Ultima atualização: 31 de julho de 2021

Como escolhemos

27Produtos analisados

15Horas investidas

5Estudos avaliados

95Comentários coletados

O disco rígido (HDD) está conosco desde 1956 até os dias de hoje. Ele passou de ocupar o tamanho de uma sala inteira para caber na palma da nossa mão.

Estes dispositivos se tornaram uma parte essencial de nossas vidas. Apesar dos anos, ele ainda é o principal meio de armazenamento ao redor do mundo. Embora existam alternativas mais modernas, como as SSDs, ainda é uma excelente opção de compra, destacando-se pela sua relação qualidade/preço.




Mais importante

  • Um disco rígido é usado para armazenar informações, sejam elas programas, arquivos ou o próprio sistema operacional. É um componente indispensável.
  • Existem diferentes tipos de conexão para discos rígidos internos, alguns pré-históricos, como IDE ou SCSI, e outros mais modernos, como o SATA I, SATA II e o SATA III atual, mais rápido.
  • O critério de compra mais comum é a capacidade de armazenamento. Entretanto, há fatores como velocidade e em qual dispositivo vamos usá-lo que são essenciais para se ter a melhor experiência.

Disco Rígido: nossas recomendações

Guia de compra: O que você precisa saber sobre discos rígidos

Aqui nós respondemos as principais perguntas que as pessoas têm quando compram um novo disco rígido. Este guia de compras será muito útil se você estiver pensando em comprar um novo disco rígido.

SSD con adaptador para computadora

Os discos rígidos estão conosco desde tempos imemoráveis. (Fonte: Kittichai Boonpong: 120607769 123rf.com)

O que é um disco rígido e quais são as suas vantagens?

Um disco rígido (Hard Drive disk) é um dispositivo usado para armazenamento de dados. Eles são um tipo de armazenamento não volátil (como a RAM) que pode armazenar informações mesmo quando está desligado. Ele tem vários discos ou pratos coaxiais em cima uns dos outros que giram em alta velocidade e é aqui que a informação é armazenada.

Além disso, cada disco tem um pino que será usado para ler e escrever os dados, criando ranhuras nos pratos que podem então ser lidas pelo mesmo pino quando o disco estiver em operação.

Vantagens
  • Maior capacidade
  • Menor preço
  • Fácil instalação
Desvantagens
  • Menor vida útil
  • Produzir ruído e vibrações
  • relativamente muito lento

Que tipos de disco rígido existem?

Ao comprar um disco rígido, você deve ser muito claro sobre para que vai usá-lo e para que tipo de usuário você é. Os discos rígidos podem ser classificados de acordo com as seguintes características

  • Localização: Eles podem ser internos ou externos. A vantagem dos externos é que você pode conectá-lo a vários dispositivos e compartilhar informações entre eles. Entretanto, como eles não são aparafusados e fixados em um só lugar, eles são mais propensos a golpes e quedas, então é menos seguro ter suas informações armazenadas em um disco rígido externo.
  • Por tamanho: Existem atualmente dois formatos de disco rígido, 2,5", que são geralmente usados em dispositivos portáteis, e 3,5", que são geralmente usados em dispositivos fixos.
  • Por saída: A saída de um disco rígido é a forma como ele se conecta com o dispositivo. Se for interna, a conexão mais comum até o momento é SATA 3. Para discos rígidos externos, entretanto, a saída mais comum é USB 3.0.
  • Por capacidade: Os discos rígidos modernos vêm em capacidades desde 240 GB até 10 TB.
  • Por velocidade: As velocidades do disco rígido variam de 100 MB/s até 268 MB/s.
Classificação por Hard Drive
Localização
  • Interno
  • Externo
Tamanho
  • 2.5
  • 3.5
Saída
  • SATA 1,2,3
  • USB A 2.0 a 3.2
  • USB C 3.0 a 3.2
  • Thundebolt 3
Capacidade
  • 240 GB a 18TB
Acelera
  • 100 MB/s a 269 MB/s

Disco rígido interno ou externo?

Isso vai depender do tipo de uso que você vai fazer dele. Se você é alguém que precisa viajar para frente e para trás com seus dados, nós recomendamos que você vá para um disco rígido externo. Dessa forma, você poderá compartilhar seus arquivos com diferentes dispositivos.

Por outro lado, se você quiser armazenamento para seu computador desktop e não precisar carregar seus arquivos por aí, uma opção melhor seria um disco rígido interno. Com a mesma capacidade, o disco rígido interno custa menos e você pode comprar uma unidade de maior capacidade pelo mesmo preço.

Disco duro conectado a Mac

Dependendo de onde você vai usar, você precisa considerar o tamanho físico do disco rígido. (Fontes: Jude Beck: wzk4mCP58ds/unsplash.com)

Posso perder os dados no meu disco rígido?

É possível que em algum momento você possa perder arquivos ou partes de arquivos devido a falha mecânica. Isto pode ser causado por

  1. Falhas de fábrica. É pouco provável que isso aconteça, mas sempre é uma possibilidade.
  2. Vibrações excessivas, no caso de discos rígidos internos.
  3. Queda, no caso de discos rígidos externos.
  4. Más condições de uso.

Nossas recomendações são as seguintes

  • Não o exponha a temperaturas extremas.
  • Evite pancadas e quedas.
  • No caso de discos rígidos internos, certifique-se de que eles estejam devidamente ajustados.
  • No caso de um disco rígido externo, coloque-o sobre uma superfície plana.

Qual é o disco rígido recomendado se eu sou um criador de conteúdo?

Se você é um criador de conteúdo, você precisa de um desempenho maior na leitura e escrita de dados, assim como uma maior confiabilidade que não falhará. Por esta razão, nossa recomendação é um drive 6TB Black range da WD.

Por outro lado, se você pode se dar ao luxo de construir um NAS com vários discos rígidos em paralelo, esta seria uma opção melhor. Isto irá melhorar muito a capacidade e a velocidade. E ele pode até mesmo ser usado a partir de múltiplos dispositivos através de uma conexão de internet. Embora seja uma opção mais cara, pode ser um bom investimento para os criadores de conteúdo.

Qual disco rígido é recomendado se eu for um estudante?

Se você é um estudante ou um usuário que não precisa exigir muito de um disco rígido, é ideal comprar um modelo barato. Para o usuário médio, 1 TB é mais do que suficiente para armazenar seu trabalho e seus programas. Você pode até mesmo armazenar suas séries e filmes favoritos nele.

disco duro externo en laptop

O principal fator que você precisa considerar sobre velocidade é o RPM. (Fontes: Samsung Memort: ngWKDQQhM88Q/Unsplash.com)

Que drive devo usar no meu console de jogos?

No caso do PS4

  • Disco rígido externo: Você deve levar em conta que a saída deve ser USB 3.0 ou superior, e que deve ter uma memória de no mínimo 250 GB e um máximo de 8 GB. Lembre-se que você não pode compartilhar este disco rígido externo com outro dispositivo, pois a formatação é necessária para que ele funcione na sua ps4.
  • Disco rígido interno: Tem que ter o formato de 2,5 polegadas. Por favor, note que você deve baixar o software através de um computador e instalá-lo em seu ps4 através de um pen drive. Em caso de dúvida, nós recomendamos que você consulte o site oficial da Playstation.
  • Solid State Disk SSD: Embora não seja um disco rígido, é uma excelente opção, uma vez que estes são mais rápidos e eficientes. Os passos a seguir para sua instalação são os mesmos que para um disco rígido convencional.

No caso do PS5

  • Disco rígido externo: Com saída USB C e os mesmos requisitos que para o PS4.
  • Memória de formato M.2: O PS5 não suporta discos rígidos internos, então é necessário usar esta alternativa.

Qual disco rígido devo comprar para o meu laptop?

Se você optar por um disco externo, você não terá nenhum problema com qualquer laptop. Entretanto, se você escolher um drive interno, esteja ciente de que a maioria dos laptops usa drives no formato 2.5" e você simplesmente precisa instalar o sistema operacional e substituir o drive.

Alguns laptops não permitem acesso à memória para substituição, como os modelos MacBooks a partir de 2012. Antes de comprar um drive interno, verifique se o seu dispositivo é compatível com o seu dispositivo.

disco duro partido

RPM é como a velocidade de rotação de um disco é medida. (fontes:Markus Spiske: 5yEiCUynJ9w/unsplash.com)

Posso conectar meu disco rígido externo a todos os dispositivos?

Sim e não. O próprio disco rígido externo pode ser conectado a qualquer dispositivo, mas ele precisa ser formatado no formato apropriado para ler e escrever os dados corretamente. Abaixo está uma tabela com os formatos mais populares e quais sistemas eles suportam:

Formato Sistemas suportados
FAT32 Windows, macOS e GNU/Linux
exFAT Windows, macOS ou GNU/Linux
NTFS Windows
HFS+ Mac OS, Linux, windows (somente leitura)
Ext2, ext3 e ext4 GNU/Linux

Que outras alternativas existem?

Ao longo dos anos, novas tecnologias têm sido desenvolvidas para substituir os discos rígidos convencionais. Eles são os seguintes

  • Solid State Drive SSD: Estes drives são até 10 vezes mais rápidos do que um disco rígido convencional. Isto porque não há um sistema mecânico com disco giratório, mas a leitura é feita por um circuito eletrônico. Sua principal limitação é o tipo de conector SATA, que limita a largura de banda a um máximo teórico de 750MB, mesmo com unidades SSD
  • M.2 SATAdrives : Menores que os SSDs convencionais, eles vêm no formato M.2. Embora eles sigam o protocolo SATA, as velocidades que eles alcançam são similares às dos SSDs de 3,5 polegadas.
  • M.2 NVME (non volatile memory express): Até 35 vezes mais rápido que um drive convencional, até um máximo teórico de 3480 MB/s. Ele vem no formato M.2, mas com a particularidade de utilizar o protocolo PCI-E, o canal de comunicação mais rápido que existe em um computador, sem contar com o utilizado pela RAM.

A tabela a seguir compara um disco rígido convencional e suas alternativas:

Variável HDD SSD SSD M.2 M.2 NVME
Velocidades relativas x1 x10 x10 x35
Formato 2.5 ou 3.5 2.5 M.2 M2
Vida útil relativa Bom Muito Bom Excelente Excelente
Preço relativo Barato Razoável Caro Muito caro

Vale a pena comprar um disco rígido hoje em dia?

Os discos rígidos estão sendo lentamente esquecidos, pois os SSDs estão ficando cada vez mais baratos e oferecem velocidades de gravação até 10 vezes mais rápidas. Entretanto, hoje, o preço por GB é mais baixo para HDDs e eles ainda são a escolha preferida para muitos usuários que priorizam a capacidade em vez da velocidade de gravação.

Nossa recomendação é ter um sistema híbrido que tenha o melhor dos dois mundos. Um SSD onde você irá instalar seu software e sistema operacional e um HDD que será usado para armazenamento multimídia. Desta forma, os programas e o sistema iniciarão mais rapidamente.

Critérios de compra:

Ao escolher um disco rígido, é necessário levar em conta diferentes critérios de compra para fazer a melhor escolha possível. Os seguintes critérios estão listados abaixo:

Capacidade

A capacidade é sem dúvida o critério de compra mais óbvio e para muitos, o critério mais importante ao fazer uma compra. Atualmente, nossos arquivos e programas são mais complexos do que nunca, e podem pesar até vários GB. Portanto, discos rígidos antigos e de baixa capacidade não são mais úteis e precisam ser substituídos.

Se você estiver comprando um único disco, nós recomendamos que você compre um com capacidade mínima de 1TB, para que você não tenha problemas de espaço no futuro. Lembre-se que se o seu disco rígido estiver completamente cheio, seu desempenho não será ótimo. É por isso que é sempre melhor ter um pouco mais de GB.

Abaixo, nós lhe mostraremos uma tabela com nossas recomendações sobre qual capacidade você deve comprar, dependendo do tipo de usuário que você é:

Capacidade Tipo de usuário
Menos de 500 GB Somente recomendado para ser usado como disco secundário ou para computadores mais antigos
500 GB a 1 TB Capacidade mínima recomendada para ser usada como um único disco rígido
2 TB Capacidade recomendada para todos os tipos de usuários
Mais de 4 TB Para profissionais, criadores de conteúdo ou servidores

Velocidade

As velocidades que um disco rígido pode alcançar estão limitadas ao tipo de protocolo que eles usam (SATA). Isto tem um máximo teórico de 750 MB/s. Entretanto, nenhum disco rígido atinge o máximo teórico, pois eles são limitados pela leitura lenta dos dados devido à natureza mecânica do sistema.

A velocidade na qual os discos giram é medida em RPM (revoluções por minuto). Eles variam de 5400 RPM a 10000 RPM. A diferença de preço de um drive de maior velocidade não é muito diferente, então recomendamos que você pague esse extra, pois isso economizará muito tempo no longo prazo ao salvar e excluir arquivos.

Disco duro y tarjeta de memoria M2

Se você é alguém que precisa viajar para frente e para trás com seus dados, nós recomendamos que você vá para um disco rígido externo. (Fontes: Somostechbros.com)

Portabilidade

Se você está procurando por portabilidade e para poder usá-la em diferentes dispositivos, nossa recomendação é que você opte por um drive externo com capacidade mínima de 1TB. Seu tamanho é similar ao de um telefone celular e não causará nenhum inconveniente ao ser transportado.

Você deve levar em conta que, para utilizá-los em diferentes dispositivos, é necessário que o disco seja formatado em um formato especial. Caso contrário, o dispositivo não o aceitará. Dependendo de onde você vai usá-lo, é necessário levar em conta o

Tamanho

físico do disco rígido. A regra geral é o formato 3.5 para discos rígidos que serão usados em dispositivos fixos e 2.5 para dispositivos portáteis. No entanto, há exceções. Os seguintes são os usos mais comuns de cada um deles. O formato 3.5 (o formato tradicional e mais comum) é usado em

  1. Computadores de mesa
  2. Servidores
  3. Equipamento NAS

O formato 2.5 (menor) é usado principalmente em

  1. Cadernos e MacBooks anteriores a 2012
  2. PS4 ou outros consoles
  3. Discos rígidos externos

Resumo

Os discos rígidos estão conosco desde tempos imemoráveis. No entanto, eles começaram a ser gradualmente substituídos por novas e mais rápidas tecnologias. Mas isto não significa que eles vão substituí-los imediatamente.

Ao longo deste artigo nós falamos sobre as coisas mais importantes a considerar ao escolher o seu disco rígido. Agora que você terminou de lê-lo, você está pronto para comprar o drive que melhor atende às suas necessidades!

Você achou este artigo útil? Deixe-nos um comentário e compartilhe-o em suas redes sociais. Então outros podem se beneficiar com isso.

(Fonte da imagem em destaque: Damrong Rattanapong: 114797016/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas