Ultima atualização: 3 de agosto de 2021

Como escolhemos

27Produtos analisados

17Horas investidas

5Estudos avaliados

65Comentários coletados

Nos últimos anos, a indústria de videogames cresceu consideravelmente e cada vez mais pessoas estão usando computadores para jogar jogos. Embora os controladores sejam frequentemente associados a consoles de jogos, os controladores de PC são uma ótima opção, dependendo do tipo de videogame que você estiver jogando. Por exemplo, gêneros como esportes, simuladores, lutas ou plataformas, tendem a ter melhor jogabilidade usando tais controles.

Além disso, jogar com um controlador de PC lhe dá a possibilidade de ficar confortável e aproveitar o momento onde você quiser sem ter que sentar na frente do computador. Se você quer desfrutar dos videogames no seu melhor, continue lendo este artigo. Aqui, você encontrará as chaves para descobrir qual controlador de computador é o mais adequado para você.




Mais importante

  • Um controlador de PC permite que você jogue de uma maneira mais confortável e ergonômica, sem ter que se preocupar em jogar sentado na frente do computador.
  • Você pode optar por um controlador sem fio ou com fio. O primeiro lhe dá mais liberdade de movimento, enquanto um controlador com fio garante que você não ficará sem bateria no meio de um jogo.
  • Alguns controladores de PC também são compatíveis com consoles de jogos. Eles também oferecem recursos multimídia extras que melhoram a experiência do jogo.

Controladores de PC: nossas recomendações

Guia de compra: O que você precisa saber sobre controladores de PC

Muitos usuários de PC jogam com teclado e mouse, enquanto outros optam por usar um controlador. Nesta seção, explicaremos as vantagens de um controlador de PC e responderemos a quaisquer perguntas que você possa ter. Vamos esclarecer que tipos de modelos existem e dar-lhe as melhores informações sobre eles.

mando para ps

Os controladores de PC são cada vez mais utilizados pelos amantes de videojogos (Fonte: Igor Karimov: fXmmSz5KkO8/ unsplash)

Para que serve um controlador de PC e que vantagens oferece?

Um controlador de PC é geralmente o controlador ideal para garantir uma excelente experiência de jogo. Em suas versões sem fio ou com fio, geralmente consiste de dois bastões , uma cruz, quatro botões principais, quatro gatilhos e outros botões secundários.

Para certos gêneros de videogames, muitas vezes é mais confortável usar um controlador, devido à sua ergonomia e conforto. Os jogos de plataforma, luta e simulação se beneficiam mais de serem jogados com controladores ou joysticks. O valor agregado destes são seus bastões, que permitem maior liberdade de movimento.

Além disso, o uso de um controlador de PC torna possível ter suas mãos em uma posição mais relaxada, sem ter que sentar em uma cadeira em frente à mesa do computador. Aqui estão algumas vantagens e desvantagens de usar um controlador de PC:

Vantagens
  • Melhor ergonomia
  • Mais liberdade de movimento
  • Mais conforto
  • Funções multimídia como vibração
Desvantagens
  • Menos precisão ao apontar
  • Número limitado de botões
  • Controle mais pobre em alguns gêneros

Que tipos de controladores de PC existem?

Diferentes classificações podem ser feitas ao se referir aos tipos de controladores de PC, seja de acordo com o layout dos botões ou com o formato do controlador. Entretanto, esta categorização continua sendo uma simples divisão de preferências entre jogadores que preferem o bastão no topo ou no fundo, e outros que optam por um controlador clássico e específico para desfrutar dos jogos dos antigos consoles de jogo.

O seguinte é uma comparação entre controladores sem fio e com fio, já que esta é a principal característica ou critério ao escolher um controlador:

Sem fio Com fio
Conforto Mais liberdade de movimento A mobilidade depende do cabo
Bateria Necessita de recarga Não é necessária bateria
Preço Preço mais alto Preço mais baixo
Entrada retardada Pode ter breve entrada retardada Não
Cabo quebrado Se o cabo quebrar você pode substituí-lo Se o cabo quebrar não funciona mais

Quais são as alternativas para um controlador de PC?

A principal alternativa para um controlador de PC é obviamente a combinação de teclado e mouse. Mas se você está procurando outras opções, você deve saber que existem diferentes maneiras de usar seu computador. Por exemplo, você pode conectar um controlador de console de jogos a ele - a compatibilidade permite - embora isso seja muitas vezes um pouco mais confuso para dominar do que um joystick de PC.

Alternativamente, você pode usar seu telefone celular como controlador de PC, aproveitando a tela sensível ao toque através de uma conexão bluetooth. Para muitos videogames, especialmente jogos de luta e simulação, um joystick de arcada ou volante pode ser uma ótima alternativa para jogar no computador.

Teclado e mouse Controlador de console de jogos Celular Joystick para simulador de vôo
Vantagens Objetivo mais preciso Compatível com consoles de jogos Todos têm um Melhor experiência em jogos de vôo
Desvantagens Você é forçado a jogar em uma mesa ao lado do PC Pode ter problemas de compatibilidade no PC Mais desconfortável e menos ergonômico Só confortável para simuladores de vôo

Como usar um controlador de console de jogos no meu PC?

Geralmente, todos os controladores de console de jogos funcionam em PCs, mas nem todos funcionam quando conectados, exigindo os drivers ou controladores necessários. Alguns controladores são caracterizados pelo fato de que eles se configuram automaticamente quando conectados, sendo chamados de"plug and play". Outros modelos, por outro lado, não são reconhecidos instantaneamente quando conectados ao computador.

Qualquer tipo de controlador de console de jogos pode ser configurado para que o sistema operacional o detecte corretamente, evitando qualquer problema a esse respeito. Isto exigirá conectividade bluetooth tanto no PC quanto no joystick.

Como posso usar meu dispositivo móvel como uma alternativa a um controlador de PC?

Existem várias maneiras de tornar seu dispositivo móvel útil em seu PC. Desde transformar seu smartphone em um controle remoto, até usá-lo para jogar jogos como um joystick de PC.

Transformar seu dispositivo móvel em um controle remoto é muito fácil.

Para fazer isso, basta baixar o aplicativo Unifed Remote no seu computador e no seu dispositivo móvel. Desta forma, você poderá usar diferentes opções multimídia em seu PC. Você também pode usar seu dispositivo móvel como controle remoto de PC se você não tiver seu próprio controle remoto. Para fazer isso, baixe o aplicativo Max Remote em seu smartphone e você pode usar a tela touchscreen como um joystick de computador.

mando para computadora

Você pode usar seu dispositivo móvel como controlador de PC (Fonte: Tarn Nguyen: FV4yr-0w1xQ/ unsplash)

Qual controlador eu devo usar para simuladores de vôo?

Para aproveitar a experiência do simulador de vôo, há várias opções. Você pode jogar com um controlador de PC tradicional, mas se você estiver procurando por um jogo de acordo com este tipo de jogo, é aconselhável usar um joystick ou stick específico, o que tornará a experiência de simulação um verdadeiro prazer.

A única desvantagem é que este tipo de joysticks adaptados a gêneros específicos geralmente não são muito funcionais em outros tipos de jogos de vídeo, então eles só são recomendados se você for um verdadeiro fã de simuladores de vôo.

Critérios de compra

Ao comprar um controlador de PC, há vários critérios-chave a serem considerados a fim de fazer uma boa escolha. Nós os compilamos e desenvolvemos, abaixo, para assegurar que sua decisão seja a mais adequada às suas necessidades. Lembre-se que um bom joystick pode fazer sua jogabilidade se sentir única e imbatível.

Sem fio

Um controlador sem fio ou wireless é sinônimo de conveniência. Você não precisa se preocupar com o cabo e você tem mais liberdade de movimento sem se preocupar com obstáculos no caminho.

No entanto, também há desvantagens nesta opção. Primeiro de tudo, você tem que ficar de olho na bateria, seja ela de lítio ou baterias. Para outro, você precisará de uma conexão Bluetooth, tanto no seu computador quanto no joystick.

Bateria

A maioria dos controladores de PC, especialmente os sem fio, são alimentados por baterias de lítio. Entretanto, também existem modelos que utilizam baterias. A primeira opção é a mais recomendada, pois você só precisa carregar o controlador, sem se preocupar em ter que comprar baterias.

Seja qual for a sua escolha, é importante observar a vida útil da bateria. Você também deve observar quantas horas de duração da bateria o controlador oferece, assim como o tempo necessário para recarregá-la completamente. Estes valores são derivados da capacidade da bateria em milliampere horas (mAh). Quanto mais alto o mAh, mais carga elétrica o controlador pode armazenar e, portanto, mais tempo levará para descarregar.

Layout dos botões

Cada controlador de PC pode variar na forma como os botões são dispostos. Por exemplo, alguns modelos têm o bastão esquerdo na parte superior, enquanto outros têm o bastão esquerdo na parte inferior. Não há ninguém melhor ou pior, depende de qual opção é mais confortável para você.

Na verdade, todos os controladores tendem a ter um layout de botões similar, com exceção do stick e da localização de botões adicionais ou secundários.

simulador de vuelo

Um bom joystick de simulação de vôo pode proporcionar uma experiência imersiva (Fonte: ThisisEngineering RAEng: _PdoBI2XhkY/ unsplash)

Design

Design torna-se um fator muito importante a ser considerado. Não se trata mais apenas de estética, mas um design ergonômico e confortável agregará valor à experiência do jogo.

No mercado, você pode encontrar diferentes designs de controladores. Alguns são maiores e outros menores. Em geral, todos os joysticks recomendados por especialistas oferecem uma boa ergonomia. Além disso, existem joysticks de PC com estilo retro ou vintage, que deixam a ergonomia de lado para oferecer uma jogabilidade mais próxima à da época original. Estes joysticks são frequentemente usados para jogos clássicos, embora o conforto não seja a melhor característica.

Compatibilidade

É importante conhecer a compatibilidade do controlador para evitar problemas de configuração. A maioria dos modelos funciona perfeitamente em sistemas operacionais Windows, embora nem todos funcionem em macOS ou outros sistemas menos conhecidos. Muitos desses controladores também podem ser usados sem restrições em alguns consoles de jogos.

O importante é garantir que as informações do produto especifiquem compatibilidade com os sistemas que você precisa.

Funções multimídia

Alguns controladores de PC têm algumas funções multimídia adicionadas que melhoram a experiência do usuário. Você deve ter em mente que nem todos os jogos fazem uso dessas funções, embora valha a pena tê-las para tornar sua jogabilidade única, irrepetível e de acordo com o seu prazer. Entre essas funções estão

  • Luz LED
  • Som
  • Microfone embutido
  • Tela sensível ao toque
  • Vibração
  • Giroscópio
  • Controles alegres

Sumário

Cada vez mais pessoas estão utilizando jogos de PC e os controladores são uma ótima opção para todos os amantes de videogames. Sem fio, com fio, com funções multimídia, retro. Há muitas características que lhe dão a possibilidade de escolher o controlador que melhor se adapta à sua maneira de jogar.

Neste artigo, trouxemos a você os controladores de PC que achamos mais interessantes e respondemos as principais perguntas que os usuários costumam fazer. Se você tiver qualquer outra dúvida ou sugestão, sinta-se à vontade para comentar abaixo.

(Fonte da imagem em destaque: Pawel Kadysz: CuFYW1c97w8/ unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas