Ultima atualização: 6 de outubro de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

27Horas investidas

14Estudos avaliados

89Comentários coletados

Você está frequentemente na estrada de carro e já esteve na situação de um acidente no qual a questão da culpa não pôde ser esclarecida devido à falta de provas? Você gostaria de estar equipado com provas que sejam totalmente admissíveis no tribunal no caso de um futuro acidente de carro? Então você deve dar uma olhada mais de perto na compra de uma câmara de controle.

Nós resumimos os dispositivos mais recentes e da mais alta qualidade em nosso teste de painel de instrumentos 2021, porque queremos ajudá-lo a decidir se deseja comprar um painel de instrumentos com uma bateria, GPS ou um detector de radar.

Naturalmente, você também encontrará outras dicas e truques relativos à instalação, proteção do estacionamento e capacidade de armazenamento.




O mais importante

  • Uma câmera é uma pequena câmera para seu carro que você pode usar para esclarecer questões de culpa em infrações de trânsito.
  • O uso de gravações para esclarecer um acidente é totalmente admissível como prova em tribunal.
  • A função mais importante de um painel é a função de loop, que sempre sobrescreve gravações mais antigas quando a memória está cheia.

Dashcam: As melhores bem quentes

Guia: Perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de comprar uma dashcam

Para quem é adequada uma dashcam?

Se você costuma dirigir seu carro no seu tempo livre ou no trabalho, vale definitivamente a pena considerar a instalação de uma câmara de controle. Quanto mais você dirige, maior a probabilidade de você estar envolvido em um acidente.

Mas quem é realmente o culpado pelo acidente? Quem tomou o direito de passagem por você? Perguntas como estas podem ser respondidas muito facilmente com um painel de controle. O termo dashcam é composto pelas palavras "painel de instrumentos" e "câmera". Isto é montado no carro e filma o tráfego automaticamente.

Se alguma vez ocorrer um acidente, um painel de controle pode ajudá-lo a esclarecer o caso. (Fonte de imagem: unsplash.com / Matthew T Rader)

Ao contrário das câmeras convencionais ou smartphones, uma câmera é montada apenas uma vez no veículo e liga e desliga com a ignição. Se o espaço de memória ficar cheio, a gravação mais antiga é simplesmente sobregravada.

Se alguma vez ocorrer um acidente, o painel de controle tem a garantia de que foi gravado.

Mas dashcams não são populares apenas para carros, mas também para ciclistas e motociclistas.

É permitido legalmente um painel de controle?

Na Alemanha, um tribunal permitiu a gravação de dashcams. Isto significa que é permitido como prova sem restrições no caso de um julgamento.

No entanto, é claramente apontado que a constante, gravação sem razões concretas viola a lei de proteção de dados. Entretanto, as gravações são permitidas principalmente para os próprios interesses de cada um. Assim, você geralmente também viola as diretrizes de proteção de dados se você quiser relatar os erros de outros.

Na Áustria, os requisitos são um pouco mais rigorosos. Os particulares que publicam as gravações de seus dashcams são passíveis de processo judicial. Por exemplo, se você publicar dados pessoais como o número da placa de carro, você tem que esperar uma multa.

Como funciona um dashcam?

Normalmente, um painel é preso ao pára-brisa com uma ventosa ou preso ao painel de instrumentos. A energia é fornecida através do acendedor de cigarros.

As dashcam geralmente têm uma vida útil muito curta da bateria, que é de cerca de uma hora.

A maioria das câmeras de vídeo tem resolução Full HD ou 4K. Mas o que é mais importante para a qualidade da gravação não é apenas a resolução, mas também a tecnologia da câmera.

Os vídeos são então armazenados em cartões SD. A capacidade desses cartões de memória é muitas vezes de cerca de 32 gigabytes.

A função de loop permite que os dados sejam salvos uma e outra vez. Isto significa que as gravações mais antigas são simplesmente sobrescritas.

Quais funções devem ter um painel de controle?

Provavelmente a função mais importante de um painel de controle é a função de loop já descrita. Aqui, as gravações são salvas em um loop infinito, onde as gravações antigas são sobrescritas.

Especialmente em lugares onde há muito tráfego, o painel é um companheiro prático graças às suas várias funções. (Fonte da imagem: pixabay.com / StockSnap)

Além disso, uma câmara de traço deve ter um sensor de aceleração que possa registrar freadas ou impactos pesados e então armazenar permanentemente o vídeo. A maioria dos dispositivos atualmente no mercado já tem essa função.

A câmera também deve ter pelo menos resolução Full HD, ou seja, 1920x1080 pixels, para que os detalhes gravados sejam claramente visíveis.

Dependendo do modelo, há sempre funções adicionais integradas no painel de controle. Você também pode escolher modelos com um sistema de aviso de saída de pista, controle de voz ou controle de velocidade.

