Ultima atualização: 31 de julho de 2021

Como escolhemos

21Produtos analisados

16Horas investidas

5Estudos avaliados

50Comentários coletados

Não há nada melhor do que entrar numa sala e cheirar um aroma que transmite tranqüilidade e paz, nos relaxa e até melhora nosso humor. Existem ambientadores que proporcionam este efeito, mas normalmente não dura muito tempo ou o aroma diminui com o tempo. Difusores de aroma são a melhor opção para perfumar sua casa, seu carro ou seu escritório.

Hoje em dia eles são uma das opções preferidas pelas pessoas para criar aquele sentimento de spa em casa. E porque são usados óleos essenciais, eles têm grandes benefícios para a saúde. Portanto, este guia de compras irá ajudá-lo a escolher o que mais lhe convém.




Mais importante

  • O difusor de aroma é usado para tratamentos de aromaterapia. Está provado que os odores têm um impacto direto em nossa saúde, assim como o cheiro em sua casa.
  • Existem diferentes tipos de difusores de aroma. Portanto, é essencial que você conheça as funções que eles têm além de perfumar sua casa, tais como umidificar, purificar ou iluminar seu quarto.
  • É importante notar que estes dispositivos devem ser mantidos para evitar efeitos negativos como alergias ou irritação do trato respiratório.

Difusor de aroma: nossas recomendações

Guia de compra: O que você precisa saber sobre um difusor de aroma

Agora que você tem uma imagem mais clara de alguns dos difusores de aroma no mercado e suas características mais importantes, nós explicaremos um pouco mais sobre esses dispositivos. Isto tornará mais fácil para você adquirir o difusor de aroma perfeito.

chica meditando

O aroma dos óleos essenciais ajuda a melhorar a concentração enquanto realiza rituais de meditação ou práticas de yoga (Fonte: Design Consciente: VsI_74zRzAo/ unsplash)

O que é um difusor de aroma?

Um difusor de aroma é geralmente um dispositivo que libera partículas no ambiente, seja água, óleos essenciais ou uma combinação de ambos. Estes difundem o cheiro de sua escolha na sala.

Sua principal função é perfumar a sala para fazer a casa se sentir mais quente e relaxante. É importante notar que nem todos os difusores são iguais. Alguns têm uma variedade de funções adicionais enquanto outros apenas se concentram em sua função principal.

O que posso fazer com um difusor de aromas?

Um dos principais usos para difusores de aromas é para tratamentos de aromaterapia. Outros os utilizam para umidificar o ambiente e, por sua vez, para o perfumar. Mas, principalmente, eles são usados para espalhar uma fragrância agradável no local onde são usados.

Salões de beleza usam difusores de aroma para aromaterapia durante os vários procedimentos estéticos que eles realizam. Além disso, alguns médicos recomendam o uso de difusores de aroma para tratar doenças respiratórias ou infecções.

Quais são os benefícios de um difusor de aroma?

Como os óleos essenciais são usados em difusores de aroma, sejam ou não misturados com água, os difusores de aroma têm grandes benefícios à saúde tanto para a saúde física quanto mental. As partículas liberadas por esses dispositivos têm um efeito positivo em nossa mente, melhorando nosso humor.

É importante notar que, dependendo do cheiro que você usar, os efeitos à saúde serão diferentes. Na tabela a seguir apresentamos algumas das vantagens e desvantagens de adquirir um difusor de cheiro.

Vantagens
  • Aromatiza a atmosfera
  • Melhora o humor
  • Combate infecções ou doenças respiratórias
  • Reduz o estresse
  • Ajuda a reduzir o risco de depressão, ansiedade e insônia
  • Mantém a pele hidratada
  • Ajuda a combater a acne ou doenças de pele
  • O aroma permanece na sala por horas
Desvantagens
  • Se o tanque não for limpo regularmente, podem desenvolver-se fungos e bolores
  • O uso de aromas em vez de óleos essenciais pode causar dores de cabeça
  • Alguns difusores elétricos são aerossóis que contêm produtos químicos
  • Pode ser caro reabastecer óleos essenciais

Quando comprar um difusor de aroma?

Se você sente que seus níveis de estresse são bastante altos; se você se sente ansioso; se você sofre de dores de cabeça; se você gosta de fazer meditação ou yoga; se você quer manter a umidade em sua casa; se você gosta de perfumar sua casa; ou se você tem problemas respiratórios.

Em qualquer caso, muitos psicólogos recomendam aos pacientes a compra de um difusor de aromas como método de medicina alternativa. Como mencionado acima, os odores têm um impacto em nossa saúde. Além disso, é sempre bom voltar para casa e sentir esses aromas ricos.

difusor de aroma

Se você tem plantas em sua casa, os umidificadores difusores de aroma ajudam a manter a umidade necessária para suas plantas. (Fontes: Shani: cDv28DLQDCc/ unsplash)

Que tipos de difusores de aroma existem?

Os difusores de aroma são muito variados. E não é de se admirar que quando você estiver procurando o difusor de aroma perfeito, você não saberá qual é o mais adequado para você. Portanto, nesta tabela explicamos os tipos de difusores de aroma que você pode encontrar e suas características.

Características
Artisan Conhecidos como difusores de bastão ou difusores de bastão, são pequenas garrafas de vidro contendo óleos essenciais que são absorvidos pelos bastões ou varas que dispersam o aroma uniformemente no ambiente. Outros difusores de aroma artesanais são bases de cerâmica ou argila que utilizam o calor das velas para evaporar os óleos essenciais no ar.
Aerosol Estes são difusores de aroma operados por bateria, portanto, são elétricos. Eles usam frascos de fragrância em aerossol. Os mais conhecidos são os difusores de aroma Airwick e os difusores de aroma Glade. Eles podem conter alguns produtos químicos.
Nebulizador Estes são preferencialmente difusores de aroma de óleo essencial, mas também podem usar essências aromáticas. Eles usam uma bomba de ar integrada para converter óleos essenciais em micropartículas que são dispersas no ar.
Umidificador Estes são dispositivos elétricos que combinam água com gotículas de óleo essencial para espalhar partículas que fornecem umidade e uma fragrância confortável. Isto é feito através de vibrações ultra-sônicas que agitam a água e as essências para espalhar o aroma.
Purificador de ar Estes difusores usam tecnologia de purificação do ar liberando íons negativos de 0,01 mícron que removem alguns poluentes do ar (fumaça de cigarro, pós finos, etc.) e por sua vez perfumam a sala.

Qual é a diferença entre um difusor de aroma e um umidificador?

Os umidificadores aumentam a umidade no ambiente através de ultra-som - umidificadores ultra-sônicos - ou através da evaporação da água, criando vapor quente que é disperso no ambiente. Estes dispositivos são usados para prevenir a secura na sala, já que não é benéfico para a saúde.
Os médicos recomendam umidificadores para quartos de bebês e crianças.

Existem semelhanças entre alguns difusores de aroma e umidificadores de ambiente, mas não são iguais. Como mencionado acima, existem diferentes tipos de difusores de aroma. Aqueles que umedecem o ar combinando água com óleos essenciais são um deles.

Difusor de aroma Umidificador de ambiente
Aromatiza o ambiente Umidifica o ambiente
Fornece pouca umidade ao ambiente O aroma é mais fraco
O aroma é mais forte Fornece mais umidade ao ambiente
Eles criam partículas que são mais fáceis de respirar (efeito de névoa) e recebem os benefícios dos óleos essenciais Óleos naturais não devem ser adicionados

Como um difusor de aroma é diferente de um purificador de ar?

Os purificadores de ar absorvem, decompõem e transformam os poluentes presentes no ar da sala. Isto é para eliminar bactérias, alergênios, elementos tóxicos presentes no ambiente, entre outros. Eles são usados principalmente em lugares onde a qualidade do ar é baixa, para reduzir a possibilidade de doenças respiratórias ou de pele.

Difusores de aroma e purificadores de ar não são os mesmos, pois as principais funções de ambos são diferentes. Entretanto, há alguns difusores de ar que podem reduzir a poluição no ar de uma sala, mas não o farão como um purificador de ar.

Difusor de Aroma Purificador de Ar
Cheirar o ar Eliminar maus cheiros
Alguns difusores liberam íons negativos de 0.01 mícron de íons negativos para remover poluentes Utiliza tecnologias avançadas para purificar o ar
Mais acessível Fornece ar limpo
Não tem cheiro

Como usar um difusor de aroma

Usar um difusor de cheiro é simples. Entretanto, como usá-lo depende do tipo de difusor de aroma. Um difusor feito a mão não é o mesmo que um difusor em aerossol.

  • Difusor de Aroma Artesanal: primeiro derrame o óleo essencial de sua escolha no recipiente de vidro e depois coloque os bastões dentro. Em outros casos, você derrama o óleo essencial na parte superior do difusor e depois coloca uma pequena vela na parte inferior do difusor. A vela aquece a cerâmica e, portanto, o óleo essencial.
  • Aerosol: estes funcionam com frascos de fragrâncias em aerossol que são colocados nos difusores, e de vez em quando - é ajustável - eles disparam a fragrância para dentro da sala.
  • Nebulizadores: primeiro os óleos essenciais são vertidos em seus respectivos recipientes. Feche-o e depois ligue-o para iniciar o processo de atomização.
  • Umidificador: retire a tampa do difusor de óleo essencial e adicione água com algumas gotas do óleo essencial de sua escolha (2 a 5 gotas) no tanque do reservatório até a marca indicada, e então coloque a tampa novamente. Finalmente, conecte à rede elétrica para ligar o dispositivo.
  • Purificador de ar: remover a tampa do difusor, adicionar água e algumas gotas de seu óleo essencial favorito - máximo de 5 gotas - no tanque do reservatório até a marca indicada. Coloque a tampa novamente e conecte-a à rede elétrica para ligá-la.
Se não sair fumaça do difusor de aroma, isto é devido a um acúmulo de resíduos de óleo ou sais na água (ainda mais se for água da torneira), então o recipiente do difusor de aroma deve ser limpo.

Critérios de compra

Escolher o difusor de aroma que melhor se adapte a você pode parecer fácil. Entretanto, há tantas opções no mercado que pode ser difícil escolher uma. Aqui está uma lista de critérios a serem considerados ao comprar um difusor de aroma.

Use

O uso pode variar. Existem diferentes tipos de difusores de aroma que podem ser usados para aromaterapia, cuidados com a pele, umidificação de ambientes, purificação do ar ou decoração de casas

  • Aromaterapia: Aromaterapia é um tratamento que utiliza óleos essenciais com o propósito de melhorar a saúde mental e física de uma pessoa. Como você faz isso? Os óleos essenciais emitem um cheiro que, quando inalados, envia sinais químicos para o cérebro gerando um efeito sobre nossas emoções e nosso humor.
  • Tratamentos de pele: É usado em centros de beleza para combater infecções dermatológicas (eczema, psoríase, acne ou processos cicatriciais). Ele usa óleos essenciais, que têm propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais.
  • Umidificar o ambiente: Alguns difusores de aroma requerem água para uso. O propósito do uso da água é fornecer umidade ao meio ambiente, o que é benéfico para a saúde e vida de suas plantas, especialmente em climas frios.
  • Purificar o ar: Alguns difusores de cheiro liberam íons negativos que removem partículas de 0,01 mícron (fumaça de cigarro, poluentes, bactérias, poeira fina e alguns vírus) que purificam o ar.

Capacidade

Neste critério, nos referimos à quantidade de líquido que o difusor pode conter. Isso dependerá do tipo de difusor de aroma que você quiser e do uso que ele terá. Difusores que são baseados em óleos essenciais, por exemplo, têm uma capacidade máxima de 500 ml. Enquanto aqueles que usam água como base têm uma capacidade de armazenamento maior.

Difusores de aroma que usam água como base podem ter uma capacidade de tanque de até 4 litros ou mais. Isso os torna perfeitos para salas maiores e mais espaçosas. Além disso, eles servem para umidificar o ambiente, sendo necessários em locais onde o clima tende a ser seco ou frio.

Tamanho

O tamanho do difusor de aroma dependerá do local onde você quer usá-lo, pois quanto maior ou maior o local, você precisará de um difusor grande, pequeno ou médio.

Por sua vez, você deve saber se você quer que ele seja à base de água ou à base de óleo essencial, pois isso tende a influenciar seu tamanho.

difuso de aroma

Os difusores de aroma humidificadores usam água para aumentar os níveis de umidade na sala (Fonte: Sundermeier: 4078729/ unsplash)

Design

Há muitos designs de difusores de aroma. Alguns deles são projetados para os quartos das crianças, outros são mais modernos, minimalistas, abstratos, rústicos e/ouecológicos.

Para os quartos das crianças é muito comum encontrar difusores de aroma na forma de animais ou desenhos animados, já que isso os torna mais divertidos para eles. Em salas como banheiros, salas de jantar, salas de estar, você pode encontrar designs decorativos, minimalistas, rústicos e para aqueles que desejam ser ecologicamente corretos há designs de bambu e vidro.

O design dependerá muito da estética de sua casa, em qual sala você a usará ou se você quiser contribuir para a melhoria do meio ambiente comprando produtos que não tenham um grande impacto no ecossistema.

Funções adicionais

Muitos dos difusores no mercado são elétricos. Esta característica significa que eles podem ter funções adicionais como luzes LED, luz noturna, modo silencioso, conectividade wifi ou bluetooth, tornando-os mais atraentes e fáceis de usar.

Se você quiser ter um difusor de aroma que se desliga após um certo tempo, a função de temporizador que alguns difusores têm cumpre esta tarefa. Além disso, se você gosta de colocar o ambiente em seu quarto com mais do que apenas um aroma rico, a função de luz LED ou luz noturna que alguns difusores têm seria perfeita para você.

René-Maurice Gattefosé, um químico francês, foi a primeira pessoa a usar o termo aromaterapia após um incidente químico em seu laboratório com óleo essencial de lavanda, o que o levou a pesquisar o efeito de diferentes óleos essenciais sobre a saúde em 1928.

Performance

Quando nos referimos à performance, nós nos concentramos em quanto tempo um difusor de cheiro pode estar ativo, quanto ele pode ser armazenado e se as funções adicionais são fáceis de usar.

Na grande maioria dos casos, os difusores de cheiro têm uma boa performance. No entanto, se você quiser obter o máximo destes dispositivos, este critério deve ser levado em conta de forma ideal

  • Tempo de operação: Pode durar um mínimo de 10 minutos (difusores pequenos), até aproximadamente 36 horas (difusores grandes).
  • Armazenamento: Eles podem armazenar de 100 ml (difusores pequenos) a mais de 1 litro (difusores grandes).
  • Gama: Difusores pequenos não têm uma grande variedade e são recomendados para carros, banheiros ou guarda-roupas. Difusores médios ou grandes têm um alcance mais longo em salas grandes.
  • Funções adicionais: Algumas devem ser ativadas manualmente. Outros difusores usam controles remotos ou de dispositivos inteligentes (celular, tablet, Alexa, Google Home), onde as funções disponíveis são indicadas.

Resumo

Difusores de cheiro são dispositivos que ajudam você a manter sua casa perfumada por horas. Alguns fornecem umidade ao meio ambiente, o que é benéfico para a saúde da pele. Outros purificam o ar, melhorando a qualidade do ar que você respira. E alguns têm luzes que acrescentam calor e ambiente à sala.

Há vários tipos de difusores de aromas para escolher. Dependendo do seu estilo de vida, alguns lhe servirão melhor do que outros. Um exemplo claro é o difusor de aroma artesanal, que é preferido por aqueles que querem reduzir o consumo de energia em suas casas, mas ainda assim mantê-lo perfumado. Além disso, os efeitos dos óleos essenciais ajudam a melhorar nossa saúde física e mental.

(Fonte de imagem em destaque: Buitenwerf: PZetKhjUMqE/ unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas