Ultima atualização: 3 de agosto de 2021

Como escolhemos

24Produtos analisados

16Horas investidas

5Estudos avaliados

85Comentários coletados

Ao longo dos anos, o equipamento tecnológico tem migrado para outros métodos de transmissão de dados. Assim como protocolos de entrada e saída, dependendo de seu uso profissional, é claro. No entanto, muitas pessoas ainda têm equipamentos mais antigos que ainda permitem estes tipos de entradas físicas.

Este artigo lhe falará sobre os melhores conectores RCA, caso algum de seus dispositivos eletrônicos ainda os tenha.




As coisas mais importantes a saber

  • Alguns dispositivos eletrônicos, tais como televisores, DVD players e rádios, ainda têm saídas do tipo RCA.
  • Existem cabos cuja característica é baseada em seu uso: para vídeo ou áudio. Portanto, sua classificação por cor.
  • O material de que eles são feitos influenciará diretamente na qualidade da produção.

Conector RCA: nossas recomendações

Guia de compras: O que você precisa saber sobre os conectores RCA

Você já conhece os melhores produtos do mercado. Agora, você também deve saber sobre seus usos e diferenças. Embora seja um conector universal, seus usos diferem. Portanto, eles são diferenciados por cores em seus terminais.

camara de video

O nome RCA vem da empresa americana de tecnologia. (Fonte: Dickens: z_thXGwdGtI/ unsplash.com)

O que é um conector RCA?

O conector RCA, também conhecido como o conector Cinch, é um plugue comumente usado para fins audiovisuais. O seu nome vem de seus criadores, a empresa americana Radio Corporation of America. Seus usos cobrem vários dispositivos tecnológicos, tais como DVD's, blu-ray, televisores, alto-falantes e rádios, entre outros.

Com o tempo, sistemas de conexão mais modernos têm sido incorporados, tais como HDMI. No entanto, ele ainda é um conector universal. É por isso que alguns equipamentos ainda têm esse tipo de saída.

Como funcionam os cabos RCA?

Os cabos RCA vêm com terminais coloridos. Assim você sabe para onde cada conector deve ir e qual é o melhor para sua função.

Áudio

  • Esquerda: Cor branca ou preta
  • Direita: Cor vermelha
  • Centro: Cor verde
  • Cercado esquerdo: Cor verde
  • Sorroundà direita: Cor cinza
  • Voltar atrás à esquerda: Cor marrom
  • Cercadura traseiradireita: Cor marrom claro
  • Subwoofer: Cor púrpura ou preto

Áudio digital

  • Protocolo S/PDIF: Cor laranja ou preto

Vídeo analógico

  • Vídeo composto: Amarelo colorido

Vídeo componente

  • Verde - Y: Cor verde
  • Azul - Y: Cor azul
  • Vermelho - Y: Cor vermelha

Vídeo Componente RGB

  • R: Cor vermelha
  • G e sincros: Cor verde
  • B: Azul

Vídeo Componente (RGBS)

  • R: Cor vermelha
  • G: Cor verde
  • B: Azul
  • Composite Sync: Cor branca ou preta

O que é sincronia de imagens?

Como você deve ter notado, há muita conversa sobre sincronia na tabela acima. Sem ficar muito complicado, pode ser descrito como uma varredura realizada pelo aparelho de TV. É ser capaz de combinar os valores da fonte de vídeo original e da tela da TV. Sem a sincronização vertical e lateral, sua TV não funcionaria.

Quais são os tipos de conectores e cabos RCA?

Existem vários tipos e classificações de conectores RCA. Aqui está um guia para seus possíveis usos

  • Áudio Analógico: Usado principalmente em equipamentos e dispositivos de música eletrônica. Por exemplo, um rádio, uma mesa giratória dj e alto-falantes de home theatre, entre outros.
  • Digital Audio: Aqui nós encontramos cabos S/PDIF. Eles são usados principalmente para áudio, mas há uma pequena porcentagem que os usa para vídeo (S/PDIF HDMI). S/PDIF é projetado para som profissional, pois ele converte o sinal de pulsos elétricos para o formato binário (1 - 0). Desta forma, ele torna seu som puro, sem interferência.
  • Vídeo Analógico: Para conectar seu DVD à sua TV, você deve conectar três conectores: dois conectores de áudio (L - R) e um conector de vídeo (conector Amarelo). Seus usos são para DVD's, VHS e outros equipamentos eletrônicos ligeiramente mais antigos.
  • Vídeo Componente: Esta variante carrega três conectores RCA. O primeiro transmite a luminosidade e a cor verde. O segundo e o terceiro transmitem as cores vermelho e azul. Eles formam a seqüência RGB, que é a forma como as imagens são transmitidas digitalmente. Sua transmissão de dados é melhor, pois atinge um sinal FullHD, mas sem áudio.
  • Componente Vídeo RGB: Seu comportamento é similar ao anterior, mas dentro do cabo verde também há os sincronismos.
  • Componente Vídeo RGBs: Este, ao contrário do anterior, tem um cabo dedicado para os sincronismos (branco ou preto). Há um total de 4 cabos de imagem.

É uma boa idéia comprar um conversor analógico para digital?

Há duas respostas para esta pergunta e elas dependem das suas necessidades. Não é bom comprar adaptadores, pois o sinal que eles recebem dos conectores RCA não é profissional (em muitos casos). Além disso, eles carregam ruído ou "sujeira" com eles. Portanto, ao comprar um dispositivo conversor, você não garante um aumento na qualidade. A fonte já está com defeito de antemão.

Entretanto, se o que você precisa é praticidade, é aconselhável. Principalmente para adaptar tecnologia antiga aos padrões modernos ou necessidades atuais.

cambes de conexión

Cabo XLR para uso profissional de áudio. (Fonte: wongpear:395711/ pixabay.com)

Quais são as alternativas aos conectores RCA?

Ao longo dos anos, a tecnologia tem avançado. No caso dos conectores RCA, foi decidido optar por soluções mais práticas e eficientes. No entanto, há alguns equipamentos que retêm essas conexões. Dependendo do seu uso, você pode encontrar diferentes opções, como por exemplo

  • Vídeo: HDMI (áudio e vídeo), VGA.
  • Áudio: XLR, TRS (som profissional), TS (cabo desequilibrado, uso não-profissional).
  • Áudio digital: USB, S/PDIF, MIDI, Óptico.

Critérios de compra

Seu uso é principalmente em áudio ou vídeo. Entretanto, há outros detalhes que serão bons a serem levados em conta para garantir seu investimento. Confira os detalhes que nós temos para você.

Uso

Como já mencionado, seus usos são destinados a áudio e vídeo. Entretanto, você precisa saber para que você os quer: eles são para uso profissional ou não?

Uso Descrição
Áudio Profissional Há alguns dispositivos que ainda têm esses conectores, mas seu uso é muito limitado. Se você precisar da melhor qualidade de áudio, sem ruído ou interferência extra, sua solução será um cabo equilibrado (TRS - XLR).
Áudio Não Profissional Se você tiver alto-falantes, vídeo ou dispositivos de gravação e seu uso for doméstico ou pouco exigente, você pode comprar os conectores RCA convencionais.
Vídeo Na área de vídeo é incomum ver conectores RCA compostos, já que o uso de HDMI é difundido e traz com ele maiores benefícios. Mas também é verdade que vários dispositivos eletrônicos ainda têm entradas RCA, principalmente para oferecer mais opções de conectividade para os usuários.

Materiais

A qualidade também depende de fatores de fabricação. Portanto, é bom comprar cabos grossos que isolam melhor o som e não permitem interferência extra.

Quanto aos conectores RCA, é preferível comprá-los se eles forem robustos no projeto e tiverem molas para segurar bem o cabo. Isto significa que eles não se quebrarão ou se dobrarão devido ao uso ou ao espaço físico onde eles estão localizados. Outro critério a ter em mente é que eles têm um revestimento de ouro. Embora sua condutividade elétrica seja pobre, ela não oxida, ao contrário da prata ou do cobre.

Qualidade

O preço é freqüentemente priorizado em relação a outros fatores. Entretanto, comprar um bem com uma etiqueta de preço um pouco mais alto será muito melhor. Seus componentes internos serão de melhor qualidade. Isto é transferido para um aumento na qualidade sonora e visual.

No exterior, seus designs são robustos e oferecem maior resistência ao uso freqüente. Outros modelos possuem materiais de isolamento e malha interna que cobrem o próprio cabo condutivo. O conector em particular é feito de metal com algum revestimento de um metal condutor de eletricidade.

cables de rca

Cabos RCA para áudio estéreo HiFi. Eles não parecem apenas bons, eles também suportam o trabalho duro. (Fonte: Bru-nO/ pixabay.com)

Design exterior

Outro ponto a ser abordado é o design exterior. Os fabricantes geralmente projetam dois tipos de revestimento externo. Seja em PVC tecido ou robusto. Não é apenas para estética, mas os fabricantes empregam estes dois tipos de design, dependendo do uso. Também dependendo da delicadeza que lhe é apresentada.

O tecido é mais flexível e suporta atropelamentos ou pressões. Isto se deve à sua capacidade de esticar ou se adaptar ao palco. O PVC tem um design robusto mas, por sua natureza, não é muito flexível. Isto pode causar desconforto. Ambas são opções muito boas. Você só precisa investigar quão gentilmente você vai tratá-los.

Resumo

Os conectores RCA estão presentes em vários dispositivos eletrônicos. Ao longo dos anos, novos conectores foram encontrados, mas ainda podemos encontrar fabricantes que estão comprometidos com seu uso doméstico.

Não há nenhum conector vencedor sobre todos. Você só tem que encontrar aquele que melhor se adapta ao seu uso e equipamento.

E você, você já decidiu comprar algum dos produtos da lista? Deixe-nos saber se este artigo esclareceu suas dúvidas. Informe-nos também qual conector RCA você decidiu comprar.

(Fonte da imagem em destaque: Tamara Bellis: UfETna4IUuuY/ unsplash.com)

Referências (4)

1. Gallardo M. Posproducción Digital [Internet]. Bubok; 2011 [citado 5 mar 2021].
Fonte

2. Cassidy K. Connectors: a primer: HDMI, component, composite. RCA, BNC, XLR. What do they all mean, and which ones do I need? Here's a primer on connector types and what differentiates them [Internet]. Videomaker; 2010 [citado 5 mar 2021].
Fonte

3. Pell R. RCA = Really Cringeful Audio [Internet]. Electronic engineering times; 2010 [citado 5 mar 2021].
Fonte

4. Lide D. CRC handbook of chemistry and physics, 2000-2001. 85th ed. Boca Raton: CRC Press; 2000 [citado 5 mar 2021].
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Libro tecnológico
Gallardo M. Posproducción Digital [Internet]. Bubok; 2011 [citado 5 mar 2021].
Ir para a fonte
Artículo Web
Cassidy K. Connectors: a primer: HDMI, component, composite. RCA, BNC, XLR. What do they all mean, and which ones do I need? Here's a primer on connector types and what differentiates them [Internet]. Videomaker; 2010 [citado 5 mar 2021].
Ir para a fonte
Artículo web de Electronic Engineering Times
Pell R. RCA = Really Cringeful Audio [Internet]. Electronic engineering times; 2010 [citado 5 mar 2021].
Ir para a fonte
Libro
Lide D. CRC handbook of chemistry and physics, 2000-2001. 85th ed. Boca Raton: CRC Press; 2000 [citado 5 mar 2021].
Ir para a fonte
Resenhas