Quais alternativas existem para um dashcam?

Há muito poucas alternativas ao painel de controle no setor de câmeras automotivas. Outra opção é a câmera Panta Pocket. Isto é muito pequeno e, portanto, também compacto e também salva suas gravações em Full HD. A câmera não é apenas adequada para registrar acidentes, mas também para tirar fotos do jardim ou de esportes.

As luzes infra-vermelhas embutidas da câmera Panta Pocket também permitem a realização de fotos noturnas, e o ângulo elevado da câmera permite a realização de fotos em ângulo muito amplo.

Outra alternativa ao dashcam é uma câmera Gopro. Estes também podem gravar fotos e vídeos. A 170 graus, ele também tem um ângulo de gravação muito alto. Os modelos mais novos também têm um monitor, têm estabilização de vídeo e controle de voz.

Quando duas câmeras GoPro são conectadas juntas, até mesmo gravações 3D são possíveis. Também é à prova d'água a uma profundidade de cerca de 60 metros. Há também uma grande variedade de acessórios aos quais você pode anexar a câmera.

Decisão: Que tipos de dashcams existem e qual é a mais adequada para você?

Existem diferentes tipos de dashcams, que também têm diferentes funções. Em princípio, todas as câmaras de controle têm o mesmo propósito, ou seja, registrar o tráfego e esclarecer a questão da culpa no caso de um incidente.

Se você quiser obter uma dashcam, nós lhe apresentaremos três tipos diferentes de dashcams que você pode escolher

  • Dashcam com bateria
  • Dashcam com GPS
  • Dashcam com detector de radar

Os diferentes tipos de dashcams têm, cada um, suas próprias vantagens e desvantagens. Dependendo de quais funções de dashcam você quer usar, uma câmera diferente é adequada para você. A próxima seção irá ajudá-lo a decidir.

Quais são as características de um painel com bateria e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Você frequentemente tem que baixar um aplicativo em conjunto com um dashcam. A vantagem disso é que você pode controlar convenientemente seu dashcam e seu conteúdo com seu smartphone.

No entanto, há sempre uma resposta negativa a este aspecto por parte dos clientes para os quais o aplicativo não funciona.

Uma vez que as dashcams são enormemente poderosas, elas também precisam de muita energia. Portanto, uma bateria com duração superior a uma hora muitas vezes não é muito realista. Entretanto, se a vida útil da bateria fosse maior, a câmera teria que ser muito grande, devido ao tamanho da bateria.

Vantagens
  • muito compacto
  • sem cabos
  • imagens ao vivo em um aplicativo
Desvantagens
  • muitas vezes muito grande e visível
  • a duração da bateria geralmente baixa

Pequena e discreta geralmente não é viável em combinação com as câmaras de controle sem fio.

Modern dashcams permitem mais de 2,5 horas de duração da bateria, mesmo quando a função de loop está desativada. As câmeras também podem ser conectadas ao acendedor de cigarros nas garagens sem qualquer problema.

O que distingue um painel de controle com um GPS e quais são suas vantagens e desvantagens?

Outra ferramenta prática de um painel de controle é um rastreador GPS. Isto permite que você determine a posição do seu carro. Esta é uma grande vantagem se o seu carro for roubado. Estes são ambos funcionais e estáveis.

A funcionalidade exata do sistema GPS depende do modelo. Por exemplo, eles podem registrar rotas estacionárias e também enviar chamadas de emergência ou exibir a posição exata no navegador.

Vantagens
  • muito compacto
  • prático em caso de roubo
  • muitas funções úteis
Desvantagens
  • muitas vezes colocado de forma conspícua
  • dá interferência

Mas o uso de um rastreador GPS também é frequentemente discutido. Isto porque para que um satélite receba o sinal de um rastreador, ele não deve estar muito escondido no carro e os ladrões experientes podem rapidamente rastreá-lo e destruí-lo, o que é muito fácil com um painel de controle.

Além disso, os ladrões de carros inteligentes também podem interromper o sinal com um bloqueador, o que pode tornar esta função supérflua.

O que distingue um painel de controle com um detector de radar e quais são suas vantagens e desvantagens?

Como o nome sugere, os detectores de radar são dispositivos projetados para proteger os motoristas contra armadilhas de velocidade. No entanto, eles não protegem logicamente contra medições a laser ou gravações de vídeo.

Dashcams com um detector de radar são particularmente populares entre as pessoas que precisam de uma carteira de motorista para seu emprego, assim como entre os motoristas de caminhão ou táxi. Uma característica prática aqui é que o detector de radar no painel de instrumentos pode ser montado muito facilmente no pára-brisa usando uma ventosa.

Vantagens
  • montagem prática
  • pode evitar excesso de velocidade
Desvantagens
  • ilegal
  • multas
  • não protege contra medições a laser

Mas só por causa da situação legal, não é recomendado um dashcam com um detector de radar na Alemanha, pois eles são ilegais. Se você tiver um detector de radar ativado em sua posse durante uma verificação, você pode esperar uma multa de pelo menos 75 euros.

Critérios de compra: Estes são os fatores que você pode usar para comparar e avaliar dashcams

Nesta seção nós queremos mostrar quais aspectos e funções você pode usar para decidir entre o grande número de diferentes dashcams.

Os critérios importantes para a compra de um dashcam são:

  • Qualidade da imagem
  • Projeto
  • Gravação
  • Proteção de estacionamentos
  • Capacidade de armazenamento

No próximo parágrafo vamos explicar os critérios individuais com mais detalhes.

Qualidade de imagem

Quando se trata da qualidade de imagem de uma câmara de traço, outros fatores desempenham um papel importante além da resolução. Por exemplo, quão sensível à luz o sensor ou a lente são.

É importante que sua câmara de controle tenha pelo menos resolução Full HD (1080p). Porque muitas vezes existem modelos mais baratos com apenas 720p, nos quais nem pessoas nem placas de matrícula podem ser reconhecidas.

Mas o ângulo de visão também é crucial para a qualidade da imagem. O FOV (Field of View) determina o que pode ser visto nas fotos. Com um baixo valor de FOV, somente o que está acontecendo na frente do carro pode ser visto, enquanto câmeras com um FOV alto têm um ângulo mais amplo e registram o que está acontecendo à esquerda e à direita do carro.

A câmera deve ter tanto uma boa resolução quanto um ângulo de visão que tenha uma largura adequada. (Fonte da imagem: pixabay.com / sbl0323)

Então você pode considerar um ângulo de visão de 130 graus como sendo muito baixo. Nós recomendaríamos um ângulo de visão de 150 graus.

Se você quer gravar à noite, você também precisa de visão noturna. Portanto, as câmeras de traço suportam tanto WDR (ampla faixa dinâmica) quanto HDR (alta faixa dinâmica), o que melhora a qualidade da imagem em condições difíceis de iluminação. O WDR trabalha aqui com curvas de valor de tom, enquanto o HDR grava e combina vários tempos de exposição.

Design

Há muitos projetos diferentes de painéis, especialmente em termos de tamanho e ótica. O critério mais importante aqui é se existe uma tela e se o dispositivo é pequeno o suficiente para não perturbar o motorista.

Os modelos com tela têm a vantagem de poderem ser configurados sem um smartphone, mas são maiores.

Outro ponto que também se enquadra no projeto é o tipo de montagem. Enquanto existem modelos que são colados diretamente no pára-brisa, a ventosa é geralmente preferida porque a câmera pode ser facilmente removida novamente. Isto pode vir a ser útil quando você viaja.

Gravação

Um critério decisivo para a gravação é a função de loop da câmera. Se sua câmera não tem esta função, é uma violação dos regulamentos de proteção de dados.

Neste processo, a câmera salva as gravações de vídeo e quando todo o espaço de memória está cheio, as gravações antigas são sobrescritas.

Outra característica importante de um painel de controle é o sensor de movimento, que monitora constantemente os níveis de aceleração. Se houver qualquer frenagem de emergência ou colisão, isto é registrado pelo sensor e o clipe de vídeo é salvo em uma pasta externa onde não pode ser sobregravado.

Algumas câmeras de controle também têm uma função de detecção de movimento, onde a câmera detecta o movimento e então inicia automaticamente a gravação. Aqui você não tem que ligar a câmera manualmente e a câmera também pode gravar ofensas de estacionamento muito leves.

Também há câmeras de controle que gravam a frente e a retaguarda, o que pode ser muito útil em muitas situações. Aqui, no entanto, os custos de compra são muito mais altos.

Proteção de estacionamento

Outra vantagem prática que algumas câmeras de controle oferecem é a proteção ao estacionar. Aqui, a câmera liga automaticamente se alguém tentar invadir o carro ou danificar o veículo de alguma outra forma.

Neste modo, a câmera imediatamente tira um instantâneo e o salva. Não importa o quanto alguém danifique seu carro

Capacidade de armazenamento

Alguns modelos de dashcam têm memória interna, enquanto a maioria usa cartões de memória para que seus modelos gravem. Na maioria dos casos, os cartões de memória devem ser comprados separadamente.

Aqui você deve certificar-se de comprar um cartão de memória com espaço de armazenamento suficiente. A melhor opção é uma transferência automática para um cartão de memória micro. Estes geralmente têm uma capacidade de armazenamento de mais de 32 GB.

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas