Imagem do aplicativo Whatsapp.
Ultima atualização: 4 de maio de 2021

O Whatsapp é um dos aplicativos mais completos para se comunicar com colegas, amigos e familiares, pois permite a troca de mensagens instantâneas, chamadas de áudio e vídeo, compartilhamento de imagens, vídeos e arquivos e muito mais. Mas como recuperar mensagens apagadas do Whatsapp?

Pode acontecer de você apagar determinadas mensagens ou mesmo conversas inteiras do aplicativo sem querer e tais diálogos serem importantes por diversos motivos. Para recuperar essas mensagens, você pode realizar alguns procedimentos simples, que vamos ensinar neste conteúdo exclusivo.




Primeiro, o mais importante

  • A perda das mensagens do Whatsapp pode ocorrer por alguns motivos como erro no dispositivo móvel, redefinição das configurações de fábrica e exclusão da mensagem ou conversa por erro do próprio usuário.
  • A recuperação das mensagens apagadas do Whatsapp pode ocorrer de três maneiras distintas: Uso de software de recuperação de dados, restauração das conversas através de backup do sistema de núvem ou restauração de backup.
  • O modo de recuperar o conteúdo apagado do Whatsapp é um pouco diferente, dependendo se o aparelho possui sistema operacional Android ou iOS. Ensinaremos como ajustar as configurações em ambos os sistemas operacionais no decorrer deste artigo.

Tudo o que você precisa saber para recuperar mensagens apagadas do Whatsapp

Muitas pessoas se perguntam como localizar a lixeira do Whatsapp para recuperar mensagens apagadas do aplicativo por acidente. Neste guia prático reunimos tudo o que você precisa para acessar e recuperar o conteúdo excluído do Whatsapp.

Imagem de um homem navegando em seu smartphone.

As mensagens e conversas apagadas do Whatsapp podem ser facilmente recuperadas. (Fonte: cottonbro/ Pexels.com)

É possível recuperar mensagens apagadas do Whatsapp?

Você pode recuperar as mensagens e conversas apagadas do Whatsapp através do backup automático do próprio aplicativo, gerenciador de arquivos do smartphone ou através de aplicativos terceiros instalados no smartphone.

Mesmo que você não possua o sistema de backup automático e delete alguma mensagem ou conversa sem a intenção, você pode reavê-la dentro de um período de 24 horas, basta acessar o gerenciador de arquivos do celular.

Os aplicativos terceiros também podem desempenhar essa função. Os melhores são Notification History, WhatsRemoved+, Restory, WAMR e Deleted Whats Message, mas não iremos nos aprofundar nesses aplicativos.

Como ativar o sistema de backup automático do Whatsapp em aparelhos com sistema operacional Android?

Conforme mencionamos na seção anterior, a função de backup automático do Whatsapp é a melhor alternativa para recuperar mensagens ou conversas acidentalmente apagadas da plataforma de mensagens instantâneas.

Com o backup automático também é possível recuperar as mensagens trocadas nessa plataforma através de outro dispositivo móvel.

Para ativar essa função em um celular com sistema Android, você deve acessar a aba de “configurações” do Whatsapp, clicar em “conversas” e finalizar em “backup de conversas”. Será solicitado uma conta de e-mail do Google e a periodicidade desejada do backup das conversas, que pode ser diária, semanal ou mensal. O backup das conversas também pode ser realizado manualmente.

Como ativar o backup automático do Whatsapp em iPhones?

Em um smartphone da Apple, chamado de iPhone, a ativação da função de backup automático do Whatsapp é um pouco diferente. Você deve acessar a função “ajustes”, clicar em “conversa” e acionar “backup de conversas”.

Você pode realizar o backup manual ou ativar o “auto backup” em que deve ser definida uma periodicidade em que as mídias serão salvas no sistema de nuvem do sistema operacional iOS, o iCloud.

Imagem da página inicial do aplicativo Whatsapp.

O sistema de recuperação de mensagens do Whatsapp é diferente no iPhone. (Fonte: Anton/ Pexels.com)

Como recuperar mensagens do Whatsapp ao trocar de smartphone?

Não importa se o sistema operacional do seu smartphone é Android ou iOS, ao trocar de aparelho o sistema para recuperar as conversas do Whatsapp é o mesmo. Você deve desinstalar o App do celular antigo e instalar novamente no dispositivo móvel novo.

Depois é necessário configurar o número novo, tocar na opção de acessar o backup e recuperar as mensagens que foram previamente salvas. Desse modo, você consegue visualizar as mensagens trocadas em conversas privadas ou em grupo.

Importante ressaltar que as mensagens salvas são aquelas que foram realizadas até a última data e horário em que o backup manual foi realizado - caso o backup seja automático, você acessa as mensagens na íntegra.

Como restaurar conversas apagadas do Whatsapp utilizando sistema de gerenciador de arquivos?

Você não estava com o backup automático ativado em seu celular e apagou uma mensagem ou conversa importante por engano? Ainda há esperanças, isso porque o aplicativo salva automaticamente algumas conversas no sistema de gerenciador de arquivos.

O processo é um pouco mais detalhado, mas vale a pena aprender. Você deve acessar o menu “configurações”, clicar em “aplicativos”, localizar o Whatsapp, depois deve abrir a página de gerenciamento de arquivos no celular, clicar em “armazenamento interno”, no aplicativo “Whatsapp” e na função “databases”.

O arquivo de nome “msgstore.db.crypt12” é o principal e sempre é baixado pelo aplicativo no momento da restauração. Caso você precise baixar os outros arquivos, que são nomeados pela data de inclusão, você deve renomear o arquivo com o nome que mencionamos no começo do parágrafo, deste modo, o aplicativo entende que esse é o arquivo que deve ser recuperado.

Imagem de uma conversa de whatsapp.

Nunca mais perca mensagens e conversas importantes no whatsapp. (Fonte: Christian Wiediger/ Unsplash.com)

Resumo

É normal apagar sem querer uma mensagem ou conversa importante no Whatsapp, portanto, aprender como recuperar essas mensagens e conversas é fundamental. Com as dicas que compartilhamos neste artigo, você aprendeu como recuperar mensagens e conversas deletadas.

Também entendeu como ajustar as configurações para que seja realizado o backup automático de suas conversas na periodicidade necessária, e como realizar o backup manual. Esperamos que tenha considerado o artigo informativo e útil. Nos vemos na próxima.

(Fonte da imagem destacada: antonbe/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas