uma pessoa segurando um controle remoto preto na mão e apontando para uma televisão
Ultima atualização: 23 de junho de 2021

Como escolhemos

4Produtos analisados

45Horas investidas

13Estudos avaliados

215Comentários coletados

O controle universal é uma maneira inteligente de gerenciar todo o sistema de sua(s) televisão (ões) em um lugar só. Já pensou em se livrar daquele monte de controles que ficam espalhados na sua mesinha de centro?

Além de unir essas funções em um só lugar, essa tecnologia ainda minimiza o famoso problema do pessoal de casa deixar o controle cair no chão. Então, se você busca mais praticidade, não pode deixar de conferir esse guia de compras que preparamos para você.




O mais importante

  • Existem modelos de controle que podem ser utilizados apenas em televisores, enquanto outros se conectam também com aparelhos como DVDs, ar condicionado, eletrodomésticos etc.
  • Modelos de controle remoto feitos com um plástico de qualidade mais resistente, por mais que possam ser um pouco mais caros, possuem uma vida útil maior.
  • O alcance mínimo do sinal deve ser de 8 metros.

Controle universais: Nossa recomendação dos melhores produtos

Além de servir em vários televisores, muitos controles também podem ser apontados para aparelhos de DVD e de som. Confira abaixo algumas de nossas melhores recomendações:

Guia de compra: O que você precisa saber sobre controle universal

Se você está pensando em adquirir um controle universal, veja logo abaixo alguns aspectos que selecionamos e acreditamos que você deve avaliar na hora da compra.

mulher assistindo televisão e comendo pipoca com um controle remoto na mão

(Fonte: JESHOOTS.COM / Unsplash)

Por que comprar um controle universal?

Bom, o primeiro ponto é o mais óbvio: a praticidade.

Os controles universais ajudam a economizar energia.

Você não vai precisar ficar levantando do sofá para pegar o controle que liga a televisão e depois se esquecer que também precisava do controle que liga o ar-condicionado. Isso porque muitos aparelhos do mercado oferecem ambas as funções em um único lugar.

Sem contar que, quanto menos controles pela casa, menores as chances das crianças derrubá-los ou então da sala ficar desorganizada. Ao invés de sempre ficar gastando dinheiro com os aparelhos que caem no chão e quebram, vale a pena investir uma graninha a mais em um controle universal e mantê-lo sempre longe do alcance das crianças.

Um outro benefício é que esses aparelhos ajudam a economizar energia, já que com apenas um clique, você pode desligar os televisores que estão ligados sem necessidade naquele momento.

Existem modelos ainda mais sofisticados que possuem o recurso do touchscreen, o que significa que eles contam com uma tela LCD que possibilita que a ferramenta controle aparelhos eletrônicos mais modernos a partir de sinais e de simples toques na tela.

Como fazer um controle universal funcionar na TV?

Como os controles universais podem ser bem diferentes um do outro de acordo com cada fabricante, é ideal que você esteja com o manual do fabricante em mãos. Na embalagem do produto, por exemplo, deve estar explicitado em quais dispositivos o controle pode se conectar e de que forma fazer isso.

Mas de forma geral, a configuração costuma ser feita pelo botão setup do controle remoto que irá abrir um menu com as opções oferecidas pela televisão. Geralmente a TV também vai pedir que o usuário programe um código do aparelho, que pode ser encontrado no site do fabricante ou na própria televisão, no controle remoto.

Todos os controles universais funcionam para todos os aparelhos?

Não, existem controles universais que funcionam para televisores de uma mesma marca. Alguns ainda fazem uma mescla da marca X e da Y, podendo ser utilizados em qualquer modelo de TV, mas desde que sejam daquelas determinadas marcas.

Ao mesmo tempo, também há aqueles que podem ser utilizados em diversos tipos de dispositivos, de variadas marcas, como por exemplo, aparelhos de sons, DVDs, ar-condicionado e, claro, televisores.

Os preços vão variar de acordo com os ambientes em que eles abrangem, portanto, é importante ficar atento a esses detalhes antes de finalizar sua compra.

controle remoto apontado para uma televisão

(Fonte: Jonas Leupe / Unsplash)

Quero um aparelho que controle outros equipamentos além da minha televisão. O que posso fazer?

Bom, nesse caso você vai precisar investir um pouco mais do seu dinheiro. São justamente os modelos mais caros que conseguem controlar eletrodomésticos, computadores, notebooks e outros aparelhos já citados neste artigo. Os preços se tornam mais caros porque esses equipamentos precisam de tecnologia de ponta para funcionarem.

Mas antes de pensar em comprar um modelo que abranja outros dispositivos, é importante verificar a compatibilidade dos aparelhos que você já tem em casa, especialmente se eles forem mais antigos. Veremos mais sobre isso na próxima seção do nosso artigo.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de controles universais

Se você ainda tem dúvidas sobre o controle universal, essa seção vai te ajudar a entender alguns pontos importantes antes de fechar sua compra.

Alcance do sinal

Apesar da distância poder variar de acordo com o dispositivo, de forma geral, é indicado que você adquira um controle que funcione, no mínimo, a 8 metros de alcance do seu televisor.

Agora, se caso o controle universal que você adquirir comande outros aparelhos eletrônicos também, aí o alcance deve ser de pelo menos 20 metros para que a função do dispositivo seja cumprida corretamente.

O indicado é que o controle remoto funcione, no mínimo, a 8 metros de distância do seu televisor

Compatibilidade

Como falamos anteriormente, antes de tudo é necessário que você verifique a compatibilidade dos seus dispositivos. Essas informações devem estar sempre no site do anunciante do controle universal que você deseja adquirir. Lá você poderá conferir quais modelos e aparelhos são suportados pelo equipamento.

Além de verificar os tipos de aparelhos compatíveis, também é necessário observar com quais fabricantes o controle se conecta. Muitos modelos funcionam para aparelhos de apenas uma determinada marca e não conferir isso antes de comprar o controle pode resultar em um gasto de dinheiro sem necessidade.

Algumas descrições dos controles também oferecem outras informações relacionadas aos tipos de tecnologia compatíveis, como por exemplo, se eles suportam TVs em LED, LCD, plasma, smart TV, entre outros.

Design

Apesar deste critério ser mais pessoal, é interessante perceber que alguns designs são mais simples e fáceis de usar, enquanto outros oferecem uma ergonomia melhor e outros ainda possuem posicionamento de botões que facilitam para quem tem dificuldade na visão, por exemplo.

Tudo isso deve ser pensado porque a ideia dessa compra é trazer mais leveza e praticidade à sua vida.

botões de um controle remoto em alto relevo

(Fonte: Immo Wegmann / Unsplash)

Bateria

Uma dica importante é que você verifique se o sistema de alimentação do controle funciona a base de bateria ou de pilha e se ele já vem com elas cargas incluídas ou não.

Além disso, também é importante observar o quanto a bateria custa, pois a longo prazo isso pode acabar se tornando uma despesa desnecessária. Sem contar que dependendo da bateria, nem sempre ela é encontrada com facilidade no mercado.

Agora se o controle for movido a pilhas, observe a quantidade de pilhas necessárias para o seu funcionamento. Às vezes, um equipamento que precisa de quatro pilhas para funcionar pode ter as mesmas funções que um controle que precisa de duas pilhas. E, se possível, ainda dê preferência para pilhas recarregáveis.

Material de fabricação

Atualmente, a maioria dos modelos de controle remoto universal é feita de plástico. Porém, a qualidade desses plásticos varia. Apesar do preço também variar de acordo com o material, se você tem filhos pequenos ou animais de estimação em casa, vale a pena investir um pouco a mais em um material resistente que garantirá uma vida mais longa ao produto.

Os botões também podem ter um acabamento mais suave ou mais firme, dependendo do modelo. Geralmente os que possuem uma borracha mais rígida tendem a se desgastar menos com o tempo.

Resumo

Como você viu, os controles universais podem trazer mais tempo e menos dor de cabeça para a sua vida. Você não vai precisar se preocupar mais com todos aqueles aparelhos jogados pela casa e ainda vai poder economizar energia dependendo do modelo que você adquirir.

Investir um dinheirinho a mais em um controle remoto que vá te oferecer mais funções e um melhor desempenho, será uma boa ideia pensando a médio prazo e no conforto de toda a sua família.

Esperamos ter facilitado o seu processo de compra. Se você gostou deste guia, deixe um comentário e compartilhe nas redes sociais!

(Fonte da imagem destaque: Glenn Carstens-Peters / Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas