Ultima atualização: 29 de julho de 2021

Como escolhemos

20Produtos analisados

17Horas investidas

6Estudos avaliados

95Comentários coletados

Escolher o sistema de som certo para as suas necessidades pode ser difícil. Isto porque existe uma grande variedade de diferentes tipos de sistemas de som que podem variar de acordo com o local, como equipamentos adaptados para um bar, uma discoteca ou simplesmente nossa casa.

Também é influenciado pelo uso pretendido, talvez para poder transportar o equipamento de uma forma simples, sem cabos, com karaokê ou você quer montar um teatro para espetáculos. Se você quiser que sua compra se adapte às suas necessidades, este guia o ajudará no seu processo de compra.




As coisas mais importantes

  • Os humanos não podem viver sem música e equipamentos de áudio diferentes nos ajudam a manter contato com ela de quase qualquer lugar e a qualquer hora.
  • Ter um conhecimento geral de tudo o que diz respeito ao equipamento sólido facilitará a escolha do que melhor se adapta às suas necessidades e a manutenção do mesmo.
  • O mais importante a ser claro quando se compra um sistema de som é o seu uso pretendido. Depois disso, você terá que avaliar outros parâmetros, como preço, potência, qualidade e outros.

Equipamento de som: nossas recomendações

Guia de compras: O que você precisa saber sobre equipamentos de áudio

Quando se trata de comprar equipamentos de áudio, pode ser um pouco complicado encontrar o que você realmente está procurando, já que o mercado é tão variado e atende a tantas necessidades diferentes. Neste guia queremos ajudá-lo a entender os fatores mais importantes a serem considerados para tornar o processo de compra o mais eficaz possível.

calibrando sonido

Muito progresso tem sido feito em termos de conectividade e portabilidade. (Fonte: kzenon: 129191563/ 123rf.com)

Que tipos de equipamento de som existem?

Hoje em dia é difícil determinar as preferências quando se trata de equipamento musical. Nesta seção, gostaríamos de lhe fornecer informações claras e resumidas sobre os diferentes formatos de sistemas de áudio, tanto os mais populares quanto as últimas tendências sonoras do mercado.

  • Altifalantes portáteis pequenos: Eles são bastante confortáveis de transportar, pois são alimentados por bateria e sua conexão é principalmente via Bluetooth, embora muitos também tenham entradas Jack e USB. Muitos desses alto-falantes vêm com impermeabilização, o que é uma característica interessante para os amantes da praia.
  • Micro sistemas: Eles são maiores que alto-falantes portáteis e têm diferentes funcionalidades como Bluetooth, USB, rádio, CD player e são fáceis de transportar. Eles são ótimos para ouvir música em uma sala
  • Mini sistemas: Semelhantes aos micro sistemas, eles têm as mesmas funcionalidades e geralmente são maiores em tamanho e têm melhor qualidade sonora. Eles também são ideais para ouvir música em espaços maiores do que uma sala.
  • Barras de som: Este tipo de equipamento está sendo amplamente utilizado para melhorar a qualidade de som das televisões sem a necessidade de montar um home cinema. Eles têm bom som surround, são fáceis de instalar e permitem diferentes tipos de conexões.
  • Torre de som: Elas são semelhantes às barras de som com a peculiaridade de poderem ser usadas para um propósito diferente do que fornecer um som melhor à televisão. Eles também cobrem um espectro de freqüência mais amplo.
  • Gira-discos: Estes são tocadores eletromecânicos analógicos e são ótimos para os amantes do equipamento de som vintage.
  • Alto-falantes inteligentes: Os mais atuais no mercado, geralmente são similares em características aos pequenos alto-falantes portáteis, eles têm a peculiaridade do assistente de voz integrado.
  • Home cinema: Equipamento projetado para adaptar uma sala ao som de um cinema, com 5.1 e 7.1 sendo as configurações de alto-falantes mais comumente utilizadas.
  • Para estúdios de gravação: O mais importante é que este tipo de alto-falantes emite um sinal de áudio plano, o que permite aos produtores identificar erros mais facilmente.
  • Equipamentos profissionais: Estes são grandes alto-falantes controlados por uma mesa de som e destinados a concertos, teatros ou outros eventos que requerem mais potência sonora.

Como conectar e instalar equipamentos de som?

Para instalar o equipamento de som, você primeiro tem que considerar o tipo de sistema de som a ser instalado. Então você deve levar em conta tanto a configuração da localização dos elementos, quanto as configurações técnicas, que normalmente são indicadas pelo fabricante.

Para conectar o sistema de som, partes da fonte de áudio (equalizador, cd player, multimídia, bluetooth, USB e outros controles) são conectadas ao amplificador para que ele envie os sinais sonoros para os alto-falantes.Você deve levar em conta o RMS para garantir a qualidade dos parâmetros, os tipos de cabos e conexões, o material dos alto-falantes e a configuração do som.

O que significa RMS e NFC em equipamentos de áudio?

  • RMS: Significa " Root Medium Square" . Ele calcula a potência média máxima que um amplificador pode enviar constantemente e um alto-falante deve receber. Você deve prestar atenção a esta medida ao adquirir um amplificador, pois quanto maior o RMS, melhor será a qualidade sonora que ele reproduzirá. Quanto a um alto-falante, o RMS medirá a potência efetiva que é capaz de suportar enquanto mantém os níveis ótimos de qualidade estabelecidos pelo fabricante.
  • NFC: É um tipo de comunicação sem fio que permite a troca de dados por meio da conexão entre diferentes dispositivos através de seu contato próximo. Seu acrônimo, Near Field Communication, significa comunicação próxima ao campo. A principal vantagem deste tipo de conexão reside em sua conveniência e velocidade de conexão a dispositivos com NFC integrado.
A fórmula para calcular o fluxo RMS ideal é a seguinte: V = √(PR). Tensão, Poder e Resistência

Como limpar equipamentos de som?

Para a limpeza do nosso equipamento de som, usaremos vários métodos e diferentes produtos. Se você quiser limpar equipamento de som profissional, que pode ter estado em contato com sujeira e poeira, é melhor ter uma pistola de ar pressurizada para remover a maior parte da areia. Este método é muito útil para mostrar as empresas.

O próximo método é usar uma escova para remover o pó sem usar as mãos, o que pode danificar o equipamento. Uma vez removidas as camadas maiores de sujeira, o próximo e mais recomendado método é usar panos de microfibras levemente umedecidos, já que estes não deixam qualquer resíduo. Para uma limpeza mais completa, use produtos de limpeza especiais ou sprays que sejam adaptados à superfície e não abrasivos, como sprays multiuso.

franelas de limpieza

Panos de microfibra são a melhor maneira de limpar equipamentos de áudio de todos os tipos (Fonte: Anncapictures: 2716115/pixabay.com).

Quais são as falhas e soluções mais comuns em equipamentos de som?

Existem inúmeros erros no equipamento de som e, portanto, alguns deles são até mesmo erros comuns. Portanto, nesta seção nós queremos resumir as mais comuns e possíveis soluções para que você possa levá-las em conta e ajudá-lo a mantê-las.

Tipo de equipamento de áudio Erro Razão Solução
Alto-falante sem fio Não liga É comum ficar sem bateria e criar confusão Bateria de água e ter baterias portáteis
Alto-falante sem fio Cortes de som e interferência Distância excessiva entre dispositivo e alto-falante Encurtar a distância entre dispositivos
Cinema em casa Má qualidade de som incompatibilidade de cabos HDMI em HDMI e som óptico em som óptico
Qualquer equipamento de áudio Alimentação superaquecida Excesso de poeira e pouca ventilação Ocasionalmente limpo com escova ou ar pressurizado
Qualquer equipamento de áudio Não liga corretamente Problemas com a placa mãe Solde a placa. Ajuda profissional importante
Qualquer tipo de alto-falante Quebra de bobina e ruptura de membrana Consumo excessivo de energia ou picos de tensão, falhas no fluxo do circuito ou deterioração ao longo do tempo Trocar os cones, controlar picos de volume, cuidar da pele dos cones
Equipamento de som para carro O equipamento não funciona Fusível queimado devido ao excesso de energia Erro freqüente que é suficiente para trocar o fusível e o fluxo de energia
Equipamento de som profissional Liga, mas sem sinal de áudio Quebra interna do cabo Cannon/Jack que impede que o sinal seja enviado Verifique a cápsula do cabo e se não puder ser resolvida, substitua-a
Turntable Não funciona corretamente Deterioração da borracha do motor, cápsula ou braço de leitura Substituir peças e ajustes
PC estéreo Baixa qualidade de som Conexão analógica via mini-conector Usar sinal de áudio digital

O que são sistemas de som profissionais?

Sistemas de som profissionais são projetados para fornecer som para locais de eventos, teatros, concertos ou para qualquer tipo de evento que requeira um sistema de som grande e poderoso. Há muitas empresas que alugam equipamentos de som e luz, já que este equipamento requer grandes investimentos e grandes armazéns.

As principais partes do equipamento de som profissional são as seguintes:

  • Mesa de mistura: Esta é usada para fazer os ajustes de som em todos os equipamentos, que estão conectados em circuito fechado online.
  • Monitores de palco: Eles reproduzem o som para os músicos ou atores no palco.
  • Alto-falantes externos: caixas acústicas, PA, line array, caixas voadas ou subwoofers, que são responsáveis pelo envio do som para fora do palco.

Além disso, devemos destacar o tipo de cabeamento mais utilizado, como Cannon, Jack, XLR, poweCON e speakON, acessórios como suportes para alto-falantes, rack para armazenar o equipamento, sistema de microfone, cabos de extensão, adaptadores e conectores.

concierto con amplias bocinas

Para instalar o equipamento de som, o tipo de sistema de som a ser instalado deve ser considerado primeiro. (Fonte: Free-Photos: 1150042/pixabay.com)

Quais são as vantagens e desvantagens dos sistemas de som HiFi?

Estes sistemas de alta-fidelidade são destinados principalmente para pessoas que apreciam as qualidades do som. Eles têm um ouvido crítico e precisam de altos níveis de qualidade para experimentar boas sensações ou precisam de clareza absoluta para suas criações musicais. Na tabela seguinte você encontrará algumas das vantagens e desvantagens do HiFi.

Vantagens
  • Eliminar ruído e distorção
  • Maior potência
  • Amplo espectro de frequência
  • Ótima experiência do usuário
  • Conexões sem fio
  • Design elegante
Desvantagens
  • Preço alto
  • Localização técnica
  • Condicionamento acústico da sala

Critérios de compra

É importante considerar certos critérios antes de iniciar o processo de compra. Nesta seção nós resumimos vários elementos que consideramos importantes para que você obtenha mais informações sobre a sua decisão de compra.

Conectividade

A conectividade percorreu um longo caminho nos últimos anos e agora temos uma grande variedade de opções baseadas principalmente em conexões com e sem fio. As conexões mais relevantes das quais devemos estar cientes são as seguintes:

  1. Bluetooth: Ter este sistema de conexão sem fio integrado no sistema de som (receptor bluetooth) permitirá que você envie sinais de áudio de outros dispositivos, como telefones celulares, computadores, CD players ou outros dispositivos que possam enviar sinais via bluetooth. Você também deve levar em conta o número de dispositivos que podem ser conectados ao mesmo tempo.
  2. Wifi: Isto é muito interessante para equipamento de som profissional dedicado ao entretenimento. Este tipo de conexão permite que a mesa de som seja controlada diretamente de um telefone celular, tablet ou laptop, o que torna possível o som a partir de diferentes pontos em uma sala ou local. Ter Wifi já integrado no sistema de som também permitirá que você se conecte a estações de rádio de todo o mundo, execute assistentes de voz inteligentes ou reproduza diretamente música streaming do Spotify, Apple Music, Google Play Music ou Deezer com seu smartphone, tablet ou PC.
  3. NFC: Permite a você emparelhar dispositivos simplesmente deslizando-os com o sensor NFC, economizando o processo de conexão que o Bluetooth requer, como ligar o Bluetooth, procurar dispositivos, emparelhá-los e às vezes entrar em um pino de segurança. É muito prático para quando queremos conectar diferentes dispositivos constantemente.
  4. CD player: Embora este tipo de integração seja cada vez menos utilizado, ter um CD player permite que você continue ouvindo música antiga de antigos CD-ROMs.
  5. USB: Essencial para reprodução a partir de cartões de memória externos, como pen drives, discos rígidos, cartões de som ou outros.
  6. RCA: Estes são conectores de sinal analógico. Estes são os cabos em três cores que sempre vimos em TVs antigas. Em termos de som, há o vermelho, que indica a saída para o alto-falante direito e o branco, que envia um sinal mono para o alto-falante esquerdo. A qualidade do som é inferior, pois é um sistema antigo.
  7. JACK (TRS/TS): Similar ao RCA, eles são amplamente utilizados para conexão de instrumentos, microfones, fones de ouvido, etc
  8. CANNON (XLR): Para sistemas de áudio profissionais, permite enviar sinais equilibrados, ou seja, sinais sem ruído ou interferências eletromagnéticas.
  9. Digital Optical: Usado para enviar sinais de áudio digital. Uma limitação é que hoje em dia os sinais digitais são normalmente ligados ao formato de áudio, como HDMI, portanto a conexão de som óptico só permite o formato de áudio.

Funcionalidade

Há uma ampla gama de funcionalidades para equipamentos de áudio. Na tabela a seguir, você pode encontrar os melhores sistemas de som adaptados a diferentes usos.

Se você quiser o equipamento de som para Nós recomendamos
Faça karaokes no campo com seus amigos Equipamento de áudio portátil de endereço público
Realização de concertos profissionais Sistema PA com subwoofers, monitores e mesa de mistura
Linha de som em um bar Som surround e oculto
Passar o dia na praia Pequeno alto-falante portátil
Ter um home cinema Home cinema 5.1 ou 7.1
Estúdio de gravação Alto-falantes de resposta plana
Reunindo amigos em uma ampla sala de estar Mini sistemas ou torres de som

Potência e tamanho

A potência sonora é medida em (W) watts, então se você quiser escolher um sistema de som em particular, isto indicará a capacidade máxima suportada para uma qualidade sonora adequada. Dependendo das necessidades que você está procurando.

Embora seja verdade que existem falantes cada vez menores com muita potência e qualidade, como regra geral o tamanho maior do falante influencia a capacidade de reproduzir uma maior quantidade de decibéis e Hertz de som.

contro les de equipo de sonido

Certifique-se de comprar um sistema de som com tecnologia surround. (Fonte: Fabricio Scaff: 1423548/https://www.freeimages.com/)

Elementos

Assumindo que o sistema de som básico consiste de amplificador, alto-falantes e subwoofer, você deve considerar se você quer peças específicas, como um subwoofer, alto-falantes focados em uma função específica, o amplificador, o pré-amplificador ou simplesmente um sistema de som tudo-em-um que abrigue todos os elementos em um único produto.

Estes incluem barras de som e torres de som, pequenos alto-falantes portáteis ou alto-falantes portáteis profissionais com todo o equipamento profissional.

Sumário

Como você já viu, os produtos de áudio evoluíram com o tempo e se tornaram cada vez mais diversos em seu uso. Muito progresso tem sido feito em termos de conectividade e portabilidade de equipamentos. Assim, a tendência é para equipamentos cada vez menores, com melhor qualidade e adaptabilidade para melhorar o conforto do consumidor.

Durante este artigo você pôde ler sobre os diferentes tipos de equipamentos de som, sua manutenção e instalação, assim como seus usos adequados para cada necessidade ou ambiente. Finalmente, se você acha que nosso guia o ajudou e esclareceu conceitos, você pode nos escrever um comentário, nos dar suas idéias ou compartilhá-las em suas redes sociais.

(Fonte da imagem em destaque: Cloudlynx: 4831439/ pixaby.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas