Ultima atualização: 21 de outubro de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

19Horas investidas

8Estudos avaliados

71Comentários coletados

Estes são bons tempos para computadores desktop. Embora seu volume de vendas tenha sofrido com o aumento dos laptops, tablets e smartphones, o fato é que há uma variedade crescente de opções. De poderosos PCs de jogos a mini-PCs e até mesmo interessantes All-in-Ones.

Neste contexto, escolher um computador desktop pode ser muito mais fácil ou muito mais difícil, dependendo de como você olha para ele. De qualquer forma, o que não pode ser negado são as vantagens significativas desses computadores, que garantem a você um ótimo desempenho durante vários anos e oferecem uma ótima relação custo-benefício.




O mais importante

  • Hoje, existe uma grande variedade de computadores desktop: HTPCs, PCs para jogos, barebones, All-in-Ones e touch PCs, entre outros.
  • Os principais usos dos computadores desktop são navegar na Internet, jogar videogames, realizar tarefas de escritório e jogar conteúdo multimídia.
  • Antes de escolher um computador, você precisa ser claro sobre para que você vai usá-lo. A partir daí, os principais componentes a serem considerados são o processador, RAM, unidades de armazenamento, placa-mãe e placa gráfica.

Computadores desktop: nossa recomendação dos melhores produtos

Aqui está a seleção de computadores desktop que nós da ZONATECH montamos para você. Nós incluímos uma grande variedade de itens para diferentes tipos de usuários e você pode encontrar desde a opção favorita para usuários online até um computador de alto nível para jogos. Mas todos eles têm uma ótima relação custo-benefício.

Guia de compras: O que você precisa saber sobre desktops

Ao comprar um computador desktop, há uma série de coisas importantes a considerar. Não esqueça que existem modelos diferentes de computadores desktop e nem todos oferecem as mesmas características. Por esta razão, nesta seção pretendemos esclarecer as principais dúvidas que podem surgir durante o processo de compra.

Mujer frente a monitor

São geralmente computadores muito mais poderosos.
(Fonte: Polc: 82724493/ 123rf.com)

O que são exatamente computadores desktop?

Computadores desktop são computadores projetados para serem usados em um local fixo, como uma mesa, uma mesa ou um móvel. Embora estejam frequentemente associados a grandes torres, a verdade é que nos últimos anos houve uma grande evolução em seu design, com computadores sendo desenvolvidos com dimensões muito menores.

Em geral, eles requerem um teclado, um mouse e um monitor para serem conectados à CPU(Unidade Central de Processamento), embora com o desenvolvimento de computadores tácteis e All-in-One, nem sempre é esse o caso. Portanto, o conceito de computador desktop deve ser entendido como uma realidade em constante evolução.

Quais são as vantagens e desvantagens dos computadores desktop?

Os computadores desktop oferecem inúmeras vantagens sobre outros tipos de computadores. Os mais importantes, juntamente com algumas das desvantagens, podem ser encontrados abaixo.

Vantagens
  • Eles tendem a ser muito mais poderosos
  • Há uma grande variedade de modelos e designs
  • Eles são muito versáteis
  • Eles podem ser facilmente atualizados, para que tenham uma vida útil mais longa
  • Eles oferecem uma melhor relação custo-benefício do que os laptops
  • É muito mais confortável trabalhar com um monitor e um teclado maiores
Desvantagens
  • Não podem ser transportados tão facilmente como um laptop
  • Eles requerem um monitor, teclado e mouse

Para quem você deve comprar um computador desktop?

Desktops são ideais para uso doméstico, comercial e de escritório. Eles são a plataforma perfeita para muitos jogadores, bem como uma ótima alternativa para jogar conteúdo multimídia na sala de estar. Na verdade, existem modelos adequados para quase todos os tipos de usuários.

Ordenador

Eles podem ser facilmente atualizados e, portanto, ter uma vida útil mais longa.
(Fonte: Phan: j0JVbct0IBY/ Unsplash.com)

Que tipos de computadores desktop existem?

Hoje em dia, reduzir os diferentes tipos de computadores desktop no mercado pode ser uma tarefa difícil. Uma primeira distinção poderia ser feita entre computadores Apple e outros PCs, que rodam sistemas operacionais baseados no Windows ou alguns dos sistemas operacionais baseados no GNU/Linux.

Outra opção é classificá-los de acordo com seu uso primário.

Nesse caso, pode-se falar sobre HTPCs, computadores de jogos, estações de trabalho ou servidores, entre outros.

Outra possibilidade é diferenciá-los de acordo com seu tamanho ou estrutura. Assim, poderíamos falar sobre torres, meias torres, mini PCs, all-in-ones e até mesmo barebones. Sem esquecer os PCs de toque.

Quais são as principais aplicações dos desktops?

As possíveis aplicações dos desktops são quase ilimitadas. No entanto, aqui estão alguns dos mais comuns. Você provavelmente já conhece muitos deles, mas estamos certos de que você ficará surpreso com alguns deles

  • Jogar videogames: Dependendo do tipo de jogo que você quer jogar, você precisará de equipamentos mais ou menos potentes. Para jogar os últimos lançamentos é aconselhável optar por um poderoso computador de jogo.
  • Centro multimídia ou HTPC: São pequenos computadores com um design cuidadoso, projetados principalmente para reproduzir conteúdo multimídia, embora também possam ser usados para jogar videogames ou para tarefas de produtividade.
  • Produtividade: Isto pode incluir desde as tarefas de escritório mais básicas até aplicações muito mais exigentes, como design gráfico, bem como programação.
  • Servidores: Oferecer serviços e recursos para outros computadores dentro de uma rede. Em princípio, qualquer tipo de computador pode realizar esta função, embora idealmente sejam computadores projetados para trabalhar em rede.

Computadora Mac

Hoje, existe uma grande variedade de computadores desktop: HTPCs, PCs de jogos, barebones, All-in-Ones, touch PCs e muito mais. (Fonte: Levajsics: gCUOkv04kbI/ Unsplash.com)

É melhor comprar um computador desktop já montado ou montar um componente por componente?

Na verdade, não há uma opção que seja melhor do que a outra. Um usuário avançado provavelmente preferirá projetar seu próprio computador escolhendo os componentes que melhor se adaptem às suas necessidades e ao seu orçamento. Por outro lado, um usuário menos experiente provavelmente preferirá optar por um já montado.

Se você optar pela primeira opção, você pode consultar nossos guias abrangentes sobre fontes de alimentação, placas-mãe, processadores, RAM, placas gráficas, discos rígidos e SSDs. Com eles, você pode descobrir sobre a importância de cada componente, sua compatibilidade e muito mais.

Se você tiver alguma dúvida sobre qual opção é melhor para você, você pode consultar este gráfico.

Compre um computador já montado Configure seu próprio computador
Vantagens Você garante que não haja problemas de compatibilidade entre os componentes. Você economiza tempo e ganha em conveniência. Você pode escolher os componentes que melhor se adaptam às suas necessidades. Geralmente é ligeiramente mais barato
Desvantagens Seu preço pode ser maior. Você precisa de conhecimento avançado sobre como montar um computador

Qual computador desktop eu preciso para poder jogar os jogos de hoje em 4K?

Se os videogames são a sua coisa, você provavelmente vai querer poder desfrutar dos últimos lançamentos com uma boa resolução e com uma boa taxa de atualização. Nesse sentido, 4K está se tornando cada vez mais popular e o objetivo deve ser poder jogar jogos atuais pelo menos a 30 FPS (frames por segundo), embora idealmente a 60 FPS.

Naturalmente, em última análise, os requisitos mínimos e recomendados dependerão de cada jogo. Em qualquer caso, como guia, preparamos a seguinte tabela.

Requisitos mínimos para jogos com resoluções de 4K a 30 FPS Requisitos mínimos para jogos com resoluções de 4K a 60 FPS Configuração recomendada para jogos com resoluções de 4K a 60 FPS
Processador Intel Core i7-6700 @ 3. 4 GHz ou AMD Ryzen 5 1600X a 3,6 GHz Intel Core i7-6700K a 4,0 GHz, AMD Ryzen 7 1700X a 3,4 GHz ou superior Intel Core i7-6700K a 4,0 GHz, AMD Ryzen 7 1700X a 3,4 GHz ou superior
RAM Pelo menos 8 GB de RAM. Enquanto alguns jogos podem exigir até 16GB pelo menos 8GB de RAM. Entretanto, alguns títulos podem exigir até 16GB 12GB ou mesmo 16GB de RAM.
Placa gráfica NVIDIA GeForce GTX 1070 (8GB), AMD RX Vega 56 (8GB) ou superior NVIDIA GeForce GTX 1080, Radeon RX Vega 64, RTX 2060 ou superior GTX 1080 TI, RTX 2080, Radeon Vega VII ou superior.

Critérios de compra

Quando chegar a hora de comprar um computador desktop, é importante que você leve em conta uma série de critérios de compra. A fim de tornar o processo de seleção mais fácil para você, nós selecionamos o que consideramos ser o mais importante. Nós fizemos isso para que você tenha um guia de compras completo para ajudá-lo a obter a melhor relação custo-benefício.

O que você vai usar para

A primeira pergunta que você precisa fazer a si mesmo ao comprar um computador é para que você precisa dele, ou para que você o quer. Se você o quer para jogos, então você precisa de um computador poderoso com um bom processador, memória RAM suficiente e uma placa gráfica dedicada. Se você quiser assistir a conteúdo multimídia, uma boa opção é um HTPC.

Por outro lado, se você precisar dele para uma empresa, para gerenciar contas ou qualquer programa de gerenciamento de negócios, você pode optar por um computador com recursos mais básicos. Você pode até estar interessado em um mini PC, dado o seu pequeno tamanho. Em qualquer caso, você não precisa fazer um grande investimento.

Hombre en ordenador de mesa

É muito mais confortável trabalhar com um monitor e teclado maiores.
(Fonte: Shironosov: 105504167/ 123rf.com)

Placa-Mãe

Como no caso da fonte de alimentação, a placa-mãe muitas vezes não recebe a importância que merece. Todos ou quase todos os componentes estão conectados à placa-mãe. Portanto, é essencial que você tenha certeza de que a placa-mãe que você compra é de boa qualidade e que ela lhe permitirá fazer as atualizações que você precisa no futuro.

Processador

Os dois principais fabricantes são Intel e AMD, e o desempenho de seus chips é bastante semelhante. Portanto, o que você deve observar são as características do processador. A primeira coisa a considerar é a arquitetura em que ela se baseia e a geração a que pertence. Além disso, você deve considerar o número de núcleos e sua freqüência de trabalho.

Neste sentido, você deve distinguir entre a freqüência de base e a freqüência do turbo. Este último é o máximo que um ou mais núcleos podem alcançar sob certas condições operacionais. Outro aspecto interessante é se o processador tem tecnologia multithreading. Se assim for, cada núcleo pode lidar com dois processos simultaneamente.

RAM

Atualmente, a RAM não é um componente que torna um computador particularmente caro. No entanto, ela tem uma grande influência no desempenho de um computador, especialmente em jogos e multitarefa. Além disso, ele pode ser facilmente atualizado. Portanto, nosso conselho é ir para um computador com pelo menos 4 GB de RAM.

Se você vai usá-lo para jogar videogames, você não deve considerar menos de 8 GB de RAM. Por outro lado, nem toda a RAM é a mesma. A última versão, e portanto a que oferece o melhor desempenho, é a DDR4 SDRAM. Destes, os modelos mais poderosos podem funcionar em até 4.600 MHz.

Placa gráfica

Se você quiser o computador para tarefas de escritório, navegando e jogando conteúdo multimídia, um computador com uma placa gráfica integrada será suficiente. Por outro lado, se você o quer para tarefas de jogos ou design gráfico, você vai querer optar por um computador com uma placa gráfica dedicada, seja NVIDIA ou AMD.

Se você pode pagar, não há dúvida de que, se você pode pagar, nada melhor que uma placa gráfica de última geração, como a GeForce RTX 2070 ou a Radeon RX 5700.

Para orçamentos mais apertados, uma opção interessante é ir para equipamentos que integram um dos modelos da geração anterior, como a GIGABYTE GeForce GTX 1050 D5 2G.

Hard disk or SSD drive

Não há melhor aposta do que jogá-lo com segurança. Portanto, quando se trata de escolher entre um disco rígido tradicional e um SSD, é melhor optar por uma combinação de ambos. Como você pode ver na tabela abaixo, as SSDs oferecem acesso mais rápido e velocidades de transferência de dados, embora ainda sejam mais caras que os HDDs.

Discos rígidos tradicionais ou HDD Unidades SSD
Forma de armazenamento de informações Em discos mecânicos Em memórias flash.
Tamanhos Podem ser de 2,5" ou 3,5" São 2,5".
Vantagens São muito mais baratos.

Eles podem oferecer grandes capacidades de armazenamento

melhor acesso e velocidades de transferência de dados.

Eles são mais resistentes a choques.

Eles são mais silenciosos.

Eles têm menor consumo de energia.

Desvantagens Suas velocidades de transferência são menores.

Eles são mais sensíveis ao choque

seu preço ainda é significativamente mais alto.

Eles podem ser reescritos um número limitado de vezes.

Resumo

Os desktops de hoje têm pouco a ver com aquelas torres brancas volumosas que invadiram as escrivaninhas da maioria das casas há algumas décadas. Atualmente, eles são muito mais poderosos, com desenhos muito mais elegantes e ousados, mas acima de tudo muito mais variados.

Assim, há uma infinidade de modelos, cada um orientado para um perfil de usuário, mantendo uma das principais características dos computadores pessoais: sua versatilidade. Portanto, antes de comprar um, é essencial que você esteja claro sobre o uso principal ao qual ele será dedicado.

Finalmente, se você acha que este guia foi útil no seu processo de escolha, você pode nos deixar um comentário ou compartilhá-lo através das várias redes sociais.

(Fonte da imagem em destaque: Owens: mQxttWjHFjA/ Unsplash.com )

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas