Imagem de um computador All in One.
Ultima atualização: 23 de julho de 2021

Como escolhemos

9Produtos analisados

15Horas investidas

7Estudos avaliados

95Comentários coletados

O computador All in One é, como o nome sugere, um equipamento completo, pois reúne “tudo em um”, enquanto oferece design minimalista, ideal para quem deseja uma mesa de estudos ou trabalho organizada.

Embora seja parecido com um desktop, o computador All in One reúne CPU, monitor, caixas de som e outros componentes em um equipamento, você só precisa de um teclado e mouse para navegar. Continue a leitura e saiba mais sobre este equipamento.




Primeiro, o mais importante

  • O computador All in One ganhou bastante popularidade no mercado, pois reúne a praticidade de um computador sem cabos e a potência de um processador poderoso.
  • Para não perder o propósito, sugerimos que você utilize o computador All in One com teclado e mouse com conexão Bluetooth. Importante mencionar que alguns modelos possuem painel touchscreen, então você nem precisa dos periféricos.
  • Embora apresente desempenho limitado em comparação a um computador de mesa, o computador All in One possui preço superior ao desktop e notebook, custando entre R$2.500 e R$13.000.

Melhores computadores All in One: nossas recomendações

O computador é utilizado como uma ferramenta de trabalho e estudos e isso não é diferente com um computador All in One. Para ajudá-lo a encontrar um modelo com especificações técnicas e custo-benefício interessantes, preparamos algumas sugestões de compra.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre computador All in One

Embora o design seja um ponto positivo de um computador All in One, para escolher o modelo mais adequado, você deve analisar o conjunto de especificações técnicas do computador. Continue a leitura deste guia de compra e se torne um especialista no assunto.

O computador All in One é uma opção completa.

O computador All in One é uma opção completa. Fonte: Julia M Cameron/ Pexels.com

Qual o diferencial do computador All in One?

Com tradução direta do inglês, computador All in One, significa “tudo em um” e é categorizado por reunir todos os componentes do computador em apenas um hardware, sendo CPU, teclado, mouse, caixas de som e outros.

O computador All in One possui design parecido com o de um computador de mesa, mas não é conectado aos periféricos através de cabos, o que o torna parecido com um notebook, sendo um modelo híbrido.

Outro diferencial do computador All in One, é que este aparelho também serve como TV digital ou TV a cabo, o que faz com que este modelo seja chamado de computador TV.

Quais são os pontos positivos e negativos de um computador All in One?

Quando pensamos nos diferenciais de um computador All in One, a primeira característica que nos deparamos é com o design minimalista deste modelo. A ausência de cabos e conexões fazem do computador tudo em um uma opção simples de instalar.

Outro ponto positivo é o desempenho superior a um notebook nas especificações técnicas e preço inferior. O mais bacana é que este modelo possui tela grande, imagem em alta resolução e sensibilidade touchscreen. Alguns modelos também funcionam como televisão.

Como pontos negativos, destacamos que embora o computador all in one ofereça a possibilidade de expansão, a capacidade de upgrade é menor, sendo a expansão da memória a capacidade mais afetada.

O preço também é bastante elevado quando comparado a um desktop. Para finalizar, caso ocorra um problema técnico grave, isso pode afetar o computador como um todo e comprometer a máquina.

Qual a característica mais importante de um computador All in One?

Consideramos a tela o elemento mais importante em um computador All in One. Portanto, sugerimos que você analise o formato, tamanho e resolução da tela e escolha o modelo com melhor conjunto de especificações técnicas.

Quais conexões oferecidas pelo computador All in One?

Embora o computador All in One se destaque pela ausência de cabos, este modelo oferece algumas conexões que servem para integrar outros periféricos, aumentando a usabilidade do computador:

  • Conexão USB: conecta diversos periféricos ao computador e permite o uso imediato.
  • Bluetooth: permite a conexão de diversos periféricos e uso imediato sem a utilização de cabos e conexões.
  • Porta HDMI: este cabo concentra as funções de áudio e vídeo em um único componente e é ideal para conexão com DVD, Blu-Ray ou videogame.
  • Cartão SD: o computador All in One possui entrada para cartão SD, ideal para a leitura de arquivos de mídia de uma câmera ou filmadora.

Quais são os acessórios compatíveis com computador All in One?

Diversos periféricos são compatíveis com o computador All in One. Dica: Se você optar pelas versões Bluetooth desses gadgets, você preserva o diferencial deste modelo e aumenta a usabilidade do mesmo.

Exemplos desses acessórios são: segundo monitor para trabalho ou games, teclado ou mouse gamer, óculos de realidade aumentada, caixas de som com som estéreo e fones de ouvido supra-auriculares.

Imagem de um teclado portátil.

Recomendamos que você opte por dispositivos com conexão Bluetooth. Fonte: Amy Hirschi/ Unsplash.com

Critérios de compra: Como escolher o melhor computador All in One

A falta de conhecimento em informática pode atrapalhar no momento da compra de um computador All in One. Pensando nisso, preparamos uma lista comparando as principais especificações técnicas deste equipamento eletrônico para você encontrar o modelo ideal:

Processador

O processador é considerado o cérebro do computador, pois é responsável pelo gerenciamento de todas as tarefas executadas pela máquina. Quanto melhor o processador, maior seu desempenho.

De modo geral, todos os processadores da Intel são muito bons, em especial os modelos da Linha Core,embora você encontre máquinas com processadores mais antigos como Pentium e Celeron. Outra opção bacana é a linha Ryzen da AMD.

Sistema operacional

O sistema operacional também é muito importante, pois influencia na organização do seu computador. Nossa dica é escolher um computador All in One com sistema operacional que você tenha facilidade de manusear.

O sistema Windows é o mais popular do setor de tecnologia, portanto oferece compatibilidade com diversos programas e aplicativos, além de atualizações frequentes. Você também encontra o Linux, que embora ofereça menor variedade de softwares, é mais leve e rápido.

Tecnologia de armazenamento

A tecnologia utilizada no armazenamento de um computador influencia bastante no desempenho da máquina.

O computador All in One pode oferecer um HD interno, que é um hardware mecânico, com ampla capacidade de memória, preço acessível e desempenho menor. Outra opção é o SSD que não possui partes mecânicas, portanto é menor, mais veloz, mas é mais caro.

Não compre um computador All in One com menos que 500GB de armazenamento, certo? Prefira um modelo com pelo menos 1TB de memória, especialmente se você utiliza o computador em ambiente empresarial.

Importante mencionar aqui que o computador All in One oferece menor possibilidade de upgrade de memória, portanto, este critério de compra é um dos mais relevantes. Caso precise ampliar essa memória, você pode utilizar um HD externo.

Imagem de uma mulher em seu escritório.

A capacidade de memória influencia na usabilidade da máquina. Fonte: Jopwell/ Pexels.com

Memória RAM

A memória RAM é uma memória de curto acesso, responsável pela capacidade de realizar diferentes tarefas simultaneamente, como acessar programas, aplicativos ou navegar em diversas abas da internet.

Embora para a maioria dos usuários, um pente de memória RAM com 4GB seja suficiente, alguns usuários podem precisar de melhor capacidade e devem optar pela memória RAM de 6GB ou 8GB. Verifique também a capacidade de ampliar a memória RAM.

Tela

Conforme mencionamos anteriormente, é muito importante analisar o formato, tamanho e resolução da tela de seu computador All in One, pois o monitor é integrado, portanto, não é possível realizar o upgrade deste componente.

Você encontra modelos menores, com apenas 18 polegadas, suficiente para usuários básicos. Mas existem opções de tela com mais de 20 polegadas, que aumentam a capacidade do computador de ser utilizado como ferramenta de entretenimento.

Placa de vídeo

Quem utiliza o computador para mexer em programas que exigem capacidade gráfica do computador, como programas de edição de fotos e vídeos, ou mesmo para games, deve escolher um computador All in One com placa de vídeo dedicada.

Quem não utiliza o computador para essas finalidades, pode escolher um modelo com placa de vídeo integrada, que é suficiente para uso básico e intermediário, ou seja, para quem utiliza o computador apenas em tarefas simples do cotidiano.

Também chamada de placa de vídeo onboard, esse componente é parte integrante de seu computador, portanto você não precisará investir em um hardware dedicado e isso pode representar uma grande economia.

Resumo

Escolher um computador All in One envolve analisar e comparar diversas especificações técnicas como processador, sistema operacional, memória RAM, armazenamento, placa de vídeo e muitos outros.

Um modelo com especificações técnicas compatíveis com a maneira como você pretende utilizar o computador é o segredo de uma compra bem sucedida. Esperamos que o conteúdo supra suas necessidades. Qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo.

(Fonte da imagem destacada: Quaritsch Photography/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas