamente. Se for menor, é um smartphone, e se for maior, é um tablet.

O tamanho da tela é um fator importante antes de comprar um produto em particular. Se você quiser ler e assistir vídeos regularmente, um tamanho de tela relativamente grande é uma boa escolha. Se você precisar fazer chamadas e enviar mensagens básicas, um tamanho menor será suficiente.

Fablet

As principais funcionalidades de um phablet são as opções de chamadas e mensagens de texto. (Fonte: Tyler Franta: RbFDzMKTH6Q/ Unsplash.com)

Duração da bateria

Quando queremos comprar um phablet, normalmente é porque pedimos o máximo de recursos, mas ao mesmo tempo, que ele é portátil, prático e tem grande autonomia. Desta forma, podemos usá-lo em qualquer lugar sem ter que nos preocupar em conectá-lo à rede elétrica para carregá-lo o tempo todo.

Os últimos modelos de phablet têm uma longa vida útil da bateria. No entanto, tenha em mente que o número de horas que você pode usá-lo sem ter que recarregá-lo dependerá de quanto você o usa, por exemplo, para aplicações, assistindo vídeos e o nível de brilho da tela. Quanto menos uso constante, maior a vida útil da bateria.

Câmera

A câmera do phablet, uma ferramenta agora disponível na maioria dos dispositivos inteligentes, atinge níveis de qualidade comparáveis a algumas câmeras no mercado. O phablet também geralmente fornece uma qualidade de imagem maior do que um smartphone, combinando suas capacidades técnicas com as dos tablets.

Outro dos destaques que fez muitas pessoas optarem pelo phablet é o fato de ele incluir a capacidade de fazer chamadas de vídeo com a câmera frontal, algo que era um problema em muitos tablets, que só incluía uma câmera traseira. Além disso, sua qualidade é superior à que você obteria em muitos smartphones.

Fablet

Uma das vantagens dos phablets é sua longa vida útil da bateria.
(Fonte: Patrick Schneider: 87oz2SoV9Ug/ Unsplash.com)

Stylus Uma característica que o phablet trouxe consigo é a presença e o uso de um stylus

para percorrer o seu dispositivo. Enquanto os smartphones usam o próprio dedo e os computadores usam o mouse e o cursor, um phablet oferece outra forma inovadora de navegação que devemos considerar.

Além da possibilidade de escrever e tomar notas, mover o stylus em cima das telas de toque nos permitirá desenhar, editar imagens e desenvolver nosso lado artístico de uma forma divertida e criativa. Portanto, esta opção facilita a vida daqueles que procuram um pequeno extra em seu dispositivo.

Armazenamento

A memória interna de um phablet pode ser uma grande vantagem ou desvantagem, dependendo se ele é maior ou menor, por isso é importante olhar para a quantidade de espaço disponível. Medido em gigabytes (GB), esta referência irá reger o número de aplicações e outros arquivos que podemos ter armazenados em nosso dispositivo.

Depois de algum tempo usando nosso phablet, se virmos que seu espaço de armazenamento é muito pequeno, podemos complementá-lo com um cartão micro SD para aumentar sua capacidade. Os tamanhos usuais são 4 GB, 8 GB, 16 GB, 32 GB, 64 GB e 128 GB, e nós podemos mudá-los como quisermos.

Resumo

Agora que já vimos as particularidades deste tipo de dispositivo, maior que os smartphones mas menor que os tablets, é hora de fazer um balanço se ele é realmente o produto certo para nós comprarmos. Primeiro de tudo, considere como você vai usar sua nova compra.

Você lê muito e envia mensagens frequentemente? Você costuma assistir vídeos do seu dispositivo? Ou você gosta de ligar diretamente e usá-lo com mais parcimônia? Responder a estas perguntas o ajudará a ver se você precisa de um phablet ou se você deve ir para um smartphone ou tablet. A escolha que você fizer será a escolha certa, sempre de acordo com suas preferências.

Se você gostou deste artigo, nós encorajamos você a compartilhá-lo em redes sociais com seus amigos e deixe-nos um comentário.

(Fonte da imagem em destaque: Varin Rattanaburi: 82059675/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas